Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » O QUE VER » Igrejas da Sicília » A igreja de San Giovanni degli Eremiti em Palermo

A igreja de San Giovanni degli Eremiti em Palermo


A igreja de San Giovanni degli Eremiti (em português, São João dos Ermitões), em Palermo, com suas cinco cúpulas avermelhadas, é um dos monumentos simbólicos do itinerário Árabe-Normando, Patrimônio da Humanidade da Unesco. Certamente é um magnífico exemplo de edifício cristão, construído segundo modelos arquitetônicos islâmicos.

Além disso, sua aparência, criada com uma sucessão de cubos cobertos por cúpulas, tem um forte valor simbólico. Na arte fatimita e bizantina, de fato, o quadrado é o símbolo da terra, enquanto o círculo é o do céu.

Passeio guiado em Palermo
Você sabia que é possível conhecer a Igreja de San Giovanni degli Eremiti e tantas outras belezas de Palermo com um city tour privativo em português? SAIBA MAIS.

Onde fica a igreja de San Giovanni degli Eremiti

A igreja de San Giovanni degli Eremiti fica no bairro da Albergheria, pertinho do Palácio dos Normandos e da Capela Palatina. De fato, ela dista apenas 5 minutos a pé de lá.

A construção da igreja de San Giovanni degli Eremiti

Antes de mais nada, no local onde hoje se encontra a igreja, já exitia no século VI um local de culto pagão com a presença de uma nascente subterrânea e uma gruta. Posteriormente, durante o domínio árabe, construiu-se uma mesquita.

No entanto, quando os normandos conquistaram a Sicília, a mesquita foi parcialmente demolida. Assim, por volta de 1150, o rei Rogério II construiu a atual igreja, incorporando o que restou da construção anterior. Mas a igreja foi reformada outras vezes, como em 1535 pelo imperador Carlos V, o novo governante da Sicília. Enfim, em 1882 foi restaurada pelo famoso arquiteto Giuseppe Patricolo, que desvendou as estruturas medievais, cancelando assim todas as intervenções que ocorreram após a Idade Média. Dessa forma, a igreja de San Giovanni degli Eremiti voltou a ter a sua aparência original.

Uma curiosidade: a cor vermelha das cúpulas não é a original. De fato, remontam aos restauros do século XIX que desvirtuaram a cor autêntica do opus signimum, a impermeabilização ligeiramente rosada formada pelos fragmentos de cal, areia e terracota com que eram recobertos.

A igreja por dentro

A nave, com planta em forma de cruz de Santo Antonio, ou seja, em forma de T, divide-se em dois vãos quadrados ligados por um arco imponente. No topo dos vãos há uma cúpula.

Igreja antiga em Palermo

Como podem ver, o interior é simples e essencial para transmitir um certo misticismo.

O transepto, isto é, o espaço perpendicular à nave, é composto por três espaços quadrados. No topo daquele central, há uma pequena cúpula, e à sua esquerda uma torre do sino. Da sala à direita, que tem uma cúpula mais baixa, você pode acessar um edifício já existente composto pelos restos da mesquita, que na época normanda serviu de cemitério para pessoas importantes.

O claustro

O claustro logo ao lado da igreja, pequeno e simples, é o que resta do mosteiro beneditino anexo à igreja no século XIII. Ele tem estilo e caracterísicas diferentes então remodelado, é rectangular, enquadrado por colunas acopladas separadas por arcadas nervuradas. Há também uma cisterna árabe.

claustro da igreja de san giovanni em palermo

Sem dúvida, é um lugar tranquilo, que transmite muita paz. Além disso, no claustro há um lindo jardim com inúmeras plantas, como palmeiras muito altas, citrinos (incluindo a tangerina chinesa), loureiros, oliveiras, nêsperas e agaves.

Outras infomações sobre a igreja de San Giovanni

  • Endereço: Via dei Benedettini, 20.
  • A entrada custa 6 euros.
  • No primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita.

Horários de abertura

  • De terça a sábado, das 9 às 19h;
  • Segunda, domingos e feriados, das 9 às 13h.

jardim de palermo

Veja outros monumentos que fazem parte do itinerário Árabe-Normando:

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.
LEIA TAMBÉM:  Em Palermo tem uma rua com cheirinho de café

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!