Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » CIDADES » Dicas de Catânia » Dicas de Catania: Piazza Duomo & Via Etnea

Dicas de Catania: Piazza Duomo & Via Etnea


Precisa de dicas de Catania e não sabe por onde começar seu passeio? Então que tal iniciar pela Piazza Duomo e Via Etnea, coração pulsante da cidade?

Antes de mais nada, se eu pudesse definir o que significa a Piazza Duomo e a Via Etnea  para a cidade de Catânia, diria que são, respectivamente, o coração e a aorta da cidade.

A Piazza Duomo é o núcleo do centro histórico de Catânia. É rodeada por edifícios históricos em estilo barroco siciliano: é nela que se localiza a Catedral de Santa Ágata (ou Duomo de Catânia, daí o nome da praça) e também a Estátua do Elefante, o símbolo da cidade desde 1239. Além disso, é de lá que parte a Via Etnea, a rua principal de Catânia.

LEIA TAMBÉM:  10 Curiosidades sobre Catania

curiosidades sobre Catania

Dicas de Catania: visite o Duomo

O Duomo de Catania, que é a catedral da cidade, é dedicada a Santa Agata, a padroeira de Catania. Ela foi, ao longo dos seus mais de 900 anos de vida, várias vezes destruída por terremotos e incêndios, e então novamente construída. A igreja que vemos hoje é obra do arquiteto e monge Girolamo Palazzotto, que a reconstruiu após o catastrófico terremoto de 1693. Já a fachada foi projetada em estilo barroco siciliano por Gian Battista Vaccarini e é dividida em três níveis, e em todos há estátuas de Santa Ágata.

City tour em Catânia
Faça um passeio privativo em Catania com uma guia que fala português! SAIBA MAIS.

Catedral de Catania

LEIA TAMBÉM:  Catedral de Catania: à descoberta do Duomo de Santa Ágata

A Piazza Duomo

O monumento que se encontra no centro da Piazza Duomo é a união de três elementos bem distintos e de épocas completamente diferentes: a Fonte, que é de autoria de Gian Battista Vaccarini e é datada de 1737; o elefantinho de pedra vulcânica, que remontaria ao período da dominação cartaginesa ou bizantina na Sicília; e o obelisco, que provavelmente foi trazido à Catânia durante as cruzadas, sendo proveniente de Assuã, no Egito.

Existem muitas lendas sobre a história da estátua do elefante, e uma das interpretações melhor aceitas é a do cartógrafo árabe Edrisi, que durante sua viagem a Catânia no século XII, teria escrito que os habitantes da cidade consideravam o elefante uma estátua mágica, capaz de protegê-los das erupções do Etna.

Hoje os degraus ao redor da fonte são ponto de encontro dos jovens da cidade, dos estudantes após a saída da escola, de turistas que param para comer um lanchinho e descansar.

Catania dicas

Outro monumento da Piazza Duomo é a Fontana dell’Amenano. Ela é constituída por uma grande concha em mármore branco de Carrara, na qual se ergue a estátua do rio Amenano, representado por um jovem. A estátua segura uma cornucópia da qual a água flui. Em cada lado da estátua há um tritão.

curiosidades sobre Catania

Enfim, da bacia da fonte, a água deságua no rio subterrâneo Amenano, localizado cerca de dois metros abaixo do nível da praça. Atrás da fonte, uma escadaria leva à Pescheria, ou seja, o antigo mercado do peixe de Catania.

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

Dicas de Catania: Um passeio pela Via Etnea

A Via Etnea é a rua principal do centro da cidade e tem este nome porque prossegue no sentido do Etna. Como é fechada para o trânsito de veículos particulares, é possível passear tranquilamente, mesmo no meio da rua. Eu adoro passear na Via Etnea em um fim de tarde de sábado ou de domingo, e parar para tomar um prosecco e beliscar alguma coisa em um dos tantos bares localizados na área.

Certamente algo que caracteriza a Via Etnea é a presença de grandes palácios que testemunham o estilo barroco tardio, uma peculiaridade de quase todo o leste da Sicília e que a Unesco reconheceu como Patrimônio da Humanidade. Além disso, em várias construções foi usada pedra lávica, daí a cor escura de alguns edifícios, uma característica da arquitetura de Catânia.

É também na Via Etnea, na altura da Piazza Stesicoro, que se encontram as ruínas do Anfiteatro Romano. Infelizmente resta bem pouco daquilo que era o segundo maior anfiteatro romano da Itália, perdendo somente para o Coliseu, mas é possível visitar algumas partes ruínas e a entrada é gratuita.

Anfiteatro Romano de Catania

Anfiteatro Romano de Catania

Por fim, depois de tanto caminhar, nada como um merecido descanso em meio ao verde. Uns 400m depois das ruínas do anfiteatro, continuando no sentido Etna, se encontra a  Villa Bellini, um jardim bem cuidado e muito querido pelos cataneses.

A Villa Bellini

Outras dicas de Catania

  • Absolutamente não perca a oportunidade de comer um arancino” no Bar Savia, que fica bem em frente à Villa Bellini. É, na minha humilde opinião, o melhor do mundo! 🙂
  • Entre nas ruelas perpendiculares à Via Etnea, olhe as vitrines, entre nas lojas. No entanto, comoem tantas cidades sicilianas, a vida para a partir das 13h, mas tudo recomeça no final da tarde, quando está um pouco menos quente. As pessoas saem, se reúnem para beber ou comer. Sem dúvida Catânia fica ainda mais animada a partir das 17h!
Vai visitar Catânia? Então não deixe de ver:
GOSTOU DAS DICAS? CLIQUE NA IMAGEM E SALVE O POST NO PINTEREST!

4 comentários em “Dicas de Catania: Piazza Duomo & Via Etnea”

  1. Olá, Patricia! Acabei de descobrir seu blog!! pena este seu relato não estar no ar quando fui a Catânia, em set/2013. Super detalhado e informativo. Relatei meu fim de semana na Catania em meu blog. O link é este, caso queira acessar: http://www.profissaoturistaoficial.blogspot.com.br/2015/01/na-rota-do-vulcao-um-final-de-semana-na.html
    Parabéns pelo blog!! Quero muito voltar a Sicilia para um tour mais completo nos proximos anos.
    Abraços,
    Natália

  2. Oi Patricia, hoje foi nosso segundo dia na Catania e fomos de novo no Bar Savia (tudo delicioso). A cidade eh meio caotica, mas tem muitas coisas boas.
    Fizemos um passeio ate o Aci Castello, a costa eh mesmo linda. Amanha seguimos viagem, proxima parada Agrigento, obrigada por compartilhar tuas dicas conosco.
    Andrea

    1. Oi Andrea, o Bar Savia é uma garantia de coisas gostosas. Catânia não é “meio” caótica, é totalmente caótica! rsrs. Infelizmente a cidade é muito mal cuidada e com isso acaba perdendo muito. Quando for a Agrigento, além do Vale dos Templos, visite Scala dei Turchi, uma praia lindissima.
      Um abraço,
      Patricia

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!