Categorias: Eventos

Cous Cous Fest: Quando San Vito Lo Capo festeja o cuscuz


De 16 a 25 de setembro de 2022 acontece, em San Vito Lo Capo, o Cous Cous Fest. A cidadezinha, famosa por suas praias paradisíacas, será o lugar de um festival internacional que reúne culturas de várias partes do mundo e que tem como protagonista o cuscuz, mas aquele de sêmola, conhecido no Brasil como “cuscuz marroquino“.

Antes de mais nadam, o couscous, ou cuscuz de semolina, é um alimento proveniente do Norte da África, mas que se difundiu em grande parte do Mediterrâneo, inclusive na Sicília – sobretudo no oeste da ilha. De fato, esta é uma área onde a cultura árabe deixou rastros evidentes. Para você ter uma ideia, em cidades como San Vito Lo Capo, Trapani, Marsala ou Mazara del Vallo, o cuscuz é tão popular quanto um prato de macarrão.

Cous Cous Fest em San Vito Lo Capo

Sem dúvida, San Vito Lo Capo é uma das localidades mais turísticas da Sicília. Mas à medida que setembro se aproxima, as ruas começam a ganhar diferentes cheiros, cores e emoções. E este ano será também uma edição especial do festival do cuscuz, pois será a 25ª edição!

No Cous Cous Fest, chefs de várias partes do mundo competem entre si e cada um cozinha o cuscuz de acordo com a tradição de cada país. Além da competição entre os chefs, haverá oficinas de preparação do cuscuz, degustação, exposições e espetáculos musicais. Nos dez dias do evento as atividades iniciam ao meio dia e terminam à meia noite. O evento é realizado ao ar livre e parte das atividades são gratuitas. No entanto, para participar das degustações e oficinas, é necessário adquirir um ingresso.

Além disso, na orla marítima de San Vito haverá uma feirinha com barracas de artesanato siciliano e produtos enogastronômicos.

Foto couscousfest.it

Competições e degustação de couscous

Uma das peculiaridades deste evento é que ele não se limita às barracas onde cada convidado pode saborear o cous cous.

Por exemplo, haverá o Campeonato Italiano e o concurso estudantil Next Generation, com dois dias de grandes desafios. Neste concurso quatro chefs italianos poderão competir para ter a oportunidade de se tornar o campeão italiano, participando posteriormente no Campeonato Mundial. Além disso, quatro jovens estudantes de institutos hoteleiros de toda a Itália também poderão participar de uma competição em que o vencedor poderá apoiar o chef italiano no Campeonato Mundial.

Acontecerá então o Campeonato Mundial de Cous Cous, que compara oito países completamente diferentes entre si, mas que oferecerão o mesmo ingrediente. Nesta competição, os chefs participantes terão que preparar as receitas de seus países ao vivo e um júri profissional e popular terá que provar os pratos que decretam o Campeão Mundial de Cous Cous.

O valor das degustações é de 12 euros e o ticket inclui uma porção de cuscuz à sua escolha entre aquelas propostas, uma taça de vinho ou um refrigerante e um café.

 

Praia de San Vito Lo Capo, na Sicília

Festival à parte, San Vito Lo Capo é uma meta que merece uma visita. Com suas incríveis praias de areia fina e um mar que mais parece o Caribe, vale a pena colocá-la no roteiro se você viaja entre fim de maio e fim de setembro.

Por fim, não deixe de clicar AQUI para ver o eu escrevi sobre esse paraíso!

Para saber mais sobre o Cous Cous Fest e conhecer a inteira programação, visite o site www.couscousfest.it.

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

 

Patricia Kalil

Meu nome é Patricia Kalil, sou de Salvador e moro na Sicília desde 2007. Sou autora, editora, webmaster, analista de mídias sociais e gerente de SEO do Descobrindo a Sicília. Faço de tudo por aqui!

Comente com o Facebook
Publicado por
Patricia Kalil

Posts Recentes

5 dicas de praias em Palermo e arredores

Viaja no verão e quer saber quais praias em Palermo encaixar no seu roteiro? Pois… Leia Mais

2 meses atrás

A Festa de Santa Rosalia em Palermo

Talvez a mais importante festa religiosa e popular de Palermo, a Festa de Santa Rosalia… Leia Mais

3 meses atrás

5 hotéis na praia em Taormina

Os hotéis na praia em Taormina são alguns dos lugares mais exclusivos onde se hospedar… Leia Mais

3 meses atrás

Dicas de praias na Sicília

Dar dicas de praias na Sicília não é uma tarefa muito fácil. Digo que não… Leia Mais

3 meses atrás

Dicas de praias em Favignana

As praias de Favignana, com suas águas cristalinas, e em partes azul piscina, fazem da… Leia Mais

3 meses atrás

A igreja de San Giovanni degli Eremiti em Palermo

A igreja de San Giovanni degli Eremiti (em português, São João dos Ermitões), em Palermo,… Leia Mais

4 meses atrás

Este site usa cookies. Ao continuar a navegação, você concorda com seu uso. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte nossa políica de privacidade.

Política de Privacidade