Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » Hospedagem » B&Bs em Ortigia: 7 dicas de pousadas onde ficar em Siracusa

B&Bs em Ortigia: 7 dicas de pousadas onde ficar em Siracusa


7 dicas de B&B em Ortigia, o centro histórico de Siracusa, para quem adora uma pousadinha charmosa!

 

Sem dúvida, o melhor lugar para se hospedar em Siracusa é em Ortigia. O bairro é um encanto e é uma ótima opção principalmente para quem está a pé, pois não tem que ficar se preocupando tanto com deslocamentos.  Ortigia combina bem com hotéis pequenos e acolhedores, por isso selecionei 7 opções de B&Bs para ajudar você a escolher melhor onde ficar.

Antes de mais nada, o Bed and Breakfast é um tipo de hospedagem muito difundida na Itália e significa literalmente “cama e café da manhã”. Em síntese, é um sistema em que normais residências são transformadas em alojamentos para uso turístico e gerenciados pelo próprio dono. Os B&Bs se diferem dos hotéis tradicionais porque têm um pequeno número de quartos, o serviço é personalizado e a atmosfera informal.

Sempre mais pessoas preferem se hospedar em B&Bs, porque além de serem mais econômicos, na maior parte deles o clima familiar faz o hóspede meio que se sentir em casa. É uma boa pedida também para quem gosta de um ambiente mais informal, mas nem tanto despojado como aquele de um hostel.

LEIA TAMBÉM:  Dicas de hospedagem em Siracusa: os hotéis mais reservados pelos leitores

 

Dicas de B&B em Ortigia

Inspirada em quem gostaria de se hospedar no centro histórico de Siracusa e ao mesmo tempo desfrutar da hospitalidade siciliana, selecionei cinco boas opções de B&Bs em Ortigia – e as comento – para você ter uma ideia da relação custo x benefício de cada uma delas. A ordem é meramente casual!

 

B&B Porta Marina Ortigia

O B&B Porta Marina Ortigia fica localizado no coração de Ortigia, de frente para a marina. A gentileza dos proprietários e o rico café da manhã, composto por comidinhas típicas sicilianas feitas em casa, são os fatores mais elogiados nas avaliações publicadas nos sites de reserva.

Pousada em Ortigia
Foto: B&B Porta Marina Ortigia

Além da sua posição centralíssima, este B&B tem wi-fi grátis disponível em todos os cômodos. São somente 4 quartos, todos com banheiro privativo e alguns deles com vista para o mar. Tarifas a partir de 100 euros na baixa estação.

 

B&B La Via della Giudecca

B&B La Via della Giudecca está localizado, como o nome mesmo diz, na zona  “La Giudecca”, o antigo bairro judeu de Ortigia. O edifício foi construído no início do século XX, mas o B&B foi todo reformado em 2008, decorado em estilo moderno e minimalista, mas ao mesmo tempo elegante e confortável. Aliás é esse um dos quesitos mais comentados nas avaliações dos hóspedes, que também elogiam muito a cordialidade do pessoal.

Hospedagem em Siracusa: B&B La Via della Giudecca
Foto: B&B La Via della Giudecca

O La Via della Giudecca dispõe de 6 quartos, todos com banheiro privativo. Tarifas a partir de 70 euros na baixa estação.

 

Aretusa Vacanze

Localizado em uma típica viela entre a Fonte Aretusa e a Catedral de Siracusa, este B&B dispõe de 10 quartos para até 4 pessoas. Na verdade os quartos são praticamente quitinetes, uma vez que são dotados de um fogãozinho, frigobar e pia, o que é perfeito para quem prefere economizar cozinhando em casa ao invés de ir a restaurantes. Todos os quartos possuem também banheiro privativo e wi-fi grátis.

B&B Em Ortigia

 

Os pontos mais destacados nas avaliações nos sites de reserva são a excelente limpeza dos quartos, a gentileza do proprietário e o café da manhã servido no terraço. Tarifas a partir de 59 euros na baixa estação.

 

I Santi Coronati

Ótimo B&B em Ortigia, oI Santi Coronati pode ser uma boa opção para quem está de carro, visto que se encontra próximo a um estacionamento. Além disso, a estrutura é elegante, com quartos espaçosos e decorados com muito bom gosto.

Hospedagem em Siracusa: B&B I Santi Coronati

Enfim, seus pontos de força são o pessoal cortês e atento às necessidades do cliente, bem como os quartos muito limpos e aconchegantes. Tarifas a partir de 100 euros na baixa estação.

 

Maecò Ortigia

O B&B Maecò é uma linda pousada de charme situada a poucos metros da Catedral de Siracusa. Ele está situado em um antigo palácio do século XV, em estilo gótico-catalão e com influências árabes.

B&B charmoso em Ortigia

Os 6 quartos são espaçosos, insonorizados e isolados. Além disso, cada um deles é mobiliado de uma forma diferente, mantendo o padrão de sobriedade e conforto inalterado, com alguns toques vintage que homenageiam a Sicília no final do século XIX. Por fim, o buffet do café da manhã é variado, com uma vasta escolha de produtos locais, desde doces a salgados.

Os pontos mais destacados nas avaliações nos sites de reserva são a posição incrível, a gentileza e a disponibilidade da equipe, bem como a beleza e limpeza dos quarto. Tarifas a partir de 70 euros na baixa estação.

 

B&B Resalibera

O B&B Resalibera fica pertinho do templo de Apolo, em um lugar bom para quem chega de carro, pois está localizado fora da Zona de Tráfego Limitado de Ortigia, ou seja, dá para parar na porta. Dos B&Bs que citei aqui, é o mais simples e econômico, mas possui uma pontuação excelente no Booking, graças principalmente à limpeza impecável dos quartos.

hotéis em siracusa

O Resalibera oferece wifi gratuito e banheiro privativo em todos os quartos (apenas 3). Tarifas a partir de 42 euros.

 

B&B Palazzo del Sale

O B&B Palazzo del Sale é uma pousada de charme, quase um hotel boutique em Ortigia. Ele está situado num edifício histórico com tetos altos e paredes de pedra. Além disso, fica perto da Piazza Duomo, e dispõe de 6 quartos espaçosos e exclusivos.

Pousada de charme em Ortigia

Sem dúvida, a grande força desta estrutura, além dos quartos muito amplos, característicos e aconchegantes, é a hospitalidade do proprietário, o qual, com a sua atenção e disponibilidade faz o hóspede sentir-se em casa, mantendo uma abordagem absolutamente profissional. Tarifas a partir de 100 euros na baixa estação.

 

Enfim, essas foram algumas dicas de B&B em Ortigia. Mas se nenhum deles combina com o seu perfil, não deixe de conferir várias outras opções super válidas clicando nas ofertas abaixo. Uma boa prática é ler sempre as avaliações dos hóspedes no Booking, porque só pode avaliar quem realmente se hospedou lá (ao contrário de outros sites de avaliações de hotéis e restaurantes).

Booking.com

 

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

15 comentários em “B&Bs em Ortigia: 7 dicas de pousadas onde ficar em Siracusa”

    1. Olá Carmen,

      Existem vários ótimos apartamentos em Ortigia, mas não entendi que tipo você procura, se para passar férias ou mais de 1 mês. Tive ótimas referências dos seguintes, mas eles são apartamentos de férias, portanto é possível ficar um máximo de 30 dias:

      – Apartamento Il Vinile: https://www.booking.com/hotel/it/elegante-bivani-a-pochi-metri-dal-tempio-di-apollo.pt-br.html?aid=393726
      – Apartamento Agammenone (lindo!): https://www.booking.com/hotel/it/agamennone-apartment.pt-br.html?aid=393726
      – Apartamento Dammuso: https://www.booking.com/hotel/it/appartamento-dammuso-ortigia.pt-br.html?aid=393726

      Se você der uma olhada no Booking, tem ótimas opções. Veja aqui: http://www.booking.com/searchresults.html?city=-129785&nflt=ht_id%253D201&aid=393726&no_rooms=1&group_adults=1

      Um conselho que eu dou é que você tente reservar com bastante antecedência porque maio e junho são meses de alta temporada em Siracusa e os preços costumam aumentar bastante.

      Um abraço,

      Patricia

  1. Olá Patrícia,
    Pretendo ficar em Siracusa por 4 dias (já terei passado 7 em taormina) agora em maio, estava quase reservando um apto no booking, mas longe de ortigia uns 24 min a pé (Via Augusto Von Platen, 24), e como estou seguindo todas as suas dicas (inclusive pretendo fazer a ciclovia, que fica a 12 min a pé deste apto), vim aqui ver se vc tinha dito algo a respeito..Mas agora fiquei confusa..se é melhor se hospedar em ortigia mesmo (acredito que seja mais bonito e agradável, embora mais distante dos passeios, como a ciclovia, teatro grego, etc..) ou se também é legal ficar nessa localização que indiquei (ou será que é muito “feinho” ou longe do mar por lá?)Fiquei muito em dúvida mesmo, e acho que só quem conhece bem Siracusa poderia me ajudar…tipo, existe mar e paisagens e passeios ao mar nessa outra região, ou o local mais bonito pra passeio e que vc indica para se hospedar é mesmo Ortigia?
    Obrigada!

    1. Olá Bruna,

      Não acho que Ortigia seja distante das outras atrações, até porque tem os microonibus que ligam todas as atrações turísticas e custam 50 centavos! Ortigia é legal porque você pode sair à noite a pé, a vida noturna tá toda lá, tem a vista para o mar o tempo inteiro. Na área da via Augusto Von Platen não tem muita coisa à noite e se você quisesse ir a um bar ou restaurante legal, teria que ir a Ortigia. Mas nada te impede de pegar um táxi, por exemplo. Ponha na ponta do lápis os prós e contras de cada lugar.

      Espero ter ajudado!

      Um abraço,

      Patricia

  2. Patricia, seguindo a sua dica ficamos no I Santi Coronati e gostamos muito! O fato de terem estacionamento privativo e gratuito no coração de Ortigia já é um ponto a favor! E os aptos são super espaçosos e bem decorados, o café da manhã é bom e servido no terraço, super agradável. Também não poderia deixar de mencionar a simpatia do Giuseppe, o proprietário. Valeu a dica! Bjs

  3. Boa tarde Patrícia!
    Nós somos portugueses e estamos a pensar em visitar a Sicília em Agosto. Sabemos que esta é a pior altura (por coincidir com as férias estivais de Itália) para ir até aí, mas é o que temos, pois os nossos 2 filhos de 14 e 17 anos respetivamente, têm exames escolares, o que limita muito as nossas opções. Procuravamos uma casa ou apartamento em zona calma, de preferência junto ao mar, com 2 quartos, sala e cozinha para cozinharmos. Algumas sugestões neste campo?
    Obrigado.
    Elsa

    1. Boa Tarde Elsa!

      Bem, infelizmente não conheço pessoalmente casas para aluguel por temporada, mas o que posso sugerir é que você consulte o site http://www.airbnb.pt, coloque a cidade onde deseja ficar e o período. O site é confiável.
      Em relação à localização, pode procurar nas praias do sul da Sicília: são praias de areia, limpas e tranquilas. Um exemplo são as localidades de Marina di Ragusa, Lido di Noto e, Sampieri.

      Espero ter ajudado!
      Patricia

    1. Oi Loanda!

      Conheço dois B&Bs (nunca dormi neles, mas que já ouvi falar bem) bem no centro de Catania, em um lugar bem fácil para pegar transporte público e na parte mais animada da cidade. Um é o Hotel Bellini (http://www.booking.com/hotel/it/bellini-catania.html?aid=393726;lang=pt-br) e o outro o I Vespri (http://www.booking.com/hotel/it/i-vespri.html?aid=393726). As diárias ficam por volta de 50 euros, mas você pode encontrar boas tarifas reservando com antecedência.
      Um abraço,
      Patricia

  4. Olá Patricia, estarei indo a Sicília em junho, por 15 dias. Vamos dividir nossa hospedagem entre Taormina, Agrigento e gostaria da sua opinião entre ficar em Catania ou Siracusa. Não estaremos de carro.
    Obrigada

    1. Loanda,

      A escolha entre Catania e Siracusa vai depender dos passeios que você vai fazer. Catânia é ótima como base para quem vai fazer muitos passeio bate e volta, uma vez que de lá é fácil pegar ônibus ou trem para qualquer lugar. No caso de Siracusa, eu só aconselho ficar lá se você for fazer um passeio a Noto, por exemplo. De qualquer maneira, se você decidir ficar em Catania, é possível facilmente ir de lá para Siracusa, voltando no mesmo dia.

      Um abraço,

      Patricia

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!