“Festino” de Santa Rosalia em Palermo

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Festino” de Santa Rosalia em Palermo

10/07/2019 - 15/07/2019

Santuário de Santa Rosalia em Palermo

Talvez a mais importante festa religiosa e popular de Palermo, o Festino de Santa Rosalia é um evento que atrai milhares de turistas. É uma mistura de fé e folclore, coisa que frequentemente acontece nas festas religiosas da Sicília. Ela acontece entre os dias 10 e 15 de julho.

Festino de Santa Rosalia exprime bem a forte relação que existe entre o povo de Palermo e a sua santa padroeira, ou melhor, a Santuzza. Durante a festa , praticamente a cidade inteira se reúne nas ruas do centro para agradecer a Santa Rosalia pelo “milagre” que aconteceu em 1625, quando seus ossos, encontrados numa gruta do Monte Pellegrino e conduzidos em procissão pelas ruas da cidade, livraram Palermo da peste (já contei esta história AQUI).

Foto: festinosantarosalia.it
Foto: festinosantarosalia.it

A festa dura 5 dias, mas é o dia 14 de julho aquele mais importante, quando o grande cortejo acompanha o decoradíssimo carro com a estátua da santa da Catedral de Palermo, seguindo pela Via Vittorio Emanuele, até o Foro Italico. Durante os dias de festa, além das celebrações religiosas, há também espetáculos de música, dança, teatro e muita queima de fogos de artifício.

O dia 15, após o término dos festejamentos (oficiais e aqueles dos bairros), é dedicado aos agradecimentos, às orações a Santa Rosalia e a uma procissão onde as relíquias da padroeira de Palermo são levadas em uma urna de prata pelas ruas da cidade. O precioso andor é acompanhado por uma multidão de fiéis, pelo Cardeal de Palermo, pelo prefeito e outras autoridades. A procissão termina à meia noite, quando a urna de Santa Rosalia retorna à catedral.

Clique AQUI para ver a programação do Festino de Santa Rosalia 2019.

ASICILIA5

Detalhes

Início:
10/07/2019
Final:
15/07/2019
Categorias de Evento:
,
Evento Tags:
,

Local

Palermo