Arancini gourmet? Sim, temos! E um lugar onde provar inúmeras versões deste salgado tradicional siciliano é no KePalle, em Palermo.

Antes de tudo, sempre falei que a Sicília é muito ligadas às suas tradições. Mas isso não quer dizer que também haja lugares que dão um toque de modernidade aos clássicos da gastronomia. Os arancini gourmet, por exemplo, estão ganhando cada vez mais espaço e devo dizer que provar novas versões desta comidinha tão tradicional me diverte muito. Por isso, todas as vezes que vou a Palermo, como um arancino no KePalle, a arancineria que é um sucesso na cidade.

Literalmente Ke Palle significa “que bolas!”. Usa-se a expressão em italiano “che palle” para manifestar o descontentamento de uma pessoa, ou seja, o equivalente ao nosso “que saco!”, em português. Mas isso não quer dizer que o lugar seja chato, pelo contrário, o trocadilho foi usado para enaltecer o produto, ou seja, as bolas!

Sim, porque ao contrário dos outros lugares da Sicília, em Palermo o arancino é redondo, em formato de bola (e não em forma de coxinha) e, sobretudo, é chamado rigorosamente no feminino: ARANCINA (e no plural, arancinE).

Os arancini gourmet do KePalle

KePalle é a única rede especializada em oferecer a mais ampla gama de sabores de arancini, combinando a receita clássica com inúmeras variantes inspiradas na cozinha italiana e internacional.

A variedade de arancini gourmet é enorme, mais de 40 tipos. Mas o Ke Palle não deixa de oferecer o tradicional sabor carne ou aquele só com manteiga. De fato, há versões mais criativas, como peixe espada e berinjela, salmão e cream cheese, arancino de tinta de lula, e ainda opções para vegetarianos, veganos e até doces, como o de Nutella. Enfim, eles têm algo para todos. Além disso, em comparação com os arancini tradicionais, o sabor do arroz é mais delicado, já que o foco está nos recheios.

Arancini gourmet

Uma arancina sabor salmão.

Para completar a experiência, também é possível combinar a comilança com uma boa cerveja artesanal. A KePalle oferece cervejas artesanais sicilianas, produzidas com base nos sabores dos arancini e com ingredientes ligados à Sicília. As cervejas disponíveis na Ke Palle são a Pilsner e a Sicilian Pale Ale. A primeira é uma cerveja clara e leve, com um sabor de cereais caracterizados pelos grãos antigos da Sicília, ideal com todo todo tipo de sabor, dos mais leves aos mais fortes. Já a Sicilian Pale Ale se faz com farro longo siciliano, cascas de laranja, bagas de sumacre e pimenta rosa, melhor se combinada com sabores mais fortes.

 

Onde comer os arancini gourmet da KePalle

A loja do centro vive cheia e há poucas mesas. Estamos falando de street food, então é para comprar um arancino e comer em pé mesmo, rapidamente, sem firulas.

KePalle - Arancini gourmet em Palermo

Seja como um lanche ou uma alternativa econômica ao almoço, vale a pena saborear um dos salgados do KePalle. No entanto, só não esqueçam de pedir UMA ARANCINA, porque em Palermo o arancino é fêmea. E eles se ofendem se você chamá-lo no masculino…

 

Lojas do KePalle em Palermo:

  • Via Maqueda, 270 (perto do Teatro Massimo)
  • Via Terrasanta, 111B

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!

Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

 

Comente!