Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » Dirigir na Sicília

Dirigir na Sicília

Como será que é dirigir na Sicília? Tenho certeza que você, que pensa em alugar um carro para conhecer a ilha, já se fez essa pergunta. Foi pensando nisso que reuní aqui algumas dicas para quem pensa em fazer isso.

Alugar um carro na Sicília pode ser a melhor solução quando o seu roteiro prevê cidades pequenas, praias ou mesmo quando você prefere não ter que se preocupar com os horários limitados de ônibus e trens. Não digo que é obrigatório ter que alugar um carro, que sem ele você não vai conhecer nada, não é assim. Dá para fazer um bom roteiro baseado no uso de transporte público. É tudo uma questão de preferência.

A maioria das cidades e locais de interesse na Sicília são servidos por ônibus e algumas por trens. Com um bom planejamento, é possível criar um roteiro pelas principais cidades somente usando transporte público. É a solução mais barata, porém, torna as agendas dependentes e implica a permanência imperativa nas cidades maiores. Esteja ciente disso.

Não quer dirigir, mas também não quer abdicar do conforto? Conheça nossos serviços de transfers privativos! Saiba Mais.

 

Dicas para quem vai alugar um carro na Sicília:

  1. Reserve com antecedência. Eu não aconselho a deixar para alugar na hora, principalmente se você viaja na alta temporada (de maio a outubro), quando há muita procura e o número de veículos disponíveis nas locadoras fica limitado.
  2. Pesquise bastante. Faça comparações on-line em diferentes locadoras para encontrar a melhor tarifa. Por exemplo, a RentalCars é um site de comparação de aluguel de carros que oferece comparações sem complicações entre agências como Hertz, Avis, Europcar e muitas outras.
  3. Se você não estiver acostumado a dirigir uma transmissão manual, vale a pena praticar. Como as transmissões automáticas não são tão comuns na Itália, o preço do aluguel desses veículos são muito maiores.

Dirigir na Sicília

Documentos necessários para dirigir na Itália

A Sicília não é uma nação à parte. As regras e leis do trânsito, assim como os documentos necessários para dirigir, são os mesmos, independentemente de onde você se encontre na Itália.

Este é um tema que gera discussões em redes sociais, fóruns, grupos de viagem. Eu digo uma coisa só: Confie APENAS nas informações de órgãos oficiais, não no que você leu no blog famoso, ou que o seu amigo disse. É por este motivo, que eu transcrevo aqui a informação que se encontra no site do Consulado Brasileiro em Milão.


Os brasileiros não residentes na Itália, ou residentes por um período de tempo não superior a um ano, possuem duas opções para conduzir veículo automotor no País:

1. Efetuar, na Itália, tradução juramentada da Carteira Nacional de Habilitação Brasileira. A CNH brasileira deve ser válida e acompanhada da tradução oficial.

2. Solicitar, no Brasil, a Permissão Internacional para Dirigir (PID), emitida pelos departamentos de trânsito dos Estados (DETRAN).

(…) A condução de veículo automotor sem a autorização necessária poderá acarretar multa e apreensão do veículo.

Fonte: http://milao.itamaraty.gov.br/pt-br/carteira_nacional_de_habilitacao.xml


Por que então as pessoas acham que é necessário ter apenas a habilitação brasileira para dirigir na Itália?

Porque a maior parte das locadoras não solicita a PID na hora da locação do veículo. De fato, para alugar um carro, muitos apresentam apenas a habilitação normal. O problema não é na hora de alugar o carro, mas sim se você for parado em uma blitz.

As leis italianas exigem que o cidadão proveniente de um país fora da União Europeia apresente a PID acompanhada da habilitação normal. Já se você é um cidadão europeu ou brasileiro residente em outro país da UE e tem uma habilitação tirada lá, então pode apresentá-la tranquilamente.

Por isso, meu caro leitor brasileiro que vive no Brasil, se a sua intenção é alugar um carro em qualquer lugar da Itália, procure o Detran da sua cidade e solicite a emissão da sua PID. Prevenir é melhor do que remediar.

Blitz na Itália

Já pensou se a polícia te para, pede que você mostre sua permissão internacional e você não tem?

Dicas para quem vai dirigir na Sicília

  • Dê preferência a carros pequenos, como o Fiat 500, o Panda, enfim, carrinhos que lhe permitam passar sem dificuldades por ruas estreitas (a Sicília é cheia delas!). Isso também facilita muito na hora de procurar vagas na rua para estacionar.
  • Na hora de reservar os hotéis, certifique-se que disponham de estacionamento próprio ou tenham parceria com algum.
  • Tenha em mente que dirigir ou estacionar nos centros históricos ou nas cidades de trânsito caótico, como Catania e Palermo, pode ser bem complicado.
  • Apesar de ter um carro alugado ser uma grande comodidade, também pode ter alguns inconvenientes, como engarrafamentos. Em cidades maiores, como Catânia e Palermo, o congestionamento é algo que faz parte do dia a dia. Nestes lugares (digo, dentro das cidades), considere usar transporte público, táxi, ou mesmo passear a pé!


As estradas e rodovias da Sicília

A Sicília tem algumas ótimas autoestradas (rodovias) para viajar longas distâncias rapidamente, então use-as. Sei que passa pela cabeça de muita gente pegar estradas secundárias, porque acha que vai ver paisagens pitorescas (aqui não é Toscana, lembre-se!). As estradas menores, ou seja, qualquer coisa que não seja uma autoestrada, pode ser uma verdadeira dor de cabeça. As condições destas quase sempre não são boas, os limites de velocidade baixos, só vai atrasar sua viagem!

Use o Google Maps para decidir sua rota, mas configure-o para entrar aquela mais rápida e não a mais curta. A rota mais curta na distância pode ser a mais longa em termos de tempo.

Pedágio: Há apenas duas rodovias com pedágio na Sicília. São elas a autoestrada Catania-Messina (A18) e a Palermo-Messina (A20). O pedágio da A18 custa relativamente pouco. Para vocês terem uma ideia, de Catania a Taormina custa apenas €1,70. No caso da A20, as tarifas são um pouco mais altas. De Messina a Cefalù, por exemplo, o pedágio custa €9,20. Você pode calcular os pedágios das diversas autoestradas da Itália AQUI.

 

Minhas dicas pessoais para quem vai dirigir na Sicília

Demorei diversos anos para criar coragem e começar a dirigir por aqui. A falta de organização no trânsito me deixava em pânico e até hoje não é fácil encarar o descaso de muitos motoristas.

Portanto, se você vai dirigir na Sicília, minha principal dica é: tenha paciência! É preciso calma, mas também uma pitada de esperteza. Não digo que é necessário agressividade, mas quase. Ou melhor, iniciativa própria é o termo correto. Muitas vezes é preciso ter iniciativa, porque se você ficar esperando que lhe deem preferência, vai passar “horas” parado.

via GIPHY Agora coloque seu cinto de segurança, ajuste o retrovisor e vá!

Leia também: Aluguel de moto na Sicília

 

E aí, resolveu alugar um carro para dirigir na Sicília ou em outras regiões da Itália? Acesse o site da RentalCars e faça uma simulação para ter uma noção de quanto você vai gastar!

 

26 comentários em “Dirigir na Sicília”

  1. Ola Patricia.
    Estamos pensando em alugar um carro em Taormina, devolvendo em Palermo. Qual locador vc recomenda? Avis? Vc sabe se encarece muito o fato de retirar numa cidade e entregar em outra, mesmo dentro da Sicilia?

    1. Olá Ricardo, sempre indico a Avis e a Hertz, que sao as maiores locadoras.
      Certamente ha uma diferença no valor quando se pede para retirar em um lugar e entregar em outro. Faça simulações no site que indico no texto, assim pode ter uma ideia de quanto vai custar.

      Att.,

      Patricia

  2. Olá, otimo seu site. super válidas as dicas. Estou com uma duvida para qual não encontro resposta no virtual. Será que pode saná-la? Alguns carros alugados no continente são proibidos de entrar na Sicilia. Isso aconteceu com um casal amigo nosso que não conseguiu cruzar de ferry para a sicilia faz 3 meses, Não foi explicado a eles o porque mas pareceu que é algo relacionado ao tipo de aluguel do carro, Voce sabe o motivo? Viajarei para lá em novembro e quero alugar um carro na calabria e, de lá, ir de carro a Sicila

    1. Olá Rosana,

      É a primeira vez que vejo essa história, até porque na entrada do ferry, os funcionários não sabem quem está com carro próprio ou carro alugado.
      Inclusive aqui no site tem o depoimento de várias pessoas que fizeram Calábria e Sicília, e eu mesma já atravessei com carro alugado. Então realmente não tenho a menor ideia do que pode ter acontecido.
      Talvez o tipo de contrato de locação, que permitia a circulação dentro de um número X de quilômetros? Se você alugar um carro com retirada na Calabria e entraga na Sicilia nao terá problema nenhum.
      Também conversei com outras pessoas aqui acostumadas a locar carros e todos ficaram surpresos.

      Um abraço,

      Patricia

  3. Oi, Patricia, excelente seu blog, parabéns!
    Estou com dúvidas sobre como descobrir exatamente os limites das areias ZTLs da Sicília, mesmo pesquisando nos sites das comunes, como recomendam. Dicas a respeito? Em Taormina, por ex, parece que o hotel que escolhi fica fora da zona, mas o caminho até lá parece que entra em ruas de tráfico restrito. Já mandei e-mail ao hotel, espero a resposta. Parece que os hotéis podem liberar junto às prefeituras o acesso para hóspedes estacionarem no hotel. Pedi isso em Taormina. Tb li que tal providência seria muito “difícil”, será isso mesmo? Não tenho interesse em circular de carro pelo centro, claro, mas gostaria de estacionar nos hotéis sem me preocupar em tomar multas. Alguma dica a respeito?! Será que conseguirei essas autorizações ?! Obrigada desde já!!! Abs

    1. Olá Mariana,

      Se o hotel fica em uma ZTL e fornece estacionamento para os próprios clientes, então ele tem que fornecer o passe. Senão que sentido tem ele fornecer o estacionamento? Quando o hotel não tem estacionamento, ele normalmente indica o estacionamento mais próximo, alguns são até convencionados com outras garagens.
      Considere também que se você usar o Google Mapas para chegar, colocando a opção para ir de carro, ele não te faz passar pela ztl.

      Espero ter ajudado!

      Um abraço,

      Patricia

  4. Olá de novo

    Só para avisá-la, a si aos seus leitores que a A19, desde antes de Enna até Catânia, está inqualificável! Quase de quilómetro em quilómetro, as quatro faixas são reduzidas para duas, e a velocidade permitida é reduzida também. Nalguns troços não tao breves quanto isso, o máximo é 40 (quarenta)!!!

    Abraço
    M. Céu Fialho

    1. Olá Céu, sei como é. Fiz esse trecho duas semanas atrás e vou fazê-lo de novo daqui a alguns dias. Se eu te disser que até maio estava pior! Agora eles concluíram algumas obras, mas por aqui as coisas demoram muito e as obras duram anos!!

      Um abraço,

      Patricia

  5. Olá Patrícia….seu blog está sendo minha leitura diária…Conteúdo excelente!!
    Vou para a Sicília em Fevereiro/19, e vamos alugar um carro. Somos um casal , e levaremos 2 malas médias e nossas mochilas. Queríamos alugar o menor carro possível kkk, e nos veio em mente o Fiat 500, sei que o porta malas dele é minúsculos, mas como o banco traseiro dele possibilita “deitar” para formar um espaço maior pensei q poderia ser uma solução. Porém não sei se é permitido carregar bagagem dessa forma na Itália, vc pode me dar uma luz?

    1. Oi Roberta,
      Realmente o porta malas da 500 é pequeno, provavelmente vai caber 1 mala e as mochilas.
      Encontrei uma cartilha (em italiano) que dá algumas instruções para que se viaje com segurança e se evite multas.
      Em particular, um trecho diz que se as bagagens não couberem no porta malas, deve-se colocar no chão, no espaço entre o banco dianteiro e o traseiro, de modo que fiquem presas (e não “voem” em caso de uma freada de emergência). Você pode colocar uma das malas ali.
      Se quiser dá uma olhadinha, está aqui: https://www.laleggepertutti.it/31846_auto-carica-di-bagagli-quali-rischi-e-multe#Bagagli_in_auto_come_caricarli_per_evitare_multe
      Há multas para quem viaja com excesso de bagagem, que me parece não é o seu caso.

      Espero ter ajudado!

      Um abraço,

      Patriciax

  6. Boa Tarde,
    Vou a Sicilia em Setembro e vou alugar carro.
    No entanto, vou passar 3 dias à ilha Favignana mas nao irei levar o carro.
    Em Trapani há algum estacionamento seguro para deixar o carro esses três dias?

    Obrigado.
    Cátia

    1. Olá Cátia,

      Sim, em Trapani há inúmeras opções de estacionamento, inclusive porque há muitas restrições na circulação de veículos em Favignana, então muitas pessoas têm que deixar o carro em Trapani mesmo.
      Digite “Parking trapani” no Google e você encontrará vários estacionamentos. Praticamente todos incluem o shuttle gratuito desde o estacionamento até o porto, então é super fácil. Você poderá reservar pela internet mesmo.

      Um abraço,

      Patricia

  7. Olá Patrícia tudo bem? Tenho visto uns comentários ruins acerca de algumas locadoras, tanto para empurrar seguros na hora da entrega da chave (Hertz) ou não ter ninguém para receber o carro no retorno (transtorno para quem tem hora de voo). A Europcar não está bem avaliada no Tripadvisor. Qual você indicaria? Vou pegar o carro no aeroporto de Catânia e seguir direto para Taormina. Chego dia 01 de outubro. Grata desde já. abs!

    1. Oi Andrea,

      Olha, não sei te dar grandes indicações em relação a locadoras aqui, pois tendo um carro, não preciso usar os serviços delas aqui na Sicília. Porém te dou umas dicas:
      – Sei que a Avis faz um bom serviço, tenho clientes e amigos que usaram e nunca tiveram problemas;
      – Se a Hertz tentar empurrar seguros, basta dizer não. Porém eu aconselho a incluir alguns seguros, como aquele contra acidentes e contra furtos. O trânsito na Sicília não é brincadeira!
      – É verdade que as locadoras abrem tarde, porém no caso de quem pega voo muito cedo, eles deixam uma caixa onde a pessoa deposita as chaves do carro.

      Espero ter ajudado de algum modo!

      Um abraço,

      Patricia

      1. Oi Patrícia, tenho uma dúvida quanto à segurança. Vou chegar em Catânia à noite, 19:20 e vamos pegar o carro e dirigir até Taormina. É seguro o trajeto? a estrada é boa? obrigada desde já.

        1. Oi Andrea,

          Seguro em que sentido? Se for em relação à violência, assalto em estrada aqui não existe.
          Se for em relação à situação da estrada em si, é boa, uma autoestrada com duas pistas, cada pista com duas faixas.

          Um abraço,

          Patricia

  8. Olá Patricia, gostaria de saber se em trajetos como de Catania para Agrigento há estacionamentos seguros onde se possa deixar o carro com malas enquanto se faz a visita de cidades e quais as cidades que você recomendaria. A mesma pergunta sobre se há estacionamentos seguros em Selinunte, Vale dos Templos, Segesta e Tannara de Scopello.

    1. OI Celso,

      O trajeto entre Catania e Agrigento é rodovia, não tem estacionamento. Entre os dois lugares, o que tem para ver seria Enna e a Villa del Casale de Piazza Armerina. Em Enna o estacionamento é na rua, na Villa del Casale tem o estacionamento do lugar, acredito seja seguro.
      No Vale dos Templos e em Selinunte tem os estacionamentos dos parques. Na Tonnara de Scopello o estacionamento é na rua.

      Um abraço,

      Patricia

      1. Oi Patricia,

        Adorei a rapidez na resposta!
        Para ser mais específico, você acha que é seguro deixar malas, mesmo que não aparentes (no porta malas), em estacionamentos de parques e de outros locais turísticos?

        Obrigado e parabéns pelo site.

        Abraço,

        Celso

        1. Oi Celso,

          Eu sempre recomendo deixar as bagagens todas no porta-malas, em qualquer lugar do mundo. Prevenir é melhor do que remediar!
          Nas cidades pequenas e nos estacionamentos dos parques, não vejo problemas em deixar as bagagens no carro. Já nas cidades grandes, como em Catania e Palermo, é melhor evitar.

          Um abraço,

          Patricia

    1. Olá Jac,

      Trechos escarpadados não. Há algumas ruas estreitas dentro de Catania e dentro de Siracusa, mas nada que não passe um carro. Os trechos entre os lugares indicados são rodovias ou estradas normais, com faixas bastante largas.

      Um abraço,

      Patricia

  9. Oi!!!
    Parabéns pelo maravilhoso trabalho de informações sobre a Sicília. Me fez ficar apaixonada por conhecer
    Vou para a Sicilia em novembro.
    Chegou por Catania e pretendo pegar um carro usa-la de Base para Taormina e Siracusa. Depois direto para Agrigento e de la para Palermo, quando pretendo largar o carro, ficar mais uns dias em Palermo e voar para Roma.
    Minhas duvidas: Onde ficar hospedada em Catania com carro? ?
    Deixar o carro no Aeroporto em Palermo é a melhor alternativa?
    Agradeço a atenção

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!