Filmes de Giuseppe Tornatore na Sicília

Filmes de Giuseppe Tornatore na Sicília

Atualizado em 26/07/2020


Os filmes de Giuseppe Tornatore são famosos no mundo inteiro e, sem dúvida alguma, eles ajudaram a mostrar a beleza da Sicília aos quatro cantos deste planeta.

Giuseppe Tornatore é um diretor de cinema italiano de grande sucesso. Alguns de seus filmes fazem parte do patrimônio cinematográfico da Itália, como o belíssimo Cinema Paradiso.

Tornatore nasceu em Bagheria, cidade próxima a Palermo, em 1956. Com apenas 16 anos de idade, começou a lidar com a direção, montando alguns filmes curtos e trabalhando por trás das câmeras também em casamentos. Depois disso, ele começou a trabalhar na RAI como documentarista. Mas a sua estréia no cinema aconteceu mesmo em 1986, com o filme Il Camorrista. Em 1990 chegou ao sucesso mundial, quando o filme Cinema Paradiso levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Filmes de Giuseppe Tornatore e a Sicília

Quando falamos de cinema na Sicília, é impossível não pensar em Tornatore. Sem dúvida alguma ele sempre soube retratar bem sua terra natal nos filmes.

Veja a seguir os filmes de Giuseppe Tornatore que foram ambientados ou falam da Sicília.

Leia também: A Sicília no cinema: filmes que vão fazer você viajar

 

1. Cinema Paradiso (Nuovo Cinema Paradiso)

filmes de Giuseppe Tornatore

Ambientado na imaginária cidadezinha siciliana de Giancaldo, o filme foi rodado em diversas cidades da Sicília. A famosa praça da cidade do filme realmente existe. Fica em Palazzo Adriano, uma vila medieval bem no interior da Sicília, a cerca de 1h40 de carro de Palermo.

Palazzo Adriano é uma cidadezinha muito tranquila, mas desde que apareceu no filme tem recebido visitantes do mundo inteiro, fãs do filme. A pracinha que serviu de locação para Cinema Paradiso é a Piazza Umberto I, com sua fonte, a igreja e palácios antigos que dão um ar de cidade que parece ter parado no tempo.

Boa parte de Cinema Paradiso foi gravada em Palazzo Adriano, mas outras cidades também serviram de locação para o filme. Por exemplo, algumas cenas foram rodadas em Bagheria, em Cefalù, Castelbuono, Chiusa Scaflani, Santa Flavia, Termini Imerese e na cidade fantasma de Poggioreale.

 

2. Estamos todos bem (Stanno tutti bene)

Em 1990 foi lançado Stanno tutti bene (no Brasil saiu com o título “Estamos todos bem” e em Portugal “Estão todos bem”), estrelado por Marcello Mastroianni, que parte da Sicilia para encontrar seus filhos espalhados por toda a Itália.

As cenas que se passam na Sicília foram todadas nas Salinas de Marsala e na praia de Macari, próximo a San Vito Lo Capo. Também é possível ver os verdes campos sicilianos durante a viagem de trem do personagem, bem como a travessia do Estreito de Messina.

 

3. O homem das estrelas (L’uomo delle stelle)

  • Ano: 1995

Outro filme ambientado na Sicília é O Homem das Estrelas, com o ator italiano Sergio Castellito no papel de um falso caçador de talentos que roda toda a Sicília em busca de novas estrelas.

Por onde ele passa, promete fama e glória aos pobres coitados que têm o azar de cruzar o seu caminho e ainda rouba as economias deles. O filme mostra um pouco da mentalidade das pessoas, a ingenuidade dos simples camponeses e a esperteza de outros.

A parte inicial do filme, que mostra a chegada do protagonista em uma cidade siciliana, na verdade foi gravada em Matera, mas todo o restante do filme foi rodado na Sicília. Ragusa, Monterosso Almo, Poggioreale, a área arqueológica de Morgantina e Marzamemi serviram de locação para O Homem das Estrelas

 

4. Malena

Filmes de Giuseppe Tornatore

Malena é um dos filmes de Giuseppe Tornatore que mais encantaram o público. Ele foi quase todo gravado nas ruas de Ortigia, o centro histórico de Siracusa. Na linda Piazza Duomo, Tornatore gravou a cena épica da caminhada solitária de Malena (Monica Bellucci).

Outras locações do filme que são facilmente reconhecíveis são a Marina di Noto e a Scala dei Turchi.

 

5. Baaría, a Porta do Vento

Filmes de Giuseppe Tornatore - Baaría

Até o presente momento, Baaría é o último filme de Giuseppe Tornatore dedicado à Sicília. Tornatore reconstruiu a antiga Bagheria da primeira metade do século XX na Tunísia.

Provavelmente, a Bagheria de hoje é muito moderna para ter servido de um filme ambientado antes da II Guerra mundial. Os tons terrosos de Bagheria aparecem durante quase todo o filme. O cenário que mais se vê é o Corso Umberto, rua principal da cidade, mas do qual vemos o aspecto real apenas no último fragmento que se passa no mundo contemporâneo: o lugar que, segundo o diretor, “percorrendo-o por anos, pode fazer você aprender o que o mundo inteiro nunca será capaz de ensinar”.

 

Qual desses filmes de Giuseppe Tornatore você já assistiu? Conta pra gente qual seu preferido!

 

ASICILIA5

Veja Também

Cerâmica siciliana

A fina arte da cerâmica siciliana

Atualizado em 28/06/2020 A cerâmica siciliana é um dos elementos artísticos mais característicos da ilha. …

Comente!