Um hotel boutique em Siracusa para viver dias de tranquilidade, sob o signo da tradição e do requinte.
Antes de mais nada, a Sicília é um lugar para ser vivido intensamente. Por aqui tradição, charme e belezas naturais se encontram com frequência. E para conseguir entender bem o sentido disto que estou falando, nada melhor do que se hospedar em um hotel que sabe seguir bem esses preceitos. Assim, deixe-me apresentar-lhe o Donna Coraly, um hotel boutique de luxo na Sicília, onde tradição e requinte se unem em perfeita harmonia.
Minha estadia no Donna Coraly foi incrível. Tudo, desde a chegada, o cuidado com os detalhes, o ambiente, o contexto histórico, as pessoas… tudo foi impecável.
Um hotel boutique nos arredores de Siracusa
Enquanto procurava um lugar para relaxar nos arredores de Siracusa, me deparei com o Donna Coraly. Além das belas imagens, o que mais me intrigou e me deixou curiosa foi todo o aspecto histórico de lá. O resort se encontra dentro de uma grande fazenda, a San Michele, propriedade de uma importante família da região há séculos. A esta família pertencia uma mulher iluminada, protagonista da vida sócio-cultural de Siracusa no início do século XX. Trata-se de Dona Coraly Grande Sinatra, amante da arte e das viagens, ativa defensora dos direitos das mulheres.
Coraly, ou melhor, Donna Coraly era a avó da proprietária do resort, a senhora Lucia, uma mulher elegantíssima que viajou o mundo inteiro e decidiu voltar às suas raízes sicilianas. O bom gosto e requinte da dona da casa se percebe em cada detalhe do resort, na decoração, escolha dos móveis e na hospitalidade calorosa e sofisticada.
Quando chegamos ao hotel, passando por meio de plantações, logo podemos saborear um pouco do contexto em que o Donna Coraly se encontra, ou seja, tão perto da cidade, mas ao mesmo tempo rodeado pela tranquilidade do ambiente rural da fazenda do século XVII.
O Donna Coraly foi inaugurado em 2015, portanto é bastante novo. Este charmoso resort é um canto de tranquilidade e sonho, onde a tradição autêntica do território é combinada ao conforto e ao requinte para oferecer aos clientes o prazer de uma boas-vindas, em perfeito equilíbrio entre passado e futuro.
A localização
O Donna Coraly fica no distrito de Cassibile, no município de Siracusa, pertinho de Noto e das praias de Fontane Bianche, San Lorenzo e da reserva ambiental de Calamosche. Bem próximo do resort tem um campo de golfe também.
Em suma, ele é perfeito para quem quer explorar com calma o sudeste da Sicília, as praias da região e as lindas cidades barrocas. Entretanto, devido à sua localização, só é possível chegar lá de carro. Por isso, o resort dispõe de um amplo estacionamento gratuito.
O aeroporto de Catania dista cerca de 60km e é muito simples chegar lá, assim como ir do resort para Ortigia, Noto ou mesmo Catania e Taormina. Estas duas últimas cidades ficam mais distantes, porém são facilmente acessíveis de carro.
Os Quartos do Donna Coraly
Este lindo hotel boutique em Siracusa dispõe de apenas 5 suítes. Todas levam o nome de uma mulher da família e são decoradas com mobiliário do século XIX, tecidos finos, obras de arte e cerâmicas sicilianas coloridas. Além disso, cada suíte dispõe de um pequeno jardim privativo que dá acesso à área da piscina e ao parque.
Por fim, o banheiro era amplo e extremamente limpo. A ducha era decorada com azulejos coloridos realizados com cerâmica de Caltagirone. Adorei os produtinhos do kit de amenidades, da linha Ortigia. Uma delícia!
As áreas comuns
As áreas comuns do Donna Coraly são muito charmosas. Do jardim privado de cada suíte é possível ir até o parque e a piscina natural do resort.
No parque, repleto de espécies botânicas da área do Mediterrâneo, inclusive com uma horta onde se cultiva muitos dos produtos usados no restaurante, fica um lugar de imensa importância histórica para a Itália. Sim, porque foi dentro da fazenda San Michele que foi assinado o armistício de Cassibile, ou seja, o acordo através do qual a Itália cessou as hostilidades com os Aliados durante a 2ª Guerra Mundial.

No local onde foi assinado o acordo, D. Lucia mandou colocar uma pedra com uma inscrição que lembra o fato.
Além do parque, que é um lugar lindo para um passeio relaxante, há vários cantinhos onde é possível dedicar-se à leitura, a um drink ou uma boa conversa. Considerando o número de quartos, jamais será preciso ter que dividir os ambientes com muitas pessoas. Sem dúvida, algo perfeito para quem preza pela tranquilidade e pela privacidade também.
Serviços que o hotel oferece
O Donna Coraly tem um restaurante à disposição dos hóspedes. O chef prepara almoço e jantar mediante solicitação e serve pratos tradicionais utilizando produtos orgânicos da própria horta do resort. A carta de vinhos também é fantástica, com grandes rótulos sicilianos e importantes vinhos internacionais. Além disso, nos fins de tarde o hotel oferece um delicioso aperitivo aos hóspedes.
Neste mesmo restaurante servem o café da manhã. Havia uma boa variedade de frutas frescas, produtos doces e salgados. Eu prefiro um café da manhã com comidinhas doces, então nem pestanejei em colocar no meu pratinho os docinhos típicos sicilianos.Também havia várias geléias produzidas pelo chef, pães, tortas e frutas frescas. Os queijos e frios eram fatiados ao momento.
Algo bem legal é que eles podem organizar visitas guiadas, passeios de barco, têm convenção com beach clubs e ainda facilitam a locação de veículos. Dessa forma, ninguém precisa se preocupar com nada.
No Donna Coraly há um pequeno spa, onde são oferecidos tratamentos estéticos e massagens aos hóspedes. Eu cheguei tarde demais para poder usufruir dos serviços, mas é algo que não perderei na próxima vez!
Minha opinião sobre este hotel boutique em Siracusa
Sem dúvida, a atmosfera elegante e discreta, o cuidado com cada detalhe, uma conexão entre o amor pela tradição, requinte e conforto, bem como uma gama completa de serviços destinados a satisfazer as necessidades dos clientes e a exaltar a tipicidade da Sicília, fazem do Donna Coraly um hotel perfeito para quem busca uma estrutura mais sofisticada. Além disso, ele também o lugar ideal para passar uma romântica lua de mel italiana ou uma tranquila e prazerosa viagem de casal.
Em suma, recomendo muito o Donna Coraly e me hospedaria lá outra vez!
Mais informações
- O Donna Coraly fica fechado do início de novembro até o fim de março. Ele é, portanto, um lugar para se hospedar nos meses centrais do ano!
- As tarifas partem de 250 euros por noite. Veja mais detalhes sobre o hotel, tarifas e disponibilidade.
*A diária foi cortesia do hotel, mas isso não condiciona em nada a minha opinião, afinal de contas a filosofia do blog é somente propor produtos e serviços que eu realmente tenha testado e aprovado! Veja também outras opiniões de viajantes sobre o Donna Coraly no Booking. Não recebi remuneração alguma pela escrita e publicação deste texto e o blog não tem nenhum vínculo comercial com o hotel.
Planeje sua viagem
Olá Patricia,
Que maravilha esse seu “emprego”! rsss
Sorte a nossa de ter você degustando e divulgando esses recantos sicilianos. Realmente parece ser um lugar maravilhoso para organizar as idéias e relaxar.
Olá Luiz,
Pois é! A parte mais difícil desse trabalho nem é conhecer os hotéis, mas ir às vinícolas degustar os vinhos! rsrs
Um abraço,
Patricia