Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » Curiosidades » Don Corleone existiu realmente?

Don Corleone existiu realmente?


Você que assistiu ao Poderoso Chefão (O Padrinho, em Portugal), já se perguntou se Don Corleone existiu realmente?

Espero não desapontá-lo, mas a resposta é não.

Don Corleone existiu apenas na obra de Mario Puzo

Antes de tudo, Vito Andolini, o nome do chefão de uma das trilogias mais famosas do cinema mundial, é um personagem fictício, nunca existiu. De fato, ele é um fruto da obra de Mario Puzo, escritor que nasceu nos Estados Unidos, filho de imigrantes italianos.

Mario Puzo publicou o romance The Godfather (traduzido no Brasil como “O Poderoso Chefão”) em 1969 e somente três anos depois, em 1972, inspirou o primeiro dos 3 filmes que tornariam a família Corleone conhecida no mundo inteiro.

No entanto, apesar de Don Corleone ser um personagem fictício, a história dele e a sua biografia são inspiradas em pessoas que existiram realmente, ou seja, os chefões que faziam parte de clãs e grupos mafiosos ativos nos anos 30 e 40 nos Estados Unidos, como Carlo Gambino, Lucky Luciano, Frank Costello e Bugsy Siegel.

Don Corleone existiu?

Marlon Brando interepresa

O nascimento de Don Corleone

Em síntese, o personagem criado por Mario Puzo, Vito Andolini, nasceu em 7 de dezembro de 1891 em Corleone, uma cidadezinha da Sicília que realmente existe.

Os contatos com a vida criminosa começaram quando Vito ainda era criança, visto que seu pai é assassinado por Don Ciccio, um chefão local filiado à Cosa Nostra. Pouco depois, seu irmão Paolo também é morto e, portanto, sua mãe vai até Don Ciccio para pedir que pelo menos Vito seja poupado.

No entanto, a mulher será morta na frente da criança, que consegue escapar e fugir para Nova York. Posteriormente, ele passa a receber a proteção da família Abbandando.

LEIA TAMBÉM:  Corleone: Dicas e informações

 

Mas quem foi Vito Corleone e como ele se tornou um chefão da máfia?

Nos Estados Unidos, o menino muda seu sobrenome para Corleone e começa a trabalhar como dono de mercearia para a família que o hospedava. Aos 18 anos casou-se com Carmela e teve 4 filhos: Santino, Fredo, Michael e Connie.

Don Fanucci, chefão do bairro afiliado à Mão Negra, o faz perder o emprego e o jovem Vito Corleone começa a cometer pequenos furtos. Quando Don Fanucci lhe pede parte dos lucros para obter sua proteção, Vito o mata e assume seu papel na vizinhança, ganhando o respeito dos outros criminosos.

Lentamente, o negócio da família começa a crescer. De fato, Genco Abbandando torna-se conselheiro de Don Vito Corleone. Por sua vez, os amigos mais próximos do chefão, Tessio e Clemenza, administram o negócio no Bronx e no Brooklyn.

A delinquência está entrelaçada com a política: ajuda e cumplicidade, contrabando, jogo e proteção levam a tal aumento que, em 1945, Vito Corleone era o senhor do crime, o chefão mais poderoso em Nova York e sua gangue comandava os principais negócios de toda Manhattan.

Don Vito Corleone morre aos 64 anos de idade devido a um ataque cardíaco. Por fim, ele deixa seu império para o filho Michael, que terá que se comprometer com as outras famílias para novos projetos de negócios relacionados ao tráfico de drogas.

O Poderoso Chefão

Al Pacino (a sinistra) e Simonetta Stefanelli (a destra) interpretano rispettivamente Michael Corleone, figlio di don Vito e successore del padre, e Apollonia Vitelli, giovane siciliana di cui Michael s’innamora.

A trilogia O Poderoso Chefão

Antes de mais nada, a inteira trilogia conta a história da vida de Don Vito Corleone e de seu filho, Michael, interpretado por Al Pacino.

No primeiro filme, Don Corleone é idoso e em guerra contra as outras famílias mafiosas de Nova York para manter intacto seu poder. Será, então, Michael, a tomar as rédeas da “Família” depois de tentarem assassinar Don Vito.

LEIA TAMBÉM:  O Poderoso Chefão: lugares das gravações na Sicília
Savoca

Igreja onde se passa o casamento de Michael Corleone e Apollonia em O Poderoso Chefão I. Ela fica na cidade de Savoca.

LEIA TAMBÉM:  O fascínio de Savoca, cenário do Poderoso Chefão na Sicília

No segundo filme, contudo, acontece um salto no passado. De fato, em O Poderoso Chefão 2, Robert De Niro interpreta Vito Corleone jovem. Em síntese, o filme conta a inteira biografia de Vito Corleone, desde quando ele era criança na Sicília, até a época de fundação do seu clã.

Por fim, no terceiro filme da saga, ambientado nos anos 80, será Michael Corleone a assumir denifitavamente o lugar do pai.

O Poderoso Chefão e o Teatro Massimo de Palermo

Diane Keaton e Al Pacino no Teatro Massimo, em O Poderoso Chefão 3.

E então, você é um fã dos filmes sobre a família Corleone? Já sabia que Don Corleone existiu apenas na ficção? Também leu o livro que deu origem a essa que é uma obra-prima do cinema mundial?

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

8 comentários em “Don Corleone existiu realmente?”

  1. Simplesmente inesquecível. Meu fascínio por essa trilogia e pelos grandes clássicos de Hollywood me deixa em êxtase quando assisto. Gostaria que gravassem o quarto, com a administração da família Corleone pelo então Vincent Corleone.

  2. Para mim é um dos melhores filmes já feitos, sem tirar o mérito de outros grandes clássicos que também eu adoro como Benhur estrelado por Charlton Heston.
    Mas o Poderoso Chefão ocupa o primeiro lugar na minha lista. Atores fantásticos escolhidos maestralmente.
    E Marlon Brando ator fantástico na minha opinião o melhor que já existiu, claro sem menosprezar os demais que também são fantásticos como James Caan, Al Plácido e Robert Duwal. Mas apenas alguns minutos de atuação de Brando valem o filme todo.
    Simplesmente fantástico.
    Ainda está para ser feito um filme que seja equivalente a este. Obra prima do cinema. Fica para a eternidade.

  3. ATÉ PODE SER QUE O PERSONAGEM PROTAGONIZADO POR MARLON BRANDO, SEJA FICTÍCIO,MAS, NUNCA DEIXAREI DE ACREDITAR QUE EXISTIU UM CHEFE DE MÁFIA COMO O DO FILME, COM OUTRO NOME SIM, MAS, QUE EXISTIU ISSO É CERTEZA ABSOLUTA !!!

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!