Quem não gosta de comer bem pagando pouco? Não só em Palermo, capital nacional da comida de rua, mas em qualquer parte da Sicília, não vão faltar opções, desde a feira livre ao restaurante “mais limpinho”.
Antes de tudo, nas primeiras vezes que li sobre a cidade, notei que a Antica Focacceria San Francesco era citada tanto por outros blogueiros quanto por guias da cidade que indicavam onde comer em Palermo. Sem dúvida, era impossível não ficar curiosa! Assim, fui conferir de perto as delícias da casa. E não é que o lugar é bom mesmo?
Onde comer em Palermo
A Antica Focacceria San Francesco foi fundada 180 anos atrás por um senhor que trabalhava como cozinheiro da realeza. Em 1834 ele decidiu largar tudo e começar a cozinhar para o povo, e com isso abriu sua primeira focacceria. O sucesso foi imediato, e hoje a Antica Focacceria representa um pedaço da história da Sicília e por lá passaram personagens importantes, como Garibaldi e Luigi Pirandello.
A primeira vez que fui à Antica Focacceria San Francesco era um domingo. Cheguei lá por volta das 13h e, como era de se esperar, me deparei com um lugar lotado. Se quisesse esperar uma mesa livre, era necessário esperar na fila, e que fila! Como a fome era grande, decidimos comer sentados na calçada, como muitos estavam fazendo, no melhor estilo “street food”.
Antes de mais nada é preciso entender onde fica o final da fila para pagar. Italianos em geral desconhecem o conceito de fila um-atrás-do-outro. Para não criar confusão, decida o que quer antes de chegar ao caixa (o menu está escrito na tabela pendurada na parede). Depois disso, com o ticket nas mãos, vá para o balcão onde está exposto o que você quer, e tente ser esperto para não deixar ninguém passar na sua frente.

Não parece, mas nessa muvuquinha há duas filas: pessoas querendo pagar e outras tentando fazer o pedido.
Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.Os ícones da comida de rua siciliana
No andar térreo são vendidos os pratos estilo “fast food”. Ali e no 1º andar ficam as mesas para quem quiser comer por lá mesmo, sem pagar à mais para sentar. No 2º andar da Focacceria fica o restaurante tradicional, onde é possível sentar e pedir os pratos típicos da cozinha siciliana. Não provei o restaurante, mas se a qualidade da comida é a mesma do fast food, então é excelente.

Gente que espera por um “panino ca meusa”. Meusa, em dialeto siciliano, milza em italiano, baço em português.
O carro-chefe da Antica Focacceria San Francesco é o famoso “panino ca meusa”, o sanduíche de baço de boi típico de Palermo. Enquanto esperava, vi um panelão de pedaços de baço praticamente sendo esvaziado. Baço não é a minha praia, mas quem gosta do sabor forte, tipo aquele de fígado, não pode deixar de experimentar.

Schiticchio Ballaró – é esse o nome de um prato misto com croquetes de batata, arancine e panelle (massa de grão de bico frita).
Para vocês terem uma ideia, os dois pratos citados acima mais uma cerveja e uma coca-cola saíram por pouco menos de 10 euros.
Em suma, se você busca um lugar tradicional onde comer em Palermo, a Antica Focacceria pode ser uma ótima opção!
Onde fica:
A Antica Focacceria San Francesco fica bem no centro de Palermo, em uma ruazinha nas proximidades dos “Quattro Canti“.
Dicas e info úteis:
- A Antica Focacceria San Francesco abre todos os dias, das 11 da manhã à meia noite;
- Tente evitar os horários de pico (entre 13 e 14h) se quiser encontrar uma mesa livre.
Maravilha esses detalhes com que descreve todas as oportunidades de podermos usufruir sem perder tempo. Muito legal! Estou indo à palermo no início de julho…
Palermo é linda, uma cidade incrível!
Aproveita bem!
Um abraço,
Patricia
Oi Patricia,
Tudo bem?
Eu já li algumas dicas, mas ainda tenho algumas perguntinhas.
Tô chegando em Palermo na quinta feira dia 21, ficarei 3 dias em Palermo. Gostaria de saber se você tem alguma dica para a noite bares, shows ou clube de jazz?
Me interessei em ir a uma apresentação de marionetes.
Ficarei na Sicilia até o dia 01/06. Caso você saiba de agitos noturnos de Palermo até Taormina, por favor me avise.
Quem sabe não nos encontramos por ai. Em que cidade você mora?
Um abraço e sucesso com o seu blog.
Claudia
Estamos planejando nossa viagem a Sicilia e agradecemos as valiosas informaçoes do seu blog!!
Olá Rosa, que maravilha!
Eu que agradeço sua visita.
Um abraço,
Patrícia
menina, deu uma saudade agora…
que lugar lindo!
brava patinha, super sacada em explicar até mesmo os costumes e hábitos desta cultura tão rica e envolvente.
parabéns sempre!
aninha.