Lípari

Anterior
Próximo

A ilha de Lípari é a maior das Ilhas Eólias, e tem também a maior população. Assim como as outras ilhas do arquipélago, ela tem origens vulcânicas, hoje visíveis através das suas fontes termais e fumarolas, embora não tenha ocorrido erupção nos últimos 1400 anos.

Sua história, como grande parte da Sicília, é variada e complexa. Os gregos, cartagineses, romanos, árabes, normandos e outros controlaram a ilha em momentos diferentes e, como várias ilhas italianas, Lipari foi usada como centro de detenção para aqueles que se opunham ao regime de Mussolini nas décadas de 1920 e 30.

A principal cidade da ilha, também chamada de Lipari, é a maior do arquipélago e é uma cidade animada com ruas estreitas e vielas ladeadas por residências históricas que partem desde a rua principal, isto é, o Corso Vittorio Emanuele. Esta é a estrada que liga os dois portos da cidade, Marina Lunga, onde atracam hidrofólios e balsas, e a bela Marina Corta com sua atraente praça.

A melhor maneira de explorar a ilha é de scooter ou carro, embora um bom serviço de ônibus conecte a cidade de Lipari com as aldeias periféricas. A norte da vila de Lipari, a vila de pescadores de Canneto tem uma longa praia de seixos e estabelecimentos de praia totalmente equipados. Continuando a norte até à costa leste, encontram-se as antigas pedreiras de pedra-pomes. Por fim, na costa norte, as fontes vulcânicas quentes na praia de seixos de Acquacalda são uma atração popular.

Lipari está bem conectada a todas as ilhas vizinhas, por isso é uma base ideal para visitar as outras ilhas do arquipélago.

Textos relacionados à ilha de Lípari

Onde fica a ilha de Lípari?

Lípari, Sicília, é uma ilha localizada no Mar Tirreno, sul da Itália. Ela faz parte do arquipélago das Ilhas Eólias e fica imediatamente a norte da ilha de Vulcano.

Além disso, a ilha faz parte da província de Messina. Enfim, o aeroporto de Catania é aquele mais indicado para quem quer ir a Lípari. A partir de lá, há ônibus para Milazzo, de onde saem os barcos para as ilhas Eólias.