Por ser uma cidade antiga e cheia de mitos, sem dúvida há inúmeras curiosidades sobre Siracusa. E se você está planejando passar por lá, o que você sabe sobre ela?
Certamente, para muitas pessoas, Siracusa é apenas Ortigia, seu lindo centro histórico. Mas e a história, ou os fatos curiosos sobre Siracusa? Enfim, vamos conhecer um pouco mais sobre essa incrível cidade siciliana?
1. Seu nome significa “água em abundância”
Primeiramente, o nome Siracusa deriva de Syraka, o nome que os Sículos deram a esta cidade. Significava “água em abundância”, uma vez que, em tempos remotos, a área era praticamente um pântano.
2. É a 4ª cidade mais populosa da Sicília
Segundo o Instituto Italiano de Estatística (ISTAT), em 31/12/20 Siracusa contava com pouco mais de 117 mil habitantes. Dessa forma, ela é a 4ª cidade mais populosa da Sicília, ficando atrás de Palermo, Catania e Messina.
3. Siracusa é um Patrimônio Mundial da Humanidade
Em 2005 Siracusa passou a fazer parte da lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco. Isso aconteceu porque a cidade preserva em cada canto seus vestígios antigos, entre testemunhos clássicos e esplendores barrocos, em um cenário de beleza irresistível.
O patrimônio mundial também inclui a Necrópole de Pantalica, a 40km de Siracusa, que contém mais de 5.000 túmulos escavados na rocha que datam do período entre os séculos XIII e VII a.C.
4. Era uma das cidades mais importantes do mundo grego
Siracusa foi fundada oficialmente em 734 a.C., como uma colônia da cidade grega de Corinto. Mas em pouco tempo tornou-se uma das metrópoles mais importantes e populosas da Magna Grécia, rivalizando apenas com Atenas.
Em suma, ainda há algumas lembranças dos dias de glória da Antiguidade, como o Teatro Grego no Parque Arqueológico, bem como os templos de Apolo e de Atena, que foi englobado pela Catedral de Siracusa.
5. A terra de um dos maiores cientistas da Antiguidade
Arquimedes, que viveu em Siracusa no século III a.C é,m sem dúvida, uma das maiores personalidades da história. E não é por acaso que depois de 23 séculos seu nome ainda ecoa vivo e familiar.
Gênio multifacetado, Arquimedes destacou-se em vários campos do conhecimento humano. Por exemplo, foi da matemática à geometria, da estática à dinâmica. Além de seus famosos estudos sobre a flutuabilidade dos corpos, interessou-se também pela arquitetura, dando inclusive importantes contribuições à ótica.
Enfim, ao longo dos séculos, alimentou-se a história relativa aos espelhos criados por Arquimedes, capazes de incendiar navios romanos através do reflexo da luz. Ainda é uma questão controversa, mas os historiadores e cientistas atuais tendem a acreditar que se trate de uma lenda.
6. O templo dórico mais antigo da Sicília
Antes de mais nada, em Siracusa se encontram monumentos extraordinários, como o Teatro Grego, a Catedral e o Templo de Apolo, o mais antigo templo dórico da Sicília, realizado em pedra.
Datado do início do século VI a.C., sofreu várias transformações a partir do período bizantino. Primeiro foi transformado em basílica cristã, depois os árabes o transformaram em mesquita. Posteriormente, com os normandos, tornou a ser uma igreja cristã. Por fim, no século XVI, construíram um quartel sobre as ruínas do templo e a igreja acabou por ser demolida.
7. Maiores catacumbas depois das de Roma
Siracusa é a segunda cidade italiana depois de Roma a ter o maior número de catacumbas paleocristãs. E, sem dúvida, a mais interessante delas é o complexo monumental que abrange as Catacumbas de San Giovanni.
Construídas entre os séculos IV e VI, sobre os restos de um antigo aqueduto grego, as catacumbas de San Giovanni se estendem por uma área de cerca 10.000m². Em síntese, é uma verdadeira cidade subterrânea dos mortos, como foi definida pelo arqueólogo Paolo Orsi. São galerias e mais galerias de tumbas escavadas nas paredes, uma ao lado da outra, totalizando cerca de 10 mil sepulturas.
8. O papiro cresce espontâneo
Sem dúvida, uma das maiores curiosidades sobre Siracusa e a tornam uma cidade única no mundo é o papiro. De fato, além das margens do Nilo, no Egito, Siracusa é o único lugar onde o papiro cresce de modo espontâneo.
Em suma, além de poder visitar o Museu do Papiro, em Siracusa ainda é possível encontrar alguns artesãos que produzem papel de papiro à mão, tal como se fazia no passado.
9. Tem uma das praças mais bonitas da Itália
A Piazza Duomo é conhecida por ser uma das praças mais bonitas da Itália. De fato, ela aparece todos os anos em inúmeras listas de belas praças!
E, certamente, a praça tem uma beleza indiscutível. Você verá grupinhos de jovens, mas também de idosos sentados nas escadarias da catedral. Além disso, se você se sentar em uma das mesinhas dos bares, vai ver crianças jogando futebol, casais apaixonados, e talvez até noivos saindo da igreja. Enfim, o tempo vai voar e você nem vai perceber.
10. Lugar da 1ª comunidade cristã da Europa
Antes de mais nada, dentro da Catedral de Siracusa – que era um templo pagão transformado em igreja cristã – está escrito: “Ecclesia Syracusana, Prima Divi Petri Filia, Et Prima Post Antiochenam Christo Dicata” (Igreja de Siracusa e filha de São Pedro, a primeira dedicada a Cristo depois da de Antioquia). Em suma, significa que a primeira comunidade cristã da Europa surgiu em Siracusa, no século I d.C.
Isso é historicamente verdadeiro, pois a primeira comunidade cristã do mundo, aquela de Antioquia, se encontra na Turquia e, portanto, na Ásia Menor.
11. O banho judaico mais antigo da Europa
Siracusa foi uma das primeiras cidades no leste da Sicília a receber judeus. E, de fato, bem no coração de Ortigia, ainda é possível visitar o banho judaico mais antigo da Europa, que remonta ao século VI. O seu estado de conservação é fantástico, uma vez que foi descoberto apenas no início dos anos 90!
Enfim, o miqweh está localizado exatamente no antigo bairro judeu, Giudecca. Sem dúvida, é um lugar onde ainda hoje são evidentes os vestígios da antiga comunidade judaica que viveu em Siracusa por cerca de 1500 anos.
12. Viu nascer uma das santas mais queridas da religião Católica
Muitas das curiosidades sobre Siracusa estão ligadas à religião. E, certamente, uma delas pode não ser assim tão desconhecida para os devotos de Santa Luzia.
Uma das santas mais veneradas pelos católicos, Santa Luzia, nasceu em Siracusa no ano 283. De fato, há muitos lugares ligados à Santa Luzia em Siracusa, desde o sepulcro onde ela teria sido enterrada até um pequeno museu onde se encontram suas vestes.
Você conhecia alguma dessas curiosidades sobre Siracusa?
Enfim, espero que essas curiosidades sobre Siracusa tenham lhe convencido de que há muito mais coisas para aprender e ver nesta cidade do que você imaginava!
Mais sobre Siracusa
- Dicas de bate e volta: 5 lugares para visitar a partir de Siracusa
- O que ver em Ortigia: Descobrindo Ortigia, o coração de Siracusa
- Onde ficar: Dicas de hospedagem em Siracusa
- Passeios: Dicas de passeios em Siracusa
Curiosidades sobre outros lugares
- Calábria: 12 curiosidades sobre a Calábria
- Campânia: 16 curiosidades sobre a Campânia
- Catania: 10 curiosidades sobre Catania
- Etna: 13 curiosidades sobre um dos vulcões mais ativos do mundo
- Palermo: 10 curiosidades sobre Palermo
- Sicília: 20 curiosidades sobre a Sicília
- Stromboli: 9 curiosidades sobre o Vulcão Stromboli
- Vesúvio: 10 Curiosidades sobre o Vulcão Vesúvio
- Vulcano: 8 curiosidades sobre a Ilha de Vulcano