O vilarejo de Gangi, no meio da cadeia de montanha das Madonias, centro da Sicília, ficou famoso em 2014 quando a prefeitura colocou algumas casas à venda por apenas 1 euro. Até então, era só mais um burgo medieval onde o tempo parece que parou alguns séculos atrás.
Pouco antes de ser divulgado na imprensa dos quatro cantos do mundo, Gangi tinha sido eleito o “Il Borgo dei Borghi”, ou seja, a vila mais bonita da Itália. É uma votação promovida anualmente por um programa da tv italiana, uma espécie de campeonato de vilarejos. Além de Gangi, outros vilarejos sicilianos já venceram o título, como Montalbano Elicona, Petralia Soprana e Sambuca di Sicilia.
Mas enfim, embarque comigo neste passeio pelas “entranhas da Sicília”!
Certamente Gangi é aquele tipo de lugar para quem busca paz e tranquilidade, e quer ficar longe do caos das grandes cidades, enfim, curtir aquela atmosfera medieval e pacata dos burgos sicilianos. Por ter ido em um dia chuvoso, encontrei a cidade praticamente deserta. Pude me aconchegar em um pequeno e acolhente restaurante enquanto saboreava um bom vinho.
É isso que Gangi oferece: pessoas simpáticas, paisagens bucólicas, paz e harmonia.
O que visitar em Gangi
Gangi é muito pequena, portanto podemos visitá-la em poucas horas. No entanto, visto que chegar lá não é a tarefa mais simples do mundo e também porque exige muitas horas de estrada, seja para quem vem de Palermo ou de Catânia, é bom fazer um passeio bem devagar, apreciando cada cantinho da cidade.
As principais atrações de Gangi ficam na parte alta e mais antiga da cidade. Ali se encontra o centro histórico de origem medieval, com suas ruas de pedra. Ao entrar na cidade, damos de cara com a parte mais nova, com pequenos edifícios residenciais e comerciais. É preciso continuar subindo mais um pouco até chegar ao burgo medieval em si.
Corso Umberto
O Corso Umberto é a rua principal do centro histórico. Ali se encontram os restaurantes, pousadas, lojinhas de souvernir e o ponto de informações turísticas. É a partir dela que iniciamos o passeio pelo centro medieval e por ela que terminamos.
Piazza del Popolo e Torre dei Ventimiglia
A Piazza del Popolo é a praça principal de Gangi. Ela parece mais um largo do que uma praça e é caracterizada pela Fontana del Leone (Fonte do Leão), uma fonte com uma história muito peculiar. Em 1924, Mussolini nomeou Cesare Mori uma espécie de “super delegado” para combater a máfia e o crime organizado na Sicília. Cesare Mori tinha carta branca para fazer o que bem entendesse, inclusive usar meios bem pouco ortodoxos para caçar e prender os bandidos. Em 1926, Gangi foi ocupada pelo esquadrão de Mori, que passou um pente fino na cidade até encontrar todos os mafiosos e os mais temidos bandidos. O último a ser capturado se chamava Leone (Leão) e por isso, em 1931, a partir de uma gruta preexistente, foi construída a fonte para recordar o assédio de Gangi.
A Torre dei Ventimiglia, localizada no lado oposto à Fontana del Leone, remonta ao século XIII. Em estilo gótico, ela inicialmente servia de torre de observação, mas durante a construção da Igreja Matriz de Gangi, a torre se tornou o campanário da igreja.

No detalhe, a arcada gótica localizada na base da torre e que também dá acesso a uma das entradas da igreja.
De costas para a Torre dei Ventimiglia, podemos ter uma visão incrível de Gangi e dos campos do interior da Sicília. Dá para ter uma ótima noção de como está estruturada a cidade. Pena que chovia horrores!
Igreja de São Nicolau e a Cripta dos Padres Mortos
A Igreja Matriz de Gangi construída no século XIV, é dedicada a São Nicolau (em italiano, San Nicolò di Bari). Ela seria só mais uma igreja como qualquer outra de uma pequena cidade italiana, se não fosse que no seu subsolo se encontra uma cripta com corpos mumificados de sacerdotes que passaram pela paróquia entre os anos de 1728 e 1871. Em 2013, um grupo de voluntários restaurou a cripta e hoje em dia ela pode ser visitada.

Na entrada da cripta está escrito: “Desçam oh vivos a visitar a morte / Antes que a morte a visitar-vos desça / Foi sempre um bem previnir o destino”.
É possível visitar a cripta somente aos sábados, das 16 às 18h, e aos domingos, das 10 às 13h e das 16 às 18h.
As lindas casinhas do burgo
Sem dúvida a parte mais gostosa do passeio é se perder pelas ruazinhas estreitas e escadarias secundárias do centro histórico. As casas são uma mais graciosa do que a outra e a vontade é fotografar todas.
Gangi é um burgo bem cuidado e muito limpo. As flores coloridas que decoram as sacadas e as entradas das casas contrastam fortemente com o monótono tom das pedras e dão vida ao vilarejo que merece mesmo o título de um dos mais bonitos da Itália.

Piazza Castello com um pedaço da Igreja dos Frades Franciscanos e uma casinha que surge quase “pendurada” no penhasco.

Uma das lindas ruas de Gangi, Sicília, e ao fundo o campanário da igreja de São Cataldo, decorado com porcelana colorida.
Sobre as casas à venda por 1 euro
Poucos meses após a prefeitura ter anunciado a venda das tais casas, o processo de seleção de compradores foi concluído.
A iniciativa tinha o objetivo de repovoar o centro histórico de Gangi, cedendo edifícios que estavam prestes a desmoronar por um valor simbólico, desde que, em troca, os mesmos fossem restaurados mantendo os padrões arquitetônicos da cidade. Eram casas pequenas, geralmente de três andares, onde o térreo normalmente servia de estala para cavalos e jumentos, no 1º andar ficavam galinhas, cabras, ovelhas, etc. Somente o último era habitado pela família.
Enfim, são casas abandonadas pelos proprietários, uma vez que não teriam algum valor comercial e difícil de serem usadas como residência. Para obter mais informações, visite o site da Prefeitura de Gangi.
Como chegar a Gangi, Sicília
De carro: Gangi dista cerca de 120 km de Palermo, 125 de Catânia e 50 km de Enna. Como falei anteriormente, a estrada não é das melhores, cheia de curvas fechadas e que podem se tornar um probleminha para quem enjôa. Enfim, metade do percurso é em autoestrada, a outra metade (aquela das curvas) em estradas rurais. Clique AQUI e faça uma cotação de aluguel de carro. Você pode pagar em Reais e parcelado.
De ônibus: Saindo de Enna com a empresa SAIS (não dá para ir e voltar no mesmo dia). Não há estação de trem em Gangi.
Por fim, você pode também ir a Gangi utilizando um serviço de transfer privativo. Saiba mais e solicite um orçamento!
Planeje sua viagem
Oi Patricia, conheci Palermo, estive em Enna e não conheci Gangi, em 2017. Deve valer a pena. estive em San vito Lo Capo e não fui a Marzamemi e Gangi.
Olá José,
Sem dúvida ficaram faltando vários lugares para você conhecer aqui na Sicília. Mas esse é um motivo para voltar, não é mesmo?
Um abraço,
Patricia
estou planejando ir em SICILIA.
A questão central em relação as casas, é: o comprador ganha algum tipo de visto, de passaporte, ou direito?
Uma vez que nem eu, nem minha esposa temos cidadania européia, essa possibilidade seria o único motivo de ser válida essa empreitada, porém fico curioso quanto ao fato de facilitarem esse processo?
Obrigado
Olá Pablo,
No edital de venda das casas (que você pode ver aqui, em italiano) não é mencionado nada sobre a questão dos vistos, mas para ter mais informações, o melhor mesmo é entrar em contato diretamente com a prefeitura da cidade.
Um abraço,
Patricia
Boa tarde!
Achei alem de lindo interessante a possibilidade de ter uma casinha. A propriedade pressupõe a permanência no pais, ou seja, sendo brasileira posso ficar o tempo que quiser, se adquirir a casa?
E mais e possível exercer a profissão de protesista?
obrigada
Miralva Pinto Guimarães
mpinto@trt4.jus.br
Olá Miralva,
Para viver na Itália você precisa de um visto ou da cidadania europeia. A compra da casa não pressupõe a permanência no país, a menos que você entre em alguma categoria que tenha direito a visto, por exemplo, como investidora. Mas eu não tenho condições de te dar mais informações, porque sou ignorante neste assunto. O melhor que você pode fazer é entrar em contato com o consulado da Itália, inclusive para saber se o seu diploma de protesista tem validade aqui.
Um abraço,
Patricia
Gostaria muito de saber mais detalhes sobre Gangi,Sicília o pai do meu esposo era da Sicília.. Seria uma ótima oportunidade de conhecer…
Olá Rani,
Que tipo de detalhes? Se você me disser quais são suas dúvidas, tento responder!
Um abraço,
Patricia
Bom dia! Gostarifa de saber mais sobre as casas de Gangi! Sou professora de ballet.
Olá Nalva,
Como indiquei no texto, para saber mais sobre a venda das casas, você teria que entrar em contato diretamente com a Prefeitura de Gangi através do site http://www.comune.gangi.pa.it/. Você também pode ler o edital clicando aqui: http://www.comune.gangi.pa.it/sportellodoc/avviso_case_2016.pdf
Um abraço,
Patricia
Realmente…Sicília muito bela…fizemos outro caminho em 2012, preferimos visitar a parte baixa e conhecer Agrigento…..Ficamos em Palermo, mas não visitamos a região, somente a cidade…Vou ter que voltar…saudades…
Oi Mada,
Como eu sempre digo, na Sicília tem tanta coisa linda, que não basta uma vida para ver tudo!
Um abraço,
Patricia
BELISSIMO ESSE BURGO. ESTIVE NA SICILIA EM 2013, INCLUSIVE EM CATANIA, SINTO NÃO TER CONHECIDO GANGI, MEU PAI ERA SICILIANO DE LINGUAGLOSSA, PROVINCIA DE CVATANIA, ONDE SE LOCALIZA O VULCÃO ETNA. BELA SICILIA. OBRIGADO PELA BELEZA.
Olá José Carlos!
Uma só viagem não basta para conhecer a Sicília :). Certamente Gangi e tantos outros lugares lindos da ilha podem ser uma desculpa para você voltar, não acha?
Um abraço,
Patricia