Em Palermo tem uma rua com cheirinho de café

Café em Palermo

Há uma rua que perfuma a café em Palermo. É a Via Discesa dei Giudici, onde se localiza a Torrefadora Ideal e a Casa Stagnitta.

Decidi contar para vocês a história desse lugar depois de ter lido o romance La mescola segreta di Casa Olivares, da escritora siciliana Giuseppina Torregrossa, que se inspirou na torrefadora. Sem dúvida, depois de ler, dá vontade de correr até Palermo para tomar um cafezinho como antigamente.

No início dos anos trinta, todos que viviam nos quatro bairros que circundavam os Quattro Canti conheciam a bodega, um coração que batia harmonioso dentro de outro coração maior que era a cidade. Naquela época Palermo era uma senhora aristocrática, de bochechas rosadas, lábios carnudos, rosto expressivo e olhos lânguidos. (…) O ar era morno, os perfumes delicados, Palermo não era mais “felicíssima”, mas era ainda uma cidade feliz. A loja ficava na rua Discesa dei Giudici, em um ponto estratégico. Mercadores e comerciantes passavam por ali para chegar até o porto e para ir aos mercados de Ballarò e da Vucciria.

Giuseppina Torregrossa descreve assim o trabalho na putìa, ou seja, a loja da via Discesa dei Giudici onde se torrava o café. Hoje, assim como naquela época, quem passa por ali sente no ar o mesmo aroma inconfundível. A criadora desta alquimia sempre foi a família Stagnitta que há quatro gerações espalha um delicioso aroma de café nesta rua do coração do centro histórico da cidade.

Foto: Ideal Caffè Stagnitta

 

Café em Palermo: A história da torrefadora Ideal

Em 1922 o Sr. Giovanni Stagnitta iniciou um novo negócio na Piazza Venezia em Palermo: torrefação de café verde e venda a varejo de café torrado. Foi assim que nasceu a “Torrefazione Ideal”.

Após a enchente que atingiu Palermo em 1931, a torrefadora foi transferida para sua atual localização, na rua Discesa dei Giudici, nº 42, quando passou a vender também no atacado.

Posteriormente, após a II Guerra Mundial, a loja foi tendo cada vez mais sucesso. De fato, nos anos 50, adquiriram o imóvel ao lado para ampliar o local. Nos anos 60 alcançaram o máximo do sucesso. Segundo o proprietário, o objetivo de seus antepassados sempre foi buscar boa qualidade e combinações finas. Com base nisso, eles conseguiram a estima da população de Palermo. 

Seguindo essa lógica, a família decidiu manter inalterados os complexos processos de produção, não cedendo lugar a novos maquinários informatizados e mantendo-se fiel aos antigos métodos que permitem que toda a riqueza da experiência acumulada em décadas de trabalho seja transferida para o café.

Café em Palermo

Ao visitar este Café em Palermo é impossível não ficar encantado com a mobília de época. Prestem atenção nos sacos de juta com café brasileiro! Foto: Ideal Caffè Stagnitta

Café em Palermo

Foto: Ideal Caffè Stagnitta

 

Casa Stagnitta

Visto toda a sua história, bem como sua localização, a torrefadora Ideal Caffè Stagnitta foi incluída na rota árabe-normanda estabelecida pela Unesco. De fato, ela está logo ali, pertinho das igrejas de San Cataldo, Martorana e Santa Caterina. 

Além disso, alguns anos atrás, ao lado da torrefadora nasceu a Casa Stagnitta, concebida como um local onde o café pode se mostrar em todas as suas variações, desde o espresso, aos doces, claro, gelato.

Quando você for a Palermo, não deixe de dar uma passadinha lá para tomar um café ou comer uma guloseima!

Uma delicia que eu aconselho a vocês é o café com pistache!

 

Por fim, em 2017, o prefeito de Palermo concedeu à Torrefazione Ideal o prêmio “Preziosa Tessera del Mosaico Palermo” (em português, preciosa peça do mosaico Palermo).

 

Tours em Palermo
O Café Stagnitta faz parte do roteiro do nosso Tour Degustação e Cultura, que é feito exclusivamente em português com a Raffaella, guia de turismo oficial. SAIBA MAIS.

 

Comente!