Erice é uma cidade tão pequena quanto linda e carregada de mitos, como todo burgo medieval que se preze. Além disso, é um lugar ideal para um passeio bate e volta para quem se encontra em Trapani, Castellamare del Golfo e até mesmo Palermo. Enfim, vamos à descoberta desse vilarejo e do que fazer em um dia por lá?
Localizada no topo de um monte, com pouco mais de 500 habitantes, Erice parece que parou no tempo. Mas só mesmo os grupos de turistas (principalmente alemães) e o preço do estacionamento para me lembrar que não estava na Idade Média.
Passeio em Erice
Inicie seu passeio em Erice pela Porta Trapani, aquela próxima do funicular e também do estacionamento. A partir dali, siga pela Via Vittorio Emanuele, que te leva até a Piazza Umberto, a principal praça de Erice.
Entre as duas pontas da cidade, surge a igreja Matriz de Erice, a mais importante da cidade.
O que ver em Erice: a igreja matriz
A Igreja Matriz, em estilo gótico, foi construída sob ordem do rei Frederico II de Aragão em 1312, utilizando material proveniente do templo de Vênus (já vi esta história antes). Já a torre remonta aos séculos IV ou III a.C., o período em que Roma combatia contra Cartago pelo domínio da área do Mar Mediterrâneo, mas teria sido reconstruída no final do século XIII, também sob ordem de Frederico II, tornando-se, posteriormente, o campanário da igreja.
É possível visitar a parte interna da torre e o ingresso custa 2 euros. Com bastante fôlego e concentração para subir os 108 degraus da escada em espiral, chega-se ao alto da torre. No meio do caminho, você pode dar uma descansada e parar para admirar o panorama de Erice pelas janelas. No entanto, quando estive lá, o vento no alto da torre era incrivelmente forte, tanto que eu não consegui ficar mais que dois minutos do lado de fora.

Erice vista a partir de uma das janelas da Torre
A fachada da igreja ainda é a mesma desde a construção, mas a parte interna foi reconstruída em estilo neogótico no século XIX, depois do teto ter desabado duas vezes, em 1853 e em 1857. A particularidade deste lugar é a decoração minuciosa do teto e de algumas partes da parede. Parecem de renda!

O ingresso para entrar na Catedral também custa 2 euros, como aquele da Torre.
Admire cada ruazinha
Tive a sorte de visitar Erice sempre em dias de sol (apesar do vento extremamente forte). No entanto, devido à altura do lugar, em um dia nublado, é possível caminhar literalmente no meio das nuvens e a visibilidade nas ruazinhas fica quase zero.
As ruas de Erice são repletas de lojinhas de souvenirs, restaurantes e confeitarias. Além disso, de longe dá para sentir o perfume maravilhoso de doces recém-saídos do forno.
Uma dica: Conheça a história dos tapetes de Erice feitos à mão!
O castelo de Erice
Certamente o cartão postal da cidade é o magnífico Castello di Venere (Castelo de Vênus), uma fortaleza construída pelos normandos bem onde surgia o templo de Afrodite, entre os séculos XII e XIII. Embora seja bem interessante por fora, somente algumas partes do seu interior podem ser visitadas. No entanto, mesmo só visitando-o externamene, dá para captar a força defensiva que possuía este castelo.

Uma curiosidade: O Castelo de Erice aparece em algumas cenas do filme Acquaman!
E o que dizer do panorama que se tem lá do alto, que dá para ver desde San Vito Lo Capo até as ilhas Égadi?

Poderia ficar horas e horas curtindo esta paisagem
É possível visitaro castelo todos os dias, das 10 às 16h no período de 01/01 até o último domingo de março; até as 18h até 31/05, até as 19h de 01/06 a 14/07 e de 15/09 até o último domingo de outubro, até as 20h de 15/07 a 14/09. No entanto, no período que vai do dia seguinte ao último domingo de outubro até 31/12, o castelo abre somente nos sábados e domingos, das 10 às 16h, e de segunda a sexta somente mediante reserva, através do telefone +39 3666712832. Por fim, a entrada custa 5 euros (€ 6 em caso de ingresso combinado castelo + museu).
As delícias da Maria Grammatico
Não deixe de parar na Pasticceria Maria Grammatico para comer uns docinhos acompanhados por uma boa taça de Marsala. Entrei na confeitaria morrendo de frio e saí de lá revigorada, pronta para continuar batendo perna no sobe e desce das ladeiras de Erice. Recomendo muito um doce chamado “genovese“, uma espécie de broa recheada com creme. É de comer rezando!
Onde comer em Erice
Sem dúvida não faltam lugares onde comer bem em Erice. Um deles é o Ristorante Monte San Giuliano, do chef Matteo Giurlanda. O restaurante fica em uma casa que tem mais de 100 anos de história e oferece pratos da tradição siciliana.
Boas pedidas são o maccheroninco fresco con pesce azzurro (massa fresca com alici), o couscous trapanese e a massa com peixe espada, hortelã e tomate cereja (chamada garibaldina). Outro prato imperdível é o polvo assado que servido com um creme de batatas.

A entrada do restaurante e meu delicioso prato de polvo na brasa sobre um leito de creme de batatas. A conta sai por volta de 25/30 euros por pessoa.
Como chegar a Erice
São os vários os modos possíveis para chegar a Erice.
- Primeiramente, é possível utilizar a funicular que liga Trapani (localidade de Casa Santa) ao Monte Erice. A passagem de ida e volta custa 10 euros.
- Também é possível utilizar os ônibus da empresa AST que saem de Trapani;
- De carro, percorrendo a estrada panorâmica cheia de curvas que conduz ao topo do monte Erice. Neste caso, porém, prepare-se para o preço salgado do estacionamento (cerca € 2/h);
- Por fim, você pode também reservar nosso serviço de transfer privativo. Clique AQUI para saber mais ou solicitar um orçamento.
Dicas e informações úteis
- Meninas, estão pensando em visitar Erice de saia rodada? É extremamente desaconselhável! Nunca se sabe como vai tá a ventania lá em cima, então é melhor prevenir do que remediar.
- Mesmo no verão, pode haver dias com muito vento. Por isso, é sempre bom verificar a temperatura antes, para ver se será necessário um agasalho. Veja a previsão do tempo em Erice.
- Por fim, não perca o pôr do sol em Erice. É divino!
Um pouco da história de Erice
Antes de mais nada, Erice foi fundada pelos Elímios no século VII a.C. A mitologia conta que o nome Erice deriva de Éryx, filho da deusa Afrodite e do rei Butes.
Em Erice, os Elímios construíram um templo em louvor da deusa da fecundidade. Posteriormente, os Fenícios passaram a adorar a deusa Astarte, depois deles os Gregos louvaram a Afrodite e os romanos a Vênus. No período romano, todos os anos milhares de peregrinos visitavam o santuário para participarem de rituais que incluíam a criação de pombos e a prostituição “sagrada” das hierodulas (meretrizes compradas para serem oferecidas à Vênus).
Enfim, na era cristã, Erice continuou importante do ponto de vista religioso, pois ali, Normandos, Suábios e Espanhóis construíram mais de 60 igrejas.

Uma das portas de acesso à cidade
As muralhas de Erice são muito antigas, de época elímio-púnica (século VIII a.C.). Em algumas das pedras dos muros estão escritas as letras do alfabeto fenício “beth”, “ayin” e “peh”, que poderiam significar que a muralha possui olhos para ver o inimigo, boca para comê-los e é um porto seguro para os habitantes da cidade. Tão fabuloso, não?
Hoje Erice é um daqueles lugares que ainda mantém o fascínio medieval e não foi totalmente invadida pelo turismo de massa.
Planeje sua viagem
Olá Patricia, tudo bem? Estou montando viagem de 11 noites para Sicilia com meu marido. Chegaremos por Palermo em 22/4 e partiremos por Catania em 03/05. Nós dois preferimos as cidades pequenas para pernoitar. Dos lugares que pesquisei o que mais me apaixonei foi Ortigia, que ja reservei de 26/4 a 29/4 e Taormina de 29/04 até o dia da partida, mas estou quebrando a cabeça para resolver a primeira etapa. Ficaremos em Palermo só 1 noite, para que sobrem 3 noites na região de Trapani, que imagino, possamos fazer alguma viagem de barco. Mas Trapani também é grande né? Qual a cidade que voce me indicaria? Pretendo parar em Agrigento na ida para Ortigia. O que vc acha de meus planos?
Recebi esse email,não sei se posso palpitar!Quando viajei pela Sicília,o blog da Patrícia foi incrível nas dicas.
No caminho entre Palermo e Agrigento,visitamos Érice e dormimos em Menfi,fora da cidade nesse hotel que vale muito à pena,Forasteira Planeta.Tem um restaurante muito agradável e os vinho da própria vinícola
Em Agrigento o Villa Athena é dentro do Vale dei Templi.
Ortigya é maravilhosa e ficamos num hotel muito charmoso, Algilà Ortygia Charme Hotel.(fizemos bate e volta Noto)
Taormina é uma pérola.
Oi Teresa,
Super obrigada por deixar seu depoimento aqui. Suas dicas foram ótimas, espero que ajudem outras pessoas.
Um grande abraço,
Patricia
Oi Maria Teresa, adorei seus palpites, e queria te dar os parabéns pelos hotéis escolhidos. Que bom gosto. Muito especiais, mas muito caros…o Villa Athena estava $3.200,00 a diária e o Forasteria Planeta já estava lotado. Mas escolhi Menfi para pernoitar, pq é mais perto de todas as cidades q quero conhecer e ja fica mais perto de Ortigia. Gostaria de saber o hotel q vc ficou em Taormina.
um beijo
Ana
Olá Ana Maria,
Que pena que você vai ficar somente um dia em Palermo. É uma cidade que merece mais tempo.
Trapani não é muito grande, mas a partir de lá tem Erice para visitar e também Marsala (principalmente se você gostar de vinhos). O passeio de barco vai depender das condições meteorológicas, que em abril ainda são incertas.
De Trapani a Siracusa vai ser uma viagem longa, longuíssima! Você pretende parar em Agrigento e pernoitar lá? Considere que este percurso de Trapani a Siracusa passando por Agrigento dura quase 5h, sem contar as paradas.
As dicas da Teresa, incluindo um pernoite em Menfi, são ótimas.
Um abraço,
Patricia
Oi Patricia, que pena mesmo só 1noite em Palermo e que pena que só 11 noites na Sicília…
Respondi para Teresa e disse a ela que escolhi Menfi para pernoitar, assim fico mais perto de Ortigia.
muito obrigada
Ana
Oi,Ana
O Foresteria tem um restaurante muito gostoso tambóém!!!E no caminho para Agrigento tem Scala dei Turchi.
Realmente muito caro o Villa Athena!Nós pagamos bem mais barato,acho que é pq reservei com muita antecedência.Quem sabe vc poderia marcar um jantar no Villa Athena,as vistas a noite são deslumbrantes
O hotel de Ortiga pagamos 233 Euros o casal,é muito gostoso.O ponto é muito bom.
Em Taormina ficamos no Villa Carlotta,376 Euros,com café excelente.O ponto é muito bom e tem vários padrões de hotéis por perto,dá para vc chegar de carro. E ir à pé no centrinho,e no caminho tem lojas e cerâmica,loja de queijos e vinho que compramos para beber na varanda do quarto!!
Taormina é muito linda,genuína!!!
No blog da Patrícia tem tudo muito detalhado da Sicilia!
Aproveite muito bella Sicilia com seu mix de culturas!
Beijão
Muito obrigada Patrícia!!
Vou pesquisar mais
Oi Patricia!
Acho que esta cidadezinha é exatamente o que eu e meu marido estávamos procurando para conhecer dentre outras coisas na Sicilia.
Talvez consigamos estar ai em julho/17, ele é professor de história e queríamos pelo menos passar uma noite numa pequena cidadezinha medieval.
Será que lá tem algum hotel B e B, que se utiliza de algumas destas construções milenares?
Não queríamos ir de carro, gostamos muito de caminhar, gostaríamos de fazer a cidadezinha a pé, é segura? Você acha que existe um bom meio de transporte público para chegarmos até ela com malas?
De onde recomenda sairmos?
Ou acha que a melhor solução seria um alguem de carro? Lembrando que queremos ficar pelo menos uma noite.
Grata.
Olá Sandra!
Erice é realmente uma cidade encantadora. Boa parte dos B&Bs de lá utiliza as contruções antigas, veja essas opções aqui: http://www.booking.com/searchresults.html?city=-117077&aid=393726&no_rooms=1&group_adults=1
A cidade é muito segura, como todas as cidades pequenas da Sicília. E o único jeito de conhecê-la é mesmo a pé, porque ela muito pequena e é proibido o trânsito de veículos em boa parte do centro.
Considere que é Erice é um vilarejo no topo de uma montanha, portanto não há muitas opções de transporte público, aliás só tem 1. Como indiquei no texto, há um ônibus que sai de Trapani (é de lá que eu recomendo você sair. Para ir de Palermo a Trapani também tem que ser de ônibus). Uma outra opção ainda é contratar um táxi ou um transfer particular para chegar lá.
Enfim, de carro você chega a Erice quando quiser, sem se preocupar com os horários, porém há alguns contras: o estacionamento não é barato e a estrada para chegar lá é cheia de curvas fechadas. Se achar complicado pegar o ônibus, considere contratar um táxi ou transfer.
Se tiver mais dúvidas, pode perguntar.
Um abraço,
Patricia
Pingback: Erice: a mais linda cidade medieval na Sicília -
Oi Patrícia, tudo bem? Estou pesquisando sobre vinícolas com hotel na região de Palermo, Agrigento, Siracusa ou Taormina, você conhece algum pra indicar? Obrigada.
Oi Tatá,
Essa é uma pesquisa que eu tenho feito, porque gostaria de me hospedar em um hotel vinícola e escrever sobre eles aqui no blog. No entanto, até agora encontrei pouquíssimos. Os que eu descobri foram:
– Wine Resort Villagrande (http://www.booking.com/hotel/it/wine-resort-villagrande.html?aid=393726), em Milo, cidade nas encostas do Etna a 37km de Taormina;
– Relais Santa Anastasia (http://www.booking.com/hotel/it/relais-santa-anastasia.html?aid=393726), em Castelbuono, a 90km de Palermo;
– La Foresteria (http://www.booking.com/hotel/it/la-foresteria-planetaestate.html?aid=393726), que é da vinícola Planeta, a maior da Sicília, e fica em Menfi, região produtora de vinhos a 80km de Agrigento.
Como você pode ver, nenhum deles fica exatamente nas cidades de maior interesse turístico, mas nas redondezas.
Um abraço,
Patricia
Olá,Patrícia
Vou abusar mais um pouco.Sairemos de Palermo para visitar Segesta e Erice e dormiremos em Menfi.
Dúvida,sair de Palermo para Segesta,depois Érice e ir para Menfi pela costa,passando por Marsala?
Oi dá tempo de sair de Palermo,passar por Castellamare del Golfo,Segesta,Erice e voltar pela A29?
Ou ir de Palermo,Castellamare del Golfo,San Vito lo Capo,Erice e Segesta???
Um abraço
Obrigada
Maria Teresa
Maria Teresa,
De todas as opções que você citou, a melhor é Palermo – Castellamare del Golfo – Segesta – Erice, voltando pela A29. Até dá tempo passar em Castellammare, mas vocês só vão chegar na praia, ficar uma meia hora e voltar. Será que vale mesmo a pena esse desvio?
Nossa, vocês vão dar a volta na Sicília! Que legal! Uma curiosidade: Por que escolheram Menfi para dormir? É muito inusual, uma vez que é uma cidade totalmente fora da rota turística.
Depois vou adorar saber como foi essa viagem, heim?
Um abraço,
Patricia
Oi Patrícia,obrigada por nos orientar.
Seremos 3 casais,chegando em Palermo,2 noites.
Sairemos de Palermo com uma van e motorista por 5 dias,passando por Segesta,Erice.Dormiremos na Foresteria Planeta,fora da cidade,por ser um lugar bem simpático, e não termos que voltar para Palermo.
Próxima parada será Valle dei Templi, dormiremos no Villa Athena,para curtir aquela vista noturna.
Depois iremos para Siracusa,ficando em Ortigia por 2 noites e no caminho ficou aquela dúvida,Villa del Casale+ Caltagirone ou Ragusa????.No segundo dia de Siracusa,vamos à Neapolis e Noto.
De Ortigia vamos para Taormina por 3 noites.Termina o serviço do motorista.De Taormina,tem a opção de ir ao Etna,mas nem todos vão.
Voltaremos por Catânia.
Apesar de não conhecer a Sicilia,pesquisei vários roteiros e opções,organizei tudo sozinha pela internet.
Só descobri o seu site/blog depois.
Estou curtindo muito organizar esse roteiro,dou uma peneirada e depois discuto com os outros e decidimos.
Espero que a Sicilia me encante tanto quanto tenho sido encantada pela minha bella Italia(meus avós paternos eram italianos).
Um abraço
Maria Teresa
Pingback: As Estradas do Vinho da Sicília
Pingback: Natal na Sicília e a tradição dos presépios | Descobrindo a Sicília
Ola Patricia,estou conhecendo seu blog agora e ja estou nas nuvens!!!!!vou com minha irma para a Sicilia entre 1 e 15 /11/2014 .
De 1 a 10/11 estaremos num workshop de gastronomia entre Taormina e Modica.
Depois quando o grupo retorna ao Brasil, ficamos eu e minha irma ate 15 para curtir mais um pouco.Nossa ideia e alugar um carro e chegar ate Palermo .VOu ler seu blog todo mas se vc tiver alguma dica espacial estamos abertas a sugestoes!
bjs
Vania Maria
Olá Vania
Que bom que gostou do blog! Alugar o carro é uma ótima ideia. Vocês duas poderão ver bastante coisa nesses 5 dias restantes! 🙂
Um abraço,
Patricia
Patricia, tenho otimas lembranças de Erice… fiquei quase um dia inteiro… saudade! Lugar MARAVILHOSO!!!!
Preciso voltar pra Sicilia…
bjo
Então vem logo!
Bjos 🙂
É um burgo realmente muito charmoso, que dá para visitar em qualquer época do ano. Estive lá no último verão e a vista era um espetáculo. Tem algumas fotos lá no meu blog: http://www.brasilnaitalia.net/2013/09/erice-um-lindo-burgo-na-sicilia-com-vista-para-o-mar.html
Abraços para você e até mais,
Barbara
Oi Bárbara!
PARA TUDO!! Nossos posts têm praticamente o mesmo título? Eu não sabia que você tinha escrito sobre Erice. Vou mudá-lo agora mesmo, deixando somente “uma cidadezinha medieval” hahaha. Sem vista!
Um abraço,
Patricia