O que ver em Lampedusa? O que fazer em Lampedusa? Essas são perguntas que frequentemente os leitores me fazem enquanto estão planejando a própria viagem a esta ilha que pertence à Sicília, mas está mais próxima da Africa do que da Itália.

Lampedusa é pequena, com um scooter você consegue percorrer toda a ilha em pouco tempo, mas não faltam coisas para fazer por lá. Assim, para te ajudar a planejar a sua viagem, aqui vão algumas dicas do que fazer em Lampedusa, além de aproveitar o mar, é claro!

Vai viajar para Lampedusa? Então não deixe de ver:

 

Visitar a Praia dos Coelhos

Ir à Praia dos Coelhos, ou Spiaggia dei Conigli, é quase uma obrigação durante uma passagem por Lampedusa. Ok, não é para qualquer um, pois para chegar lá é necessário percorrer uma trilha de cerca 15/20 minutos a pé e com um bom desnível (na volta).

Mas uma vez que você chega à praia, entenderá porque o lugar foi por vários anos escolhido com uma das praias mais bonitas do mundo. O acesso é permitido somente das 8h30 às 19h30 e diversas atividades, como o uso de bolas ou raquetes, é proibido.

É possível alugar um sombreiro no início da trilha, porém é permitido colocá-lo somente em uma parte da praia.

 

O que fazer em Lampedusa: um passeio de barco

É inútil explicar o motivo pelo qual um passeio de barco em Lampedusa seja imperdível. Estamos falando de uma ilha com um mar sem igual, prainhas escondidas, algumas somente acessível de barco.

Quando se visita uma ilha, fazer um passeio de barco é quase uma obrigação!

De fato, ao fazer o tour ao redor da ilha, você pode curtir o mar de outro modo, mergulhando num azul sem fim. Além disso, normalmente os passeios são feitos por capitães nativos da ilha, muito simpáticos, e é possível almoçar à bordo o peixe que eles pescam no momento.

que fazer em Lampedusa

A pescaria durante o passeio de barco em Lampedusa

 

Comer ótimos pratos à base de peixe e frutos do mar

Acabei de falar acima que a bordo do barco é possível comer peixe pescado na hora. Mas mesmo se você não fizer o passeio, poderá desfrutar dos maravilhosos pratos da ilha em um dos inúmeros restaurantes.

Onde comer em Lampedusa

Couscous de peixe do Ristorante Nautic em Lampedusa

Lampedusa fica no centro do mar Mediterrâneo, um lugar com uma rica fauna marinha. Sendo assim, isto torna a ilha o lugar ideal para comer peixes fresquíssimos.

De fato, você encontrará uma grande variedade de restaurantes que propõem os mais diversos pratos à base de frutos do mar. Entre eles, não deixe de comer o couscous de peixe e a ghiotta, um tipo de sopa de peixe deliciosa.

 

Fazer trekking até a Cala Pulcino

É claro que nem todas as praias de Lampedusa são fáceis de chegar. Além disso, em uma delas será necessário caminhar por uma trilha que, obviamente, termina no mar, em uma esplêndida prainha de águas turquesas. É a Cala Pulcino.

O percurso inicia a partir da Casa Teresa, uma antiga construção típica, chamada dammuso, bem no meio da ilha. Prosseguindo pela estradinha de pedras, você vai ver uma placa que indica o início da trilha para Cala Pulcino. O caminho se desenvolve ao longo de um canion, criando uma paisagem que não esperamos encontrar em Lampedusa.

A trilha dura cerca de 30 minutos e não é um percurso difícil, pois é quase todo em descida (na ida). Quem quiser, pode seguir de lá até a Praia dos Coelhos, e aí são mais 20 minutos de caminhada, por um percuso um pouco mais complicado, porque cheio de obstáculos.

que fazer em Lampedusa

Que cor de mar é essa, minha gente?

Uma dica: Leve tudo! Água, lanche e, sobretudo, vá de tênis!

 

Curtir o pôr do sol no Albero Sole

Pura magia. Não preciso dizer mais nada para explicar a beleza do pôr do sol no Albero Sole, o ponto mais alto de Lampedusa, 133 metros acima do nível do mar.

É inexplicável a beleza do pôr do sol no Albero Sole. Parece que tudo assume tons prateados, é incrível!

Diante de você se apresentará toda a maestosidade do sol que se perde atrás do horizonte, num contexto de paz absoluta. As imponentes falésias e despenhadeiros nos transmetem uma energia única.

 

Explorar a ilha de scooter ou de bike!

Deixo espaço à sua imaginação… a natureza selvagem de Lampedusa fará o resto. Certamente, uma dica do que fazer em Lampedusa, é percorrer a ilha à bordo de um scooter, ou mesmo de bicicleta. Tudo depende da sua disposição!

Por exemplo, faça um passeio pela Strada Panoramica, percorra as estradas internas e veja como a paisagem muda e se torna árida. Descubra o espetáculo que é a costa norte de Lampedusa.

Seja qual for a direção, você irá sempre descobrir algo de interessante!

Enfim, vá em busca de praias escondidas, descubras as calas meno frequentadas e escolha seu cantinho preferido.

 

Outra dica do que fazer em Lampedusa: Mergulhar!

O fundo do mar ao redor das ilhas Pelágias é maravilhoso e cheio de vida. Então qual o modo melhor de conhecê-lo, senão fazendo diving? Além disso, em Lampedusa se encontra um dos lugares de mergulho mais fascinantes do mundo: a Secca di Levante, definida um dos pontos de mergulho mais bonitos do Mediterrâneo.

Você encontrará várias empresas de scuba diving em Lampedusa, como a Blue Dolphins, a Moby Diving Centar e a Marina Diving Lampedusa. Uma vale a outra.

E se você, como eu, não manja de diving, poderá sempre fazer snorkeling. Eu particularmente adorei mergulhar com snorkel na Praia dos Coelhos e na Cala Pisana!

 

Tomar o café da manhã ou fazer o happy hour como um italiano

Em plena via Roma, o bar Isola delle Rose, é uma confeitaria que funciona das 6h da manhã até tarde da noite. Além disso, ele é frequentado tanto pelos locais quanto pelos turistas, que vão lá seja para tomar café da manhã, seja na hora do happy hour. Enfim, é um lugar onde você pode tomar um delicioso cappuccino e comer um cornetto (um croissant), exatamente como um italiano!

Por outro lado, se for na hora da merenda, não deixe de comer um cannolo ou mesmo tomar um bom gelato.

 

Visitar o centro de recuperação das tarturas marinhas

que fazer em lampedusa

Uma tartaruga-cabeçuda que engoliu plástico e estava sendo tratada no centro de recuperação da fauna selvagem em Lampedusa

Não poderia terminar minhas dicas do que fazer em Lampedusa sem citar o centro de recuperação Turtle Rescue. É um lugar onde tartarugas e outros animais marinhos são resgatados e tratados, até que possam retornar ao mar.

Lá você poderá conhecer as histórias de cada animal, ver os tanques, conhecer o trabalho dos voluntários, bem como ter uma ideia do impacto humano no meio ambiente. Sem dúvida é uma experiência emocionante e inesquecível.

O centro fica na Contrada Punta Sottile, junto a Aquacoltura. A entrada é gratuita! Você pode conhecer o trabalho dos voluntários através da página Facebook – Lampedusa Turtle Rescue.

***

Por fim, não posso deixar de dizer que Lampedusa é um lugar de acolhimento. A ilha acolhe turistas, assim como acolhe aqueles que se encontram em meio a um mar e sem ter para onde ir. Certamente você se sentirá bem recebido!

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

 

Comente!