O inverno na Sicília é bastante ameno se comparado com o restante da Itália. No entanto ele é imprevisível. De fato, pode ocorrer dias bastante frios e outros em que a temperatura chega a ultrapassar os 20ºC. Por isso, se você planeja viajar para a Sicília durante o inverno, é importante colocar peças bem diversificadas na mala, de modo a estar sempre pronto para essas mudanças bruscas.
Dezembro, Janeiro e Fevereiro são meses de baixa estação e, depois das festas de fim de ano, muitos hotéis fecham para férias, retomando as atividades em fevereiro. Embora a Sicília seja uma ilha que recebe turistas todos os meses do ano, depois do dia 6 de janeiro o movimento nas cidades tipicamente turísticas cai bastante. Por este motivo, os hotéis escolhem este período como mês de férias, uma vez que trabalharam sem parar durante o verão.
Leia também: Previsão do tempo na Sicília
No entanto, as cidades grandes como Catânia e Palermo não param. Aliás, é um período de bastante movimento, são cidades que não morrem durante o inverno, coisa que acontece com aquelas tipicamente de veraneio. Sendo assim, se você viaja para a Sicília no inverno, aposte em roteiros que incluam as cidades maiores, os sítios arqueológicos, museus e lugares de interesse artístico e arquitetônico.
A Sicília em Dezembro
As cidades litorâneas, como Taormina, Palermo, Catânia e Siracusa, têm uma temperatura média máxima de 17º e mínima de 7ºC. Costuma ser um período chuvoso no norte da Sicília, mas nem tanto no sul.
Dia 8 de dezembro é feriado nacional, dia da Imaculada Conceição. Além do dia 25, é também feriado no dia 26, dia de Santo Estevão (Santo Stefano). Os Parques Arqueológicos do Vale dos Templos e de Siracusa NÃO fecham nessas datas.
A Sicília em Janeiro e Fevereiro
Sem dúvida Janeiro e Fevereiro são os meses mais frios do ano. As temperaturas, nas cidades no nível do mar, variam entre 5 e 15ºC. São também os meses em que o Etna está com mais neve e, se a quantidade desta for suficiente, abrem as pistas de esqui do vulcão.
Além do dia 1º, é também feriado no dia 6 de Janeiro. Após esta data, terminam as férias de natal das escolas e o fluxo de turistas diminui bastante.
Inverno na Sicília: Dicas do que trazer na mala
Mulheres:
- Calças jeans, de veludo e leggings grossas;
- Casacos de lã, feltro e pluma;
- Tricots e cardigãs;
- Blusões de lã ou de tecido inteligente;
- Meia calça fio 80 (mínimo);
- Echarpes, pashminas e cachecóis;
- Sapatos totalmente fechados e/ou botas.
- Um guarda-chuva.
- Calças jeans e de veludo;
- Camisas e blusões;
- Casacos de lã, feltro e pluma;
- Cachecóis e gorros;
- Sapatos impermeáveis;
- Um guarda-chuva.
Mulheres e homens: Tragam peças básicas, segunda pele e roupas de manga longa tanto de lã quanto de algodão. Dessa forma, você estará preparado também para os dias em que a temperatura estiver um pouco mais alta.
Por fim, quem for incluir o Etna no roteiro, deve trazer peças impermeáveis adequadas para a neve. Além disso, lembrem-se que o Etna tem mais de 3.000 metros de altura e lá em cima as temperaturas ficam bem abaixo de 0ºC. Não queiram imaginar o que significa ficar com os pés molhados na neve!
Planeje sua viagem
Olá, Patrícia! Nem te dei tempo de responder e já estou com dúvidas de novo… Fiquei na dúvida de uma coisa: vamos alugar carro de 11 a 22 de janeiro de 2023 e fazer um roteiro pela Sicília, obviamente com base nas suas dicas.
Chegamos no aeroporto de Catânia, e pretendemos já pegar o carro (somos um casal com dois filhos de 10 e 12 anos) e seguir direto para Siracusa. O roteiro vai ser: Siracusa 3 noites (com um dia de bate-e-volta a Noto); Piazza Armerina 1 noite para visitar a Villa Romana del Casalle; 1 em Agrigento (Valle dei Templi); daí seguimos a Palermo, com mais 3 noites (com ida a Monreale); seguimos para Taormina por mais 3 noites e entregamos o carro no aeroporto.
Já te perguntei sobre o trajeto Palermo-Taormina, mas, continuando a pesquisar sobre o Etna, fiquei com muita dúvida. É obrigatório usar correntes de neve durante todo o percurso, ou só em algumas estradas específicas? Temos que alugar as correntes ou pneus de neve junto com o carro por ser inverno??
Ficarei muito feliz se vc puder dar palpites no nosso roteiro!
Muito obrigada,
Daniela
Oi Daniela,
Acabei de responder ao seu outro comentário. A resposta está aqui: https://descobrindoasicilia.com/o-que-ver-e-fazer-em-taormina/#comment-4840
Agora que você descreveu seu roteiro, vai dar tempo de você visitar um Etna em uma manhã desde Taormina. Esqueça aquela ideia de visitá-lo na volta de Palermo! rsrs
Olha, a divisão de dias está boa, eu só tiraria essa noite em Piazza Armerina. Na minha opinião, não é necessário dormir lá, pois vocês podem encaixar a Villa del Casale no caminho entre Siracusa e Agrigento. Vocês saem de Siracusa, param na Villa del Casale (se você não fizer uma visita guiada, vai ficar lá cerca de 1h30/2h) e seguem para Agrigento. Mas neste caso vocês ficariam 2 noites em Agrigento, economizando, assim, tempo, pois evita ter que fazer mais um check in/out.
Em relação às correntes para neve, elas são usadas somente em caso de neve na pista. Isso só acontece quando se está aproximando do Refúgio Sapienza, acima de 1500m de altitude. Em teoria, é obrigatório tê-las à bordo do carro, mas nem sempre são necessárias. Como escrevi no comentário anterior, vai depender muito do tempo no dia. Pode ser que nem mesmo haja neve! Por outro lado, se houver e a estrada estiver perigosa, é provável que encontrem uma blitz da polícia que alerta sobre o uso obrigatório das correntes. Os veículos que não tiverem correntes a bordo não poderão prosseguir até o Etna e eles mandam voltar.
Quando você for alugar o carro, pode verificar com a locadora se eles fornecem as correntes ou se os pneus do carro são de inverno. Explique que deseja subir ao Etna e veja o que eles sugerem. No restante da Sicília as correntes não vão servir para nada. Algumas locadoras fornecem as correntes gratuitamente.
Muito obrigada pelos comentários. Tenho certeza que eles serão úteis a outras pessoas também!
Um abraço,
Patricia
Oi, Patrícia, vou ficar 8 dias na Sicília. Além de Palermo qual outro ponto vc acha estratégico para as visitas? Muito obrigado,
Olá Everaldo,
Te aconselho a dividir seu roteiro em duas partes e, além de Palermo, dedicar metade dos dias ao leste da Sicília. Poderá escolher Catania como sua segunda base! Dá uma olhada neste post: Dicas de passeios bate e volta saindo de Catania
Um abraço,
Patricia
Oi Patrícia. Adorei suas dicas. Vamos passar 1 mês na Sicília em Dezembro e iríamos ficar em Taormina, mas depois das suas dicas, ficaremos em Catânia. Estamos indo eu, meu marido e minha filha que terá 1 ano e 8 meses. Como moro no nordeste do Brasil, difícil achar roupas de frio para criança. Você tem dicas de lojas para bebe na Catânia? Tem algum lugar que eu possa comprar pelo site? Ahhhh, tem dicas de programações com bebês? Obrigada! Beijos
Oi Bruna,
Não sei se você chegou a perceber, mas nem todos os hotéis de Taormina ficam abertos o mês de dezembro inteiro. Ficar em Catania também facilita a locomoção e fazer passeios para os outros lugares da Sicília.
Olha, eu não tenho filhos, então eu realmente não sei absolutamente nada de programações com bebês, mas vejo sempre nos museus também entretenimento para crianças.
Em relação às lojas, talvez a maior aqui seja a Prenatal. Tem uma loja bem grande no shopping Porte di Catania e você também pode comprar online. Veja aqui: https://www.prenatal.com/it_it/
Um abraço,
Patricia
Olá Patricia, gostaria de visitar a Sicilia por 12 dias em dezembro. Queria ficar hospedada em um hotel em Catânia. Alugar um carro e precorrer a ilha. Mas sempre baseada no hotel em Catânia. É possivel isso?
Olá Aparecida,
Antes de mais nada, é preciso levar em consideração que a Sicília é muito grande e, para ver suas principais atrações, pode ser necessário ter que ficar em bases diferentes. Pelo menos duas, mesmo assim tendo às vezes que ficar um bom tempo na estrada. Por exemplo, para ir de Catania a Palermo são mais de 2h de carro, é um passeio possível, mas você não consegue ver quase nada da cidade em um único dia. Te aconselho a escolhar duas bases, uma para explorar a parte norte/oeste e a outra para explorar a leste.
Um abraço,
Patricia
Oi, Patricia, tudo bem? Obrigado pelas informações aqui… Você sabe alguma coisa sobre como anda o processo de obtenção da cidadania aí nas comunes da Sicília?
Oi Vitor,
Como não trabalho com cidadania e nem nunca tive que usar esses serviços aqui, não tenho a menor ideia sobre a velocidade dos processos. Realmente não tenho como te ajudar nesse sentido.
Um abraço,
Patricia
Olá vou viajar em janeiro como vi em seus comentários que nesse período os hotéis fecham de férias existem residências que alugam quartos? Pretendo ficar 5 dias na região.
Olá Gerson!
Eu escrevi que alguns hotéis fecham, não são todos e isso não acontece em todas as cidades. Em lugares como Catania e Palermo, por exemplo, que são cidades grandes, isso não acontece.
De qualquer maneira, há também apartamentos para temporada ou quartos de aluguel. Tem também os chamados B&B (Bed and Breakfast) que têm um ótimo custo benefício. Você pode ver todas as opções de hospedagem disponíveis na cidade que você quer, no Booking: http://www.booking.com/region/it/sicilia.html?aid=393726&no_rooms=1&group_adults=1
Um abraço,
Patricia
P.S.: 5 dias para a Sicília são poucos! 🙂
Fico feliz em saber que o Etna não causa problemas. Tb. não tinha visto que moras em Catania. Te mandei umas perguntas espero ajuda. Obrigada Izabel
Ola, parabéns pelo seu blog, tem dicas muito boas… vou viajar em janeiro para Sicilia, mas estou um pouco preocupada com o vulcão Etna que entrou em forte erupção ontem… Ainda não marquei hotel, devo evitar Catânia? parece me bastante próximo.
obrigada
Oi Cristina,
Te respondi lá no outro post. Não se preocupe com o Etna. A erupção dura pouco tempo e acontece nas crateras altas, nem se aproxima das cidades. Eu moro em Catania e aqui está tudo normal.
Um abraço,
Patricia
Olá! Estamos pensando em ir para Itália em janeiro, mas não queremos pegar frio (rsrs). Contudo, se pegarmos, há outras opções além de esquiar? Qual o local mais quente? Vamos com pessoas de 4 a 80 anos. Me ajuda?
Olá Cristina,
Esquiar deve ser a sua última opção de passeio aqui na Sicília, pos nem sempre há neve suficiente para abrir as estações de esqui! 🙂
Como escrevi no texto acima, ao viajar em janeiro para a Sicília, prefira incluir no seu roteiro os sítios arqueológicos e as cidades de interesse histórico e arquitetônico: Palermo, Catania, Siracusa, Ragusa.
Não sei quantos dias pretende ficar por aqui, mas esse roteiro talvez possa lhe dar algumas ideias. Os leitores viajaram no início do mês de janeiro: https://descobrindoasicilia.com/2015/03/dica-de-roteiro-8-dias-na-sicilia/
Um abraço,
Patricia
Olá Patricia, o mês de outubro tem uma temperatura agradável para viajar pela Sicília?
Oi Loanda! As temperaturas de outubro são agradáveis sim. Dá uma olhadinha no que escrevi sobre o outono na Sicília. Lá explico como fica o tempo em outubro e novembro: https://descobrindoasicilia.com/2014/09/outono-na-sicilia-temperaturas-e-o-que-trazer-na-mala/
Um abraço,
Patricia
Agradeço! dicas valorosas, espero em breve conhecer toda Itália e apreciar esses lugares lindos. Grata Patricia!
Oi Valeria, eu que agradeço seu comentário. Um abraço!
ai, mulher chic!
saudades de ti, amiga linda.
parabéns sempre.
obrigada pela sua dedicação amorosa.