Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » Etna » Inverno na Sicília: Conheça o Etna coberto de neve

Inverno na Sicília: Conheça o Etna coberto de neve


Conhecer o Etna coberto de neve é, sem dúvida, uma experiência inesquecível para quem visita a Sicília durante o inverno. Sendo assim veja minhas dicas para curtir este passeio gelado!

Eu sei que quando a gente pensa em Sicília, logo nos vem em mente as praias, as quais são conhecidas no mundo inteiro. Mas se engana quem pensa que a ilha é um destino unicamente de veraneio. Com toda a certeza a Sicília durante o inverno pode ser uma meta interessante para quem quer fugir das baixíssimas temperaturas. De fato, o inverno por aqui é muito mais ameno do que no norte da Itália e raramente as temperaturas ficam abaixo dos 5ºC, exceto no Etna e em outros lugares montanhosos, os quais acabam ficando cobertos de neve.

Em síntese, além de apenas ver o Etna coberto de neve, você poderá aproveitar o passeio no vulcão fazendo muitas outras coisas!

LEIA TAMBÉM:  Excursão ao Etna: como visitar o maior vulcão ativo da Europa

Brincar com a neve no vulcão Etna

O Etna, no inverno, se transforma. O pessoal do trekking é substituído por crianças (e pessoas nem tão crianças assim) fazendo bonecos de neve ou brincando de escorregar nas crateras que se tornam um imenso parque de diversões.

Se você, como eu, não sabe esquiar, mas não quer perder a oportunidade de brincar com a neve, basta dirigir até o Refúgio Sapienza, estacionar por ali e ir até as crateras Silvestri.

O Refúgio Sapienza é um pequeno complexo com hotel, lanchonete, restaurante e lojinhas de souvenirs. Se encontra a 1910 metros acima do nível do mar. De lá parte a funicular que leva até as crateras mais altas do vulcão e à estação de esqui Etna Sud.

As crateras Silvestri são duas crateras inativas formadas durante a erupção de 1892, localizadas a poucos metros do Refúgio Sapienza. Durante o inverno, se tornam imensos escorregadores.

As crateras Silvestri são duas crateras inativas formadas durante a erupção de 1892, localizadas a poucos metros do Refúgio Sapienza. Durante o inverno, se tornam imensos escorregadores.

A área em torno ao Refúgio Sapienza é ideal para todos aqueles que querem conhecer o Etna, sem ter que fazer muito esforço físico ou gastar com excursões e com a funicular por nada barata. É de fácil acesso, pois o desnível é de somente 50 metros, e não é preciso caminhar muito. Dá para brincar tranquilamente com a neve, tirar fotos e ainda contar de ter estado no vulcão mais alto da Europa coberto de neve.

etna

Estou na beira de uma das crateras SIlvestri. Notem a distância para o estacionamento. Bem pequena!

Esquiar na estação de esqui Etna Sud

Etna Sud é o lado do vulcão que fica no território da cidade de Nicolosi. As crateras mais altas, aquelas acessíveis com a funicular, se tornam pistas de esqui e de snowboard. É claro que a infraestrutura é bem aquém das grandes estações de esqui dos Alpes e das Dolomitas, mas quando o assunto é se divertir com o que se tem à disposição, os sicilianos são campeões.

Por meio da funicular, é possível chegar até 2500 metros de altura e desfrutar de 4 diferentes pistas de esqui alpino e de snowboard.

31473928

Etna Nord e Piano Provenzana

Piano Provenzana é a estação de esqui que fica no lado norte do Etna, no território da cidade de Linguaglossa. Ali se encontram as pistas de esqui mais bonitas e modernas, segundo os especialistas no assunto.

20100224000545

Esquiando com vista para o mar. Foto: Reprodução

Neste lado do Etna, não há tanta infraestrutura como no Refúgio Sapienza, pois tudo foi destruído na erupção de 2002. No entanto, somente em Piano Provenzana é possível esquiar com vista para o mar, uma paisagem raríssima.

Importante: Nem todo inverno na Sicília é frio o suficiente para cair uma quantidade de neve adequada à abertura das pistas de esqui. Antes de mais nada, verifique AQUI se as pistas estão abertas (site em italiano).

Leia também: Previsão do tempo na Sicília

Como chegar ao Etna

De ônibus: Infelizmente há um único ônibus que sai de Catânia e vai até o Refúgio Sapienza. A empresa é a AST e a linha só roda de segunda a sábado, com um único horário de ida e outro de volta. Por este motivo, aconselho a ida até lá de carro ou com uma excursão. Não há transporte público para Piano Provenzana.

De carro: Dirija até a localidade chamada Rifugio Sapienza (Nicolosi). É lá que fica o teleférico, onde começam a maior parte das excursões. Há um grande estacionamento onde você pode deixar seu carro tranquilamente.

Com uma excursão: Veja os passeios ao Etna oferecidos pela GetYourGuide durante o ano inteiro.

Com um transfer privativo: Você pode conhecer o Etna utilizando os serviços de transporte com motorista particular.

Passeio no Etna
Sabia que você pode conhecer o vulcão Etna através de um passeio guiado particular em português? SAIBA MAIS.

 

Outras dicas

  • Antes de mais nada, vista-se de maneira adequada para a neve, com calçados e roupas impermeáveis.
  • Ao longo da estrada que leva ao Refúgio Sapienza você encontrará inúmeros vendedores ambulantes vendendo uma série de apetrechos para escorregar na neve.
  • Nos meses de inverno, quem se dirige ao Etna de carro deve obrigatoriamente ter a bordo do veículo correntes que devem ser montadas em caso de neve na pista. Por este motivo, ao alugar o carro, informe a locadora que irá ao Etna e precisará das correntes.
LEIA TAMBÉM:  Vulcão Etna: 13 fatos curiosos sobre um dos vulcões mais ativos do mundo

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

27 comentários em “Inverno na Sicília: Conheça o Etna coberto de neve”

  1. Olá Patricia,

    Irei na Sicilia em Dezembro e gostaria de saber se voce saberia me informar se consigo alugar roupas para neve em Catania ou no Etna mesmo?

    Obrigado!!

    1. Olá Adriano,

      Primeiramente precisamos saber se vai ter neve em dezembro! Digo isso porque estive no Etna em 26/12 do ano passado e não havia absolutamente nada de neve. Então tudo depende de como será o inverno este ano.
      De qualquer forma, no Etna tem roupas de neve para alugar. Já em Catania não conheço nenhum lugar.

      Um abraço,

      Patricia

  2. Rita de Cassia Lourenzem Viginotti

    Olá Patrícia! Olha eu aqui de novo… Pretendo visitar o Etna em 21/02 próximo. Ainda tem neve nesta época? Vale a pena fazer o passeio Etna/Degustação de Vinhos? ou somente Etna?
    A propósito, quais vinícolas vale uma visita na região da Sícilia e da Puglia? (Pretendo visitar pelo menos 1 em cada região).

    1. Olá Rita,

      Infelizmente não tenho como te dizer com certeza se haverá neve ou não no Etna, pois tudo depende das temperaturas (que mudam muito de ano para ano). Certamente haverá pouca neve, mas a tendência é que haja.
      O passeio com degustação de vinhos é algo que eu aconselho muito, vale a pena. Entre as vinícolas do Etna, gosto muito da Gambino https://descobrindoasicilia.com/2016/04/visitando-uma-vinicola-no-etna/ e da Murgo. Mas de qualquer forma você encontrará vinícolas em quase toda a Sicília. Leia aqui sobre as que já escrevi: https://descobrindoasicilia.com/category/dicas/vinicolas/

      O mesmo vale para a Puglia, você encontrará várias por toda a região e a escolha dependerá do vinho de sua preferência. Lá eu visitei a L’Astore, próximo a Gallipoli.

      Um abraço,

      Patricia

  3. Oi, Patricia, cada dia mais encantada com suas dicas e com a Sicília. Já li também esse roteiro que vc colocou acima. Dúvida sobre esse passeio do Etna. Estarei de carro, saindo de Taormina, mas não gostaria de usar correntes, mas sei que é obrigatório a partir de um ponto. Li algo sobre vans que sobem. De onde pra onde? Caso tenha teleférico e 4×4, como escolher? Gostaríamos de aproveitar o máximo. Já vi vulcão no Hawaii, experiência completamente diferente… obrigada e bj

    1. Oi de novo,

      Você se refere às vans da funivia? Se for, elas vão do ponto de chegada do teleférico até um ponto próximo das crateras mais altas do Etna. MAS não é válido para o inverno, quando o percurso vira estação de esqui e você só poderá caminhar lá com esquis ou raquetes de neve 😀

      O que eu aconselho você a fazer é chegar até o Rifugio Sapienza, como indiquei no post acima, e de lá, se quiser, pegar o teleférico. Mas dá para se divertir mesmo nas crateras mais baixas, sem necessariamente ter que subir.

      Um abraço,

      Patricia

  4. Oi, Patricia! No site de excursões que você indicou, só vi passeio para o Etna saindo de Taormina… é isso mesmo? Você indica alguma outra empresa? Grata, Thais.

  5. Mais uma vez obrigada , como tenho mais idade as vezes me perco um pouco na comunicação , fiquei feliz com teu roteiro. Vou dar uma olhada melhor no leitor do blog. Outra pergunta gostaríamos de em certos lugres ter um guia de preferência que fale espanhol, os outros todos falam inglês mas eu e meu neto não. Seria possível ?

    1. Cara Izabel,

      Não se preocupe! Quantas milhares de vezes eu comento em um site e depois esqueço onde foi…:)
      Melhor que um guia que fala espanhol, em Palermo conheço uma que fala português! Em breve vou escrever aqui no blog e colocarei todas as indicações para contato.

      Um grande abraço,

      Patricia

  6. Patrícia : gosto muito de suas dicas. Somos gaúchos estamos com vontade de ir para Sicília de mais ou menos de 17 de fevereiro a 5 de março . Somos 4 adultos e um garoto de 9 anos, Vamos sair de Milão tínhamos pensado ir direto a Palermo , depois de 3 dias pegar um carro e seguir para Catania (que parece não ser muito interessante )seguir para Taormina ( o carro será um problema?) Tem estacionamento público ?Como está a região com o Etna? de lá faríamos Castelmola, Siracusa, Ortígia e Noto. Vi tb. que você elogia Ragusa., Agrigento, Trapani ( Erice e Segesta) Não sei bem a ordem Será possível montar um bom roteiro com esses lugares? Voltariamos para Milão, de novamente Palermo ,com conexão imediata se possível , de onde voltaríamos para o Brasil dia 06de março. Será muito tempo na Sicília? No invermo é complicado? Pelo que li não tem neve. Se puder nos ajudar ficaria grata. Já estamos com as passagens de ida e volta de Milão Obrigada Izabel

    1. Olá Izabel

      Tenho respondido a todas as suas perguntas, mas acho que você não viu minhas respostas. Enfim, respondo novamente.

      Eu sugiro a chegada por um aeroporto e a saída por outro (chegue por Catania e volte por Palermo), assim dá para dar a volta na Sicília, principalmente porque vocês têm bastante dias disponíveis (15 dias não são muitos não, aliás, podem até ser poucos para ver todas as cidades que citou). Mas se chegar por um e sair por outro aeroporto não for possível, não tem problema não.

      Para não se confundir muito com o roteiro, outra minha sugestão é escolher as cidades que quer visitar, pegar um mapa da Sicília e ir traçando uma linha, ou no sentido horário ou no anti-horário, dando mesmo literalmente a volta na Sicília. Por exemplo, levando em consideração as cidades que você citou, começando a viagem em Palermo, as metas seguintes seriam: Trapani (com Erice e Segesta), Agrigento, Ragusa, Siracusa (com Noto), Catania, Taormina e então de volta a Palermo. Seria um roteiro com as principais cidades turísticas da Sicília!

      No inverno não é complicado e não tem neve mesmo. Vocês não terão problemas!

      Eu sugiro que dê uma olhada neste roteiro de um leitor aqui do blog, é um roteiro bem completo, inclusive com localidades menos turísticas (só não inclua a estadia em Castellammare del Golfo porque é praia e não tem sentido ficar lá no inverno): https://maurorn.wordpress.com/category/viagens/europa/italia/sicilia/

      Um abraço,

      Patricia

  7. Olá! Vou para malta em janeiro e quero ir um finde semana na Sícilia, somos em 5 moças e meu filho de 2 anos e dois meses, queremos ir ao etna, não no topo por estar com criança e tals,e ha uma estação de esqui. Já tive vendo preços no seu site e tals. Mas uma coisa q não achei e aluguel de roupa pra neve, não temos nada, sabe onde conseguimos?
    Obrigada!

    1. Olá Bruna!

      Normalmente a maior parte das agências que fazem tour para o Etna no inverno oferecem a possibilidade de alugar a roupa para a neve, pagando um valor a mais. Quando você for reservar seu passeio, pergunte.
      De qualquer maneira, no próprio Etna (no Refugio Sapienza) há lojas que oferecem esse tipo de serviço porque afinal de contas o turista não vem com esse tipo de equipamento.
      Na pior das hipóteses, não conseguindo alugar nada (acho dificil que não consigo, mas nunca se sabe!), tente calçar uma bota impermeável e usar roupas pesadas.
      Um abraço,
      Patricia

  8. Olá, Patricia
    Eu , meu marido e dois amigos vamos para Sicilia neste final de ano, pretendemos passar o Natal na Sicilia. Queremos visitar o Etna, porém nunca pegamos neve, ninguém sabe esquiar e nunca dirigimos na neve. Gostaria de saber como pessoas que não conhece neve deve se precaver ao visitar o Etna com neve. As roupas pegamos algumas dicas tanto suas como de pessoas que já estiveram em outras estações de esqui, porém minha preocupação é saber se:
    É viável visita de apenas um dia no Etna, ou devemos nos hospedar na estação de esqui?
    Eu tenho problemas com altura, logo, não vou usar o teleférico, minha opção seria o bondinho.
    Nenhum de nós dirigiu em neve.
    Obrigada

    1. Olá Solange!
      Você não precisa necessariamente ir ao Etna para esquiar. Eu mesma nunca o fiz. Como você não vai pegar o teleférico (lá não há bondinhos), pode ficar somente na área do Refugio Sapienza, lugar onde se encontra uma das crateras dos Etnas e onde ficam a maior parte das pessoas.
      O Etna fica a menos de uma hora de viagem de Catânia ou Taormina, você não precisa dormir lá. Nós que moramos aqui, normalmente vamos pela manhã e voltamos à tarde.
      Falei isso tudo, mas gostaria de ressaltar uma coisa. Não é certeza que haja neve no Etna no final de dezembro. É algo que varia de ano para ano. Imagine que estive lá no dia 26/12/2014 e fiquei impressionada porque não tinha nem sombra de neve. Ela só veio a cair no início de janeiro e a estação de esqui só pôde abrir depois do dia 15/01. Em outros anos já havia neve no início de dezembro, é tudo muito relativo.
      Caso haja neve, lembre-se de pedir correntes para os pneus quando alugar um carro. Quando há neve na pista (mas só lá no alto mesmo, já chegando ao Refugio Sapieza, 2000m de altitude) a polícia rodoviária obriga a montar as correntes. Dirige-se normalmente, só que em modo mais lento. A boa notícia é que na maior parte das vezes não há neve na pista.
      Espero ter tirado suas dúvidas e qualquer coisa é só me perguntar!
      Um abraço,
      Patricia

    1. Oi Andreia,

      O Refugio Sapieza está com neve sim, pois está chovendo! (chuva = garantia de neve). Apesar de não ser suficiente para abrir a estação de esqui, pelo menos dá para fazer uns bonecos de neve 🙂

      Um abraço,

      Patricia

  9. Pingback: Passeios na Toscana | Lugares para conhecer no inverno da Toscana

  10. Vou estar em Malta fazendo um curso de inglês nessas férias de final de ano e quero aproveitar a oportunidade para conhecer a Sicília. Adorei esse post sobre o inverno no Etna, é o primeiro da lista. É possível fazer esse passeio aos finais de semana ou a empresa só funciona de segunda a sexta?

    1. Oi Carolina!

      Consultei o site da empresa e vi que o ônibus roda de segunda a sábado. Só tem um horário de ida e um de volta. É um pouco complicado ir de transporte público, uma alternativa pode ser contratar um transfer.
      Um abraço,
      Patricia

  11. Que demaissss ,Paty!!! Lembrei que hoje era postagem tripla e entrei pra ler!!!ahhh, a propósito consegui comprar minha passagem de trem ,tudo certinho!!Ufaa

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!