Festa de Santa Luzia em Siracusa

Carregando Eventos

« Todos Eventos

Festa de Santa Luzia em Siracusa

13/12/2018 - 20/12/2018

Festa de Santa Luzia em Siracusa

A Festa de Santa Luzia é celebrada em Siracusa todos os anos e pode ser uma ocasião para quem é devoto da santa visitar a cidade. Luzia nasceu em Siracusa e seu martírio ocorreu em 13 de dezembro de 304.

Leia: Siracusa: Os lugares de Santa Luzia

A festa de Santa Luzia

30 de novembro. Oficialmente, o Dia de Santa Luzia começa na tarde de 30 de novembro, quando uma banda de música atravessa as ruas de Ortigia. Este evento marca o início da chamada “trezena”, ou os 13 dias que precedem a festa, quando são realizadas muitas orações e outros momentos religiosos.

13 de dezembro. É o verdadeiro dia da festa de Santa Luzia. À tarde, na Piazza Duomo começa a procissão que traz o simulacro da santa para retraçar os passos de seu martírio, atravessando as ruas da cidade. Depois de cumprimentar os marinheiros que sucumbiram no Portão da Marina, a estátua chega à Basílica de Santa Lucia al Sepolcro, onde permanecerá pelos sete dias seguintes.

20 de dezembro. Também chamada de oitava, a estátua da santa, seguindo outro caminho, volta a Ortigia. O retorno à catedral é saudado com um show de fogos de artifício.

Então, se você visita Siracusa neste período, vai perceber a grande devoção que o povo sente profundamente pela santa padroeira da cidade na festa de Santa Luzia.

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

Detalhes

Início:
13/12/2018
Final:
20/12/2018
Categorias de Evento:
,
Evento Tags: