Fui convidada para conhecer o Relais Torre Marabino, um hotel fazenda na Sicília, 4 estrelas, situado no sudeste da ilha, a poucos quilômetros de Ispica, Modica e de todas aquelas outras jóias do barroco siciliano.
Em suma, passei um dia muito gostoso no Torre Marabino, desfrutando do impecável serviço oferecido por eles, desde a visita à vinícola ao delicioso almoço no Restaurante La Moresca.
Hotel fazenda na Sicília
O Relais Torre Marabino é um “híbrido” entre um hotel boutique e um hotel fazenda na Sicília, situado em uma área rural e circundado por maravilhosas plantações.
Mas o hotel também tem uma história antiga. De fato, o edifício principal foi criado a partir de uma antiga torre de época medieval, um tipo fortificação muito comum naquela área da Sicília. Além disso, o lugar servia para hospedar os camponeses que trabalhavam nas lavouras localizadas nos arredores. Enfim, em 2002, dois empresários sicilianos adquiriram a propriedade e a transformaram nesse charmoso hotel.

Da antiga torre ainda se nota as pequenas aberturas nas paredes para o posicionamento dos arqueiros.
O hotel é circundado por um lindo jardim muito bem cuidado, com uma ampla piscina e um parquinho para as crianças. Em suma, é uma delícia de lugar, inclusive nas horas mais quentes que passei lá, um dia no finalzinho do verão.
Mas afora o Relais, o grupo também é proprietário da vinícola Cantina Marabino e da Natura Iblea, uma empresa que cultiva e distribui produtos hortifruti totalmente orgânicos. Assim, além de se hospedar num lindo hotel, ainda é possível conhecer algumas plantações e colher os vegetais. Não é uma maravilha?

Aproveitei para conhecer as instalações da Natura Iblea. Só mesmo mãos femininas para manusear vegetais tão delicados como os tomates!
Os Quartos
O Torre Marabino dispõe de somente 7 quartos, com uma capacidade para receber um total de 24 hóspedes. É justamente essa característica que torna o tratamento praticamente pessoal e cada pessoa pode ser mimada como se fosse o único hóspede.
Cada quarto leva o nome de um vinho produzido pela vinícola e é decorado em modo tipicamente siciliano, com móveis rústicos e cores quentes. Ao entrar no quarto, não me senti em um hotel, parecia que eu estava visitando uma tradicional casa siciliana.
Apesar de serem poucos, há quartos de diferentes tamanhos e que são atribuídos de acordo com as necessidades de cada hóspede. O que achei interessante é que, além das normais comodidades (TV, telefone, climatização autônoma, cofre e acesso à Internet), há uma pequena cozinha nos quartos, com pia, fogão e geladeira. Sem duvida isso é ótimo para quem viaja com crianças ou simplesmente não quer comer em restaurante todos os dias.
A Localização
Como dito anteriormente, o Torre Marabino está situado no sudeste da Sicília. Por estar em uma área rural, não é possível chegar lá usando transporte público.
Sendo assim, o hotel é ideal para quem dispõe de um carro e pode se locomover em modo autônomo. Além disso, é uma ótima base para visitar as cidades de Modica, Scicli, Ragusa e até mesmo Noto. Ademais, fica a 6km de Pozzallo (para quem vai embarcar para Malta) e a menos de 10km das ótimas praias a sul de Ragusa, todas praias de areia!
Um hotel fazenda na Sicília com ótimo custo benefício
Sem dúvida, o Relais Torre Marabino é um hotel perfeito para você se desligar da correria da cidade grande e entrar em sintonia com a natureza. É possível encontrar boas tarifas, a partir de €80, por exemplo. Veja as tarifas atuais no Booking.
O Restaurante “La Moresca”
Tive também o privilégio de saborear os pratos do La Moresca, o restaurante do Torre Marabino. Mas antes de tudo, “Moresca” é uma das variedades de azeitonas existentes e também é a espécie a partir da qual é produzido o azeite Marabino. É por isso que o restaurante se chama assim!
O menu é bem enxuto e muda todos os dias, de acordo com a disponibilidade da matéria-prima. Mas a cozinha é de altíssimo nível e são usados ingredientes orgânicos e muito frescos, provenientes da horta do próprio hotel ou da Natura Iblea.
Antes de iniciarmos o almoço, nos foi servido um pouco do azeite produzido por eles para podermos degustá-lo.
O menu do dia propunha: como entrada, Insalata di Mare Scomposta (salada de frutos do mar descomposta); Massa: Cavatelli com ostras e nozes; Segundo prato: Peixe acompanhado com uma caponatina. Por último, de sobremesa: semifreddo de figo com calda de chocolate. Além disso, combinamos a cada prato, um vinho diferente da vinícola Marabino.
Felizmente, você não precisa necessariamente estar hospedado no Torre Marabino para jantar ou almoçar no Restaurante La Moresca. No entanto, é preciso reservar através do telefone +39 0932795060.
NOTA:
*Estive no Torre Marabino a convite do hotel, mas isso não condiciona em nada a minha opinião, afinal de contas a filosofia do blog é somente propor produtos e serviços que eu realmente tenha testado e aprovado! Veja também outras opiniões de viajantes sobre o Relais Torre Marabino no Booking. Por fim, não recebi remuneração alguma pela escrita e publicação deste texto e o blog não tem nenhum vínculo comercial com o hotel.
Planeje sua viagem