Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » CIDADES » Dicas de Siracusa » Dica de praia na Sicília: San Lorenzo

Dica de praia na Sicília: San Lorenzo


Quer uma dica de praia na Sicília? Então que tal conhecer San Lorenzo?

A praia de San Lorenzo, localizada a cerca de 40km a sul de Siracusa e pertinho de Noto e Marzamemi, é uma daquelas praias fora do circuito turistão, muito mais frequentada por locais, e incrivelmente linda.  Uma beleza de águas transparentes, areia clara, assim como acontece em boa parte das praias da costa sudeste da Sicília.

E antes que eu comece a escrever, vejam só esse video…

Dica de praia na Sicília com cara de Caribe

Depois dessas imagens, fica até difícil encontrar palavras que possam descrever San Lorenzo. Ok, para a praia estar deserta daquele jeito, as imagens devem ter sido gravadas entre 6 e 7 da manhã ou na baixa estação. De qualquer maneira, mesmo em um domingo de pleno verão, San Lorenzo não perde seu fascínio.

Ao contrário da faixa litorânea que vai de Taormina a Messina, seguindo mais um pouco ao longo da costa norte da Sicília, cujas praias são todas de pedrinhas, o litoral de Siracusa é formado por praias de areia, do jeito que a gente gosta. São praias ideais para quem viaja com crianças, até porque o mar é geralmente muito tranquilo, sendo possível caminhar por vários metros sem que a água alcance a barriga.

Dica de praia na Sicília: San Lorenzo

Dica de praia na Sicília: San Lorenzo, Noto

As crianças brincam tranquilamente na água.

Praia livre e beach clubs

San Lorenzo tem também uma ótima infraestrutura, com amplos estacionamentos, bares e os famosos “lidos”, aqueles estabelecimentos que ocupam uma parte da praia e onde é necessário pagar pelo uso das espreguiçadeiras e guarda-sóis. Como acontece em todas as praias, há um espaço livre, onde você pode esticar a sua canga gratuitamente.

A área livre da praia geralmente lota nos meses de julho e agosto, por isso, se quiser obter um bom lugar na reia, é bom chegar à praia bem cedo! De qualquer maneira, eu acho difícil que alguém queira passar mais tempo na areia do que na água!

Dica de praia na Sicília

Lido San Lorenzo

Eu sou uma adepta da boa e velha canga na areia, mas para vocês terem uma ideia dos preços do Lido San Lorenzo, um guarda-sol com duas espreguiçadeiras custam a partir de 15 euros por dia, chegando a 40 nas duas semanas intermediárias de Agosto, pico da alta estação na Itália. Os preços variam de acordo com a data e com a fila onde se encontram as espreguiçadeiras. Em suma, quanto mais perto do mar, mais caro.

Por fim, vejam AQUI todos os detalhes dos preços, inclusive dessas tendas chiquérrimas da foto acima.

 

Roteiro sugerido

A praia de San Lorenzo é só mais um motivo para alongar sua estadia em Noto, cidade lindíssima e que merece bem mais do que um bate e volta a partir de Siracusa ou Taormina. Obviamente, tudo depende de quanto tempo você passa na Sicília, mas se amou San Lorenzo, dá para fazer um esforcinho, não?

Ao passar dois ou três dias em Noto, dá perfeitamente para encaixar um dia de praia em San Lorenzo e ainda incluir uma ida a Marzamemi, quem sabe no fim da tarde, para um happy hour ou um jantar à base de frutos do mar. É claro que esse é um tipo de roteiro a ser feito entre os meses de maio e outubro (início).

 

Aproveite e veja também:

 

Como chegar à praia de San Lorenzo

Apesar de não estar dentro da Reserva Ambiental Oasi de Vendicari, como a vizinha Calamosche, o único modo de chegar a San Lorenzo é de carro. Estou falando de uma praia totalmente fora das zonas urbanas e, como vocês já devem imaginar, é difícil que haja transporte público para esse tipo de lugar aqui na Sicília.

San Lorenzo é acessível através da estrada SP 19, que liga Noto a Marzamemi/Pachino e que passa também por Calamosche. Veja o mapa abaixo (clique no quadrinho no alto à direita para abrí-lo em outra página e salvá-lo entre os seus preferidos:

 

LEIA TAMBÉM:  Noite de San Lorenzo: curiosidades e sugestões do que fazer na Sicília nesta data

15 comentários em “Dica de praia na Sicília: San Lorenzo”

    1. Olá Luisa,
      Aqui não tem Uber! Eu lhe sugiro alugar um carro para ter mais liberdade para visitar as praias da Sicília.
      De qualquer forma, você pode solicitar uma cotação para um transfer privativo aqui: Transfer privativo em Siracusa e região
      É só informar o local de saída, data e número de pessoas, que envio um orçamento sob medida!
      Um abraço,
      Patricia

  1. Olá Patrícia,
    Estarei na Sicilia em agosto e, após ler seu relato sobre a Praia de San Lorenzo, com certeza a incluirei em meu roteiro.
    Em pesquisa através do Google Maps, não consegui acessar essa praia sem passar por ZTL, você pode me orientar em como acessá-la sem passar por essas zonas? Não ficarei em Lidos.
    Grata.

    1. Olá Maria Cristina,
      No mapa aqui do post eu indico a área de estacionamento. Ela não fica em ZTL. Você deixa o carro ali e segue caminhando até a praia (não é distante).

      Um abraço,

      Patricia

  2. Olá, Estarei indo de Barcelona para Sicilia em junho e estou na dúvida entre ir para Palermo ou Catania .Estas praias que comentas aqui ficam mais perto de qual destas duas cidades?
    Aguardo tuas sugestões.
    atenciosamente.
    Tania Minossi

    1. Olá Tania,

      Essa praia em específico fica mais próximo a Catania, costa sudeste da Sicília. Dista pouco mais de 100km de Catania (não é tão perto assim) e nela só dá para chegar de carro.
      Aqui no blog já falei de praias de todos os cantos da Sicília.

      Um abraço,

      Patricia

  3. boa noite, Patricia
    eu e minha esposa pretendemos ir em setembro e ficar uns 11 dias, vamos alugar um carro quais as melhores praias para irmos e quanto tempo em cada regiao? vale ir a malta, lampedusa,Favignana, Salina, Lipari?
    coloco mais uns dias ai? pois apos iremos pra portugal e ficar tb em torno de 8 dias tb.
    obrigado

    1. Olá Pietro,

      As ilhas menores valem muito a pena, mas não vejo como inserir todas elas em um roteiro de apenas 11 dias. Você poderia passar dois dias em Favignana, trÊs nas Eolias (é pouco), e dedicar o restante do tempo a Sicilia em si.

      Um abraço,

      Patricia

    1. Oi Leo,

      Depende muito de ano para ano. De qualquer maneira, só alguns corajosos se arriscam a nadar, porque apesar da temperatura externa ficar por volta dos 23/25ºC, a água do mar ainda está bastante gelada. A maior parte das pessoas que vai à praia em Maio, vai somente para tomar sol.

      Um abraço,

      Patricia

    1. Olá Victor,

      Em dezembro você pode ir à praia somente para olhar :). (Veja AQUI as temperaturas de dezembro na Sicília).
      Se você estiver de carro, dá sim para ir e voltar no mesmo dia, são cerca de 150km de distância.
      Um abraço,
      Patricia

        1. Oi Victor, seis dias são bem pouquinhos. O melhor é você apostar na costa leste da Sicília: Taormina e arredores, Etna, Siracusa. Se der tempo, adiciona Palermo ou o Vale dos Templos de Agrigento! Depende muito do seu gosto pessoal, na Sicília tem atrações para todos os gostos!

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!