Quando penso em Ortigia, o centro histórico de Siracusa, logo me vêm em mente sua bela catedral barroca construída sobre um templo grego, as ruínas do templo de Apolo, as charmosas ruelas que enchem nossos olhos. Mas outra coisa que adoro é o pitoresco mercado de Ortigia, um lugar que concentra em poucos metros as cores e os sabores da Sicília.
Os mercados e feiras-livres da Sicília são lugares praticamente folclóricos. Neles – principalmente naqueles grandes, como os de Palermo e de Catânia – é possível encontrar de tudo e são frequentados por pessoas de todas as classes sociais. É um vozerio que pode atordoar os ouvidos mais sensíveis, mas que exprimem a verdadeira alma popular da Sicília: sim, porque o siciliano é um povo realmente barulhento.
A peculiaridade dos mercados sicilianos é tamanha que muitos deles acabaram se tornando atrações turísticas e o caso do mercado de Ortigia não é diferente. Apesar dele ser bem pequenininho e estar concentrado em uma única rua, atrai muitos turistas e fotógrafos. É sim, ele é o paraíso para quem ama fotografar.

Pimentões assados na brasa, prontos para serem descascados e consumidos. Pois é assim que muita gente prepara os pimentões aqui na Sicília, principalmente as mammas e nonnas
O Mercado de Ortigia é um mundo de cores
Ir de uma ponta a outra do mercado de Ortigia é uma delícia para nossos olhos e nosso paladar. É um lugar que representa muito a cultura popular local, onde o viajante pode vivenciar a vida comum de quem mora por aqui. Aliás, quer experiência melhor do que observar o que os locais fazem? Quando viajo para um lugar distante e conheço outra cultura, é algo que não deixo de fazer.

Cenas da vida cotidiana. Prestem atenção nas garrafas lá no canto direito da foto: azeite de oliva extra-virgem feito em casa!

Amêndoa, avelã, amendoim, castanha, lentilha, grão-de bico, feijão, pinoli. O universo das frutas e legumes secos em uma só banca.
Outra característica do mercado de Ortigia, que eu particularmente aprecio muito, é a limpeza. Normalmente as feiras sicilianas não são exatamente organizadas e limpas, muito pelo contrário. O fato do mercado de Ortigia ser bem pequeno, sem dúvida ajuda a manter a limpeza e a ordem. Quer coisa melhor do que fazer compras em uma feira sem ter que suportar mal cheiro?
As peixarias, repletas das mais variadas espécies de peixes e frutos do mar, fresquinhos e recém pescados no Mediterrâneo, expõem a riqueza de alimentos que temos aqui na Sicília. Um paraíso para quem ama cozinhar!
Caseificio Borderi
O Caseificio Borderi é uma queijaria muito peculiar no mercado de Ortigia, presente em quase todos os guias de viagem. Além de vender queijos (para muitos, os melhores queijos da Sicília), eles também comercializam sanduíches feitos na hora. É daí que nasceu todo o sucesso e que também o levou a ser indicado no Lonely Planet. O dono da queijaria, o Sr. Andrea, transforma a simples produção de um sanduíche em um show.
No horário de pico do almoço, a fila é grande e é formada principalmente por turistas. Para entreter os clientes, o Sr. Andrea vai contando histórias mirabolantes, piadas e um simpaticíssimo rapaz passa oferecendo pedacinhos de queijo. Os “normais” 40 minutos de espera na fila passam que você nem vê!
No fim das contas o tamanho da fila tem um motivo: os sanduíches preparados (não há cardápio, o Sr. Andrea vai criando de acordo com a sua imaginação) custam 5 euros e devem pesar quase 1kg! É para ir com muita, muita fome!
O Caseificio Borderi funciona de segunda a sábado, das 7 às 16h. Para saber mais sobre eles, leia o texto especial que sobre eles!
Fratelli Burgio, Il Gusto dei Sapori Smarriti
É assim que se chama aquela que é, na minha opinião, a “atração dentro da atração”, a delicatessen de produtos típicos sicilianos “Il Gusto dei Sapori Smarriti”, literalmente “o gosto dos sabores perdidos”, dos irmãos Burgio.
Tudo começou em 1978, quando o pai dos atuais proprietários (os dois irmãos) iniciou a produzir conservas, seguindo os sábios conselhos da nonna. O objetivo dele era resgatar os antigos sabores da tradição gastronômica siciliana e não fazer com que eles fossem esquecidos com o passar dos anos.
As conservas dos Fratelli Burgio são tão deliciosas que uma delas em especial, a caponata, já ganhou inúmeros prêmios, inclusive uma medalha de ouro como melhor conserva da Itália.
As paredes da delicatessen são repletas, de cima a baixo, de vidrinhos de conserva. A vontade é levar para casa um de cada, porque é mesmo difícil escolher. Certamente a loja é o melhor lugar para quem quer comprar produtos gastronômicos típicos sicilianos para levar para casa. Praticamente você encontra a Sicília em vidrinhos!
Das 11 às 15h, a delicatessen se transforma em uma espécie de bar onde é possível almoçar. Eles colocam algumas mesinhas com cadeiras fora da loja e servem gigantescas tábuas de queijos e frios, acompanhados com pão, azeitonas e vários outros belisquetes.
Outras informações sobre o Mercado de Ortigia
- O mercado de Ortigia funciona de segunda a sábado, das 7 às 13h. Mais ou menos, pois algumas bancas já começam a ser desmontadas a partir do meio dia. As lojas fixas, no entanto, ficam até mais tarde;
- Ele é realizado na Via Emmanuele de Benedictis, a poucos metros do Templo de Apolo;
Planeje sua viagem
Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.
Oi Patricia, tudo bem? Vou para a Sicília na segunda metade de junho.
Organizamos nosso roteiro da seguinte maneira:
16-18/06: Base em Palermo – acha que vale dormirmos mais uma noite aqui ou dormimos em Trapani para conhecer a região Erice, Trapani, Marsala..)?
19-20: Cefalu
20-23: Base em Taormina
23-27: Base em Siracusa – acha que conseguimos fazer Noto/Modica e Ragusa num dia só ou melhor reservar 2 dias para essas cidades?
Para fazer um passeio no Etna você acha melhor saindo de Taormina ou de Siracusa?
Parabéns pelo Blog!! Montei este roteiro lendo as suas dicas!
Olá Carla!
Dois dias inteiros são o mínimo necessário para visitar Palermo. Você pode acrescentar mais uma noite para fazer um bate e volta a Erice e Trapani (se for se deslocar para lá para pernoitar, e depois ter que ir a Cefalù, isso vai ficar muito na contramão).
Noto, Modica e Ragusa num dia só fica muito pesado. Reserve meio dia para Noto e um inteiro para fazer Ragusa e Modica com calma (essas duas cidades têm muitas escadas).
Para ir ao Etna sem dúvida é melhor a partir de Taormina. Desde Siracusa é mais longe.
Um abraço,
Patricia
Boa tarde Patricia,
Estou providenciando os documentos para dirigir na Itália e de acordo com o que li sobre a legislação de trânsito italiana, o estrangeiro de um país que não faz parte da União Europeia e que não reside na Itália, deve portar os seguintes documentos:
1. CNH;
2. Uma tradução juramentada da CNH para o italiano;
3. PID – Permissão Internacional para Dirigir.
A PID vem traduzida em alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo.
Por não ser traduzida para o italiano acha que é bom providenciar a tradução juramentada dela para o italiano, em função de me deparar com algum oficial de trânsito não familiarizado com a situação e recuse o documento? Obg
Olá Maura!
Para dirigir na Itália é necessário a PID (acompanhada da habilitação) OU a tradução juramentada.
Se você já tem a Pid ou vai tirá-la, não é necessário a tradução.
É fundamental ter a habilitação física, não a digital, porque as locadoras de veículos aceitam apenas o documento original.
Um abraço,
Patricia
Boa noite Patrícia, estou indo eu e meu marido, para Scilia em fevereiro. Vamos ficar 10 dias, começando por Catânia, onde chegaremos de avião. De carro, planejamos um roteiro por Taormina,Siracusa, Ragusa, Agrigento e Palermo. Nossa dúvida, é em relação a deixar as reservas de hotéis feitas, pois gostaríamos muito de ter uma viagem mais livre, escolhendo durante a viagem onde e quanto tempo ficar. Entretanto tenho muito receio de ficarmos sem hospedagem. Acha muito arrisacado, sendo que é inverno? Obg
Olá Maura,
Em fevereiro dá, sim, para reservar os hotéis em cima da hora. Eu não recomendaria isso se fosse no verão, mas no inverno é bem tranquilo.
Um abraço,
Patricia
Boa noite Patrícia
Irei para a Sicília agora dia 3 de março. Para visitar a visitar Siracusa, Noto, Ragusa e Modica. Qual cidade melhor para servir de base. Quanto a epidemia de covid 19 como está por aí? Ficaremos 16 dias na Sicília.
Gostei muito das dicas do site.
Obrigado
Marcelo Bernardoni
Olá Marcelo,
Te indico ficar em Siracusa. Mas você chega amanhã e ainda não reservou hotel? rsrs
Não há nenhuma epidemia por aqui, tudo está funcionando normalmente.
Um abraço,
Patricia
Olá Patricia, parabéns pelo site, é riquíssimo em conteúdo.
Estou indo para Palermo em Outubro e farei a volta na Sicilia. Gostaria de visitar algum produtor de azeite, outro de limão siciliano(extração do óleo) e por fim se houver alguma perfumaria tradicional na Sicilia, assim como a Santa Maria Novella. Desde já agradeço.
Olá Pablo,
Há uma série de produtores de azeite espalhados pela Sicília. Gosto muito e indico a Tenuta Cavasecca, próximo a Noto.
Em relação à perfumaria, como aquela de Santa Maria Novella, desconheço que haja algo de similar aqui na Sicilia.
Um abraço,
Patricia
Olá Patrícia,
Obg pela resposta. Encontrei duas perfumarias sicilianas: Ciatu Profumeria e Ortigia Sicilia.
Encontrei também um produtor de óleo essencial: Simone Gatto.
Grazie,
Pablo
Olá Pablo, você me perguntou sobre perfumarias como a de Santa Maria Novella!
A Ciatu e a Ortigia são perfumarias modernas. Sendo a primeira pequena e artesanal, a segunda bem grande e comercial.
Citei a Ciatu aqui> Dicas de Noto: o que mais ver além do básico
Att.,
Patricia
Oi Patrícia ! Seus posts são tudo de bom! Estamos indo para uma viagem de 12 dias a Sicília mas será final de outubro – 21 out a 3 novembro . Você tem uma sugestão de roteiro para esta época mais fria? Nosso maior interesse – somos 2 amigas viajando juntas – ‘é natureza ( eu queria mergulhar mas acho que estará frio…) gastronomia, passeios a pé e de bicicleta, os azeites especiais da Sicília e todos os maravilhosos locais tomados pelo Patrimônio Unesco ! ABS Sheila
Oi Sheila,
Te dei uma dica de roteiro no outro comentário. Esse roteiro: https://descobrindoasicilia.com/2015/03/dica-de-roteiro-8-dias-na-sicilia/
Você pode desenvolver o seu a partir desse aí e encaixar outros passeios mais relacionados aos seus gostos, como a visita ao oleificio como você falou antes, passeio de bike, etc.
Também como te falei antes, o “mergulho” não é certeza que vai ser possível, mas isso você só vai saber quando tiver mais próximo da sua viagem e puder ver qual será a previsão do tempo. Em Taormina é possível fazer até scuba diving, passeio de barco, dependendo das condições do tempo.
Já respondi aos seus comentários. Se não os encontrar, eles estão aqui:https://descobrindoasicilia.com/2014/06/marsala-muito-mais-que-um-bom-vinho/#comment-3995 e aqui: https://descobrindoasicilia.com/2018/08/visita-a-vinicola-pellegrino-em-marsala/#comment-3994
Um abraço,
Patricia
Nossa Patrícia eu realmente não tinha visto suas respostas porque eu me perco no seu blog e acabo esquecendo em qual post comentei ! Fiquei esperando chegar s resposta por e-mail também mas só veio uma vez ! Agradeço demais , vou olhar agora ! Abraços
Oi Patricia! Estamos aqui na Sicília e seguimos as suas dicas de roteiro. Estamos no final da viagem, em Palermo, e temos amanhã e depois. Gostaríamos de uma dica para esses 2 dias. Já fizemos um tour em Palermo e hoje fomos a Erice. Estamos em dúvida entre Mondello, castellamare, bagheria, monreale… O que você aconselha? Muito obrigada,
Renata
Oi Renata!
Espero que tenha aproveitado bastante!
Desses lugares que você citou, sugiro Monreale (a Catedral é lindíssima!), Mondello (dá para fazer um passeio rápido).
Você está de carro?
Ir a Castellammare nesse período não é exatamente o máximo, porque não tem muito movimento, mas você pode ir para passear na vila de pescadores e olhar o mar. A mesma coisa em Cefalù, que seria outra opção.
Resumindo, se não quiser se distanciar muito de Palermo pode ir a Monreale e Mondello, se tiver a fim de fazer um passeio um lugar mais longe, Cefalù ou Castellammare del Golfo.
Um abraço,
Patricia
Oi, Patrícia. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Adoro abrir o blog e encontrar um recadinho da Bóia. Obrigada, Natalie!
Olá Patrícia adorei seu blog me ajudou muito quando estive na Sicília. Gostaria de saber se vc pode me ajudar a descobrir o que o realmente comprei na feira de Ortigia: tipo uma pasta de pimentão ou tomate, que vende a quilo. Acabei comprando mais de um quilo e não sei onde usar. Obrigada.
Oi Rosemary,
O gosto de pimentão é bem diferente do tomate. Você chegou a experimentar?
Eu suponho que seja concentrato di pomodoro, que seria um extrato de tomate bem grosso.
Tira uma foto da embalagem, de modo que eu veja o rótulo, e me manda no email descobrindoasicilia@gmail.com! Assim ficaria mais fácil identificar.
Um abraço,
Patricia