Fazer uma excursão ao Etna, o maior vulcão ativo da Europa, é um passeio que eu considero praticamente “obrigatório” para quem visita o leste da Sicília. Veja minhas dicas de passeios ou descubra como subir ao Etna por conta própria!
Com seus cerca 3.320m de altitude, o Etna é majestoso e impressiona. Eu mesma não me canso de todos os dias olhar para ele e apreciar a sua beleza. Porém, mais que ver de longe, inesquecível mesmo é poder subir até uma de suas crateras e caminhar sobre aquele terreno que mais parece uma paisagem lunar.
Quando pensamos em um vulcão, sempre imaginamos um monte em forma cônica, com uma cratera central, mas no caso do Etna é diferente. Antes de tudo, é necessário saber que ele é repleto de crateras, mas nem todas podem ser visitadas. Elas estão situadas em níveis e lados (chamados versanti) diferentes.
Em síntese, as excursões ao Etna propõem um passeio ou no lado sul, ou no lado norte, chamado Valle del Bove. Grave bem esses nomes, pois você os encontrará sempre nas descrições dos passeios.
Como subir até o Etna
- Dicas premilinares
- Tipos de excursões
- Como ir ao Etna por conta própria
- Tours no Etna com transfer e guia que fala português

O Etna nos meses do inverno fica cheio de neve.
Dicas Preliminares
Antes de tudo, considere que o Etna pode ser facilmente visitado tanto desde Catania quanto de Taormina. Se a sua base será Siracusa ou se você fará uma escala de cruzeiro em Messina, também é viável o passeio.
Entretanto, se a sua ideia é visitá-lo de Palermo, saiba que o passeio ficaria um pouco mais difícil, uma vez que para chegar ao vulcão serão necessárias cerca de 3 horas.
As Crateras Silvestri
As crateras Silvestri são aquelas que todo mundo pode visitar, inclusive por conta própria. Elas se formaram a partir de uma erupção que aconteceu em 1892 e não estão mais ativas. Praticamente quase todas as excursões incluem essas crateras, porque é lá perto que fica o Rifugio Sapienza, o ponto mais alto do Etna até onde é possível ir de carro (1900-2000m de altitude).
As crateras ficam a poucos metros do Rifugio Sapienza e são facilmente acessíveis, inclusive para quem está com crianças ou quem tem dificuldade de locomoção. É lá que se encontram os restaurantes e é de onde parte o teleférico que nos leva até uma cota de 2500m de altitude.
As Crateras mais altas
As crateras mais altas do Etna, chamadas “crateri sommitali”, são acessíveis somente com excursões organizadas por agências e são feitas com veículos 4×4, guias de alta montanha e especializados em vulcões.
Depois de chegar aos 2500m de altitude por meio do teleférico ou de veículos 4×4, inicia-se outro percurso que nos leva até as crateras mais altas. É ali que começa a parte mais incrível da excursão ao Etna, chegando a cerca de 2900m de altitude.
Quem quiser chegar ao topo do vulcão, a 3300 metros de altitude, vai precisar de um pouco de sorte, visto que nem sempre é possível chegar até lá por causa da constante atividade do Etna. Quando é possível, o percurso de 2900 a 3300m é feito a pé (no inverno com esquis) e, por isso, é necessário ter um bom preparo físico.
Tipos de excursão ao Etna
Sem dúvida, no faltam opções de passeios ao Etna, para todos os tipos de viajante. Do mais simples, que vai só até as crateras acessíveis a todos, àqueles que incluem paradas em vinícolas e ainda outros que duram vários dias, ideais para quem adora uma aventura.
Atenção: os passeios são realizados em inglês ou em italiano. Há também alguns que oferecem guia em espanhol.
Enfim, como sei que às vezes o excesso de informações pode acabar gerando mais confusão na cabeça do viajante indeciso, listo abaixo algumas das principais excursões ao Etna. Ao clicar nos links, você irá diretamente para a página do passeio, onde poderá ler toda a descrição e também reservá-los.
Excursão ao Etna simples de 1 dia
É aquele que consiste somente na excursão ao vulcão, e geralmente há a opção de ir somente até as Crateras Silvestri e até as crateras mais altas (coisa que eu recomendo!).
- Quando acontece: O ano todo
- Valor: A partir de 49 euros por pessoa (até as crateras Silvestri) e 90 euros (até as crateras mais altas).
- Clique AQUI para saber mais sobre a excursão ao Etna de 6h saindo de Catania.
- Clique AQUI para saber mais sobre aquela que sai de Taormina, dura 8h e inclui almoço.
Passeio de 1 dia com parada nas Gargantas do Alcantara
As Gargantas do Alcantara (em italiano Gole dell’Alcantara) são canyons de origem lávica com quase 50m de altura, atravessados pelo rio Alcantara, um rio que nasce nos montes Nébrodes, a cerca de 1400m de altitude e, por isso suas águas são muito gélidas, até mesmo no verão.
A excursão ao Etna que também inclui uma parada nas Gargantas do Alcatara são uma ótima opção para quem gosta de estar em contato com a natureza.
- Quando acontece: de abril a outubro
- Valor: A partir de 98 euros por pessoa
- Clique para ver mais sobre a excursão ao Etna e Gargantas do Alcantara saindo de Catania.
- Clique para ver mais sobre excursão ao Etna e Gargantas do Alcantara saindo de Taormina.
Excursão ao Etna no pôr do sol
Trata-se de um passeio de cerca 8h, saindo de Catania ou de Taormina, até as crateras mais altas do Etna, com a grande diferença que ele começa no meio da tarde, de modo que, uma vez lá em cima, se possa admirar o pôr do sol quase no topo do vulcão!
A excursão inicia de ônibus e, ao chegar a 1800m de altitude, para conseguir enfrentar o terreno do Etna, passa-se aos veículos 4×4. Na segunda parte do passeio, ou seja, na viagem de volta, também está incluída uma parada para degustação de produtos típicos.
Uma leitora do blog já fez este passeio e ela conta AQUI como foi a experiência dela.
- Quando acontece: De maio a outubro
- Valor: A partir de 58 euros por pessoa
- Clique para saber mais sobre a excursão ao Etna no pôr do sol saindo de Catania.
- Clique para ver mais informações sobre a excursão ao Etna no pôr do sol a partir de Taormina.
Excursão ao Etna com 4×4
Esta é uma excursão efetuada com jipes e parte tanto de Catania quanto de Taormina. O passeio de 4×4 no Etna acontece pelo Valle del Bove, o lado mais selvagem do Etna, onde é possível ver antigos fluxos de lava e caminhar pelas bordas de uma cratera extinta, de onde se tem uma visão incrível do inteiro vale.
- Quando acontece: De março a novembro
- Vesta esta opção de excursão guiada com 4×4 saindo de Catania ou Taormina.
Como ir ao Etna por conta própria
Se fazer uma excursão não é exatamente a sua praia, saiba que também é possível conhecer um pouco do Etna por conta própria.
Para isso, você precisa dispor de um carro e dirigir até o Rifugio Sapienza. Existe também um ônibus que vai de Catânia até o Etna, mas há somente uma linha por dia da AST, saindo de Catania às 8h15 e voltando às 16h30. Na minha opinião é arriscado pegar esse ônibus, porque se você perdê-lo… já era!
Uma vez no Rifugio Sapienza, deixa-se o carro no estacionamento (faixas azuis) e então é só começar a explorar as crateras Silvestri e admirar a paisagem.
Para subir mais um pouco, é necessário pegar o teleférico e então os veículos 4×4 disponibilizados pela companhia que administra a funicular.
- Bilhete do teleférico para chegar a 2500m de altitude: 30 euros (crianças com idade entre 5 e 10 anos pagam 23 euros)
- Bilhete para chegar até 2900m com os veículos 4×4: 50 euros (39 euros crianças)
Apesar de ser possível conhecer o Etna por conta própria, eu realmente não aconselho ninguém a se aventurar em percursos alternativos sozinho ou sem um guia especializado. Além disso, as condições atmosféricas podem mudar repentinamente, mesmo no verão, tornando a visibilidade mínima. Vez ou outra turistas se perdem no Etna ou em seus bosques e viram notícia nos jornais. Não se arrisque!
- Lembre-se sempre que, mesmo nos tórridos meses do verão, faz muito frio no Etna. Ao planejar um passeio até o vulcão, não se esqueça de colocar na mala roupas e calçados de trekking, além de um casaco adequado (para temperaturas negativas de novembro a março e para temperaturas de 0 a 10º de abril a outubro).
Passeio ao Etna com transfer privativo ou guia particular
Enfim, se você não gosta de passeios em grupo, mas também não está de carro e não pode ir ao Etna por conta própria, você pode optar por contratar um transfer privativo.
Dá, por exemplo, para fazer um passeio incluindo Etna e uma vinícola, ou ainda associar Etna e Taormina (perfeito para quem se hospeda em Catania ou em Siracusa). Além disso, é possível incluir o serviço de guia que fala português. Enfim, os percursos são criados sob medida, de modo a atender as exigências do cliente. Para saber mais sobre os serviços ou pedir um orçamento, veja nossas opções de tours no Etna.
Planeje sua viagem
Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.
Olá Patrícia,
Estou descobrindo a Sicília através das suas dicas. Estou anotando item por item. Muito obrigado desde já e parabéns pela forma objetiva e interessante como faz seus comentários e dicas.
Eu aproveito para fazer duas perguntas, já que estaremos indo pra Sicília no final de abril/22, após a pandemia e ficaremos hospedados em Catania:
1 – Embora seja um pouco subjetivo, qual o tempo aproximado para visitar apenas as Crateras Silvestri e seus arredores?
2 – Como pretendemos visitar Taormina após o Etna, eu gostaria de saber se restaria tempo útil para visitar aquela cidade, mesmo sem podermos conhecer muitas atrações?
Muito obrigado e parabéns novamente.
Olá Alberto,
Que maravilha saber que o site está ajudando no planejamento da sua viagem. Desde já agradeço as suas perguntas, pois sem dúvida elas vão ajudar outras pessoas. Vamos lá.
1) Normalmente, para ver as crateras Silvestri com calma gasta-se em torno de 1h/1h30. Se for subir com o teleférico, aí você acrescenta outra hora.
2) Sim, dá perfeitamente para visitar Etna e Taormina no mesmo dia. Tanto que este é um passeio que fazemos muito (tem também várias opções de excursões). Porém é necessário sair de Catania por volta das 9h. Assim você passa a manhã toda no Etna e dedica a tarde a Taormina. Considere que Taormina é uma cidade pequena, portanto em uma tarde você consegue ver praticamente todos os seus pontos turísticos.
Espero ter ajudado!
Um abraço,
Patricia
Nossa, Patrícia, além de muito legal, você é rápida no gatilho. rsrsr. Já no dia seguinte estava aqui sua resposta, que, aliás, foi muito objetiva e útil, como sempre.
Pois bem, agradeço novamente e certamente seguiremos suas dicas.
Oi, tudo bem?
Primeiro, obrigada pelo conteúdo incrível de sempre.
E segundo, vou para Sicilia em Setembro. Quero fazer o passeio pelo Etna de carro até os 2.000m e depois ir até o topo de 4×4. Para isso preciso pagar 30 euros pelo teleférico e mais 50 pelo 4×4 (totalizando 80 euros) ou os 50 já incluem teleferico+4×4? Fiquei com dúvida.
Outra coisa, qual opção sai mais barata: ir de carro e contratar lá teleférico + 4×4 lá; ou pegar passeio com tudo saindo de Catania?
Dese já te agradeço muito.
Beijos e ótimo dia
Olá Ana!
Que bom que gostou do conteúdo aqui do site.
O teleférico vai dos 2000m a 2500m e custa 30 euros. Essa é uma opção para quem quer parar nos 2500 e fazer um passeio por ali mesmo. Para continuar com os 4×4 até 2900m, são mais 50 euros, totalizando 80 euros. Enfim, são duas opções de bilhetes, o de 30 (só teleférico) e o de 80 no total (teleférico + 4×4). É assim caro mesmo. Isso porque para ir a 2900m é obrigatório um guia alpino/vulcanológo, pois afinal de contas estamos em um vulcão ativo.
A opção mais barata é ir de carro até 2000m e ficar por ali mesmo. É um cenário que já é incrível e é grátis. Lá você pode visitar duas crateras.
Os passeios saindo de Catania vão sempre custar mais caro, pois estará incluso o transporte, seguro, guia, o serviço da agência e todos os outros custos operacionais. Não se engane com os passeios que custam 50/60 euros por pessoa. Estará escrito lá que não está incluído o preço do teleférico. Portanto, se você procura mesmo a opção mais barata, melhor ir por conta própria.
Espero ter ajudado!
Um abraço,
Patricia
Muito obrigada pela sua resposta!
Quanto tempo você acha que demoraremos para visitar o Etna na opção completa (carro + teleférico + 4×4)?
Acha possível irmos à Tormina em seguida?
Beijos e ótimo dia
Oi Ana,
Em média gasta-se cerca de 4h ou 5h para fazer esse percurso que você citou. E é super viável ir a Taormina em seguida. De fato, esse é um passeio clássico que muitas agências oferecem (inclusive a minha) e dá tranquilo para fazer, principalmente no verão, quando escurece só por volta das 20/21h!
Um abraço,
Patricia
Olá Patrícia, primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo seu blog . Ele é de muita utilidade.
Estou indo para Sicília no final de setembro. Tenho a pretensão de subir ao Etna de carro e parar até 2000 , crateras silvestri , inativas. Preciso levar que tipo de casaco e calçado? E muito frio nessa altura em setembro ? Precisarei alugar roupas e calçados ? Não pretendo subir no teleférico e crateras ativas.
Grata
Olá Suzete!
Em setembro as temperaturas ainda são quase de verão, mas no Etna vai fazer mais frio por causa da altitude. Sendo assim, eu te aconselho a levar pelo menos um casaquinho leve, um moletom, enfim algo que te deixe confortável caso faça frio. Considere que a 2000m normalmente faz cerca de 10ºC a menos do que a temperatura de Catania. Por exemplo, se em Catania estará fazendo 30 graus, é provável que no Rifugio Sapienza a temperatura seja de 20ºC. Porém, você também deve considerar o vento e tempo nublado. Isso contribui muito na sensação térmica.
Para você ter uma ideia, estive nas crateras silvestri poucos dias atrás. Em Catania fazia 28ºC e sol, porém lá em cima eu tive que usar uma jaqueta jeans, pois algumas nuvens cobriam o sol.
Em relação aos calçados, basta um tenis comum ou um outro sapatinho fechado adequado para andar na areia. Te aconselho a usar um calçado escuro e fácil de limpar, porque a terra é preta e suja muuuuuuito!!
De qualquer forma, não será necessário alugar nada, não se preocupe.
Se tiver mais dúvidas, é só perguntar.
Um abraço,
Patricia
é possivel visitar em um aparada de cruzeiro em Messina?
Olá!
Depende do tempo de parada do cruzeiro. Considere que somente o deslocamento do porto até o Etna dura cerca de 2h.
Att.,
Patricia
Prezada Patricia!
Estamos indo para a Sicília em fim de Abril/inicio de Maio pretendemos usar como cidades bases desta as cidades de Palermo e depois de carro teríamos como base Catania quando voaremos para o continente através do aeroporto de Catania, porem neste final de Dezembro houve um terremoto de 4,5 Richter e aumento da atividade do Etna, consultei o site do aeroporto CTA e vi que houveram voos suspensos ou atrasados devido a estes fenômenos naturais. Aí estou em dúvida: compro a passagem de volta da Sicília através do aeroporto CTA ou melhor seria no último dia voltar a PMO para voltar deste aeroporto? ou dá para arriscar e manter a volta por CTA? Acontece frequentemente interrupções de voos e decolagens no aeroporto CTA?
Olá Jorge,
As interrupções não são frequentes. Acredito que essa foi a única vez este ano. Infelizmente todos os lugares são passíveis de catástrofes naturais, se não for a erupção de um vulcão, pode ser uma tempestade. É algo que não podemos prever e que pode acontecer em qualquer lugar. Eu te diria de manter seus planos, mas se você se sente inseguro, uma alternativa pode ser inverter a rota e iniciar seu roteiro por Catania, deixando a volta para Palermo. A ordem dos fatores não altera o produto!
Quando aconteceu a emissão de cinzas que determinou o fechamento do aeroporto por algumas horas, alguns voos puderam aterrissar, outros foram desviados para Palermo. O problema eram as decolagens.
Espero ter ajudado!
Um abraço,
Patricia
Olá Patricia, encantada com a Sicília, encantada com seu blog!!! Uma dúvida que não entendi muito bem: se eu chegar até o Rifugio Sapienza de carro alugado, com 60 euros eu consigo visitar o topo? (30 do teleférico e mais 30 do 4×4)? Ou tem mais algum custo? Daí nessa opção haveria um guia incluso neste preço de 60 euros? Muito obrigada!!! Ah! E a pergunta que não quer calar: Em que cidade dessa ilha incrível você mora? Rs
Oi Janaina,
Com o teleférico não se chega ao topo do Etna, mas a 2500m de altitude, depois se prossegue até 2900m com os 4×4 e o guia.
Nestes 60 euros estão incluídos, o 4×4 e o teleférico e o guia. É importante que saiba que o funcionamento do teleférico depende das condições do tempo no dia.
Eu moro próximo a Catania, vejo o Etna da minha janela! 🙂
Um abraço,
Patricia
Bom dia.
É possivel informar-me de possiveis alternativas para visitar o vulcão ETNA com saida do Porto de Civitavecchia?
Obrigada
Olá Monica,
Acho que há algum engano, pois o porto de Civitavecchia fica em outra região da Itália, próximo a Roma. Para que tenha uma ideia, Civitavecchia dista 900km de Catania (veja a distância: https://goo.gl/maps/TJSyxcHrHYr).
Para visitar o Etna, você precisa vir para a Sicília, mais especificamente para a costa leste da ilha. Como poderá ver no texto acima, os passeios saem sempre de Catania ou Taormina, que seriam as cidades mais indicadas a partir do qual visitar o vulcão Etna.
Um abraço,
Patricia
Olá Patrícia, Tudo bem? Vou pra Sicília em Maio de 2019 tenho muita vontade de fazer a visita ao vulcão, porém vou com meus dois filhos, um com quase 7 e outro com 1 ano e 10 meses à época da viagem. Vc sabe me dizer até que ponto são permitidas crianças?
Obrigada, bjus
Boa tarde Patrícia,
Parabéns pelo seu blog, é de grande ajuda.
Vou agora dia 12/08 para Sicília.
Uma dúvida, estive a ver aquelas excursões que recomendou no link para visitar o Etna e não encontrei nenhum que vá mesmo às crateras mais altas, em geral ficam pelos 2000m, encontrei um que leva até essa altitude e depois deixa a opção das pessoas seguirem sozinhas de teleférico pago no local. é assim que funciona ou tem algum conhecimento de uma excursão que saia de Catânia que faça o percurso até o ponto mais elevado possível.
Muitíssimo obrigado e cumprimentos
Esqueci o ?
Oi Ricardo,
Desculpa, mas estava viajando e respondo ao seu comentario somente agora (talvez tarde demais!).
O acesso a 3000m acontece somente com os guias de montanha e os 4×4 da Funivia dell’Etna, por isso que você só encontra essas opções até 2000m.
O Etna é um vulcão ativa, então imagina se eles deixassem toda e qualquer agência subir até os 3000? Poderia terminar em catástrofe.
Divirta-se aqui na Sicília!
Um abraço,
Patricia
Oi patricia! Boa noite! Estou indo no próximo mes de maio e quero chegar aos 3000m. Nao estou encontrando os guias de montanha especializados para isso. voce tem algum para indicar?
Também gostaria de dicas de praias boas pela região. Obrigada!
Ola. Eu estive lá. Pelo que vi, vc contrata os guias lá mesmo, na hora.
Oi Olivia,
Se você for de carro, pode contratar os guias da funivia, na hora.
Se você for de excursão, tem as opções que vão até 3000m (para eu poder indicar alguma, precisaria saber onde você estará hospedada).
Em relação as praias, dá uma olhadinha no que já escrevi: https://descobrindoasicilia.com/tag/praias-da-sicilia/
Um abraço,
Patricia
Meu marido e eu vamos a Sicília em dezembro e pretendemos visitar o Etna com passeio guiado partindo da Catania. Pergunto, temos que ir de carro até o Etna ou o passeio é desde a cidade de Catania?
Olá Soraya,
Há várias opções de passeios com saída de Catania. Veja aqui: https://www.partner.viator.com/pt/16191/travel-tips/Passeios-para-o-vulc-o-Etna-saindo-de-Catania/ttd
Um abraço,
Patricia
Olá Patrícia. Como anteriormente comentado por mim em outra pergunta, parabéns pelo seu trabalho, ele auxilia muito. Agora minha dúvida é quando a visita ao Etna. Meio dia de visita, ou seja, chegando por volta das 13:30 da tarde, é tempo suficiente para conhecer o vulcão ou seria melhor chegar sendo pela manhã? Vou de carro então não vou depender de transporte público para voltar a Taormina. Também gostaria de saber se vale a pena, além do bondinho, fazer o segundo patamar com os ônibus 4×4? Obrigado.
Olá Douglas,
Meio dia é tempo suficiente, sim. Dependendo de quando você vier, se for agora no verão, melhor ainda porque vai estar claro até umas 20h. Já se for no inverno, é melhor visitar de manhã.
Os ônibus 4×4 te levam até as crateras mais altas, então vale a pena se você tiver tempo e disposição.
Um abraço,
Patricia
Patrícia, tudo bem? Nossa viagem está quase chegando e eu só tenho a agradecer toda a sua gentileza e presteza durante todo o processo de planejamento. Tínhamos pensado em fazer o passeio do por do sol saindo de Taormina, mas ele não está disponível nos dias que estaremos lá. Como já conversamos antes, tendência forte em mudar os planos e alugar logo um carro já no aeroporto de Catania. Dúvida final, se formos de carro até o Rifugio Spienza, podemos contratar um guia lá, nas tais casinhas de madeira, certo? Esse guia nos levaria até que altitude?
Segunda pergunta, compensa fazer a ida ou a volta do passeio passando por Randazzo e Bronte? OU é uma volta que acrescenta pouco?
Muito obrigada
Carolina
Olá Carol,
Como tinha te respondido antes, dá para contratar o guia diretamente lá no rifugio Sapienza.
Mas em relação a Bronte e Randazzo, se você tivesse bastante tempo disponível, até valeria a pena, sobretudo Randazzo porque é bonitinha. Mas acho que seu tempo está bem limitado, não é? Colocando na balança, no seu caso acho que uma parada nessas cidades acrescentaria pouco.
Um abraço,
Patricia
Patrícia, fomos por conta própria e foi muito bom. Chegamos lá, subimos até o topo ( excluindo a parte da caminhada até o topo mesmo) e foi perfeito. Obrigada por nos orientar tão tem.
Boa tarde Patricia. Meu nome e Ronaldo e minha esposa Denise tem seguido vice. Vamos dia 27 para a Sicília e fizemos nossa programação seguindo suas dicas. Parabéns e obrigado
Ola Patricia, obrigada por todas as dicas que nos da por aqui.
Duvida, cliquei no link para as excusões e vi la como novo um passeio com Guia que fala portugues ( tem la a bandeira do Brasil). Entretanto, so vi que saem de Catania. Nenhuma opção saindo de Taormina: E isso mesmo;
Oi Carol,
Essa opção em português é nova, apareceu há pouco tempo, e por enquanto só tem com saída de Catania mesmo. Na verdade nem sei te dizer até que ponto este “português” é confiável. rsrs
Um abraço,
Patricia
Oi
Poderia mandar o link?
Oi Livia,
Ela se referia a essas excursões aqui: https://www.partner.viator.com/pt/16191/search/etna
Não entra este link, me manda de novo por favor
Me manda o link por favor
Oi Livia,
Veja esses: https://www.partner.viator.com/pt/16191/tours/Catania/Etna-full-day/d22664-63268P2
https://www.partner.viator.com/pt/16191/tours/Catania/Etna-and-Alcantara/d22664-63268P13
Oi Patrícia, muito bom seu post, me tirou várias dúvidas! Me diz uma coisa: eu quero fazer o passeio que sobe até os 3300m, vc indica algum tour saindo de Catania que vá até o topo? Encontrei esse https://www.viator.com/tours/Catania/Etna-and-Taormina-Full-Day-Tour-from-Catania/d22664-19933P2 mas pelo que entendi tem que pagar extra pra pegar o 4×4 e chegar a 2900m. E depois não fala nada sobre chegar a 3300m. Pode me ajudar? Muito obrigada e parabéns pela página!!
Olá Priscila,
Por questões de segurança, a maior parte dos tours vai só até 2900 e com o 4×4 da funivia do Etna. O Etna é um vulcão ativo, então por isso nem sempre é possível subir até 3300, razão pela qual é bem difícil encontrar tours que subam até lá. Eu encontrei essa opção aqui que vai até 3340m -> https://www.partner.viator.com/pt/16191/tours/Catania/Etna-Summit-Trekking-3340m/d22664-47969P5 , mas ela só está disponível a partir de 4 de junho (certamente porque a subida até lá depende das condições do tempo).
Espero ter ajudado!
Um abraço,
Patricia
Estive lá há alguns dias e para subir até os 3300 você precisa contar com a sorte ( o vulcão precisa permitir) e ter bom preparo físico. Me foi dito também que para a subida dos 2900 aos 3300 m você precisa assinar um termo de responsabilidade
Bom dia, Patricia
Otimas as tuas informações!
Vou fazer um intercambio em Malta e pretendo ficar um final de semana em Catania, para fazer o passeio de 1 dia ao Etna.
A temperatura la em cima diminui bastante? vou em setembro e nao vou levar muita roupa de frio.
outra pergunta é se eu consigo agendar o tour de ultima hora?
abraços.
Olá Aline,
A temperatura no Etna diminui bastante, sim. Pode também ventar muito. Mas as agências que fazem esses passeios também alugam casacos se estiver fazendo muito frio.
Eu te aconselharia a agendar o tour no máximo até dois dias antes.
Um abraço,
Patricia
ola, quero ir à sicília em maio, é possível ver o vulcão ativo em erupção, com fogo? é uma boa época para ir ao local em maio? É possível fazer excursão às crateras baixas e altas, gargantas do alcântara, por do sol e degustação de vinhos em um dia?
Olá Maria Eugenia,
O Etna entra em erupção só quando ele quer, por isso só se você tiver muita sorte que a sua estadia coincida com uma erupção dele é que poderá ver – de longe – a lava.
Eu não conheço nenhuma excursão para o Etna que inclua isso tudo (não daria tempo!). Dá para fazer pelo menos Etna, Alcantara e vinhos, mas incluir o pôr do sol aí acho difícil. Veja aqui: https://www.partner.viator.com/pt/16191/search/etna+alcantara?topx=1-15&page=1
Um abraço,
Patricia
Olá Patricia,
Seu blog inspira e da vontade de estar sempre em contato com notícias da Sicília, PARABÉNS!!!
Fiquei interessada em ir de Catania ao Etna por conta própria, no entanto, no site da AST não aparecem opções, você sabe de alguma outra opção para ir por conta própria que não seja de carro?
Outra dúvida: você sabe de onde partem os ônibus de Catania a Taormina e um ponto de referencia para que eu me hóspede perto do local desse ônibus.
Muito Obrigada!
Olá Cristina,
Eu não recomendo de modo algum você ir ao Etna por conta própria com transporte público, por um motivo básico: só tem um ônibus para ir e um para voltar, esse mesmo da AST. Mas imagina se você perde o ônibus da volta, ou então precisa voltar antes por algum motivo? Confie nos serviços de profissionais especializados e contrate uma excursão. É um passeio que você faz com segurança!
Os ônibus de Catania para Taormina (empresa Interbus) param na Via Archimede (veja no Google Mapas: https://goo.gl/maps/6ENpQHcYaVs), nas proximidades da estação de trens central, mas aquela não é uma boa área para se hospedar. Porém, como o centro de Catania não é muito grande, se você se hospedar na área da via Etnea, Catedral, etc, dá para ir a pé até a estação.
Um abraço,
Patricia
Olá Patricia,
Caso eu compre o passeio de 1 dia até as crateras mais altas eu também posso visitar as crateras Silvestri?
No caso da 4×4 tbm tenho essa opção?
Qual empresa de turismo local você indica para compra de passeios em Taormina?
Abraços,
Tarsila
Olá Tarsila,
Normalmente a excursão até as crateras mais altas já incluem as crateras Silvestri.Isso porque se for previsto o acesso de teleférico, é lá perto das crateras Silvestri que ele fica!
Já os passeios de jipe quase sempre são feitos pelo lado norte do Etna, em Piano Provenzana, aí neste caso não se visita as crateras. Antes de comprar o passeio, leia a descrição, vai ter escrito que lado do Etna se visitará ;).
Quanto aos passeios em Taormina, você pode dar uma olhadinha nestas opções de excursões de atividades e excursões na cidade -> https://www.partner.viator.com/pt/16191/Taormina/d4237-ttd
Um abraço,
Patricia
Olá Patricia,
O seu site é ótimo. Viajarei para a Sicilia em Abril com meus pais, eles são idosos. Neste passeio do Etna o mais simples é possível que eles venham a fazer?
Grata,
Olá Lorena,
Não há limites de idade para fazer a excursão ao Etna, desde que eles não tenham problemas de locomoção. O passeio também só não é recomendado a quem tiver problemas cardíacos, por causa da altitude. Se seus pais não tiverem nada disso, podem ir tranquilamente. É um passeio imperdível!
Um abraço,
Patricia
Obrigada Patricia pelas dicas…me ajudou muuuito! Gde abraço!
De nada, Esther!
Se tiver mais dúvidas, é só perguntar.
Um abraço,
Patricia
Olá Patrícia! estarei hospedada em Taormina em Agosto de 2017 e estarei com um carro alugado. Gostaria de fazer um bate e volta para Catania e Etna. Você acha que seria possível eu conhecer pela manhã o Etna e a tarde Catania ou vice versa ? Obrigada
Olá Esther,
É possível sim, apesar de um pouco apertado (o passeio em Catania teria que ser um pouco rápido). Considere que em Agosto faz bastante calor, então você pode aproveitar para conhecer Catania de manhã e passar a parte mais quente do dia no Etna. Outra opção é passar um pouco mais de tempo no Etna, indo a Catania por volta das 16h (considere que entre 13 e 16h o comércio fecha).
Um abraço,
Patricia
Oi, Patricia, tudo bem?
Estou perguntando nos posts específicos, me perdoe se eu já tiver perguntado, ok?
Ficarei hospedada em Taormina e queria subir o Etna mas não quero colocar correntes, sei que é obrigatório a partir de um certo ponto (vou meados de janeiro). Consigo pegar van? Onde? 4×4? Teleférico se o clima permitir? Não quero excursão. Li, não sei onde que era fácil, mas não sei como ver detalhes.
Agradeço tudo, desde já
Oi Vania,
Pois é, se houver neve na pista as correntes serão obrigatórias (sem elas o carro não consegue caminhar, derrapando e… você pode imaginar).
Os 4×4 são para as excursões durante a primavera-verão-outono. Isso porque os lugares que eles percorrem ficam cobertos de neve, virando pistas de esqui. Esses veículos são da própria empresa do teleférico (os bilhetes você compra no local). Tudo vai depender da quantidade de neve no período!
Você tem duas opções: contrata uma excursão ou segue de carro por conta própria até onde for possível. De repente a quantidade de neve é pouca e você consegue caminhar sem correntes. No entanto é aconselhável (e prudente) ter as correntes à bordo do carro,para montá-las em caso de necessidade.
É muito fácil ir (basta colocar no seu navegador “Rifugio Sapienza”), mas no inverno pode ter essa complicação da neve na pista.
Um abraço,
Patricia
Oi Patricia, eu e meu namorado estamos programando ir no Etna, em novembro 07/11, pretendemos alugar um carro, na verdade estaremos em Reggio de Calabria e vamos até o Monte, queria tirar uma dúvida, no estacionamento do parque, ele é pago, é zona azul, como funciona?! Os carros 4X4 que contratamos lá, também, guiam?! Obrigada!
Oi Patricia!
Sim, nos estacionamentos há faixas azuis e você paga um ticket, deixando-o visível no painel do carro. Só não lembro se o pagamento é todos os dias, ou se há dias gratuitos, mas basta você olhar na plaquinha que fica no próprio estacionamento. Você compra o ticket no bar tabacchi que fica lá próximo ao estacionamento.
Quanto aos carros 4×4, quando você compra o bilhete do teleférico, está incluído um trecho de 4×4 até as partes mais altas do vulcão.
Um abraço,
Patricia
Outra dúvida, no dia seguinte, terça-feira, irei a uma pequena cidade, chamada Valguarnera Caropepe, para conhecer as origens da família de minha esposa. O que mais de interessante tem por perto?Paisagens, mercados de alimentícios e lembranças?
Obrigado.
Bem, nunca estive em Valguarnera (não é uma cidade de interesse turístico), mas bem pertinho de lá fica Enna (5 coisas para ver e fazer em Enna), a Villa Romana del Casale, que é Patrimônio da Humanidade da Unesco (https://descobrindoasicilia.com/2014/03/villa-romana-del-casale/) e, se quiser fazer umas comprinhas, também o Sicilia Outlet (https://descobrindoasicilia.com/2015/01/compras-na-sicilia-conheca-o-sicilia-outlet-village/).
Espero ter ajudado!
Patricia
Bom dia,
chegarei na Sicília (Catânia) na próxima segunda-feira, por volta de 13:00. Vou alugar um carro para ir para Siracusa e dormir por lá. No trajeto gostaria de conhecer o Etna. Qual a melhor opção? Como estarei com GPS, qual destino deverei seguir para chegar até o acesso do teleférico?
Obrigado
Olá Gustavo,
Como citei no tópico que está no texto “Como ir ao Etna por conta própria”, paga pegar o teleférico é preciso ir até o Rifugio Sapienza (é este nome que você terá que colocar no seu GPS), que fica no município de Nicolosi.
O Etna não fica exatamente no caminho entre Catania e Siracusa, leve em consideração que o passeio total vai durar pelo menos umas 4 horas.
Um abraço,
Patricia
Obrigada pelos esclarecimentos!
Um beijo
Flávia
Oi Patrícia, me tira uma duvida:
Em Taormina tem alguma excursão/ transfer até o refúgio e lá você explora por sua conta fazendo os passeios oferecidos pelo próprio refúgio ( funicular e 4×4)?
Ou as excursões já estão incluídos o funicular e o 4×4, caso desejarmos?
Teria noção de preço? Na média as agências de turismo receptivo em Taormina cobram o mesmo preço?
Pois não iremos alugar carro nesta região devido à facilidade de transporte e quero muito subir o Etna!
Obrigada!
Oi Flavia!
A maior parte das excursões que vão pelo lado do Refúgio Sapienza já incluem o funicular e os veículos 4×4. Tem algumas mais simples que só vão até o Rifugio, mas neste caso acho que não teria o menor sentido vocês subirem por conta própria. Bom mesmo é ir com guia! Clica nos links que coloquei aqui no post para vc ver o preço, pois cada excursão tem um preço diferente. Geralmente as mais baratas custam 33 euros (as que vão só até o Refúgio). As mais caras, que duram o dia todo e incluem almoço, até 70, 100 euros.
Um abraço,
Patricia
Oi Patricia, estou em catania e tenho dois dias… Quero subir o Etna, é minha prioridade aqui… Estou de carro, tenho como ir até o refúgio e compra lá o restante da subida… E ver o por do sol???
Oi Willian,
Você pode sim ir por conta própria, mas não sei te dar informações precisas sobre o pôr do sol porque as agências que fazem esse tour vão pelo lado do Etna oposto ao Rifugio Sapienza. Além disso, o teleférico só funciona até as 16h15 e sol se põe só depois das 19h!
Um abraço,
Patricia
Patricia, te enviei email, dizendo que eu e minha esposa compramos passagem para conhecer a Sicília de 30/Jul a 07/ago.
Quais 4 cidades mais importantes devemos priorizar ?
Queremos contrata-la p um passeio em taormina
Olá José!
As quatro cidades mais importantes são Palermo, Taormina, Siracusa e Agrigento (o Vale dos Templos), mas é sempre uma escolha relativa, porque as pessoas podem não ter interesse em conhecer um parque arqueológico e preferir uma cidade barroca, por exemplo. Normalmente são essas que citei, mas tudo depende muito do seu gosto pessoal.
Eu infelizmente não sou guia de turismo, apenas escrevo sobre a Sicília do ponto de vista de quem mora, mas se precisar de uma guia em Palermo tem a Raffaella!
Um abraço,
Patricia
Olá querida! tudo bem?
A cada nova visita em seus posts aumenta a vontade de voltar e ver mais desta ilha maravilhosa.
abraço
Oi Luiz!
Que bom saber que meus textos te dão vontade de voltar! A propósito, como anda a organização da próxima viagem?
Um agrande abraço,
Patricia