Se você viaja nos meses mais frios do ano, não deixe de saborear alguns dos pratos típicos do inverno. Frequentemente eles são verdadeiras comfort foods!
Antes de tudo, é importante ressaltar que não é possível encontrar ou preparar o ano inteiro todos os pratos típicos italianos. Isso porque a culinária italiana valoriza muito os produtos que a terra oferece em cada uma das diferentes estações do ano.
Sendo assim, selecionei três pratos pratos típicos do inverno na Sicília para você saborear quando estiver por aqui. E tem mais, os vegetarianos irão amar!
Pratos típicos do inverno na Sicília
A verdade é que os principais pratos típicos do inverno na Sicília utilizam como ingredientes de base somente frutas e verduras. De fato, os carros-chefe da culinária siciliana tem origens pobres, nasceram nas cozinhas dos camponeses, que tinham à disposição somente o que plantavam.
Dessa forma, carnes vermelhas eram um luxo para poucos, ao máximo era possível usar os peixes pescados, afinal estamos em uma ilha e muitos sobreviviam da pesca. Mas vamos aos pratos.
Salada de Laranjas – Insalata di Arance
Um dos pratos mais tradicionais do inverno na Sicília é a salada de laranjas. A fruta reina soberana nas mesas sicilianas neste período, uma vez que sua colheita acontece concomitantemente com os meses de inverno. As laranjas (e limões e tangerinas) podem ser encontradas praticamente em qualquer parte da Sicília, em terrenos abandonados, no quintal do vizinho, etc.
Em suma, foi graças à abundancia de laranjas que este prato nasceu. Suas raízes são bem antigas, remontando provavelmente aos tempos da colonização árabe da Sicília.
Sem dúvida é muito estranho imaginar uma salada de laranjas com cebola, funcho e azeitonas, mas é assim que o prato é servido em sua versão clássica, tudo regado com bastante azeite extra-virgem de oliva e suco de limão.
Outra versão, desta vez combinada com peixe, é aquela com arenque defumado. O sabor forte do arenque contrasta com a doçura das laranjas e quem não conhece até pensa que é uma invenção de algum chef sofisticado!
Creme de Favas – Macco di Fave
Ao que tudo indica, já se preparava o macco di fave na Grécia Antiga, pois o dramaturgo grego Aristófanes citou na sua comédia “As Rãs” (ano 405 a.C.) um prato a base de favas amassadas que o herói Héracles comia para se nutrir e obter forças.
Certamente é o típico prato ideal para ser consumido no inverno, uma sopa bem substanciosa para aquecer nas noites frias.
O nome “macco” deriva do latim maccare, que significa amassar pois, depois de cozidas até ficarem bem moles, amassa-se as favas até se obter um purê. O creme é temperado à gosto, mas a maneira mais simples é aquela com somente azeite extra-virgem de oliva e pimenta do reino.
Macarrão com couve-flor – Pasta chi vruocoli arriminati
Andam dizendo por aí que esse prato já conseguiu fazer milagres transformando pessoas que odeiam couve-flor/brócolis em adoradores dessa iguaria tipicamente siciliana. A pasta con i broccoli arriminati, ou melhor “massa com couve-flor misturado” é um must preparado pelas mammas sicilianas e é uma receita que passa de geração em geração.
Quem visitou os mercados da Sicília nos meses do inverno deve ter notado a grande variedade de couves-flores vendidas: brancas, verdes e até roxas, de todos os tamanhos e formas.
Saibam que, em dileto siciliano, tanto brócolis (aqueles verdes) quanto couve-flor se chamam “vruocoli“, ou seja, generalizam chamando de brócolis as duas hortaliças. No caso deste prato, usa-se couve-flor para compor o molho da massa.
O macarrão com couve-flor é difundido na Sicília inteira, mas é mais popular em Palermo. Como acontece em diversos pratos típicos da Sicília, não podem faltar pinoli e uvas-passas para dar aquele sabor adocicado.
E então, você já provou ou conhecia algum desses pratos? Escreva nos comentários!
Planeje sua viagem
Quando estive em fevereiro comi a salada de laranjas vermelhas, deliciosa! Os outros pratos fica para fevereiro de 2018.
Não vão faltar oportunidades! :*
Beijos,
Patricia
Hummm deu uma fome !!!
Que delicia! Até salivei….rsrs
Vou comer todos quando estiver aí em fevereiro! <3
Nossa! Fiquei com água na boca! Comi macarrão com favas quando fui e era delicioso, mas essa sopa parece maravilhosa!!!!! E essa massa?? O que é isso minha gente???? Estou até sentindo o cheirinho!
Pingback: Passeios na ToscanaConheça os pratos típicos do inverno na Toscana