De 17 a 26 de setembro de 2021 acontece, em San Vito Lo Capo, o Cous Cous Fest. A cidadezinha, famosa por suas praias paradisíacas, será o lugar de um festival internacional que reúne culturas de várias partes do mundo e que tem como protagonista o cuscuz, mas aquele de sêmola, conhecido no Brasil como “cuscuz marroquino“.

Antes de mais nadam, o couscous, ou cuscuz de semolina, é um alimento proveniente do Norte da África, mas que se difundiu em grande parte do Mediterrâneo, inclusive na Sicília – sobretudo no oeste da ilha. De fato, esta é uma área onde a cultura árabe deixou rastros evidentes. Para você ter uma ideia, em cidades como San Vito Lo Capo, Trapani, Marsala ou Mazara del Vallo, o cuscuz é tão popular quanto um prato de macarrão.

Cous Cous Fest em San Vito Lo Capo

Depois da edição de 2020 ter sido anulada por causa da pandemia de Covid-19, agora em 2021 retorna o Cous Cous Fest de San Vito Lo Capo com 10 dias repletos de eventos musicais e espetáculos para todos os gostos.

No Cous Cous Fest, chefs de várias partes do mundo competem entre si e cada um cozinha o cuscuz de acordo com a tradição de cada país. Além da competição entre os chefs, haverá oficinas de preparação do cuscuz, degustação, exposições e espetáculos musicais. Nos dez dias do evento as atividades iniciam ao meio dia e terminam à meia noite. O evento é realizado ao ar livre e parte das atividades são gratuitas. No entanto, para participar das degustações e oficinas, é necessário adquirir um ingresso.

Além disso, na orla marítima de San Vito haverá uma feirinha com barracas de artesanato siciliano e produtos enogastronômicos.

couscousfest1

Foto couscousfest.it

Competições e degustação de couscous

Este ano os campeonatos de cuscuz serão realizados dentro no fascinante jardim mediterrâneo, atrás do Santuário de San Vito Lo Capo. Será permitida a entrada apenas de pessoas em posse do Green Pass, isto é o certificado de vacinação da COVID-19. Também será necessário apresantar um válido documento de identidade.

O palco montado dentro do Jardim também receberá shows de culinária com grandes chefs, palestras e momentos de entretenimento com artistas, convidados e amigos do Festival.

Enfim, haverá ainda dois pontos de degustação de cuscuz. Um deles será na praia, a Casa del cous cous dal mondo, que oferecerá receitas internacionais. O outro será dentro do Jardim do Santuário, a Casa del cous cous di San Vito Lo Capo, com lugares para sentar e acesso apenas com certificado de vacinação da Covid-19.

O valor das degustações é de 10 euros e o ticket inclui uma porção de cuscuz à sua escolha entre aquelas propostas, uma taça de vinho ou um refrigerante e um café.

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.
San Vito Lo Capo Itália

Praia de San Vito Lo Capo, na Sicília

Festival à parte, San Vito Lo Capo é uma meta que merece uma visita. Com suas incríveis praias de areia fina e um mar que mais parece o Caribe, vale a pena colocá-la no roteiro se você viaja entre fim de maio e fim de setembro.

Por fim, não deixe de clicar AQUI para ver o eu escrevi sobre esse paraíso!

Para saber mais sobre o Cous Cous Fest e conhecer a inteira programação, visite o site www.couscousfest.it.

 

Comente!