A igreja de San Giovanni degli Eremiti (em português, São João dos Ermitões), em Palermo, com suas cinco cúpulas avermelhadas, é um dos monumentos simbólicos do itinerário Árabe-Normando, Patrimônio da Humanidade da Unesco. Certamente é um magnífico exemplo de edifício cristão, construído segundo modelos arquitetônicos islâmicos.
Além disso, sua aparência, criada com uma sucessão de cubos cobertos por cúpulas, tem um forte valor simbólico. Na arte fatimita e bizantina, de fato, o quadrado é o símbolo da terra, enquanto o círculo é o do céu.
Onde fica a igreja de San Giovanni degli Eremiti
A igreja de San Giovanni degli Eremiti fica no bairro da Albergheria, pertinho do Palácio dos Normandos e da Capela Palatina. De fato, ela dista apenas 5 minutos a pé de lá.
A construção da igreja de San Giovanni degli Eremiti
Antes de mais nada, no local onde hoje se encontra a igreja, já exitia no século VI um local de culto pagão com a presença de uma nascente subterrânea e uma gruta. Posteriormente, durante o domínio árabe, construiu-se uma mesquita.
No entanto, quando os normandos conquistaram a Sicília, a mesquita foi parcialmente demolida. Assim, por volta de 1150, o rei Rogério II construiu a atual igreja, incorporando o que restou da construção anterior. Mas a igreja foi reformada outras vezes, como em 1535 pelo imperador Carlos V, o novo governante da Sicília. Enfim, em 1882 foi restaurada pelo famoso arquiteto Giuseppe Patricolo, que desvendou as estruturas medievais, cancelando assim todas as intervenções que ocorreram após a Idade Média. Dessa forma, a igreja de San Giovanni degli Eremiti voltou a ter a sua aparência original.

Uma curiosidade: a cor vermelha das cúpulas não é a original. De fato, remontam aos restauros do século XIX que desvirtuaram a cor autêntica do opus signimum, a impermeabilização ligeiramente rosada formada pelos fragmentos de cal, areia e terracota com que eram recobertos.
A igreja por dentro
A nave, com planta em forma de cruz de Santo Antonio, ou seja, em forma de T, divide-se em dois vãos quadrados ligados por um arco imponente. No topo dos vãos há uma cúpula.

Como podem ver, o interior é simples e essencial para transmitir um certo misticismo.
O transepto, isto é, o espaço perpendicular à nave, é composto por três espaços quadrados. No topo daquele central, há uma pequena cúpula, e à sua esquerda uma torre do sino. Da sala à direita, que tem uma cúpula mais baixa, você pode acessar um edifício já existente composto pelos restos da mesquita, que na época normanda serviu de cemitério para pessoas importantes.
O claustro
O claustro logo ao lado da igreja, pequeno e simples, é o que resta do mosteiro beneditino anexo à igreja no século XIII. Ele tem estilo e caracterísicas diferentes então remodelado, é rectangular, enquadrado por colunas acopladas separadas por arcadas nervuradas. Há também uma cisterna árabe.
Sem dúvida, é um lugar tranquilo, que transmite muita paz. Além disso, no claustro há um lindo jardim com inúmeras plantas, como palmeiras muito altas, citrinos (incluindo a tangerina chinesa), loureiros, oliveiras, nêsperas e agaves.
Outras infomações sobre a igreja de San Giovanni
- Endereço: Via dei Benedettini, 20.
- A entrada custa 6 euros.
- No primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita.
Horários de abertura
- De terça a sábado, das 9 às 19h;
- Segunda, domingos e feriados, das 9 às 13h.
Veja outros monumentos que fazem parte do itinerário Árabe-Normando:
- Palácio Real e Capela Palatina
- Catedral de Palermo
- Igreja da Martorana
- Catedral de Cefalù
- Catedral de Monreale
Planeje sua viagem