Na Sicília há muitas festas religiosas, muitas dos quais remontam aos tempos antigos. Uma delas é a Festa de São José.
O dia 19 de março é comemorado em toda a Itália como um dia de homenagem e agradecimento a São José, o padroeiro dos trabalhadores e artesãos. Como José é considerado um símbolo de compaixão e bondade e porque ele é o pai de Jesus, o Dia dos Pais (a Festa del Papà) também é comemorada na Itália neste dia.
Comemora-se esta festa em grande parte da Sicília. Além de ser um símbolo de generosidade, especialmente para os pobres, ele também está associado a colheitas. As pessoas oram a ele para ter colheitas abundantes e sua estátua é frequentemente usada em cerimônias religiosas (a bênção das colheitas) para evitar a fome.
Leia também: Sfincia di San Giuseppe: o doce típico do dias dos pais na Sicília
As celebrações da Festa de São José
Em muitas partes da Sicília fazem banquetes para celebrar a generosidade da colheita (conhecida como La Tavola di San Giuseppe – Mesa de São José). A decoração da mesa caracteriza-se por uma coleção de pães de várias formas e tamanhos, muitos polvilhados com sementes, já que grãos e sementes são símbolos da vida. Antigamente, a comida e os pães em exibição eram divididos e oferecidos aos pobres, mas hoje em dia compartilha-se tudo na comunidade.
Outra festa importante é a Cavalgada de São José em Scicli. É um evento folclórico que se caracteriza por um desfile de cavalos, os quais são ornamentados com mantos bordados com flores de verdade, e cavaleiros vestidos com os tradicionais trajes de camponeses.
O fogo de São José
O fogo de São José (por aqui chamada Vampa di San Giuseppe) é uma tradição difundida em muitas cidades da Sicília, por ocasião da Festa de São José. Consiste na preparação de grandes pilhas de madeira ou objetos de madeira velhos, em diferentes áreas das cidades, criando fogueiras. Elas são muito comuns principalmente em Palermo e região , sobretudo nos bairros mais populares.
A queima das fogueiras acontece na noite de 18 de março, portanto no dia anterior ao dia de São José.
A tradição do Vampe di San Giuseppe na Sicília, está a meio caminho entre o sagrado e o profano. Eles antecipam as celebrações do dia dedicado ao santo, o Dia dos Pais, mas também o fim do inverno. É, de fato, a primeira festa de primavera, que coincide com o equinócio.
O ritual tem origens pagãs: o uso do fogo, de fato, deve representar uma forma de purificação usada no mundo camponês. É assim que se recebe a primavera e decreta-se o fim do inverno austero, queimando o resíduo da colheita dos campos.
A Festa de São José em Salemi
A cidade de Salemi fica no oeste da Sicília, a 36km de Trapani. É lá que ocorre uma das mais tradicionais celebrações da Festa de São José, com as chamadas Cene di San Giuseppe, ou seja, os jantares de São José.
Durante os preparativos para a festa, Salemi fica repleta de pequenos canteiros improvisados, construídos com estruturas de madeira, altares ricamente decorados com laranjas, limões, galhos de louro e, sobretudo, com os pães característicos que são feitos pelas mulheres locais. São verdadeiras obras de arte!
Há pães das mais variadas formas. Os principais símbolos representados são os da tradição cristã, como o peixe e a pomba. Além destas, de clara referência religiosa, as outras formas representadas referem-se à natureza.
O devoto que organiza o jantar deve preparar um almoço de 101 pratos, principalmente à base de cereais, legumes, frutas, peixes e doces. Após a celebração do ritual de abençoar o altar e os pães, oferece-se a comida às crianças, as quais representam a “Sagrada Família”, e aos visitantes que assistiram à “refeição dos santos”.
Bem, no dia 19 de março, além das celebrações de São José e do Dia dos Pais na Itália, vamos apreciar o sabor de uma bela “Sfincia di San Giuseppe“, nos despedir do inverno e começar a respirar o perfume da primavera!
Planeje sua viagem
Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.