Antes de tudo, uma verdadeira casa siciliana. É assim que eu poderia descrever Casa Teresa, uma opção de hospedagem em Noto. Trata-se de um enorme apartamento localizado no andar térreo de um edifício datado do final do século XIX, no centro de Noto. Além disso, o lugar foi recentemente transformado em duas lindas acomodações, sendo um quarto e uma suite com pátio interno.
Recebi um convite do proprietário do Casa Teresa para conhecer um lado de Noto fora do circuito do turismo de massa. Aceitei sem pestanejar, afinal Noto é uma cidade que adoro e uma das mais procuradas pelos leitores aqui do blog. Giuseppe foi extremamente gentil e reservou um fim de semana inteiro para me apresentar artistas locais, lojas, pequenos empreendedores, pessoas que dão o máximo de si para conseguir fazer algo de bom para o turismo da cidade. Além de toda essa atenção, ganhei “de brinde” uma noite em uma das acomodações de Casa Teresa, e por isso é com muita honra que venho contar aqui minha experiência para vocês.
Enfim, logo que cheguei, Giuseppe começou a me contar, em modo apaixonado, a história do palacete da sua família. O nome do lugar é uma homenagem à sua tia, Teresa Schemmari, mulher forte, poetisa, escritora e socióloga, uma figura muito importante para a cidade de Noto, uma vez que era muito engajada socialmente com a juventude da cidade. Infelizmente D. Teresa não está mais entre nós, mas sua lembrança ainda vive em Noto, lembrança esta que se acende ainda mais com Casa Teresa.

Um imenso retrato de D. Teresa decora a parede de uma das acomodações.
Inaugurada em julho de 2014, depois de dois anos de reformas, Casa Teresa dispõe de duas acomodações, ideais para todo tipo de viajante, desde casais ou até famílias com crianças.
Hospedagem em Noto: as acomodações
Como falei anteriormente, Casa Teresa dispõe de um quarto e uma suíte. No quarto, há uma cama de casal e um berço, tv, banheiro privativo com ducha, kit de amenidades e uma porta-janela que dá para a rua. Fiquei encantada com a decoração do quarto, pois eles aproveitaram vários móveis originais da família e deram nova vida aos mesmos. Imaginem aqueles móveis antigos, de madeira escura, transformados em alvíssimos e românticos objetos de design! Além disso, Giuseppe é um grande amante da arte e fez questão de decorar as acomodações com quadros, esculturas e peças de decoração produzidas exclusivamente por artistas sicilianos.

Quarto de casal
O quarto de casal possui um teto abobadado de pedra, deslumbrante, que só depois notei existir também em vários outros palácios de Noto. Sem dúvida ele dá um clima ainda mais tradicional, rústico e acolhedor ao quarto.

O teto é bastante alto, algo muito comum nos antigos palácios italianos. Isso, juntamente com a largura das paredes, torna a casa bem fresquinha independentemente da estação do ano.
Já a suite, que foi onde dormi, é composta por uma sala de estar com sofá-cama e tv, um banheiro com ducha e um quarto com cama de casal. Além disso, há um pátio interno privativo, um ótimo lugar para jogar conversa fora ou ler um livro. A suite pode acomodar até 4 pessoas, uma vez que a sala de estar transforma-se em segundo quarto.

Me apaixonei por essa colcha de renda. Meu marido, que estava comigo, logo lembrou da sua infância na casa da nonna.

A sala de estar da suíte: minimalista mas logo se nota o cuidado com os detalhes.

Até no banheiro foram reutilizados objetos antigos. Estão vendo o espelho? Aquele era um recipiente usado antigamente pelas famílias para preparar a própria massa de pão!
Uma cozinha à disposição
À disposição dos hóspedes das duas acomodações, há uma cozinha que, no entanto, pode ser usada apenas para fazer um café, um chá, enfim, algo rápido. O uso completo da cozinha para preparar refeições é possível somente se as duas acomodações tenham sido reservadas pela mesma família ou um grupo de amigos. É uma política de Casa Teresa para evitar que o uso da cozinha por um hóspede possa incomodar o outro.
Por ser uma casa de temporada, não é servido café da manhã, mas os hóspedes recebem um bônus para utilizar em uma cafeteria.

A cozinha…

… e seus detalhes.
Por último, há ainda a possibilidade de alugar o inteiro apartamento, que possui capacidade máxima para 6 pessoas. Sem dúvida, é perfeito para quem gosta de aproveitar a flexibilidade e a comodidade de uma casa de temporada em Noto.
A Localização
Casa Teresa Rooms fica a somente 5 minutos a pé da Catedral e do Corso Vittorio Emanuele, rua principal de Noto. A ruazinha onde está situado o Casa Teresa é uma ladeira, repleta de edifícios residenciais e muito calma. De lá dá para visitar as principais atrações do centro de Noto a pé.

Via Ascenso Mauceri, Noto.
Eu estava de carro e pude estacionar na rua, gratuitamente, sem problema algum.
Custo x Benefício
Ótimo, principalmente se comparado com o que oferece. Pude visitar outros tipos de acomodações em Noto e, sinceramente devo dizer que Casa Teresa possui um algo a mais. Não sei se é a sensação de casa, de família tradicional, mas os preços são muito acessíveis. Vejam só: uma noite no quarto de casal, para duas pessoas, pode variar de 65 (baixa estação) a 90 euros (na alta). Já a suite, sempre para duas pessoas, vai de 100 a 120 euros.
Enfim, confira os preços detalhados, inclusive as tarifas relativas ao inteiro apartamento.
Como reservar sua hospedagem em Noto
É possível reservar as acomodações do Casa Teresa através Booking.
***
Uma casa siciliana, com o calor da hospitalidade siciliana. Foi assim que me senti na minha curta, porém intensa, estadia. Apesar de ser uma casa de temporada e não um hotel, os proprietários dão toda a atenção aos hóspedes. Não foi só comigo, pude comprovar isso também lendo as avaliações de outras pessoas.
Casa Teresa tem uma nota bem alta no Booking! Não deixe de ler também as avaliações de outros hóspedes que já estiveram lá!
NOTA:
*Estive no Casa Teresa a convite do proprietário, mas isso não condiciona em nada a minha opinião, afinal de contas a filosofia do blog é somente propor produtos e serviços que eu realmente tenha testado e aprovado! Veja também outras opiniões de viajantes sobre Casa Teresa no Booking. Por fim, não recebi remuneração alguma pela escrita e publicação deste texto e o blog não tem nenhum vínculo comercial com o hotel.
Planeje sua viagem
Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.