Favignana sempre esteve entre as metas turísticas mais procuradas da Sicília. Mas desde que a ilha teve uma de suas praias – a Cala Rossa – incluídas no ranking das mais bonitas da Itália e da Europa, o turismo se intensificou ainda mais. Hoje Favignana atrai visitantes do mundo inteiro, inclusive brasileiros.
Enfim, organizar uma viagem para Favignana é muito simples, até porque a ilha é muito bem servida pelas companhias de navegação. Além disso, há um bom número de hotéis, dos mais simples aos de luxo. Eu, por exemplo, consegui organizar minha viagem para as Ilhas Égadi em pouquíssimo tempo e agora eu dou algumas dicas práticas para você montar um roteiro em Favignana e nas outras ilhas.
Neste texto você encontrará as seguintes dicas:
- Quando ir para Favignana
- Quantos dias ficar em Favignana
- Os passeios que você pode fazer desde lá
- Como se locomover
- Como chegar a Favignana
- Onde se hospedar
- Passeio de barco saindo de Trapani
Quando ir para Favignana
Exatamente como acontece nas outras localidades de veraneio da Sicília, os melhores meses para ir a Favignana são Junho e Setembro, ou ainda fim de maio e início de outubro para quem gosta de mais tranquilidade. Por outro lado, Julho e Agosto são os meses de altíssima temporada na Sicília, as ilhas ficam lotadas e os preços de hotéis mais altos.
Nos outros meses, ou seja, na baixa temporada, a maior parte dos hotéis fecham (normalmente da metade de outubro até o início de abril), assim como os restaurantes. Sendo assim, quem decidir viajar para Favignana nos meses de baixa temporada, encontrará uma ilha quase vazia, totalmente diferente dos meses do verão, dedicada somente às pouco mais de 4000 pessoas que têm a sorte de morar em um lugar como aquele.
Lembre-se também que a Sicília tem um clima mediterrâneo, e apesar de ser muito ameno, faz frio no inverno. Não dá para tomar banho de mar!
Quantos dias ficar em Favignana
Na minha última viagem a Favignana, fiquei três dias na ilha e o que posso dizer é que, para o que eu gostaria de fazer, foi pouco. A minha intenção era não só ficar em Favignana, mas fazer passeios para as outras duas ilhas do arquipélago, Levanzo e Marettimo, e três dias não foram suficientes.
Dito isso, se você deseja visitar o inteiro arquipélago são necessários pelo menos cinco dias. Se o que você deseja é conhecer com calma as praias de Favignana e ficar só por lá mesmo, são necessários pelo menos três. Em um dia só dá para ver poucas praias ou fazer um passeio de barco ao redor da ilha.
Defina quais passeios fazer
Todas as três ilhas do arquipélago merecem ser vistas, não só Favignana. Levanzo é a menor, mas com praias lindas e paradisíacas. Marettimo é aquela mais longe, a mais “difícil” porque é montanhosa e muito exposta aos ventos, muito frequentada pelos amantes do trekking, porque tem ótimas trilhas.
De Favignana é possível ir a Levanzo e a Marettimo por conta própria. No entanto, antes de qualquer coisa, veja os horários das embarcações. Você pode também contratar uma excursão, pois estas normalmente incluem o passeio de barco ao redor das ilhas.
Eu fui a Levanzo por minha conta, mas acredito que teria sido melhor ter contratado uma excursão para dar a volta na ilha, porque sozinha não deu para conhecer todas as praias.
Assim, na hora de montar o seu roteiro, defina se vai querer ou não visitar as outras ilhas. Se você tiver mais que três dias disponíveis, não deixe de conhecê-las!
No próprio porto de Favignana há uma série de stands onde você pode reservar os passeios. Não precisa reservar com muita antecedência porque há diversas agências. Eu escolhi fazer um tour de barco ao redor de Favignana, era o melhor modo de conhecer todas as praias em um único dia. O passeio durou pouco mais de 6h, teve várias paradas para banho e almoço no barco. Ele custou 85 euros por pessoa e valeu cada centavo.
Como se locomover em Favignana
Durante as minhas pesquisas enquanto montava o meu roteiro, li em algum lugar que Favignana era considerada a ilha mais ciclável da Itália. Isso me surpreendeu de certo modo porque, enquanto em outras cidades italianas é a coisa mais comum do mundo, na Sicília circular de bicicleta exige um pouquinho de coragem.
Ao chegar a Favignana você logo entende o porquê dela ser considerada a ilha mais ciclável da Itália. Há uma infinidade de bicicletas e é o meio mais utilizado pelas pessoas.
Outro modo de se locomover em Favignana é de scooter. Aliás, com um scooter é muito mais simples e rápido ir de uma praia à outra, gastando menos tempo e menos energia!
Praticamente em cada esquina de Favignana há uma locadora de bicicletas e scooters. Os maiores hotéis também oferecem esse serviço. O aluguel de uma bicicleta custa entre 5 e 7 euros/dia. De um scooter entre 35 e 50 euros (os preços variam de acordo com o tipo de veículo e o mês).
Como chegar a Favignana
Chegar a Favignana é muito simples, e eu elenco todos os modos aqui embaixo, mas antes de tudo é preciso saber que a cidade que você terá que tomar como referência é Trapani.
Do porto de Trapani saem várias embarcações por dia (no verão, uma mais ou menos a cada meia hora) com direção a Favignana. Veja todos os horários AQUI.
É possível comprar o bilhete na hora em uma bilheteria que fica em frente ao porto, porém com o risco de ter que esperar (eu só consegui vaga em um barco que sairia 1h depois). No entanto, era ainda final de junho, não altíssima temporada (julho e agosto). Se você viaja nesses dois meses do verão, melhor comprar com algumas horas de antecedência, melhor ainda com um ou mais dias de antecedência, só por segurança, para não correr o risco de não conseguir embarcar.
Quem quiser pode comprar online no site da Direct Ferries, que é em português. A viagem de Trapani a Favignana dura apenas meia hora.
Há também alguns barcos que saem de Marsala (com menos frequência do que os que saem de Trapani, mas também muito práticos). A viagem de Marsala a Favignana também dura meia hora. Veja os horários e compre os bilhetes AQUI.
Embarcando de carro:
Se você está de carro e pretende atravessar para Favignana com o veículo, saiba que a travessia é feita com os ferries da Siremar. Há somente dois horários pela manhã e um à tarde, por isso programe-se bem. Você pode consultar os horários AQUI.
E como chegar a Trapani?
De avião
Em Trapani há um pequeno aeroporto muito cômodo para quem vem de outras cidades da Itália e da Europa. Ele é uma espécie de hub da companhia aérea low cost Ryanair, que opera praticamente 90% dos voos que servem o aeroporto. Leia mais sobre as companhias aéreas low cost que atuam na Sicília.
A outra opção de aeroporto, que é aquela a ser considerada para quem viaja com companhias como a ITA ou a Volotea, é o de Palermo, que dista cerca de 85km de Trapani. Do aeroporto de Palermo é possível ir a Trapani de ônibus (companhia Segesta); com um transfer particular; ou alugando um carro.
De ônibus:
Se você já está na Sicília, poderá ir a Trapani de ônibus a partir de Palermo ou de Agrigento, por exemplo. Ressalto que Trapani não está ligada por transporte público direto a nenhuma cidade da costa leste da Sicília. Por isso, se você está em Taormina ou Siracusa, por exemplo, e deseja ir a Favignana utilizando transporte público, saiba que primeiro será preciso ir a Palermo, e então seguir para Trapani. Infelizmente é assim.
Escrevi um post sobre as principais linhas de ônibus na Sicília. Veja AQUI.
Com um transfer privativo:
É possível ir de Palermo a Trapani, por exemplo, usufruindo do conforto de um transfer privativo. Solicite um orçamento.
Onde se hospedar em Favignana
Decidiu quantos dias ficar em Favignana? Agora resta escolher o hotel. A ilha tem um bom número de estruturas, de B&Bs mais simples a hotéis de design e casas de temporada.
Eu pessoalmente provei dois hotéis, um de três e um de quatro estrelas, ambos ótimos, mas totalmente diferentes. O primeiro, o Il Portico, um três estrelas bem no centro, a menos de 5 minutos a pé do porto. Amei tudo, dos quartos ao pessoal, extremamente gentil e prestativo. Sem dúvida, voltando a Favignana, me hospedarei lá novamente. Leia o meu review sobre o hotel Il Portico.
O segundo, o Cave Bianche, que é um quatro estrelas, é totalmente afastado do centro mas ideal para quem busca tranquilidade (era a minha intenção, por isso o reservei para o último dia). O Cave Bianche era lindo, mas tem esse defeito de ser afastado de tudo. Eles oferecem uma van gratuita para os deslocamentos, mas tem sempre que reservar e você fica dependente disso. No caso de quem aluga um scooter, isso não é um problema.

O Hotel Cave Bianche em Favignana, muito peculiar por ter sido construído dentro de uma pedreira desativada.
Veja meu review sobre o Cave Bianche Hotel: Hotel 4 estrelas em Favignana: Cave Bianche, um hotel em uma antiga pedreira
Outros hotéis de Favignana muito bem avaliados são:
- I Pretti Resort – um quatro estrelas com ótima localização, a dois minutos do porto. Queria ter me hospedado lá, mas não tinha quartos disponíveis;
- Tempo di Mare – um quatro estrelas com vista para a ilha de Levanzo e perto do centro.
- Dimora dell’Olivastro – um B&B com seis lindas suítes e uma vista incrível para Levanzo. Romântico, porém um pouco afastado do centro.
Veja todos os outros hotéis de Favignana!
Como fazer um passeio de um dia a Favignana
Se tempo disponível para passar dois, três ou mesmo cinco dias em Favignana é algo que você não tem, então a solução pode ser fazer uma excursão de um dia, saindo de Trapani.
***
Enfim, estas são apenas as dicas práticas para você organizar sua viagem a Favignana. Mas não deixe de ver as dicas do que ver e fazer por lá!
Planeje sua viagem
Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.
Oi, Patrícia! Espero que esteja bem. Acompanho seu blog desde 2018, quando fiz um intercâmbio em Messina, e agora terei o prazer de voltar à ilha com três amigas. Nossas datas na Sicília são de 19 a 28 de junho e estamos priorizando destinos mais costeiros, para aproveitar o início do verão. Faremos o trajeto de carro, que alugaremos saindo de Palermo para devolver no dia 28 em Catânia.
A minha dúvida mais específica, por enquanto, é sobre Favignana. Decidimos ficar mais de um dia na ilha, então estamos um pouco receosas sobre o carro alugado. Não sei se é melhor estacioná-lo em algum estacionamento em Trapani ou se seria o caso de cruzar com ele de ferry, à là balsa de Trancoso-Arraial, rsrs. O que te parece mais eficiente?
No mais, compartilharei abaixo o roteiro que havia pensado a princípio, caso veja algo que não te parece tão boa ideia, adorarei ter seu input. No mais, já antecipo os agradecimentos e aproveito para te agradecer pelo conteúdo tão rico que você disponibiliza. Um abraço, Laura.
Elegemos 4 cidades-base para não ficarmos tanto no troca- troca de hotel: Palermo, Favignana, Agrigento e Catania.
1) Chegada por Palermo (20 a 22 de junho)
No dia 20, conhecer a cidade e pensar em visitar Cefalù que eu esqueci quando pensei o roteiro.
1.1) Riserva dello Zingaro e Scopello (21)
A princípio havia pensado em fazer a trilha a pé, mas depois do seu relato e pensando tb no calorão, acho que seria muito gostoso fazer o passeio de barco. Pelo que pesquisei, dá para sair também de Castellammare del Golfo, que aí não precisaríamos descer até San Vito Lo Capo para pegar o barco.
1.2) San Vito Lo Capo (22)
Visitar San Vito Lo Capo, considerandoque estaremos de carro acho que vale a pena passar boa parte do dia lá antes de ir para Trapani
2) Trapani/Favignana (22 a 24 de junho)
2.1) Chegar em Trapani no dia 22 na parte da tarde e cruzar com o ferry para Favignana, onde ficaremos até dia 24. Aqui fica a dúvida do carro, se é melhor deixá-lo em um estacionamento em Trapni ou cruzar com ele de balsa.
2.2) Curtir Favignana e Levanzo.
3) Agrigento (24 a 25)
Sairemos de Favignana em 24/06 e seguiremos de carro para Agrigento. Visitaremos o Vale dos Templos, provavelmente, na manhã do dia 25. Na sequência, pensei em aceitar uma ótima sugestão encontrada no seu blog de conhecer a Reserva Natural Torre Salsa OU visitar Marsala.
3.1) Aqui estou na dúvida porque pode ser que fique tarde para pegarmos uma praia gostosa na reserva, então talvez seja melhor conhecer Marsala. Não acho que minhas amigas toparão conhecer as vinícolas, mas comprar umas duas garrafas para a viagem certamente sim, hehe. Tem alguma indicação? Obrigada!
4) Catania (25 a 28)
Chegando em Catania no dia 25, pensei de conhecermos mesmo a cidade e deixar os dias 26 e 27 para ir a Taormina e a Siracusa.A princípio pensei em ir a Marzamemi também, mas tenho tido a sensaçao de ver sempre as mesmas fotos do lugar, o que me faz pensar que talvez seja melhor dividir o dia de Siracusa com Noto. Ou então escolher entre um dos dois e ir na fé. O que você acha?
De novo, muito obrigada pelo conteúdo e pela simpatia de todos os posts.
Laura
Oi Patricia, tudo bem?Primeiramente parabéns pelo seu blog SUUPER COMPLETO!! Amei!
Você saberia quais os meios possíveis de se chegar em Lampedusa partindo da Favignana ou até mesmo de Palermo?
E sabe dizer se na segunda semana de Setembro a água ainda está agradável para nadar?
Muito obrigada!!
Olá Marilia!
Setembro é um ótimo mês para visitar Lampedusa, a água está ótima.
Não dá para ir de Favignana a Lampedusa, não existe nenhum meio de transporte que conecte uma ilha à outra. Você teria que ir a Palermo mesmo.
Aqui neste post explico todos os meios para chegar a Lampedusa: Como ir a Lampedusa
Um abraço,
Patricia
Patricia ,parabéns pelo seu blog.
Fiz uma simulação pelo seu blog site Direct Ferries para bilhete Trapani para Favignana e não tem a informação tamanho mala permitido, sabe algo para me informar?
obrigada
Emilia
Olá Emilia, eles não fazem nenhuma restrição nem quanto ao peso e nem quanto ao tamanho da mala! Não se preocupe.
Um abraço,
Patricia
Oi Patricia! Muito obrigada pelas dicas. Somos um casal viajando em Maio pelo primeira vez para Sicilia.
Inicialmente pensei em fazer :
Taormina (4 dias), dirigir para Trapani e pegar balsa para Favignana (2 dias) e depois 1 dia em Trapani ou Palermo antes de ir para Lampedusa por voo de Palermo (3 dias). Mas como Trapani tem pouca opção de hospedagem e são 4h de estrada de Taormina, não daria para conhecer outras regiões ali perto como San Vito lo Capo, estou pensando em pular Favignana e em vez disso fazer eólicas ou siracusa, pegando o voo para Lampedusa de Catânia.
1- lampedusa ou favignana? Qual é mais linda e única?
2- qual cidade tem mais charme Trapani ou Siracusa? Qual cidade considera mais charmosa fora Taormina e recomendaria para quem quer contar com bons hoteis e restaurantes?
Obrigada
Olá Isabelle,
Em Trapani realmente não há muitas opções de hotéis, porém você encontra alguns bem charmosos nos arredores.
Então, escolher entre Lampedusa e Favignana é muito difícil. Eu prefiro Favignana, mas é uma escolha exclusivamente pessoal minha. Mas Lampedusa, em termos de beleza, não fica atrás, as praias são paradisíacas! Além disso, para quem está no leste da Sicília, é muito fácil de se chegar por causa desse voo direto.
Já entre Trapani e Siracusa, respondo Siracusa sem nem pensar duas vezes. Há ótimos hotéis, restaurantes, charme e história!! (será que deu para perceber que é uma das minhas cidades preferidas na Sicília?) rsrs
Veja minhas dicas de Siracusa aqui: Viajar para Siracusa – Todas as dicas
Um abraço,
Patricia
Olá Patrícia,
tudo bem??
Seu blog é maravilhoso, parabéns!!!!!
Gostaria de tirar algumas dúvidas, será que você me ajudaria?
Irei pra Malta dia 01/10 e gostaria de esticar até Sicilia e Roma. Pesquisando, gostaria de poder fazer tudo, mas acho que o tempo ficará curto.
vamos às perguntas:
1- amo praia, mas não sei se na primeira quinzena de outubro o tempo estará bom pra focar só em praias.. o que você me diz?
2- Tinha pesquisado ir de Malta para Catânia e conhecer Taormina e Siracusa e depois tentar conhecer Palermo, Agrigento e se possível o litoral desse lado.. será que consigo em 6 dias ?
3- como programei essa viagem há tempos, no meio do caminho engravidei ( rsrs) e estarei com uma barriga de 7 meses.. então preciso levar em consideração o conforto. Por isso , penso em ficar de carro toda a viagem. Então minha pergunta é: tento conhecer tudo acima em 6 dias ou foco em uma região e exploro bem? rs
Se puder me ajudar, será ótimo a clarear as idéias! rs
Obrigada e parabéns mais uma vez!
Oi Karina,
Que bom que gostou do site! Vou tentar tirar suas dúvidas:
1- amo praia, mas não sei se na primeira quinzena de outubro o tempo estará bom pra focar só em praias.. o que você me diz?
R: Te aconselho a não focar somente em praias. Tenha um plano B. Outubro é um mês muito instável. Houve anos em que deu para ir à praia (mesmo não fazendo mais muito calor), em outros não.
2- Tinha pesquisado ir de Malta para Catânia e conhecer Taormina e Siracusa e depois tentar conhecer Palermo, Agrigento e se possível o litoral desse lado.. será que consigo em 6 dias ?
R: É apertado, mas dá.
3- como programei essa viagem há tempos, no meio do caminho engravidei ( rsrs) e estarei com uma barriga de 7 meses.. então preciso levar em consideração o conforto. Por isso , penso em ficar de carro toda a viagem. Então minha pergunta é: tento conhecer tudo acima em 6 dias ou foco em uma região e exploro bem? rs
R: Olha… tô quase retirando o que eu disse no item 2 rsrs
Eu não tenho filhos, então não sei como é estar com uma barriga de 7 meses, mas você precisa levar em consideração o seguinte:
– Se você for fazer o lado leste da Sicilia + Palermo e Agrigento, vai passar muito tempo na estrada. As distâncias são consideráveis. De Catania a Palermo são cerca de 2h de carro. De Palermo a Agrigento, 2h30. A Sicília é muito grande.
– Visitar o Vale dos Templos de Agrigento exige uma boa caminhada, porque o parque é enorme. Há poucos lugares sombreados.
– Se você não tiver a intençao de passar muito tempo na estrada, então te aconselho a focar mais no lado leste visitando Taormina, Siracusa, Noto, enfim, um roteiro mais tranquilo.
Espero ter ajudado!
Um abraço,
Patricia
Patrícia,
Teu blog está ótimo!!
Vamos para Sicília início de agosto e vamos contratar um barco privado, pois somos 9 pessoas, incluindo 3 crianças entre 6 e 10 anos. Nosso roteiro está pronto, mas temos uma dúvida: o que é melhor/ mais bonto: Ilhas eólicas ou Favagnana? Considerando a beleza das praias, cor do mar, hotel para passarmos a noite? O que tu achas?
Abs,
Vivian
Oi Vivian,
Os dois arquipélagos, das Ilhas Eólias e das Ilhas Egadi (onde está Favignana), são incríveis. É questão de gosto pessoal mesmo.
Segundo o meu gosto, eu diria Favignana, mas não é que as Ilhas Eólias fiquem muito atrás!
Assim, eu te diria de pesquisar barcos nos dois arquipélagos e vê aquele que oferece as melhores condições ou que se adequam mais às suas necessidades.
Um abraço,
Patricia
Obrigada, Patrícia. Optando pelas eólias, qual a melhor ilha para passarmos a noite que tenha um hotel bem legal? ABS
OI Vivian,
Os melhores hotéis ficam em Salina e em Panarea!
Um abraço,
Patricia
Oi Patrícia,
Muito obrigado pelo seu trabalho. Nos ajuda muito.
Estou com uma dúvida. Vou alugar um carro em Palermo e ir depois de alguns dias para Favignana ficar cerca de 1 semana. No entanto, vi que o ferry de carro custa uns 130 euros. Pensei em deixar o carro em algum estacionamento em Trapani e ir sem o carro já que a ilha não é muito grande e posso me locomover por bicicleta. Vc acha uma boa ideia deixar o carro em Trapani?
Olá Fabio,
Que bom que gostou do site!
Deixar o carro em Trapani é a melhor opção, é o que eu faço quando vou a Favignana.
Além da travessia de carro ser cara, ainda há muitas restrições para a circulação de veículos na ilha. Por isso, a melhor coisa é alugar bicicleta ou um scooter.
Digite “Parking trapani” no Google e você encontrará inúmeras opções. Praticamente todos incluem o shuttle gratuito desde o estacionamento até o porto, então é super fácil.
Um abraço,
Patricia
Muito obrigado pelo retorno Patrícia. Vou fazer isso que falou.
Super abraço.
Olá Patricia!
Parabéns pelo site! Estou planejando uma viagem para setembro. Eu e meu marido viajaremos com a minha filha de 03 anos, por isso, faremos um roteiro mais tranquilo. Minha ideia é começar em Taormina (03 noites), ficar em algum lugar perto de Palermo, de preferência, numa praia incrível mais 02 noites (sugestão?) e terminar em Favignana (04 noites).
Além da dica de onde ficar perto de Palermo (Capo San Vitor, por exemplo…) gostaria de uma dica de hotel bacana em Favignana em alguma praia…tudo parece ou muito no centro ou afastado. Vc tem dicas? Lembrando que estaremos com uma criança de 03 anos?
Aproveitando, vc acha possível alugar bicicleta com cadeirinha pra criança por lá?
Obrigada!
Olá Patricia,
Seu blog é excelente! Parabéns.
Estou com um dúvida sobre como chegar a Favignana. Planejo ir de carro até o Porto em Trapani, mas não queria atravessar com o carro. Pensei em passar uma noite em Favignana.
Sabe se tem estacionamento privado para deixar o carro no porto de Trapani?
Pode me ajudar? obrigada
Oi Simone,
Há vários estacionamentos particulares em Trapani. Por exemplo, dá uma olhada nesse, que você pode reservar online: http://www.portotrapani.it/en/default.asp
Digitando no Google “Parking Trapani” você encontra ainda outras opções.
Um abraço,
Patricia
Muito obrigada Patricia!
Estava quase desistindo de ir a Favignana porque não estava encontrando essa informação. Ab
Patricia, tudo bem?Primeiro, gostaria lhe parabenizar pelo blog, ele é muito completo e ajuda bastante quem vai viajar para a Sicília e no meio de tantas belezas para conhecer se perde sem uma referência.
Eu irei para a Sicília em no início de Maio agora. Vamos ficar 12 dias, faremos toda a viagem de carro. Ainda não fechamos a hospedagem pq é muito difícil fazer um roteiro para ai com tantos lugares bacanas para conhecer.
Nossa ideia é ficar 2 noites em Palermo, com bate-volta em Cefalu, 2 noites em Trapani, sendo 1 dia em San Vito Lo Capo e 1 dia fazendo Favignana e Levanzo (Sei que não é o ideal, mas nosso tempo é curto para conhecer todos os lugares que queremos passar (você tem alguma dica de passeia para lá que a gente desça nas praias e não apenas fique andando de barco pela ilha? Depois iremos descendo a costa sentido Marsala e Agrigento. Nossa próxima base será Agrigento (ficaremos 2 noites tb). De lá vamos para Siracusa (2 noites) com visita a Ragusa e Noto. Depois vamos para Catania passar 1 noite (você recomenda que fiquemos lá mesmo ou melhor ficar em outro lugar?). Dai partimos para Taormina, onde ficaremos 2 noites. De lá seguiremos para a Puglia (de carro), por isso nosso roteiro da a volta na ilha.
Você acha viável esse roteiro? Eu sei que tem muita cosia e ficará mega corrido. se puder nos ajudar com algumas dicas do que incluir ou tirar do roteiro, agradeceria muito. Obrigado.
Oi Leandro,
Vou tentar responder às suas perguntas e tirar suas dúvidas. Vamos por partes:
1) Nossa ideia é ficar 2 noites em Palermo, com bate-volta em Cefalu, 2 noites em Trapani, sendo 1 dia em San Vito Lo Capo e 1 dia fazendo Favignana e Levanzo.
R: Ok, ótimo.
2) você tem alguma dica de passeia para lá que a gente desça nas praias e não apenas fique andando de barco pela ilha?
R: Não e nem te aconselho a fazer isso. Vocês terão apenas um dia para conhecer as duas ilhas e o único modo de conseguir fazer isso e aproveitar ao máximo é com um passeio de barco. Favignana é grande e se você fosse para lá por conta própria, teria que alugar um scooter ou uma bicicleta. Mesmo assim, para chegar a algumas praias teria que caminhar um pouco e acredito que só daria tempo de ver umas 3 praias. Com o passeio de barco você vê todas e ainda mergulha na parte mais bonita do mar.
3) Depois iremos descendo a costa sentido Marsala e Agrigento. Nossa próxima base será Agrigento (ficaremos 2 noites tb)
R: Tem pessoas que ficam apenas uma noite em Agrigento. Se for só para ver a cidade, basta um dia. Se for para ver os arredores, então está ok.
4) De lá vamos para Siracusa (2 noites) com visita a Ragusa e Noto.
R: Ok. Mas dedique um dia inteiro a Siracusa.
5) Depois vamos para Catania passar 1 noite (você recomenda que fiquemos lá mesmo ou melhor ficar em outro lugar?
R: Na minha opinião não tem a menor necessidade de vocês passarem uma noite em Catania. Ela fica a somente 1h de Siracusa e 1h de Taormina. No máximo, faça um bate e volta!
Seu roteiro é viável, mas leve em consideração minhas observações. A distribuição de dias está boa e vocês conseguirão ver as principais cidades da ilha. Não esquece de dedicar um dia a um passeio ao Etna (a partirde Taormina),porque vale a pena!
Espero ter ajudado.
Um abraço,
Patricia
Patricia, muuuuito obrigado pelo retorno e pelas dicas!! Vamos levar tudo em consideração! Depois te conto como foi mossa aventura ☺️☺️
Olá Patricia, boa tarde! Parabéns pelo blog!!! Tem me ajudado muito!!! Eu gostaria de fazer uma sessão de fotos nesse lugar paradisíaco, vc conhece algum fotógrafo que trabalhe lá para me indicar?
beijos e muito obrigada!
Luciana
Oi Luciana,
Infelizmente não conheço nenhum fotógrafo naquela área. Pedi informações a outras pessoas, mas ainda não tenho ninguém para indicar. Se eu conseguir algum contato nos últimos dias, te aviso!
Um abraço,
Patricia
Ola Patricia, seu trabalho e maravilhoso. Estou seguindo suas dicas. Estarei viajando para a Sicilia de carro, gostaria de saber se ha estacionamento de longa permanencia em Trapani (22 e 23/09) pois escolhemos ir sem carro a Favignana . Obrigada,
Solange Patini
Olá Solange,
Tem sim! Dá uma olhada aqui: https://www.myparking.it/parcheggio_porto_trapani.php
Um abraço,
Patricia
Ola Patricia, seu trabalho e maravilhoso e estou seguindo suas dicas. Estarremos viajando pela Sicilia de carro.
gostaria de saber se ha estacionamento em Trapani para deixar o carro por duas noites (22 e 23/9), pois escolhemos ir a Favignana sem o carro. Obrigada
Oi Patricia, vou em julho com marido e filha para a Sicília. Estou tentando comprar o ferry de Trapani para Favignana, ida e volta, travessia com carro, pela Siremar, mas não estou conseguindo, porque exigem a numeração da placa do carro, o que é impossível no momento, já que o carro é alugado. Só saberei a placa do carro em julho quando retirar o veiculo na locadora. Tenho receio de não conseguir comprar os bilhetes nos dias e horários que quero, se deixar para comprar quando chegar na Italia. Vc sabe se existe outra maneira ou site para comprar que não exija de imediato a placa. Já inclui o modelo mas não finaliza a compra no site da Siremar sem a placa.
Obrigada pela atenção,
Ana Paula.
Olá Ana Paula,
Pode deixar para comprar quando estiver com o carro, não tem problema, você vai achar vaga sim. Os ferries são enormes e cabem muitos veículos.
Um abraço,
Patricia
Patricia, qual a sua opinião: vale a pena deixar o carro em Trapani e embarcar para Favignana no barco para passageiros, considerando que você já está pagando pela diária do aluguel do carro, e adicionando o custo do aluguel de outro meio de locomoção em Favignana e do estacionamento em Trapani?
Você sabe dizer quanto custa o ferry para carros ida e volta, e se a partir de maio surgem outras opções de horários ou permanecem as indicadas no site da Siremar?
Grazie!
Oi Anelisa,
Visto que você viaja com um grupo de amigos, pode até valer a pena atravessar para Favignana levando o carro. Em Favignana vocês teriam que alugar bicicletas ou scooters, então teriam essa despesa também. O ferry não é baratíssimo, fiz uma simulação no site da Siremar e a passagem de ida e volta de 4 pessoas (não lembro o número de pessoas que viaja com você) + o carro sai por 160 euros.
Eu não tenho certeza, mas acho que no verão permanecem essas duas opções de horário por dia, só aumenta o número de barcos rápidos, que são somente para passageiros.
Um abraço,
Patricia
Muito obrigada! Vamos pensar a respeito. De todo modo a programação continua a mesma, é só uma questão de ver o que é mais conveniente. Depois eu conto o que acabamos fazendo e se foi a decisão acertada!
Olá Patrícia.
Chegaremos na Sicília por Catania (voo vindo de Napoli). Pretendemos passar 3 ou 4 dias em Taormina. Depois queremos ir para Favignana .Teremos uma semana entre a saida de Taormina e a volta para o Brasil ( voo sai de Palermo) . O que vc sugere, Taormina, Agrigento, Favignana? Algo mais interessante?
Obrigada
Carolina
Olá Carolina,
Além dos lugares que você citou, sugiro um passeio em Siracusa e no Etna. Se você dormir em Agrigento, pode aproveitar para visitar Scala dei Turchi. O meu conselho é que você reserve pelo menos 3 dias inteiros para Favignana, senão não vão aproveitar nada da ilha!
Um abraço,
Patricia
3 dias inteiros em Favignana – OK
Fomos, voltamos e amamos. Pena que não deu para entrar em todas as praias sugeridas porque algumas delas estavam tomadas por aguas vivas. Estávamos sem carro, mas o aluguel de bicicletas foi um sucesso e nos atendeu muito bem. Obrigada por todas as dicas.
Oi Carol,
Tive esse problema em Levanzo! As águas-vivas são um verdadeiro pesadelo.
Um abraço,
Patricia
Patricia, bom dia !
Primeiramente gostaria de agradecer as preciosas dicas de viagem ! Conversamos entre maio e junho e viajei em Julho e suas dicas foram muito úteis ! Adorei o Oeste da Sicília, especialmente Favignana que é espetacular !
Você havia me pedido para te contar sobre a visita da Donnafugata, havia esquecido…rs mas agora vai !
Estive em Marsala para fazer a visita, agendei para fazer a “DEGUSTAZIONE MEDITERRANEA”, que além de servir 5 vinhos , acompanhava receitas típicas da região para harmonizar com cada taça.
Em Marsala não há vinhedos , o que tira um pouco do “charme” da visita. Lá é armazenado o vinho nos tanques de aço e também nos barris de madeira. No geral , o lugar é bem bacana.
Fiz a visita em italiano, que é até bem compreensível para quem tem uma certa familiaridade com a língua.
A explicação é interessante, mas segue um pouco do padrão de visita a vinícolas para quem está familiarizado com elas.
Na degustação foram servidos os dois principais vinhos da casa, os excelentes “mille una notte” e o vinho de sobremesa “ben rye”, além de outros bons vinhos da casa. Os brancos são ótimos e tem bom preço !
Os pratos servidos estavam apenas Ok, confesso que esperava um pouco mais.
Ao final, é possível comprar os vinhos na loja local. Ah, e o azeite deles é fantástico, vale a pena levar um !
Também fiz a visita a vinícola Gulfi, que me surpreendeu muito!
Agendei ao meio dia a visitação. No dia da visita, sai de Marsala em direção a Chiaramonte Gulfi. A viagem demorou mais que o esperado e acabei me atrasando consideravelmente, o que me causou certo desespero em perder a visita. A cidade fica localizada no meio do nada…rs A impressão que você tem ao encontrar a vinícola e de encontrar um oásis no deserto, e a própria arquitetura do lugar parece que te estimula pensar isso. O lugar é lindo, um restaurante belissimamente decorado, imponente e aconchegante ao mesmo tempo. Minha preocupação com o tempo se mostro desnecessária, já que não faríamos a degustação em “grupo”. Com muita tranquilidade fomos convidados a ir ao restaurante onde faríamos a degustação e nos foi sugerido almoçar, o que aceitamos prontamente. Conforme iam sendo servidos os pratos era servido um vinho para harmonizar ( ao todo degustamos 7 vinhos) . Sem pressa, passamos horas nesse processo, o que tornou a experiencia muito única! A comida estava fantástica ! ,aceitamos a sugestão do Carmello, que foi quem nos atendeu, e não nos arrependemos! Os vinhos servidos também foram de muita qualidade. Eles trabalham quase que exclusivamente com a Nero d´avola.
Após terminarmos, fomos convidados a conhecer a vinícola. A apresentação foi muito boa, e com satisfação Carmello atendeu a todos nossos questionamentos.
Após terminarmos, aproveitamos para comprar alguns vinhos na loja local.
Fiquei sabendo que também existe uma pousada no local, e que eles fazem cursos de gastronomia e outras coisa mais.
Conclusão, ambas vinícolas são fantásticas quanto a qualidade de seus vinhos, teria dificuldade em dizer qual me agrada mais. Recomendo as duas visitas, mas sem dúvida a experiencia da Gulfi é mais marcante, seja pelo local, pela exclusividade do atendimento( na maior parte do tempo que estivemos lá estavamos apenes eu e minha esposa) e pela beleza natural do lugar.
Pesa contra o difícil acesso, ela não fica exatamente próxima a nenhuma das cidades mais procuradas da região, sendo que Siracusa é a mais próxima. ( cerca de uma hora e meia de viagem).
Mas para quem estiver por perto e gostar da vinícola ou de vinhos em geral vale muito a pena !
Desculpe pelo tamanho do texto !
Grande Abraço !
Olá Bruno!
Eu adorei o seu relato. Obrigada por vir compartilhar aqui conosco. Eu tenho acompanhado as publicações da Gulfi e realmente devo dizer que me suscita muita curiosidade. Eu adoro essas vinícolas de menor porte, porque oferencem um atendimento único. Certamente será a próxima vinícola que visitarei (até porque nem vivo muito distante de lá), e agora lendo o que você me contou, fiquei com mais vontade.
Um grande abraço,
Patricia
Olá!
Eu sairei de Favignana 17/09 um domingo para Trapani para alugar um carro para seguir Taormina, mas como é um domingo, não achei agências de viagem abertas ao domingo, só poderia pegar o carro no aeroporto ou você sabe se há alguma forma de alugar perto do porto um carro no domingo?
Obrigada!
Domingo só no aeroporto de Trapani mesmo, mas dá para chegar lá tranquilamente a partir do porto, porque não é longe.
Olá Patrícia, estou aqui enlouquecida com seu blog, muito bom mesmo. Estaremos na Sicília em julho ( sim, muita antecedência e toda ansiedade). Somos um casal com dois meninos, um de 10 e outro de 15 anos. Voaremos de Napoli para Catânia para irmos a Taormina e temos que passar um dia por conta do Etna porque curtem vulcões. De lá pretendemos ir para Agrigento e Favignana de onde seguiremos para Palermo para pegar o voo da volta. Dúvida, Favignana é superior e dispensa as Eólias ou devemos tentar encaixas as Eólias também? Temos 8 dias para essa programação toda. O que você acha?
Oi Carolina!
Favignana não é superior e nem inferior às Eólias. É diferente! Paisagens completamente diferentes. No entanto, na minha opinião, encaixar as Eólias em um roteiro de apenas 8 dias, deixaria tudo mais apertado, mais corrido. Uma sugestão que dou, visto que seus filhos gostam de vulcões, é fazer a excursão para Stromboli e Panarea saindo de Taormina. Esse aqui: https://www.partner.viator.com/pt/16191/tours/Taormina/Aeolian-Islands-Day-Trip-from-Taormina-Stromboli-and-Panarea/d4237-6099ISLANDS. É um tour bem longo e cansativo, mas é uma opção para quem dispõe de pouco tempo e deseja, mesmo assim, ver um pouquinho das Eólias.
Um abraço,
Patricia
Oi Patricia, parabéns pelo seu site, muito bom, eu abusei dele na minha programação!
Fui comprar as passagens de ferry para favignana e encontrei a informação que carros de não residentes não podem ir a ilha, voce sabe mais sobre isso?
Obrigado!
Pedro
http://www.siremar.it/informazioni/utilit%C3%A0/documentazione/category/5-documenti-pubblici?download=84:limitazione-afflusso-veicoli-favignana-2017
Olá Pedro,
Desconhecia essa notícia! Fui ler o documento do link que você enviou e vi que no ponto f do art. 2 diz: Nel periodo di cui all’art. 1 sono esclusi dal divieto i seguenti veicoli:
(…)
f) autoveicoli con targa italiana, noleggiati negli aeroporti intercontinentali da turisti stranieri, ai sensi dell’art. 5 del decretolegge n. 465/1988, convertito con legge n. 556/1988, previa dimostrazione del contratto di noleggio;
Então, se você tiver alugado seu carro em um aeroporto e apresentar o contrato, poderá ingressar na ilha com o veículo. Você viu que é só até 15 de setembro?
Eu quando estive em Favignana preferi deixar meu carro em Trapani, em um estacionamento fechado, e atravessar utilizando os barcos rápidos, e olha que na época não havia essa limitação (correta, para evitar que a ilha seja invadida por veículos no pico da alta temporada). Em Favignana aluguei um bike e foi ótimo estar sem o veículo por uns dias.
Um abrao,
Patricia
Oi, eu não sei italiano, mas imaginei que era apenas ate dia 15 de setembro. De qualquer maneira a parte do carro alugado eu não teria entendido, muito obrigado.
Eu ainda estou na duvida se vou de carro ou não, em termos de horários na minha programação não faz muita diferença…
Obrigado Patricia!
ola, como vc recomenda ir de taormina para trapani?
Olá Lia,
Ou você aluga um carro ou vai ter que pegar três transportes, é longe. Primeiro você vai de Trapani a Palermo de ônibus, depois de Palermo a Taormina de trem, fazendo conexão em Catania. É uma viagem muito longa.
Um abraço,
Patricia
Oi Patricia!
Outra coisa que havia esquecido… É exigido habilitação para moto para poder locar essas scooters?
Obrigado !
Obrigado Patricia !
Agora, existe alguma vantagem em estar de carro em Favignana?
Porque se não tiver , poderia deixar o carro em Trapani em embarcar a pé, o que acha?
Abraço !
Oi Bruno,
Eu sinceramente não vejo muito vantagem em embarcar o carro, mas tem gente que embarca porque quer circular em Favignana com o veículo (geralmente quem é preguiçoso rsrs). Nas proximidades do porto de Trapani há vários estacionamentos particulares onde é possível deixar o carro. Eu mesma tive que deixá-lo ano passado, quando fui a Favignana no verão. Preferi não embarcar o carro e circular na ilha de bicicleta.
Tem um estacionamento-garagem na Via Trento (veja no mapa https://goo.gl/maps/TXppZDkHP652) e o valor é de cerca 12 euros por dia (pelo menos era esse o valor no ano passado). De lá até o porto são cerca de 600m de distância, pertinho.
Respondendo à outra pergunta, aqui na Itália é possível conduzir scooters de até 125cc com a habilitação B. Não precisa ter habilitação para moto!
Um abraço,
Patricia
Ola Patricia !
Uma duvida sobre minha ida a Favignana…
Vou estar de carro antes de ir para lá, então queria saber se tem alguma embarcação
que trasporta carro também, e se tiver , como fico sabendo os horários.
Vou para Favignana a partir de Trapani, e saio de lá para Marsala.
Obrigado !
Olá Bruno,
Agradeço a sua pergunta porque assim percebi que faltava essa informação no texto! Já a adicionei.
Então, há ferries que fazem a travessia dos veículos de Trapani a Favignana, são aqueles da Siremar. A única coisa é que eles não fazem a linha Favignana-Marsala, você teria que voltar para Trapani, mas não é um grande problema porque Marsala fica perto de Trapani. Atualmente os horários de partida de Trapani são: 07:00, 10:20 e 17:30.
Um abraço,
Patricia
Ola Patricia !
Muito obrigado pela dica !
Voltando de lá com certeza te passo minhas impressões da Donnafugata !
Devo visitar a Gulfi também, sou fã dos vinhos dessas duas vinícolas!
Um grande abraço !
Ola Patricia !
Vou em julho para região oeste da Sicília ! Já estive ai em 2015 mas não conheci essa região…
Lendo seu blog, e considerando os dias que tenho disponíveis pensei em duas configurações de passeio:
Opção 01:
dia 1 – chegada aeroporto de Palermo por volta das 10 hs da manha e sigo para San Vito.
dia 2 – San Vito
dia 3 – Sigo para Trapani e pega a embarcação para Favignana
dia 4 – Favignana
dia 5 – Favignana
dia 6 – Sigo para Marsala onde passo o dia e visito a vinicola Donnafugata (faço questão de fazer essa visita)
dia 7 – Saio de Marsala em direção ao outro lado da ilha onde ficarei mais uns dias…
Opção 02:
Faço base apenas em Trapani e viajo para visitar Favignana, San Vito e Marsala.
Qual você acha ser melhor ? ou nenhuma das duas ?! rs
Obrigado !
Oi Bruno,
A opção 1, sem dúvida, é melhor! É inclusive parecida com um roteiro que fiz ano passado. Na minha opinião, para conhecer bem Favignana é muito melhor dormir lá do que fazer passeios a partir de Trapani. É um lugar para se conhecer com calma e viver o dia a dia.
Depois me conta como foi a visita a vinícola Donnafugata, que eu ainda não visitei e tenho a maior curiosidade em saber como é.
Um abraço,
Patricia
Oi Patrícia,
Estou indo em Maio para Favignana, partindo de Malta para o aeroporto de Trapani. Gostaria de saber se tem ônibus ou Trem saindo do aeroporto ou próximo para o local onde pega o ferryboat. Obrigada!
Olá Raphaela!
Tem ônibus do aeroporto de Trapani para o porto, sim. É o mesmo que indico no texto acima, da empresa AST e que vai do aeroporto para Trapani.
Um abraço,
Patricia
Oi Patricia! Seu blog é minha referência para ir à Sicília. Agora em junho pela terceira vez! Porém estou sem saber o que fazer: quero ir a Favignana e ficar por lá uns 2 dias. Mas estarei com carro alugado. Tenho que deixar a machina em Trapani? Ou tem barcões que levam tb carros? Obrigada. Abraço e até junhoooo!
Olá Silvia,
Em Favignana circula carros, então você pode atravessar com o veículo, é só procurar pelo ferry que faz essa travessia, da empresa Siremar. Há 3 horários por dia, dois pela manhã (7, 10h20) e um à tarde, às 17h30, então você pode comprar o bilhete lá na própria bilheteria da empresa, no porto de Trapani, um dia antes. Você pretende conhecer Trapani também ou já conhece?
Que maravilha saber que já é a sua terceira vez na Sicília e que o blog é a sua referência!! 🙂
Um abração e se tiver mais dúvidas é só perguntar!
Patricia
Olá.
Estou em Cefalu mais um dia inteiro. Recomenda algum passeio por perto? Já exploramos o lugar e temos mais uma noite.
Obrigada
Oi Adriana,
Se você gostar de cidades pequeninhas e estiver de carro, pode ir a Castelbuono (https://descobrindoasicilia.com/2016/04/castelbuono/).
Se ainda não foi, também vale a pena ir a Palermo.
Um abraço,
Patricia
Parabéns pelo blog, estou reorganizando as férias e encaixando novamente tudo para setembro e início de Outubro dá pra visitar de boa no fim do verão e início de Outubro?
Beijos obrigado pelas dicas.!!!!
Olá Christine,
Normalmente sim, dá para visitar Favignana no início de outubro. Obviamente os dias não estão mais tão quentes quanto no verão e à noite já faz um pouco mais de friozinho, mas dá. Se fosse no final de setembrom melhor ainda, por que as chances de encontrar bom tempo são maiores.
Um abraço,
Patricia