Se você está procurando onde comer em Lampedusa, veja essas dicas de restaurantes para você almoçar ou jantar na ilha. São todos lugares que testei pessoalmente ou que foram indicados por leitores e amigos.

Certamente não faltam opções de restaurantes, porém fique atento para não cair nas armadilhas para turistas, algo sempre presente nos lugares muito turísticos, como Lampedusa. Além disso, é importante ter em mente que a culinária lampedusana é baseada em pratos de peixe e frutos do mar, os restaurantes não oferecem muitas variedades e os preços costumam ser mais altos do que a média da Sicília.

Vai viajar para Lampedusa? Então não deixe de ver:

Onde comer em Lampedusa: restaurantes típicos

Trattoria Terranova

Localizada pouco fora do centro de Lampedusa, há mais de 20 anos a acolhedora trattoria do proprietário Bernardo oferece os sabores genuínos da ilha. Imperdíveis, entre as várias especialidades à base de frutos do mar, o couscous de peixe, o busiate com peixe espada e berinjela, a massa com garum (um saboroso caldo de anchovas, que os antigos romanos amavam) ou com camarão e pesto alla lampedusana, o qual leva alcaparras, anchovas, tomate seco e amêndoas.

Busiate com peixe-espada, berinjela e burrata

O lugar é muito simples e rústico, uma típica cantina italiana com mesinhas pequenas de madeira, paredes de pedra e ambiente muito familiar.

  • Conta: 25-35 euros por pessoa
  • Funcionamento: Todos os dias, aberto para almoço e jantar.
  • Onde fica: Via Terranova, 3

 

Il Ritrovo

Simples, informal e familiar, o restaurante Il Ritrovo é um dos mais tradicionais de Lampedusa, tendo aberto em 1979. Eles servem principalmente pratos de peixe, mas entre as entradas e primeiros pratos há também algumas opções vegetarianas.

Onde comer em Lampedusa

Couscous de peixe

O cardápio varia de acordo com o pescado do dia. Em suma, é ideal para quem procura os sabores autênticos de pratos típicos sicilianos. Ele fica na rua principal de Lampedusa, a Via Roma, e sem dúvida é um dos melhores da região. Como é um restaurante pequeno, com poucas meses, o ideal é reservar antes.

  • Conta: 25-35 euros por pessoa
  • Funcionamento: Todos os dias das 19 às 23h, de junho a outubro.
  • Onde fica: Via Roma, 56

 

Ristorante Sirio

O Sirio, restaurante do hotel de mesmo nome, é um lugar onde comer em Lampedusa recomendado por seu ambiente familiar e simples, bem como pelos pratos de peixe deliciosos. Os carros-chefe do restaurante são a carbonara de atum e o couscous de peixe, o qual é preparado apenas às quartas-feiras. Como sobremesa, uma boa pedida é o tiramisu.

  • Conta: 35-50 euros por pessoa
  • Funcionamento: Todos os dias das 20 às 23h30
  • Onde fica: Via Antonello da Messina, 8

 

Onde comer em Lampedusa: sanduíches, hambúrguers, pizzas

Sciuri e Fava

Um wine bar e restaurante com atmosfera informal que serve sanduíches, tábuas de queijos e frios, bem como massas e petiscos à base de produtos locais e genuínos.

onde comer em lampedusa

Além disso, como um bom winebar, a carta de vinhos é bem extensa.

  • Conta: 10-30 euros por pessoa
  • Funcionamento: Todos os dias das 17 à meia noite, de junho a setembro.
  • Onde fica: Via Giovanni Verga, 1 (Piazza Piave)

Streetfood Lampedusa

Embora não seja exatamente um “restaurante”, mas sim um foodtruck, não poderia deixar de dar esta dica de onde comer em Lampedusa.

Nessa Kombi adaptada, é possível saborear deliciosos hambúrgueres de peixe preparados com matéria-prima fresca. Por exemplo, o hambúrguer de atum, peixe-espada e camarão é excelente.

onde comer em lampedusa

Mas além dos hambúrgueres de peixe que mudam todos os dias de acordo com o pescado, podem haver outros “pratos” como sushi (sempre preparado por eles com peixe fresco) ou hambúrgueres vegetarianos.

onde comer em lampedusa

  • Conta: os hambúrgueres custam entre 12 e 15 euros.
  • Funcionamento: Todos os dias, das 12 às 15 e das 19h30 às 23h, de junho a setembro.
  • Onde fica: A Kombi fica na Via Antonello da Messina, na  praça entre o Hotel Sirio e o Hotel Alba d’Amore.

Pizzaria Papà Doc

Uma pizza é sempre uma boa opção na Itália, principalmente se você não quer gastar muito. Antes de tudo, a Papà Doc é uma pizzeria al taglio, isto é, você compra as pizzas por pedaços. Dessa forma, você pode comprar os pedaços de pizza e levar para a praia ou para o hotel! De qualquer forma, também é possível comprar uma pizza inteira redonda e comer no local.

A massa da pizza é leve e crocante, e há uma grande variedade de sabores. No entanto, é comum sempre ter fila, mas ela anda rápido!

  • Conta: 5-7 euros por pessoa
  • Funcionamento: Todos os dias, o dia todo.
  • Onde fica: Via Roma, 131
Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

 

Onde comer em Lampedusa: restaurantes gourmet, finos, na moda

Se você não abre mão de desfrutar de pratos mais elaborados durante uma viagem, em Lampedusa não vão faltar opções. De fato, muitos restaurantes têm oferecido uma cozinha mais moderna, com um toque de classe, de modo a satisfazer os paladares mais exigentes.

Le Mille e Una Notte

Com um atmosfera que lembra um restaurante árabe elegante e requintado, este restaurante propõe tanto pratos sicilianos quanto árabes. Quem comanda a cozinha é a chef Rosa Licciardi, aluna de Gualtiero Marchesi, e o restaurante é todo conduzido pela família dela.

onde comer em lampedusa

Como entrada é possível degustar 15 besliquetes, que variam de acordo com o pescado do dia. Mas a especialidade da casa é o tagliolini com lulas, alcachofra e alcaçuz. Como segundo prato, uma boa pedida é o pescado do dia grelhado com azeitonas e tomates-cereja. Para finalizar, um manjar de limão com alcaçuz ou tâmaras recheadas de nozes e cobertas com chocolate.

onde comer em lampedusa

  • Conta: 35/60 euros por pessoa
  • Funcionamento: Todos os dias das 20 às 23h, de junho a setembro.
  • Onde fica: Lungomare Luigi Rizzo, 137 (zona porto antigo)

Ristorante La Calandra

Localizado nas falésias de Cala Creta, imerso na esplêndida paisagem de Lampedusa, encontra-se o Ristorante La Calandra, o restaurante do resort de mesmo nome.

Do terraço do restaurante, em meio aos dois portos da ilha, é possível admirar uma paisagem incrível enquanto se saboreia pratos exclusivamente à base de frutos do mar.

Entre as entradas destaca-se um antipasto di pesce crudo, composto por lagostim, camarões, tartar de olho de boi e de atum, bem como filetes de peixe cru que variam de acordo com o pescado do dia. Em seguida, as massas do Nicola Marveggio incluem nhoques  ao camarão vermelho e pistache, espaguete com garoupa e erva-doce, ou ainda o clássico espaguete com ouriço. Por fim, como segundo prato, é possível escolher o peixe-espada ao forno, que é a especialidade da casa. Outra opção é a tagliata de atum com rúcula e tomates ou o lagostim com molho de laranja.

O nhoque com camarão

Por fim, como sobremesas eles oferecem os clássicos sorbets de fruta, o parfait de amêndoas um petit gateau de chocolate.

  • Conta: 40/55 euros por pessoa
  • Funcionamento: Todos os dias das 19h30 às 23h, de junho a setembro.
  • Onde fica: Lungomare Luigi Rizzo, nº 1.

 

Ristorante Il Giardino Arabo (Borgo Cala Creta)

Neste restaurante de frutos do mar, localizado próximo ao Village Dammuso Borgo Cala Creta, é possível provar os sabores típicos da culinária mediterrânea.

O chef é Amar Kanzari, metade siciliano e metade tunisiano, que dá o máximo de si no couscous com caldo de peixe, especialidade da casa. Apesar do cardápio variar de acordo com o pescado do dia, nunca se distancia da tradicional cozinha siciliana.

Como entrada é possível encontrar a caponata siciliana, arancini, salada de polvo, berinjelas à parmigiana ou mesmo croquetes de camarão e grão de bico. Entre as massas, você pode escolher entre o talharim alla Norma, casarecce com camarão e berinjela ou calamarata com lulas e alcaparras.

  • Conta: 30 euros por pessoa (sem incluir vinho)
  • Funcionamento: Todos os dias das 20 às 22h, do final de maio ao final setembro.
  • Onde fica: Contrada Cala Creta

 

Você já esteve em Lampedusa e quer recomendar algum restaurante? Ou então quer nos alertar sobre algum lugar onde você não teve uma boa experiência? Preencha a caixinha de comentários abaixo. Sem dúvida vamos adorar conhecer suas dicas!

 

Comente!