Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » DICAS » Eventos » Infiorata, o tapete de flores da cidade de Noto

Infiorata, o tapete de flores da cidade de Noto


Antes de mais nada, Noto é uma cidade do sudeste da Sicília, declarada pela Unesco Patrimônio da Humanidade pela unicidade de seus edifícios em estilo barroco. Mas além disso, quem visita Noto no terceiro fim de semana de Maio tem a oportunidade de conhecer a tradicional Infiorata, quando uma das ruas da cidade é coberta por um esplêndido tapete de flores que a cada ano possui um tema diferente.

A criação do tapete de flores de 122m de comprimento acontece na Via Nicolaci, uma ladeira perpendicular ao Corso Vittorio Emanuele (a rua principal de Noto) e repleta de casarões e palacetes barrocos. Em 2022 a Infiorata será realizada nos dias 13 e 17 de maio e terá como tema “20 anos de Noto como Patrimônio da Humanidade da Unesco”.

A Infiorata de Noto 2013 teve como tema o Japão

A Infiorata de Noto 2013 teve como tema o Japão

O programa

O ápice da Infiorata acontece no domingo 15, quando o tapete de flores já está totalmente pronto. Neste dia é realizado um dos principais eventos da festa: o Cortejo Barroco. Centenas de figurantes desfilam pelas ruas da cidade vestidos com trajes do século XVIII, representando as famílias nobres, artesãos, arquitetos e todos aqueles que contribuíram para transformar Noto na jóia do barroco que é hoje.

Infiorata de Noto

Infiorata de 2009, a primeira que fui – Foto: Acervo Pessoal

A tradição da Infiorata de Noto iniciou no ano de 1980, a partir do encontro de artistas florais da cidade e de Genzano di Roma, localidade famosa por seu festival de flores.

Tickets

Para visitar a Infiorata de Noto é necessário adquirir um ingresso do valor de 2,50 euros. Eles são vendidos online através do site Vivaticket ou nos infopoints da cidade.

O bilhete será utilizado para o acesso à via Nicolaci através de alguns portões. Não será necessário para se deslocar pelo resto da cidade.

Veja as fotos da Infiorata de Noto

 

Não deixe de ver:

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

 

LEIA TAMBÉM:  Dica de Restaurante em Noto: Crocifisso
Marcações:

4 comentários em “Infiorata, o tapete de flores da cidade de Noto”

    1. Olá Fernanda!

      Tenho certeza que vocês irão amar Noto! Não por acaso a cidade é tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade 🙂
      Um abraço,

      Patricia

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!