Como é bom visitar uma cidade junto com um local, profundo conhecedor do lugar, e poder encontrar jóias como um ótimo café, o melhor sorvete ou ainda, um restaurante que poderia passar despercebido aos menos atentos. Foi assim que conheci o Dammuso, graças a um morador de Noto, apaixonado pela sua terra.
O Dammuso é um restaurante em Noto que propõe pratos tradicionais da culinária da Sicília. Ele se caracteriza pelo estilo cozinha caseira. De fato, quem comanda a cozinha e prepara os pratos, nada mais nada menos é que a mãe do proprietário. Pois é, sabe a comida da vovó, ou neste caso, da nonna – ou da mamma – italiana? O sabor é aquele, mas tudo com um quê de modernidade, dado pelo ambiente informal, jovem, imensamente prazeroso.

A mamma e grandíssima chef, que gentilmente aceitou posar para uma foto. Não é uma gracinha?
A história da família no campo da restauração é longa, mas a história do Dammuso no centro de Noto começou em 2013, quando Giorgio Baglieri e sua mãe compraram um restaurante já existente e o transformaram. O lugar fez um enorme sucesso já desde o início.

A linda fachada do Dammuso, em um edifício histórico de Noto.
Os pratos
Éramos três pessoas, e como cada um pediu um prato diferente, deu para provar vários itens do cardápio. Como entrada, pedi um Polpo alla Cipuddata, uma salada quente de polvo, batata, cebola e pimentão. A consistência do polvo era perfeita e o molhinho muito saboroso.
As outras duas entradas foram Insalata Nuticiana – uma salada de laranja, salsão, cebola e anchovas – e um Antipasto rustico, um prato com petiscos típicos da Sicília, como tomates secos, azeitonas temperadas, croquetes de batata, queijos e salames.

Insalata alla “Nuticiana”

O antipasto rustico é um prato sempre presente nos menus dos restaurantes típicos sicilianos e vem com salames, queijos, croquetes de batata, azeitonas temperadas, berinjela empanada frita, tomates secos e frittata.
Como tínhamos comido bastante no café da manhã, preferimos não pedir massas e pulamos para o segundo prato. Menos mal que tive a lucidez de fotografar a parte do cardápio relativo às massas, mas me distraí com a comida (comilão quando vê comida não raciocina! :D) e acabei esquecendo de tirar foto das outras páginas.

Essas são as massas servidas no Dammuso, todos pratos que não faltam em uma tradicional casa siciliana!
O Dammuso é especializado em pratos de peixe e frutos do mar e, por isso, pedimos “involtini di pesce spada“. São rolinhos de peixe-espada recheados com farinha de rosca, pinoli e queijo; sarde a beccafico, sardinhas abertas, posta uma sobre a outra, também recheadas com farinha de rosca, pinoli e queijo; uma zuppa di cozze, ou seja, mexilhões servidos com seu caldinho e acompanhados com pão torrado.

Rolinhos de peixe espada

Sarde a beccafico

Mexilhões temperados com alho, tomate, salsinha e pimenta.
A conta
Os preços estão dentro da média de um bom restaurante em Noto. Em suma, são corretos e, comparando com a qualidade dos pratos, diria que o Dammuso tem um excelente custo x benefício. Por exemplo, o valor de uma entrada e uma massa fica por cerca de 20/25 euros por pessoa (sem vinho). Certamente voltarei lá outras vezes para experimentar também as massas.
Os vinhos
Outro diferencial do Dammuso, é sua carta de vinhos. Ela conta com cerca de 90 rótulos de vinhos sicilianos e outros 20 provenientes de outras regiões da Itália.
Um destaque especial para o grande vinho Zisola, da vinícola Mazzei, presente na adega.
Localização
O Dammuso fica na Via Rocco Pirri, nº 10/12. Esta é uma travessa do Corso Vittorio Emanuele.
Outras informações
- O restaurante abre tanto no almoço quanto no jantar;
- Ele também fecha para férias na baixa estação, entre 10 de janeiro e 30 de março.
- É imprescindível reservar por telefone (Tel. fixo: 0931 835783).
- Por fim, leia AQUI as avaliações do Dammuso no TripAdvisor!
Planeje sua viagem
*Não recebi remuneração alguma pela escrita e publicação deste texto e o blog não tem nenhum vínculo comercial com o restaurante.
Patricia, parabens pela nova empreitada, oitaliaparabrasileiros, o blog começou bem. Gostaria de uma informação, por que dezembro Taormina esta tao requisitada, quase sem hotel? Ha algum evento especifico para o final de semana 12/12? Obrigada e mais uma vez, parabens pelo Descobrindo a Sicilia, mapeando cada cantinho dessa ilha maravilhosa e repleta de surpresas!!!! Um abraço, Denise
Olá Denise!
Obrigada pelos elogios!
Taormina não está requisitada em dezembro, quase não há hotéis porque muitos deles fecham para férias entre novembro e fevereiro. É um problema que acontece em algumas cidades pequenas e litorâneas da Sicília.
Um abraço,
Patricia