Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » CIDADES » Dicas de Siracusa » Descobrindo Ortigia, o coração de Siracusa

Descobrindo Ortigia, o coração de Siracusa


Está planejando um roteiro em Siracusa? Então você pode começar definindo o que ver em Ortigia, o centro histórico da cidade!

Ortigia é um daqueles lugares onde eu nunca me canso de ir. Esta pequena ilha, que engloba o centro histórico de Siracusa e está conectada ao resto da cidade por meio de três pontes, é uma fusão de natureza, arte, história e mitologia.

Imaginem que ali, por volta do ano 734 a.C, graças a uma fonte de água fresca e à baía formada pela costa, os Coríntios decidiram atracar seus navios e fundaram a cidade de Siracusa.  Foi também em Ortigia que Arquimedes usou os famosos espelhos para incendiar os navios romanos. É muita história para uma ilhazinha de somente 1km² e que pode ser percorrida toda a pé em uma única manhã!

City tour em Siracusa
Seu passeio em Siracusa pode ficar ainda mais interessante se você contratar um guia de turismo. Veja como fazer um city tour privativo em português.

Fotos da Sicília: Siracusa

O que ver em Ortigia

Em Ortigia se encontra um bom número de hotéis (grandes e pequenos), de restaurantes, bares, lojinhas de artesanato e souvenirs, além de boutiques e lojas de grandes marcas. Por isso, é ponto de encontro dos habitantes de Siracusa e das cidades vizinhas, é onde passeiam as famílias no domingo à tarde e também onde se reúnem pessoas de todas as idades para desfrutar de uma bebida em boa companhia.

Eu, por exemplo, adoro tomar uma taça de prosecco dos fins de tarde, ou ainda uma granita nos dias quentes do verão em um destes bares. É um charme só.

Ortigia. Siracusa

O Templo de Apolo

Ao chegar em Ortigia nos deparamos logo com as ruínas do Templo de Apolo, do século VI a.C, que passou por diversas transformações ao longo da história. Primeiramente, de templo passou a ser uma igreja no período bizantino, depois virou uma mesquita. Voltou a ser igreja no período normando, e então virou um quartel na época da dominação espanhola. Somente em 1860 foi descoberto o templo grego que existia naquele lugar, e então entre 1938 e 1942 os restos do templo foram escavados.

Ruínas do Templo de Apolo em Ortigia

Ruínas do Templo de Apolo

A Piazza Duomo

A praça principal de Siracusa, a Piazza Duomo, é algo que não pode ficar fora da lista do que ver em Ortigia. Quem já assistiu ao filme Malena, de Giuseppe Tornatore, vai reconhecer esta praça, pois boa parte do filme foi  gravada pelas ruas de Ortigia. Malena (Monica Bellucci) caminhava com seu salto alto, a saia justa, enlouquecendo os homens e despertando a ira das mulheres, um filme lindo.

Ortigia

Não é linda?

Confeitarias na lateral da Piazza Duomo

Sem dúvida, mais linda ainda é a Piazza Duomo com seus palácios em estilo barroco, assim como a Catedral, dedicada a Santa Luzia (Santa Lucia), padroeira da cidade. Para que você tenha uma ideia da beleza da Piazza Duomo, ela é considerada uma das praças mais bonitas da Itália!

Sem exagerar, eu diria que a Catedral de Siracusa, por si só, valeria o passeio em Ortigia. Sua fachada barroca, uma das últimas grandes obras deste estilo na Itália, foi construída após o terremoto de 1693, substituindo aquela normanda. Além disso, as paredes da igreja englobam as colunas do antigo templo dedicado à deusa Atena.

LEIA TAMBÉM:  A Catedral de Siracusa: uma fusão de dois templos e duas crenças

Por fim, quase saindo da Piazza Duomo, você encontrará a igreja de Santa Lucia alla Badia. Não deixe de entrar lá. O motivo disso é que lá está exposto um dos quadros de Caravaggio existentes na Sicília. A igreja fica aberta de Terça a Domingo, das 11 às 16h e a entrada é gratuita.

A Piazza Duomo com a igreja de Santa Lucia alla Badia ao fundo

A Fonte Aretusa e a Fonte de Diana

Uma atração de Ortigia é a Fonte Aretusa, ligada ao mito da ninfa Aretusa e do deus Alfeu. Diz a lenda que Alfeu, deus dos rios, filho de Oceano, se apaixonou por Aretusa depois de tê-la visto nua enquanto tomava um banho.

Aretusa porém escapou das garras de Alfeu, refugiando-se na Sicília, onde foi transformada em uma fonte pela deusa Ártemis. Oceano, com pena de Alfeu, o transformou em rio para que ele pudesse percorrer o Mar Jônio, chegar à Siracusa e então unir-se à sua amada fonte.

Hoje, na fonte Aretusa, crescem plantas de papiro espontaneamente.

Fonte Aretusa, entre mitos e papiros

Há ainda outra fonte em Ortigia ligada a este mito. Trata-de da Fonte de Diana, que fica na Piazza Archimede. Ela representa a Ninfa Aretusa fugindo de Alfeu, enquanto Diana (Ártemis) a protege. Sem dúvida é a minha fonte preferida em Siracusa, e ela fica ainda mais bonita ao entardecer.

Fonte de Diana

O que ver em Ortigia: O Castelo Maniace

Certamente durante o seu passeio você verá uma fortificação que domina uma ponta de Ortigia. Trata-se do Castelo Maniace. Este castelo tem origens muito antigas e não haja muito para ver em seu interior, de lá se tem uma vista incrível para o mar. Veja mais informações sobre como visitar o Castelo Maniace.

O mercado de Ortigia

Se você visitar Ortigia durante a manhã, entre segunda-feira e sábado, eu lhe aconselho a dar uma passada na feirinha livre. Ela é pequena, se comparada a outras feiras da Sicília, mas as bancas coloridas, os vendedores chamando os fregueses, os aromas das especiarias, enfim, tudo isso nos faz mergulhar na vida dos locais.

Mercado de ortigia: as frutas

Além disso, você pode aproveitar para fazer um lanche ou almoçar no Caseificio Borderi ou no Fratelli Burgio. São dois lugares muito interessantes onde degustar queijos e petiscos sicilianos.

LEIA TAMBÉM:  Dicas de Siracusa: O colorido e pitoresco mercado de Ortigia

Outras dicas

  • Deixe-se levar pela beleza barroca de Ortigia, admire o mar, caminhe pelas vielas mesmo sem rumo. Aonde você for, irá encontrar algo bonito de se ver.
  • É possível fazer passeios de barco para dar uma volta na ilha. Negocie os preços antes!
  • Caso você esteja de carro, saiba que o trânsito no centro de Ortigia é fechado e somente os táxis são autorizados a passar. Há dois estacionamentos (pagos) logo na chegada à ilha. Tenha cuidado para não estacionar nas áreas onde somente os residentes podem estacionar.
  • Se possível, não perca o pôr do sol em Ortigia. É divino.

Por do sol em Ortigia

Como chegar a Ortigia

Se você vai usar o transporte público não se preocupe, pois chegar a Ortigia é bem fácil. A parada dos ônibus interurbanos (o fim de linha, em italiano capolinea) e a estação ferroviária de Siracusa fica a cerca de 10 minutos de caminhada de Ortigia. Veja algumas das linhas de ônibus interurbanos.

Por outro lado, se você está de carro, saiba que é proibida a circulação de veículos não autorizados dentro de boa parte de Ortigia. Sendo assim, você terá que deixar seu carro em um estacionamento antes de se adentrar na ilhota. Veja onde estacionar em Ortigia.

E então, gostou dessas dicas do que ver em Ortigia? Se for passar mais que um dia em Siracusa, não deixe de ler:

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

 

54 comentários em “Descobrindo Ortigia, o coração de Siracusa”

  1. Boa tarde,
    Li aqui no blog que em Ortigia tem restrição para circular com o carro. Encontrei o Parcheggio Talete, que fica na Via Vitório Veneto, já na ilha. Sabe informar se este endereço está dentro da área restrita (ZTL)? Desde já agradeço.

  2. Oi Patrícia, estou planejando a viagem para Sicilia com família para julho e estou adorando o seu blog!! Vou passar três noites em Siracusa, como base para passeios na vizinhança, hospodada em Ortigia. Gostaria de saber se se toma banho em Ortigia mesmo (nas fotos tem banhistas, mas será que não é só coisa de gringo? Igual no Farol da Barra em salvador ou algo assim?)
    Obrigada
    Martina

    1. Olá Martina,

      Realmente quem frequenta as prainhas de Ortigia são estrangeiros, alguns poucos siracusanos. Semana passada estive lá e vi que eles montaram um bar com uma plataforma de madeira onde colocaram algumas espreguiçadeiras e guarda-sóis. Eram todos “gringos”. Os siracusanos frequentam outras praias, como Fanusa, Fontane Bianche e Arenella, que ficam fora da cidade.

      Um abraço,

      Patricia
      P.S.:Os soteropolitanos, entre os quais eu, frequentam sim a praia do farol da Barra. Eu sou fã da prainha que fica do lado direito do farol, muito frequentada por residentes da área e quase nenhum gringo rsrs.

  3. Ola bom dia…agradeceria se me desse sugestões, iremos eu e minha prima no dia 06 de outubro para Siracusa, pretendemos ficar 5 dias , hospedaremos num hotel perto da estação de trem. Pergunta tem como a gente fazer passeios em cidades perto, indo e voltando de trem ? caso sim, o que me sugere? Como posso aproveitar em Siracusa? Dizem que é linda e por isso estamos motivadas para conhecer. Obrigada.

  4. Olá, Patricia
    Vamos conhecer a Sicília entre o Natal e o dia 04/01/18. Meu filho está morando em Comiso, e vamos partir de lá. A ideia é alugar carro, mas me preocupo com a possibilidade de nevar, então me plano B é o transporte público.
    É possível fazer o roteiro Comiso (Ragusa)- Siracusa- Palermo-Trapani-Catania?
    ou é melhor Comiso(Ragusa)-Palermo-Trapani- Siracusa-Catania?
    Agradeço muuuuuito a sua ajuda!

    1. Olá Regina,

      Aqui raramente neva. Nevou ano passado em algumas cidades, mas durou um dia só, aliás, poucas horas. Não se preocupe.
      Em relação ao roteiro, eu acho melhor a primeira opção. A parte mais crítica seria de Trapani a Catania, porque não há transporte público direto entre os dois lugares. Você teria sempre que voltar de Trapani a Palermo, e então ir a Catania. Se você puder optar por carro, é melhor.

      Um abraço,

      Patricia

      1. Patrícia, nós optamos pelo aluguel do carro, e nossa viagem foi toda baseada nas suas dicas maravilhosas. Nossos focos de interesse eram a história e o dia a dia dos sicilianos, então procuramos ir aos lugares de produção dos alimentos. Visitamos, claro, os mercados ao ar livre, compramos o chocolate de Modica na própria cidade, panetones em Castelbuono, e assim por diante. Pegamos alguns dias de bastante frio, principalmente nos locais mais alto (Enna, Erice), mas realmente a neve passou longe. Você tem razão de divulgar as belezas da ilha, ela é lindíssima! Muito obrigada por seu belo trabalho!!

        1. Oi Regina,

          Eu que agradeço o feeback. Tem muita gente que ainda tem receio de viajar no inverno porque acha que vai pegar neve, cidades-fantasmas, etc! Não é bem assim.

          Beijos,

          Patricia

  5. Oi Patricia.
    Estamos com uma dúvida muito grande para fazer uma reserva em Ortigia.
    A maioria dos hoteis e B&B da ilha não oferecem estacionamento e os poucos que oferecem, são caros. O que você sugere ? Pegarmos um hotel e pararmos em algum estacionamento público por conta ou nos hospedar em um hotel/B&B que me garanta uma vaga ?
    Att,
    Fernando

    1. Olá Fernando!

      Eu te dou duas sugestões: Verifique com os B&Bs se eles têm alguma convenção com os estacionamentos públicos de Ortigia. Para você ter uma ideia, a diária nos dois estacionamentos públicos fechados custa 10 euros aproximadamente. Uma outra solução é procurar um hotel na parte imediatamente antes de Ortigia (Via Malta, Corso Umberto). Nesses lugares é possível estacionar na rua e não distam nem 100m das pontes que ligam Ortigia ao resto de Siracusa!

      Espero ter ajudado!

      Um abraço,

      Patricia

  6. Oi Patricia, Muito Bom Dia… Estou na Sicilia, mas exatamente em Giardini Naxos, e irei de Carro para Siracusa e Noto num mesmo dia, acima alguem falou num outlet proximo!!!
    Por Favor, saberias dizer o quanto poderia estar em termos de localizacao nesta rota, aproximadamente que fosse…
    ParaBens, pois seu Blog e Muito Legal!!! Sorte e Vida Longa Viu
    Desde ja Super Agradecido

    1. Bom dia Horacio,

      O Sicilia Outlet fica na rodovia entre Catania e Palermo, para ir lá você teria que fazer um desvio de 55km! Acho impossível ir ao outlet, a Siracusa e a Noto no mesmo dia!
      Mais ou menos no caminho entre Taormina e Siracusa, mas sempre tendo que fazer pequenos desvios, você encontra o Centro Sicilia (um shopping center com lojas de grandes marcas), o Ikea (loja sueca de móveis e artigos para casa) e o Catania Mall (uma espécie de loja de departamentos onde só há grifes, lá tem sempre promoções).

      Aproveite muito seu passeio!

      Um grande abraço e obrigada pelo carinho.

      Patricia

      P.S.: Se você tiver um pouco mais de tempo disponível, dedique um dia inteiro para ir ao Sicilia Outlet.

  7. Oi Patricia, estamos em Ortigia agora mesmo e suas dicas têm nos ajudado muito. Estou para dizer que Ortigia é o lugar mais charmoso de toda a Itália. Suas ruas e praças são lindas, ainda mais com a iluminação noturna.
    Daqui iremos para Taormina e, por suas escritas, também deve ser linda.

    1. Olá Alziro,

      Tenho certeza absoluta que irão amar Taormina também. Siracusa é uma cidade fantástica, talvez a minha preferida aqui na Sicília.

      Divirtam-se muito!

      Um grande abraço,

      Patricia

  8. Olá Patricia! Estou indo para Sicília em setembro e gostaria de algumas dicas. Vou ficar 7 dias e chego por Catania. É melhor eu ficar em Catania e conhecer Taormina e Siracusa ou hospedar 2 noites em cada cidade. Estou com muita dúvida do que é melhor fazer. Vamos alugar um carro. Obrigada,
    Virginia

    1. Olá Virginia,

      Só você mesma para decidir o que é melhor. Há quem não goste de ficar mudando de hotel e escolhe uma só cidade base. Há também quem não goste de ficar pegando trasporte ou ficar muito tempo na estrada e então dormem em várias cidades diferentes para fazer passeios curtos ou a pé.

      Eu, no seu lugar, não dormiria em uma só cidade. Talvez escolheria passar 4 dias em Taormina ou Catania e os outros 3 em Siracusa. Como em Siracusa há bastante coisas para ver, se você fizesse só um bate e volta, ficaria com gostinho de quero mais. Além disso, dormindo em Siracusa, você pode também visitar a vizinha Noto, uma cidade lindíssima.

      Espero ter ajudado!

      Um abraço,

      Patricia

  9. Vim agora em julho de 2016… Fiquei maravilhada com Ortigia, fiquei hospedada nesta ilha, e como chegamos no aeroporto de Catania , alugamos um carro e assim ficou muito bom pra visitar locais em torno , como à praia de Arenella , a cidade de Ragusa, e Noto…. Amei esse pedaço da Sicília……

    1. Oi Celia, que maravilha!
      De carro dà para conhecer muitos cantinhos que, de ônibus, não dá. Arenella é muito legal, gosto muito!

      Um abraço,

      Patricia

  10. Gostei do blog .Irei à Sicilia no inicio de outubro e acho,que comprei um tour que não poderia deixar de incluir Cefalu e Siracusa.Estou certa?Se realmente a escolha foi errada não tenho como reverter.Obrigada.

    1. Oi Ana Maria!

      Cefalù e Siracusa são dois lugares imperdíveis. Se você já comprou o tour, não se preocupe, você não irá se arrepender!

      Um abraço,

      Patricia

    1. Olá Leticia,

      Eu desconheço a localização dos estacionamentos “gratuitos” de Ortigia. Há algumas ruas onde é possível estacionar grátis, mas as vagas são destinadas aos residentes. Pode ser que o hotel seja convencionado com algum estacionamento ou forneça alguma autorização para que os hóspedes possam estacionar em determinadas vagas. Lembro também que boa parte de Ortigia é Zona de Trânsito Limitado ou é proibido o trânsito de veículos particulares.
      Eu sempre estaciono nos estacionamentos fechados ou faixas azuis, porque é fácil levar uma multa por ter estacionado onde não deveria.
      Meu conselho é que, antes de reservar, você verifique com o hotel onde fica esse estacionamento grátis ou então procure algum que tenha vagas para estacionar privativas.

      Se os hotéis que você viu ficarem fora de Ortigia, aí as coisas mudam e sim, pode haver estacionamento gratuito nas redondezas.

      Patricia

  11. Bom dia Patricia
    Já defini minha viagem para a Sicilia, graças a Voce. Obrigado.
    Meu roteiro ora planejado é Palermo (cinco dias para conhecer Monreale e Agrijento), dois dias em Siracusa, dois dias em Taormina e dois dias na Catania..Tomo a liberdade de perguntar:1) Este itinerario é o melhor. 2)È melhor ir ao outlet de Palermo ou de Siracusa. 3)Faço este percurso de trem ou de onibus? Mais uma vez agradeço antecipadamente sua amável atenção.

    1. Olá Affonso!

      Aqui vão as respostas:

      1) Este itinerário é ótimo, você pode até trocar Taormina de lugar com Siracusa, não muda nada. A ordem dos fatores não altera o produto :);
      2) Sem dúvida é melhor ir ao outlet a partir de Palermo, porque de Siracusa é mais longe. Além disso, se você não estiver de carro, tem um ônibus do Sicilia Outlet que sai de Palermo às 8:45, com retorno às 17h. (veja aqui os detalhes: http://www.siciliaoutletvillage.it/it/come-arrivare/navetta;
      3) Transportes:
      a) de Palermo a Siracusa acho melhor ir de ônibus, porque é direto (http://www.interbus.it). Se você for de trem, tem que trocar em Catania;
      b) de Siracusa a Taormina não tem ônibus direto, então é melhor ir de trem, que é direto. A única desvantagem de chegar de trem a Taormina é que a estação não fica no centro, sendo necessário pegar um táxi ou um ônibus circular, mas tem toda hora;
      c) de Taormina a Catania é indiferente, mas a vantagem de ir de ônibus é que eles saem do centro de Taormina, não sendo necessário se deslocar até a estação ferroviária.

      Um abraço,

      Patricia

  12. Adorei as tuas dicas, Pati! Anotei várias observações de teu blog! Irei à Sicília entre 1º a 11 de fevereiro de 2016. Não curto praia, nem sol. Portanto, para mim, viajar no inverno é divino! Abraços e Boas Festas!

    1. Oi Rô, tenho certeza que você vai adorar a Sicília! Se não curte sol, então faz muito bem em vir para cá no inverno. No verão, o sol daqui queima até a alma! rsrs
      Um abraço,
      Patricia

  13. Olá Patricia!!
    Preciso de uma ajudinha sua para montar meu roteiro para a Sicília.
    Chego dia 13/05 em Catania e no dia 19/05 pela manhã vou para Milão (saindo de Catania).
    Tenho muita vontade de conhecer Taormina, Siracusa e a famosa praia de Favignana, porém, vi que a distancia entre Catania e Trapani é longa. Você acha que ficaria muito corrido conhecer estes lugares, considerando que alugaremos um carro?
    Obrigada!
    Beijos

    1. Oi Juliana,

      Você vai ficar pouquíssimo tempo para conseguir incluir Favignana no seu roteiro, principalmente porque para ir de Trapani a Catania são cerca de 4h de carro! Além disso, apesar de já estar fazendo um pouquinho de calor na metade de maio, a água do mar estaria super gelada. Seria uma viagem de Catania a Favignana só para ver o mar rsrs.
      Na minha opinião, você deveria investir seu tempo conhecendo a costa leste da Sicília, até porque você chega e sai por Catania. Nos arredores de Siracusa também dá para encontrar praias paradisíacas, como a de Calamosche (já falei dela aqui no blog).

      Um abraço,

      Patricia

  14. Olá, Patricia! Parabéns pelo blog, é ótimo! Meu nome é Idione. Vou p/ Secilia em junho e planejei ficar em Siracusa e visitar Catania e Taormina de trem. Inclui também uma excursão ao Etna, a ilha de Stromboli e uma rota do vinho, que ainda não decidi. O que vc acha? Devo ficar 6 dias.

    1. Olá Idione!

      Acho que 6 dias são muito poucos para incluir a ilha de Stromboli. Leve em consideração que ela é uma das ilhas Eólias mais distantes.
      Em relação à rota do vinho, você pode unir a excursão ao Etna a uma visita a uma das vinícolas do vulcão. Várias agências oferecem este tipo de passeio, onde é possível conhecer as crateras do Etna e, na volta, parar para degustar vinhos e conhecer uma vinícola. Os vinhos do Etna são deliciosos!

      Se tiver mais dúvidas, pode perguntar!

      Um abraço,

      Patricia

  15. Patricia. Adoro seu blog e a Sicilia tamben, jamais esquecerei do cheiro das frutas da feira em Catania.Estou pensando em ir morar em Salemi.Que voce me diz sobre Salemi?
    um abraço

    1. Oi Luiza, tudo bem?
      Eu nunca estive em Salemi, então não posso te dizer se é legal ou não. A única coisa que sei é que é uma cidadezinha bem pequena, mas com um grande patrimônio artístico. Você deve ter um motivo bem forte para ir morar lá, não? 😀
      Um abraço,
      Patricia

  16. Olá Patrícia tudo bem? Meu nome é Carlos Vecchi e tenho acompanhado seu blog com as dicas da Sicília. Em junho de 2015 vamos fazer a costa Malfitania, e um dos nossos destino é justamente Siracusa, Taormina, Agrigento, Palermo, não sem antes passar por Nápoles, Sorrento, Capri e Tropea. Assim gostaria que voce me enviasse dicas de restaurantes, passeios e como é a temperatura nesta época, Se não for pedir demais qual hotel bom em Siracusa.
    Beijos e parabéns pelo seu blog.

    1. Olá Carlos,
      Que bom saber que você acompanha o blog.
      Em junho as temperaturas já estão bastante altas, e é um ótimo período para visitar as localidades marítimas, as quais ainda não estão lotadas.
      Imagino que você fará a viagem da Costa Amalfitana até a Sicília de carro, não é? Na minha opinião, junho é o mês ideal.
      Em relação ao hotel em Siracusa, minha dica é que você escolha um que se localize em Ortigia, assim dá para conhecer os principais pontos turísticos sem ter que se preocupar com estacionamento. Além disso, é o bairro mais charmoso de Siracusa. Um bom hotel é o Algilà.
      Obrigada e volte sempre para ficar sempre ligado nas próximas dicas de passeios!
      Um abraço,
      Patricia

  17. Pingback: Descobrindo Ortigia, o coração de Siracusa | Itália para Brasileiros

  18. Oi Patricia, estou indo pra Sicília em agosto, ficarei 9 dias, Palermo, Catânia e surgiu uma dúvida Taormina ou Siracusa ?! Queria sua opinião…me encantei por esse lugar! Que dúvida!

    1. As duas! 😀
      Taormina e Siracusa sao duas cidades pequenas. Voce pode diminuir sua estadia em Catania, por exemplo, e reservar um dia para Siracusa e um dia para Taormina. Usando Catania como base fica facil ir para os dois lugares!
      Um abraço,
      Patricia

  19. Grato pelo pôster, estarei indo, junto com minha “Arethusa”, para a Sicília em junho e Ortygia está no roteiro. Estarei comemorando meus 70 anos e vou jantar em ENNA. Pela leitura atenta de seu pôster já me sinto íntimo com a cidade. Na volta te conto.

    1. Olá Geraldo, vou adorar saber como foi sua estadia na Sicília. Que bom que seu roteiro inclui também Enna, o centro da Sicília é lindíssimo e infelizmente é ignorado pela maioria das pessoas que visitam esta ilha. Não deixe de visitar a Villa del Casale, em Piazza Armerina, próximo a Enna! Também escrevi sobre ela aqui no blog.
      Um abraço,
      Patricia

  20. Obrigado pela dica. Como é o clima na Sicilia no fim de outubro, faz muito frio? é muito vazio, o que comentaria sobre viajar nesta época específica. Grato

    1. Olá Luis,

      Obrigado a você pela visita. A Sicília possui um clima muito ameno e no fim de outubro as temperaturas podem chegar até uns 20, 25º durante o dia (tem gente que vai até para a praia!). A noite é mais fria, a temperatura pode cair bastante, a uns 10º, por exemplo. O único problema é que o tempo é meio louco e essas condições podem variar de ano a ano, mas isso acontece no mundo inteiro!

      Em relação a ser vazia, com certeza não é como no verão, claro, mas justamente por causa das temperaturas, as grandes cidades ainda são muito visitadas, por turistas e nativos. É a partir de novembro que começa a esvaziar mais.

      Eu particularmente gosto muito do mês de outubro porque é possível passear sem sofrer o calor insuportável do verão. É um mês agradável para conhecer a Sicília, principalmente para quem detesta multidões e gosta de desfrutar de paz e tranquilidade.

      Um abraço,

      Patricia

  21. Nossa, dica anotada! todo ano vou a sicilia no verão, e na proxima quero conhecer esse lugar. Até hoje não visitei Siracusa… tive uma professora de artes que era de la e sempre me lembro dela com carinho. abs

      1. é que tem muitas opções de voos via Pisa, onde eu moro, e por isso acabo sempre passando um fim de semana (fugida) pra descansar no verão, ja que ferias de verão mesmo eu acabo não tento… pode deixar que aviso quando eu der uma fugidinha! abs

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!