Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » Palermo: Dicas de viagem » Palermo: dicas práticas para aproveitar a cidade

Palermo: dicas práticas para aproveitar a cidade


Precisa de dicas de Palermo? Este post é para você que está organizando sua viagem e precisa saber como se locomover, onde se hospedar, o que fazer, e muito mais!

Então vamos lá! Palermo, capital da Sicília, é a quinta maior cidade da Itália, e como toda cidade grande, também cheia de problemas, do trânsito caótico às mazelas sociais que a afligem. À parte isso, é uma cidade linda, com uma mistura de estilos determinada pelas diferentes dominações que por séculos fizeram dela uma das potências do Mediterrâneo.

Para aproveitar ao máximo o que Palermo tem a oferecer — e são muitas coisas —, basta somente tomar algumas precauções, planejar direitinho seu roteiro e ter muita disposição para caminhar. Além disso, reuni uma série de informações para facilitar o planejamento da sua viagem, dicas práticas de quem já esteve diversas vezes lá.

Como ir do aeroporto ao centro de Palermo

De ônibus

A empresa Prestia & Comandè efetua o serviço que liga o aeroporto Punta Raisi ao centro da cidade. Você pode comprar a passagem, que custa € 6,30, no próprio ônibus ou na bilheteria localizada no aeroporto. As paradas do ônibus são as seguintes: Via Belgio, Viale Alcide De Gasperi, Via Croce Rossa, Via Libertà, Via Emerico Amari (Praça Politeama), Porto e Piazza Giulio Cesare (Estação Central). Clique AQUI para verificar os horários. A viagem dura cerca de 50 minutos.

Táxi

Uma corrida do aeroporto de Palermo até o centro (por exemplo, estação central) custa a partir de 50 euros.

Com um transfer privativo

Uma ótima opção para quem prefere um pouco mais de conforto ou para pequenos grupos (por exemplo, no caso de 4 ou mais pessoas, o valor fica bem em conta), é contratar um transfer privativo. O motorista espera o(s) cliente(s) no desembarque do aeroporto e o conduz até o hotel, tudo com conforto e segurança.

LEIA TAMBÉM:  10 Curiosidades sobre Palermo

Enfim, você pode ver mais detalhes e reservar um transfer do aeroporto de Palermo até seu hotel, clicando AQUI. Além disso, vale lembrar que a maior parte dos táxis só embarca até 3 passageiros e cobram por malas extras, já o transfer privativo não!

Onde ficar em Palermo

Antes de tudo, as zonas mais indicadas para ficar em Palermo são aquelas nos arredores da Piazza Politeama, Teatro Massimo, Quattro Canti e Kalsa. Deste modo, você pode conhecer um grande número de atrações a pé.

Veja no Booking algumas opções de hotéis em Palermo, e as tarifas, ou leia os seguintes posts que já escrevi sobre hospedagem na capital da Sicília:

Dicas de Palermo para quem alugará um carro: ao escolher um hotel, antes de tudo procure saber se ele tem estacionamento. A carência de lugares para estacionar é um dos grandes problemas de Palermo e, por isso meu conselho é escolher um hotel que ofereça este tipo de serviço.

Dicas de Palermo: como se locomover

Palermo

O trânsito de Palermo é um dos piores da Itália. Além disso, a cidade é cheia de ZTL (zonas de tráfego limitado), onde é proibido o trânsito de veículos particulares. Se não fosse suficiente, muitas ruas são estreitíssimas e os motoristas não respeitam muito as regras do trânsito.

Meu conselho? Deixe o carro no estacionamento do hotel e vá andando. Se o lugar for muito longe, pegue ônibus, bonde ou táxi. É a melhor maneira de aproveitar a cidade, evitando passar raiva na selva que é o trânsito local. Pegue o carro somente para ir às localidades fora da cidade (Catedral de Monreale, Mondello, etc.)

LEIA TAMBÉM:  Dicas de restaurantes para passar o Réveillon em Palermo

Ah, uma dica útil para quem vai pegar transporte público: há uma app chamada Moovit (disponível gratuitamente em 38 línguas, tanto para Iphone quanto para Android e Windows Phone) e com ela é possível ter acesso em tempo real a todos os dados relativos às linhas de ônibus urbanas, como percursos, paradas, horários, etc. Um verdadeiro tesouro para um viajante!

Links úteis:

Segurança em Palermo

Antes de mais nada, no que diz respeito à segurança, o que posso lhe dizer é que tome as mesmas precauções que você tomaria se estivesse no Brasil. Cuidado com seus pertecences, principalmente nos lugares muito cheios, incluindo ônibus e metrô. Leia meu texto sobre a segurança na Sicília.

O que comer em Palermo

Comida de rua em Palermo

Palermo é a pátria da comida de rua. Por isso, você verá vendedores ambulantes com carrinhos de “sfincione” (uma espécie de pizza bem macia), sanduíche de baço e panelle, arancine, croquetes de batata, frituras de peixe e de tripa. Deixe a frescura de lado e se delicie com as gordices que só a Sicília sabe oferecer.

Ah, em Palermo tem um passeio que recomendo muito, principalmente para os entendedores e apreciadores da gastronomia local: um tour que une cultura e degustação! É um passeio a pé, privativo e em português, pelos mercados e points da comida de rua da cidade.

Veja também algumas dicas de restaurantes em Palermo.

E o que ver e fazer em Palermo?

Primeiramente é importante que saiba que há muito o que fazer em Palermo. É uma cidade cultural interessantíssima, com um grande número de monumentos, museus e atrações. Por isso eu sempre costumo dizer que, para ver o mínimo indispensável, são necessários dois dias inteiros. No entanto, a verdade é que eu diria que não basta uma vida para ver toda a beleza que Palermo tem.

LEIA TAMBÉM:  Dica de hotel em Palermo: Ucciardhome Hotel

Assim sendo, veja abaixo tudo que eu já escrevi sobre a capital da Sicília.

Passeios e Transfers

Por fim, se você deseja contratar um passeio em Palermo, veja alguns de nossos serviços:

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.
Marcações:

62 comentários em “Palermo: dicas práticas para aproveitar a cidade”

  1. Boa noite Patricia, tudo bem? Obrigado por seu site existir. Ele auxiliou em quase a totalidade na montagem de meu roteiro de um mês na Sicilia (13/set a 15/out). Gostaria de compartilhá-lo e, caso queira, dê uns pitacos e conselhos no que achar necesserário. Do dia 16/set a 08/out estaremos de carro. Gostamos de ficar em algumas cidades por um tempo maior para conhecermos um pouco do modo de vida dos locais. Assim ficou o roteiro:

    13-16 – Palermo
    16-17 – San Vito lo Capo, passando por Castellamare del Golfo
    17-18 – Trapani, passando por Érice
    18-19 – Agrigento, passando pelas salinas de Marsala e Scalla dei Turco
    19-20 – Ragusa
    20-21 – Siracusa, passando por Noto
    21-23 – Taormina
    23-30 – Catânia. Teremos a companhia de uns amigos. Faremos alguns passeios de bike sendo 02 dias em bate-volta para cidades próximas, 02 dias com pernoite em Siracusa e 01 dia para subirmos o Etna. 01 dia iremos de carro a Bronte para curtir o Festival do Pistache.
    30-02 – Malta
    02-04 – Catânia
    04-05 – Enna
    05-06 – Petralha Soprana , passando por Sperlingo
    06-08 – Cefalu
    08-15 – Palermo

    Aproveitando, gostaria de perguntar:
    1- sobre a ZTL – Os hotéis reservados, estão localizados no centro das cidades. O próprio hotel, consegue liberar minha passagem até o estacionamento sem que tome multa?
    2- O Vale dos Templos é mais interessante que o sitio de Paestum?
    Obrigado novamente pelas informações e disponibilidade em responder a todos.
    Votos de felicidade e sucesso

    1. Olá Aquino,

      Que bom que o site tá sendo útil para você. Fiquei muito feliz ao ler seu comentário!
      Seu roteiro está ótimo, muito bem elaborado e bem dividido.
      Agora respondo as suas perguntas>
      1- sobre a ZTL – Os hotéis reservados, estão localizados no centro das cidades. O próprio hotel, consegue liberar minha passagem até o estacionamento sem que tome multa?
      R: Depende do hotel. É uma pergunta que não posso responder, pois cada hotel tem sua própria política. Quando se reserva pelo Booking, por exemplo, tem escrito essas informações, se há estacionamento, etc. Por isso você tem que ver isso diretamente com os hotéis. Às vezes os hotéis estão no centro, mas não na ztl.

      2- O Vale dos Templos é mais interessante que o sitio de Paestum?
      R: Com toda certeza! Ok, devo dizer que visitar um não exclui a visita ao outro, porque são coisas diferentes, templos diferentes, histórias diferentes. Eu fui aos dois, voltaria ao Vale dos Templos outras 100 vezes, mas pra Paestum me bastou uma mesmo :).

      Um abraço,

      Patricia

      1. Bom dia Patricia!! Contando os dias para viagem. Obrigado por responder. Vou contatar todos hotéis em relação a ZTL pois não é nada agradável receber multa, ainda mais em euros. Estava um pouco resistente em visitar o Vale dos Templos mas, após seu comentário, com certeza irei conhecer. Um ótimo fds. Abraço.

  2. Olá Patrícia. Parabéns! Adorei seu blog. Vou estar somente 1 dia em Palermo pois vou num cruzeiro pelo Mediterrâneo. Chegarei ao porto e, gostaria de uma dica sobre o que poderei fazer ali pelos arredores. Suas informações certamente irão me ajudar. Bjs!

  3. Patricia,

    Antes de mais nada, quero lhe parabenizar pela riqueza de detalhes e informações do seu blog.
    Eu, como amantes de viagens e blogueiro para lá de amador (http://leoviajandao.blogspot.com.br/), sou admirador de blogs como seu.
    Estou terminado o planejamento de uma viagem que farei com minha esposa setembro próximo e literalmente estamos “devorando” todos seus posts.
    Agora que li a maioria deles e como percebi que vc é super solícita, gostaria de pedir sua opinião sobre meu roteiro.
    Desde já, saiba que procurarei retribuir o seu belo trabalho, reservando os hoteis pelos seus links. 😉

    1d – chegada em Malta (13:00) – a tarde/noite – Valleta, three cities
    2d – Malta – Comino (blue lagoon)
    3d – Malta – Mdina, Rabat, Gozo
    4d – Malta – livre
    5d – voo alibluemalta Malta-Trapani (chegada 08:30), bus trapani porto, ferry Favignana, explorar ilha e pernoite Favignana
    6d – explorar Favignana/Levanzo pernoite Favignana
    7d – ferry cedo para Trapani (aluguel de carro) – percurso dia todo: San Vito Lo Capo, Scopello, Castellamare del Mar, Erice, Trapani, pernoite Trapani
    8d – carro Trapani->Agrigento (Scala dei Turchi, templo se der temp), pernoite Agrigento
    9d – carro Trapani->Catania, conhecer Catania, pernoite Catania
    10d – carro Catania -. Syracuse/Noto, pernoite Catania
    11d – carro Catania – Taormina (hotel c/ park), visitar Taormina e Castelmola, pernoite arredores Taormina
    12d – Visita Etna/vinicola, pernoite arredores Taormina
    13d – carro Taormina – aeroporto Catania (devolve carro), voo Lampedusa, pernoite Lampedusa
    14d – Lampedusa, pernoite Lampedusa
    15d – Lampedusa, pernoite Lampedusa
    16d – voo cedo Lampedusa-Palermo, bus aeroporto->centro, explorar Palermo, pernoite Palermo
    17d – explorar Palermo (se der tempo, visitar Cefalu ou Monreale), pernoite em Palermo
    18d – voo de volta à tarde para o Rio.

    Vc acha q está legal? Muito corrido?
    Obviamente, se tudo der certo, volto aqui para contar, ok? 😉

    Ah…se quiser algumas dicas de viagens fique à vontade para conhecer o meu blog.

    1. Desculpe, havia um erro acima. O correto é este aqui:

      1d – chegada em Malta (13:00) – a tarde/noite – Valleta, three cities
      2d – Malta – Comino (blue lagoon)
      3d – Malta – Mdina, Rabat, Gozo
      4d – Malta – livre
      5d – voo alibluemalta Malta-Trapani (chegada 08:30), bus trapani porto, ferry Favignana, explorar ilha e pernoite Favignana
      6d – explorar Favignana/Levanzo pernoite Favignana (ou Trapani?)
      7d – ferry cedo para Trapani (aluguel de carro) – percurso dia todo: San Vito Lo Capo, Scopello, Castellamare del Mar, Erice, Trapani, pernoite Trapani
      8d – carro cedo Trapani->Agrigento 2h de viagem – Scala dei Turchi, templo se der tempo, pernoite Agrigento
      9d – carro cedo Agrigento->Catania 2h de viagem, conhecer Catania, pernoite Catania
      10d – carro Catania – Syracuse/Noto, pernoite Syracuse (noite em Ortigia)
      11d – carro cedo Syracuse – Taormina (hotel c/ park), visitar Taormina e Castelmola, pernoite hotel arredores Taormina
      12d – Visita Etna/vinicola ou explorar praias Taormina, pernoite hotel arredores Taormina
      13d – carro Taormina – aeroporto Catania, devolver carro, voo Lampedusa, pernoite Lampedusa
      14d – Lampedusa, pernoite Lampedusa
      15d – Lampedusa, pernoite Lampedusa
      16d – voo cedo Lampedusa-Palermo, bus aeroporto->centro, explorar Palermo, pernoite Palermo
      17d – explorar Palermo (e se der tempo, bate-volta Cefalu ou Monreale), pernoite em Palermo
      18d – manhã, curtir mais um pouco Palermo – voo de volta à tarde para o Rio.

      1. Olá Leonardo,

        Fico muito feliz que goste do blog!
        Em relação ao seu roteiro, na minha opinião está ótimo, só tem um ponto que eu considero crítico. Este: 7d – ferry cedo para Trapani (aluguel de carro) – percurso dia todo: San Vito Lo Capo, Scopello, Castellamare del Mar, Erice, Trapani, pernoite Trapani
        Estou achando que há muita coisa para um dia só. Você não vai aproveitar as praias, né? Vai chegar, visitar, tirar foto e seguir para o próximo destino.

        6d – explorar Favignana/Levanzo pernoite Favignana (ou Trapani?) – Aqui te aconselho a pernoitar em Favignana mesmo, porque a ilha é enorme, e quanto mais tempo você ficar lá, melhor.

        O restante está ótimo!
        Te agradeço demais por reconhecer o meu trabalho (você tem blog e bem sabe o quanto não é simples manter um).

        Um abraço,

        Patricia

  4. Oi patricia
    Minha viagem está marcada para chegar em oalermo 28 de maio.nesta cidade ficarei 3 dias inteiros .vale a pena tirar um dia e ir a cefalú?
    Vou pegar o carro só no dia de sair de palermo em direção a trapani.queria ficar um pouco em san vito de capo.ficaremos 2 dias.
    Vale a pena ir a erice?
    Seguindo 2 dias agrigento
    2 siracusa
    4taormina
    2 catânia
    Que acha mudaria o tempo de alguma cidade?
    Teatro ao ar luvre qual me recomendaria?
    Adoro ler seu blog
    Obrigado

    1. Olá Denise,

      Vale a pena ir tanto a Cefalù quanto a Erice. Na minha opinião você poderia tirar um dia de Taormina ou de Agrigento pra ficar um pouco mais em Trapani, assim poderia ver Trapani e Erice.
      Em relação ao Teatro, se for para ver algum evento, nesse período haverá as representações gregas no Teatro de Siracusa. No de Taormina os eventos só começam a partir de 19 de junho.
      Se tiver mais dúvidas, é só perguntar.

      Um abraço,

      Patricia

  5. ola Patricia, parabéns pelo seu blog, muito útil! Estou pensando em ir à Sicilia na virada do ano, por 10 noites. O que achas de 6 noites em Palermo, 2 em Siracusa e 2 em Taormina? Penso em ir de Palermo a alguns locais próximos. Obrigado!

    1. Olá Fabio!

      Ta bom sua divisão, talvez só tirasse um dia de Palermo e o adicionasse a Taormina, mas porque de lá você pode fazer outros passeios pelas cidades da costa leste da Sicília, ficaria mais equilibrado 5 noites de um ladoe 5 noites do outro :). Tudo depende do que você vai visitar também!

      Um abraço,

      Patricia

  6. Olá Patricia!
    Obrigado pelo seu blog! A leitura está sendo fundamental para programar minha viagem à Sicilia! Estarei em Palermo por 10 dias em Julho e estou tentado a alugar uma apartamento muito interessante que fica na via Bandiera. Vi a rua na Google Earth e ela me pareceu bastante esquisita. É uma boa localização pra se ficar em Palermo? Agradeço desde já sua resposta!
    Um abraço!

    1. Olá Fabricio,

      Palermo é uma cidade com bastante coisas para ver. Eu sugiro um mínimo de dois dias inteiros, se você não tiver muito tempo disponível (dá para ver o básico), mas quatro seriam o ideal.

      Um abraço,

      Patricia

  7. Oi Patrícia,

    Estou me programando para ir a Sicilia em Outubro deste ano, queria fazer um turismo rural, mas que o local ñ fosse muito distante do Centro de Palermo, há alguma indicação? Queria ficar em uma Fazenda com plantação de oliva, fabricação de vinhos, essas coisas… Obrigada

  8. Boa tarde, Patricia!

    Estaremos parando em Palermo de navio em janeiro de 2017 para passar apenas um dia.
    O Porto de desembarque dos navios é muito longe?
    Há necessidade de pegar taxi ou transfer ou podemos fazer o passeio a pé?

    1. Olá Patricia,

      O porto dista cerca de 10/15 minutos a pé da Praça Politeama, lugar onde você pode começar seu passeio em Palermo. O único problema é que para chegar às outras atrações (Quattro Canti, Catedral), você terá que caminhar um pouco mais. Por isso, caso estejam cansados no fim do passeio, para voltar ao porto você pode pegar um táxi, para não ter que enfrentar todo o percurso do retorno. Mas o passeio em si dá para fazer todo a pé, sem problemas!

      Um abraço,

      Patricia

  9. Oi Patrícia!
    Primeiramente parabéns pelo maravilhoso e minucioso trabalho em divulgar esta região fantástica!
    Estamos programando uma viagem entre set-out 2016 com nosso filho de 5 anos.
    Teria alguma dica de alguma atração para crianças?
    Saberia dizer se as principais cidades (Palermo,Catania,Taormina)têm parques infantis públicos,pracinhas?
    Em Palermo tem shopping center?
    Iremos basicamente visitar as cidades com monumentos greco-romanos e TB a região do monte Etna, Palermo.
    Obrigada!
    .

    1. Olá Flavia!

      Que bom que gostou do blog!

      Bem, como não tenho filhos, reconheço que não sei dar as melhores dicas do que fazer com crianças aqui na Sicília :D. De qualquer maneira, todas as cidades que você citou têm pracinhas e jardins públicos com brinquedos para crianças (só não lembro de ter visto os brinquedos em Taormina). Em Palermo, por exemplo, tem brinquedos no Giardino Inglese, na Villa Trabia, acho que praticamente em todos os jardins públicos. Em Catania tem na Villa Bellini. Ah, a alguns quilômetros de Catania também há um parque temático, o Etnaland (http://www.etnaland.eu/)

      Sim, em Palermo tem shopping (Forum Palermo, La Torre, Conca d’Oro), assim como em Catania (Porte di Catania, Centro Sicilia, Etnapolis). Os shoppings centers italianos são bem menores do que aqueles que a gente tá acostumado a ver no Brasil, então não se assuste rsrs.

      Espero ter ajudado!

      Um abraço,

      Patricia

  10. Oi Patrícia, tudo bem ? Eu de novo (rsrs).
    Não sei se o lugar correto pra essa pergunta seria aqui mas não encontrei em outro lugar.
    Você saberia indicar um plano de dados e ligação local pra usar por aí? O Vodafone funciona bem? Gostaria de checar emails, reservar restaurantes, hotéis por isso pensei em algo que incluísse um pacote de dados e também ligações locais.
    Obrigada.
    Beijos

    1. Oi Tatá!

      O que eu posso te sugerir é que você dê uma olhada nos pacotes oferecidos pelas operadoras e veja aquele que tem melhor custo x benefício de acordo com as suas necessidades. A Vodafone pega bem aqui na Sicília, assim como a Tre (a que tenho / http://www.tre.it) e a Tim (esta funciona até debaixo d’água, mas é a mais cara). No seu caso, veja os pacotes que eles oferecem aos turistas, acho que tem para quem vai ficar 1 semana e 1 mês.

      Um abraço,

      Patricia

  11. Olá, Patrícia.

    O seu bloque está sendo muito útil para mim.
    Em junho estou indo de para a Roma com meu esposo. Chegaremos em 12/06/16 e estamos pensando em ficar 3 dias em e ir para a Cicília de carro com paradas, visitaremos uma região na Cicília, Limina.
    Só estou preocupada se de 12/6 a 25/6 não der tempo ou ter que correr muito. Pegaremos o voo em Palermo.
    Você acha que seria melhor devolver o carro na Cicília? O que acha?

    Obrigada,
    Maria A

    1. Olá Amélia,

      Como você não tem tanto tempo disponível, melhor não parar muito ao longo do caminho entre Roma e Limina, ou então fazer esse percurso de avião (Roma- aeroporto de Catania, depois vocês alugam um carro e vão para Limina).

      Nos 10 dias que vocês pretendem ficar aqui na Sicília, o que gostariam de visitar? Caso queiram conhecer o máximo possível, dá para fazer um ótimo roteiro que inclua Taormina, o Etna, Catania, terminando em Palermo! Basta organizar-se bem e decidir o que visitar.

      O melhor é devolver o carro no final da viagem, em Palermo.

      Um abraço,

      Patricia

  12. Maria Luisa D`Abronzo Campassi

    Oi , Patricia! Vamos para Palermo dia 25/05 e siremos para Taormina dia 28/05. Vamos chegar à noite em torno de 22:00 hs. Iremos de taxi até o hotel.
    Gostariamos de saber se há locadoras de carro na cidade?.Quais são e os endereços , pois pretendemos ir, meu marido e eu, para Taormina de carro. Muito obrigada. Maria Luisa

    1. Olá Maria Luisa!

      Sim, em Palermo há um bom número de locadoras de veículos. Te aconselho a usar o buscador da RentalCars (clique aqui: http://www.rentalcars.com). Assim, você poderá ver todas as locadoras com carros disponíveis na data que você procura e escolher aquela que oferece as melhores vantagens. Além disso, lá tem um mapinha e você pode ver aquelas que ficam mais próximas ao seu hotel. Lembro que é alta temporada e é melhor não deixar para alugar em cima da hora, para não correr o risco de não encontrar veículos disponíveis.

      Um abraço,

      Patricia

  13. Oi Patrícia, gostaria de saber se a Região do Hotel Ibis Styles em Palermo é boa para conhecer os principais pontos turísticos e, especialmente, se é perigoso andar por lá a noite? obrigada. Tatá

    1. Oi Tatá,

      O Ibis fica bem localizado, perto de paradas de ônibus, mas de lá dá para ir tranquilamente a pé até o centro.
      É uma zona de porto, algumas ruas são um pouco feias, mas quem mora em Palermo diz que não chega a ser perigoso. Li alguns comentários no Tripdvisor e muita gente mencinou que não teve problema algum com segurança. Enfim, é um hotel válido!

      Um abraço,

      Patricia

  14. JORGE HENRIQUE MANGUEIRA SOBRAL

    Oi, Patrícia. Primeiramente, parabéns pelo excelente trabalho. Estaremos na Sicília agora em maio em carro alugado e a idéia é tomar o ferry noturno de Palermo a Nápoles. Como a data de saída é móvel, não gostaria de comprar a passagem antecipadamente. Você sabe se é seguro deixar para comprar no dia?

    1. Olá Jorge,

      Não sei te dar uma resposta precisa sobre o fato de ser seguro ou não comprar a passagem no mesmo dia. O que sei é que, teoricamente, não é aconselhável, principalmente se a sua intenção é dormir em uma cabine. Digo isso porque, ao deixar pra comprar no dia, você certamente encontrará bilhetes disponíveis para assentos e cabines compartilhadas, mas há um sério risco de não encontrar mais cabines privativas, visto que não há muitas.

      Um abraço,

      Patricia

  15. Patricia, gostaria de saber se Junho é um bom mês para ficar em Palermo? Já tenho onde ficar… gostaria de saber qual a melhor forma de planejar / criar um roteiro de viagem… sera minha primeira viagem for a do Brasil queria conhecer outros lugares… por exemplo: tem algum país que é fácil de chegar? gusto de lugares badalados, com bastante jovens… não me interesso muito por cultura e sim por paisagens e uma boa gastronomia.

    1. Oi Jéssica!
      Junho é um ótimo mês para visitar Palermo e a Sicília em geral!
      Não entendi a pergunta do país… você gostaria de visitar outros países além da Itália, mas saindo de Palermo? Do aeroporto de lá há voos diretos para vários países, como Espanha (Barcelona fica pertinho), Grécia, Alemanha. Dá uma olhadinha nesse post aqui: https://descobrindoasicilia.com/2014/05/como-chegar-a-sicilia-companhia-aereas-low-cost/

      Em relação ao roteiro, primeiramente você deve definir a quantidade de dias que vai ficar e então ir dividindo de acordo com as cidades que gostaria de visitar. Acho que você pode se inspirar no da Ludmila, uma leitora que tem mais ou menos os mesmos gostos que você. Ela chegou e saiu por Catania, então você só faz alterar isso, trocando por Palermo. Veja aqui: Roteiro de 9 dias na Sicília – Por Ludmilla Magro

      Ah, como você vai se hospedar em Palermo, pode inserir outras localidades (praias) muito legais no verão, como Cefalú e Riserva dello Zingaro.

      Espero ter ajudado!

      Um abraço,

      Patricia

  16. Boa tarde Patrícia,
    Adorei seu texto!! será que você poderia nos ajudar? Estamos fazendo um trabalho da faculdade sobre a Sicilia e temos que criar algo que vai ajudar os cidadãos daí. Você sabe nos informar alguma coisa que faria diferença na vidas das pessoas aí?
    Obrigada.

    1. Oi Julia!

      Que bom que gostou! Olha, não sei como te ajudar. O que posso dizer é que, o que falta aqui na Sicília e melhoraria a vida de todo mundo são duas coisas: trabalho e infraestrutura nos transportes! A Sicília tem a taxa de desemprego mais alta da Itália e as piores estradas :D.
      Um abraço,
      Patricia

  17. Cara Patricia,temos 1 semana para estar na Sicilia.Ja ficaremos de 12 a 14 de outubro em Palermo, e temos reserva de 16 a 19 em Taormina .A duvida e, onde ir entre 14 e 16?No vale dos templos?Ou outro loal?
    Obrigada pela dica

    1. Olá Carla,
      Dou duas sugestões do que encaixar nesse período: Agrigento (com uma ida ao Vale dos Templos e, se der tempo, também Scala dei Turchi) ou Siracusa. Você pode encaixar o que quiser, opções não faltam, é mais uma questão de gosto pessoal!
      Um abraço,
      Patricia

  18. Oi Patricia obrigada pela dica, mas para o periodo que desejo, eles não tem vaga. Eu reservei na pousada People B&B, pelo link do booking aqui no seu blog. Ficarei 2 dias em Palermo depois seguirei para Trápani, Agrigento, Syracuse e terminarei a minha viagem em Catania. Ficarei do dia 21/05 até 01/06. Quando sair de Palermo alugarei um carro, acho que fica melhor passear por varios locais.

  19. Oi Patricia, parabéns pelo seu blog. É bem claro e bastante informativo. Bom, eu Irei a Sicilia no fim do mes de maio por uma semana. Começarei a viagem por Palermo. Você tem alguma dica de pousadas(B & B) que possa indicar? Eu também gosto muito muito de viajar. Tenho algumas dicas de outros paises na Europa, caso necessite podemos trocar informações. Um abraço, Claudia

    1. Olá Claudia!

      Você se refere a uma pousada em Palermo? Não é um B&B, mas um hotel que aconselho é o Ucciardhome Hotel (veja meu texto AQUI). Se preferir mesmo uma pousada, eu conheço o B&B Piccola Sicilia (veja AQUI), ela fica bem no centro de Palermo. Nunca dormi lá, mas sigo o trabalho deles nas redes sociais e é uma pousada bem pequenininha, administrada por um jovem casal muito simpático!
      Um abraço!

      Patricia

  20. Patricia,
    Acabei de voltar da minha viagem pela Sicília! Gostaria de agradecer por todas as dicas com o roteiro! Parabéns pelo maravilhoso blog! Amei minha experiência no sul da Itália!
    Descobrindo a Sicília é realmente um blog espetacular!
    Bjs

  21. Olá Patricia,
    Vamos para a Sicília em maio , e o roteiro deve ser esse: 8/05 ate 10/05 em Palermo , quando pegamos o carro e vamos para Taormina. No dia 12/05 vamos para Siracusa ,no dia 14/05 para Agrigento ,e no dia 16/05 retornamos para Palermo ( direto para o aeroporto ) e vamos para Roma. Minha dúvida maior é se devo tirar Agrigento do roteiro para aproveitar melhor as outras cidades. Sei que não dá para conhecer tudo… pelas suas dicas acho que terei que voltar a Sicília! Obrigada desde já .Beijos, Marlise

    1. Oi Marlise!
      Na minha opinião, seu roteiro está muito bem dividido. Você conseguiu encaixar diferentes partes da Sicília em pouco tempo, e eu, se fosse você, deixaria assim como tá. A ida ou não a Agrigento só vai depender do seu gosto pessoal. Tem gente que nem passa por perto, uma vez que não se interessa nem um pouco por sítios arqueológicos. Como eu sou apaixonada por história, jamais deixaria de ir ao Vale dos Templos.
      Meu conselho é: vá, e se der tempo ainda dê um pulinho na praia de Scala dei Turchi.

      Se tiver mais dúvidas, pode perguntar!

      Um abraço,

      Patricia

  22. Olá, adoro ler esse blog e ele me inspirou bastante na minha última viagem “easy rider” pelo sul da Italia. Bem, só para contribuir, utilizei o ônibus do aeroporto à Praça Politeama e foi super legal. Ele sai com bastante frequência, é confortável, seguro, e tem bom preço. Achei uma excelente opção.

  23. Oi Patrícia, na minha ida à Sicília tive que dirigir no centro de Palermo quando retirei o carro da locadora e quando fui devolver (na rua lateral do teatro Politeama), meu planejamento não era andar de carro ali, mas usá-lo pra ir a outras cidades, sim é caótico, mas achei que as pessoas se entendem bem entre elas (levei uma abanada de mão e uma “cara-feia” pois não parei pra um pedestre atravessar no meio do nada, mas depois me acostumei a isso), o trânsito é muito mais silencioso que nas capitais brasileiras, eu morei no centro de São Paulo, e olha, me surpreendi de ouvir tão poucas buzinas, e sempre me surpreendia positivamente quando os carros paravam a qualquer momento que um pedestre queria atravessar a rua. Mas realmente, estacionar em Palermo é impossível, reparei que muitas pessoas quando vão estacionar pra algo rápido, param em fila dupla e fecham quem estacionou primeiro, deixam o carro e saem, achei isso um absurdo hahahaha, mas tive que fazer isso pra devolver o carro, já estava quase 30 minutos atrasada e não achava nenhum local que pudesse parar. Depois o responsável da locadora colocou o carro em um lugar próprio deles.

    Ah, e também achei Marsala (fui a Erice e Marsala porque eu vi aqui no blog!) mais apertada e com mais restrições onde não podia passar com o carro e tive que fazer desvios, e o GPS ficava louco com as ruinhas muito pequenas.

    Mesmo já tendo 1 mês que retornei da viagem, não consigo parar de acompanhar o blog e coisas sobre a Sicília! E obrigada por toda ajuda com os posts e respondendo meus comentários.

    Abraços

    Thais

    1. Thais, muito obrigada por seu comentário, obrigada mesmo!
      Veja que contradição: aqui o pessoal para para o pedestre passar, mesmo fora da faixa, mas deixa o carro, estacionado na diagonal, na esquina, fechando rua, em fila dupla e até mesmo tripla! kkkkk
      Fico muito feliz que suas impressões tenham sido positivas. A Sicília é tão carregada de estereótipos, que às vezes até eu mesma me surpreendo.
      Tenho certeza que seu comentário será muito útil a quem busca informações sobre dirigir na Sicília.

      Um abraço,

      Patricia

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!