Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » DICAS » Gastronomia » Gastronomia siciliana: 3 pratos típicos do inverno

Gastronomia siciliana: 3 pratos típicos do inverno


Se você viaja nos meses mais frios do ano, não deixe de saborear alguns dos pratos típicos do inverno. Frequentemente eles são verdadeiras comfort foods!

Antes de tudo, é importante ressaltar que não é possível encontrar ou preparar o ano inteiro todos os pratos típicos italianos. Isso porque a culinária italiana valoriza muito os produtos que a terra oferece em cada uma das diferentes estações do ano.

Sendo assim, selecionei três pratos pratos típicos do inverno na Sicília para você saborear quando estiver por aqui. E tem mais, os vegetarianos irão amar!

 

Pratos típicos do inverno na Sicília

A verdade é que os principais pratos típicos do inverno na Sicília utilizam como ingredientes de base somente frutas e verduras. De fato, os carros-chefe da culinária siciliana tem origens pobres, nasceram nas cozinhas dos camponeses, que tinham à disposição somente o que plantavam.

Dessa forma, carnes vermelhas eram um luxo para poucos, ao máximo era possível usar os peixes pescados, afinal estamos em uma ilha e muitos sobreviviam da pesca. Mas vamos aos pratos.

LEIA TAMBÉM:  8 pratos tradicionais da ceia de Natal na Sicília

Salada de Laranjas – Insalata di Arance

Um dos pratos mais tradicionais do inverno na Sicília é a salada de laranjas. A fruta reina soberana nas mesas sicilianas neste período, uma vez que sua colheita acontece concomitantemente com os meses de inverno. As laranjas (e limões e tangerinas) podem ser encontradas praticamente em qualquer parte da Sicília, em terrenos abandonados, no quintal do vizinho, etc.

Em suma, foi graças à abundancia de laranjas que este prato nasceu. Suas raízes são bem antigas, remontando provavelmente aos tempos da colonização árabe da Sicília.

salada de laranjas

Sem dúvida é muito estranho imaginar uma salada de laranjas com cebola, funcho e azeitonas, mas é assim que o prato é servido em sua versão clássica, tudo regado com bastante azeite extra-virgem de oliva e suco de limão.

Outra versão, desta vez combinada com peixe, é aquela com arenque defumado. O sabor forte do arenque contrasta com a doçura das laranjas e quem não conhece até pensa que é uma invenção de algum chef sofisticado!

 

Creme de Favas – Macco di Fave

Ao que tudo indica, já se preparava o macco di fave na Grécia Antiga, pois o dramaturgo grego Aristófanes citou na sua comédia “As Rãs” (ano 405 a.C.) um prato a base de favas amassadas que o herói Héracles comia para se nutrir e obter forças.

Certamente é o típico prato ideal para ser consumido no inverno, uma sopa bem substanciosa para aquecer nas noites frias.

Foto: Giallo Zafferanno
Foto: Giallo Zafferanno

O nome “macco” deriva do latim maccare, que significa amassar pois, depois de cozidas até ficarem bem moles, amassa-se as favas até se obter um purê. O creme é temperado à gosto, mas a maneira mais simples é aquela com somente azeite extra-virgem de oliva e pimenta do reino.

 

Macarrão com couve-flor – Pasta chi vruocoli arriminati

Andam dizendo por aí que esse prato já conseguiu fazer milagres transformando pessoas que odeiam couve-flor/brócolis em adoradores dessa iguaria tipicamente siciliana. A pasta con i broccoli arriminati, ou melhor “massa com couve-flor misturado” é um must preparado pelas mammas sicilianas e é uma receita que passa de geração em geração.

Quem visitou os mercados da Sicília nos meses do inverno deve ter notado a grande variedade de couves-flores vendidas: brancas, verdes e até roxas, de todos os tamanhos e formas.

broccoliarriminati
Foto: Ricette Siciliane

Saibam que, em dileto siciliano, tanto brócolis (aqueles verdes) quanto couve-flor se chamam “vruocoli“, ou seja, generalizam chamando de brócolis as duas hortaliças. No caso deste prato, usa-se couve-flor para compor o molho da massa.

O macarrão com couve-flor é difundido na Sicília inteira, mas é mais popular em Palermo. Como acontece em diversos pratos típicos da Sicília,  não podem faltar pinoli e uvas-passas para dar aquele sabor adocicado.

 

E então, você já provou ou conhecia algum desses pratos? Escreva nos comentários!  

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

6 comentários em “Gastronomia siciliana: 3 pratos típicos do inverno”

  1. Pingback: Passeios na ToscanaConheça os pratos típicos do inverno na Toscana

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!