Contessa Entellina é uma cidade de pouco mais de 1500 habitantes, no interior da Sicília e é considerada o assentamento albanês mais antigo da Itália. Juntamente com as outras cidades , como Piana degli Albanesi, Santa Cristina Gela, Mezzojuso e Palazzo Adriano, distingue-se pela sua identidade cultural e tradições, incluindo a língua arbëreshë e pelo fato das missas católicas serem celebradas de acordo com o rito bizantino.
De fato, Contessa Entellina é uma cidade peculiar onde coexistem duas almas sicilianas e albanesas distintas, que se integram e se completam, como pode ser visto em sua culinária. Os lugares da vila que merecem uma visita incluem as igrejas que pertencem ao rito bizantino com seus preciosos ícones, a Abadia de Santa Maria del Bosco, um complexo monumental que data do século XIII, o castelo medieval de Calatamauro e o castelo de Entella, um centro arqueológico local dos antigos elímios.
Por fim, a economia de Contessa Entellina se baseia na agricultura, sobretudo na produção de vinhos, mas também de azeite e trigo, com um pequeno espaço reservado ao artesanato local.

Textos relacionados a Contessa Entellina

Sambuca di Sicilia, um vilarejo com charme árabe
Sambuca di Sicilia, situada no vale do Belíce, é uma cidadezinha de três faces. Há

As Estradas do Vinho da Sicília
Um modo bem diferente de conhecer a Sicília é através

Que Cilada! Conheça as locações da série Netflix que se passa na Sicília
Que Cilada! é a nova série italiana da Netflix totalmente
Onde fica Contessa Entellina?
O município de Contessa Entellina está localizado no centroeste da Sicília, no sul da Itália, e faz parte da província de Palermo. O vilarejo dista cerca de 82km da capital da Sicília.
O aeroporto mais próximo de Contessa Entellina, localizado a 97km de distância é o Aeroporto Falcone e Borsellino, de Palermo.