Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » Arte e Cultura » Cyrano: As cidades das filmagens na Sicília

Cyrano: As cidades das filmagens na Sicília


O filme Cyrano foi filmado na Sicília. Veja quais cidades serviram de locação para o musical!

Filmado na Sicília em 2020, bem no ápice da pandemia de Covid, o filme é baseado em Cyrano de Bergerac, peça escrita em 1897 por Edmond Rostand, que é uma das histórias de amor mais clássicas de todos os tempos. As filmagens ocorreram, sobretudo, na cidade barroca de Noto, mas também nas cidades vizinhas de Scicli, Siracusa, Catania e no Vulcão Etna.

Cyrano é um filme musical do cineasta inglês Joe Wright. Peter Dinklage volta a recitar o papel do protagonista após tê-lo feito no teatro em 2018. Ao seu lado está mais uma vez Haley Bennett no papel de Roxanne.

As filmagens de Cyrano na Sicília

Antes de mais nada, Joe Wright filmou Cyrano em locações espalhadas pelo leste da Sicília.

As razões para a escolha da ilha foram explicadas pelo próprio Wright. “Mesmo antes de começar a filmar Cyrano, eu tinha uma ideia clara de como seria o filme. Estava tudo claro na minha mente e nunca tive dúvidas sobre a Sicília. O filme divide-se em cinco atos e os três primeiros seriam rodados em uma das mais belas cidades barrocas do século XVII no mundo: Noto. Eu usaria cada canto maravilhoso e, se não tivesse as permissões para isso, não teria feito o filme”.

A partir daí, toda a equipe de produção, elenco e equipe se isolaram na cidade.

Cyrano: Onde foi filmado em Noto

As primeiras filmagens aconteceram no centro de Noto. Ali a produção montou um mercado com cenários e roupas que lembram a França do final do século XVII. A equipe filmou no Palazzo Ducezio, perto da igreja de San Francesco all’Immacolata, ao longo do Corso Vittorio Emanuele e em frente à Catedral de Noto. De fato, é lá que Cyrano e Roxanne se encontram pela primeira vez.

locações do filme Cyrano

© 2021 Metro-Goldwyn-Mayer Pictures Inc.

Entre os lugares de Noto que aparecem em Cyrano estão também o antigo mercado e o lindo Palazzo Castelluccio, com suas salas decoradas com seda azul e lustres magníficos. Enfim, a rua que leva à residência da jovem é a Via Trigona.

lugares de cyrano

Palazzo Castelluccio, que serviu de cenário para a casa de Roxanne e outros lugares.

Filmagens de Cyrano em Siracusa

O lugar de Siracusa que serviu de cenário no filme foi o Castelo Maniace. A fortaleza fica na ponta de Ortigia e hoje em dia é um dos cartões postais da cidade.

No filme, as áreas ao redor e dentro do castelo eram o lugar onde os guardas reais dormiam e treinavam. A designer de produção Sarah Greenwood comentou: “O Castello Maniace remonta ao século X. As últimas reformas são, provavelmente, da época napoleônica. De fato, ele é impressionante e tem um certo peso histórico. Apesar de ter a mesma cor da pedra Noto, ele emana sentimentos e humores diferentes”.

Além disso, também é lá que se passa as cenas onde vemos Cyrano encontrar Christian pela primeira vez, onde eles fazem amizade, bem como o lugar onde Roxanne conta a Christian sobre seu amor por ele. Em seguida, a cena irrompe em uma performance musical de Christian declarando seu amor.

onde foi filmado cyrano

Foto: Eagle Pictures

Catania

As filmagens da cena em que Christian encontra Roxanne pela primeira vez aconteceram no Palazzo Biscari. O grande salão de baile tem uma decoração complexa de espelhos, estuques e afrescos. De fato, é na galeria da orquestra, que se acessa por meio de uma requintada escada, que Roxanne diz a Christian para falar com ela como ele faz em suas cartas.

Palazzo Biscari Catania

O Etna

Enfim, no quarto ato de Cyrano, o bege de Noto dá lugar ao preto da guerra. E que melhor cenário que o Etna com suas pedras negras? O acampamento regimental de Cyrano foi construído armando tendas nas rochas no topo do vulcão.

Mas a chuva, a neve e uma erupção do Etna não facilitaram as filmagens. Na verdade, obrigaram a produção a reconstruir o cenário em outras partes do vulcão.

Excursão ao Vulcão Etna

LEIA TAMBÉM:  Vulcão Etna: 13 fatos curiosos sobre um dos vulcões mais ativos do mundo

Cyrano: Onde foi filmado em Scicli

O lugar que aparece nas cenas finais de Cyrano é Scicli, outra cidadezinha barroca da Sicília. Os lugares escolhidos foram a Igreja de San Matteo, no alto de uma colina, bem como as vielas que levam até o alto do morro.

Agora conta para mim: você gostou de Cyrano? O que você achou da escolha da Sicília como cenário principal?

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

 

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!