Descubra como ir de Nápoles para a Sicília de avião, trem, navio e ônibus!
Nápoles é um lugar que frequentemente faz parte dos roteiros dos leitores aqui do blog e, por conseguinte, acabo recebendo muitas perguntas sobre como ir de um lugar para o outro.
Há pouco tempo viajei de Catânia para Nápoles e aproveitei para testar dois meios de transporte diferentes: fui de avião, mas decidi que na volta eu viajaria de trem.
Viajando da Sicília para Nápoles de avião
A Sicília é bem conectada a Nápoles por via aérea, pois há vários voos tanto saindo do aeroporto de Palermo quanto do de Catânia. A viagem dura cerca de 1h, então nem o tempo de levantar voo e já é hora de aterrissar. Certamente é o melhor modo de viajar de Nápoles para a Sicília e vice-versa. Além disso, se você adquirir os bilhetes com bastante antecedência e fora da alta temporada (julho e agosto), é provável que encontre passagens com preços bons, algumas vezes até com pouca diferença com aquelas de trem.
Eu voei com a Alitalia, mas outras companhias aéreas também conectam o aeroporto de Catânia com o de Nápoles. São elas a Ryanair, a Volotea e a EasyJet.
Se a sua origem ou o destino é Palermo, as companhias aéreas que ligam a capital da Sicília a Nápoles são a Ryanair, EasyJet e a Volotea.
No caso da minha viagem, a aeronave utilizada no voo Alitalia Catânia-Nápoles foi um aviãozinho de hélice, o Alenia ATR. Confesso que ao vê-lo, fiquei um pouco tensa, mas o voo foi extremamente tranquilo.
Por ser uma aeronave pequena, com pouquíssimo espaço nos compartimentos superiores da cabine, os passageiros têm que entregar as malas de mão aos funcionários na porta do avião (veja na foto acima), que as colocam na parte anterior do avião. Na hora de desembarcar, quando descemos do avião, as malas estavam lá nos esperando.
Como ir de Nápoles para a Sicília de trem
Não é cômoda e nem rápida como a viagem de avião, mas ir de trem de Nápoles para uma das cidades da Sicília é quase sempre a opção mais barata.
Peguei o trem da Trenitalia na estação central de Nápoles às 13h45 de um sábado. Os trens que vão de Nápoles para a Sicília têm origem em Roma, portanto eles já vem cheios de passageiros. Veja no seu bilhete qual o seu vagão (em italiano, carrozza), qual o compartimento e então o assento. Os lugares são marcados.

Os minúsculos compartimentos de seis lugares da 2ª classe dos trens Intercity. Nem todos os trens dispõem de vagões de 1ª classe.
A viagem até o meu destino final na Sicília duraria 8h45min, tempo que obviamente depende para qual cidade você vai. Todos os assentos do meu compartimento estavam ocupados, um deles inclusive por um cachorro, então não havia muito espaço para esticar as pernas. Achei a viagem extramente desconfortável.
Simulei uma compra de Nápoles para Taormina no site da Trenitalia com um mês de antecedência e os preços estavam na média.

Simulação de compra de um bilhete de Nápoles para Taormina. Observem que me deu inclusive a opção de trem noturno (com cabine).
Fiz também uma simulação colocando como destino final Palermo. O preço também estava na média, considerando a distância que era maior.
Como vocês podem ver na imagem acima, neste caso também apareceu a opção dos trens noturnos, o IntercityNotte. Eu já escrevi sobre eles AQUI.
Como o trem atravessa para a Sicília?
É provável que a este ponto você esteja se perguntando como é que o trem faz para atravessar da ponta da Itália para a Sicília, visto que não há uma ponte. Há, porém, uma balsa especial que faz essa travessia com os trens.
Ao chegar em Villa San Giovanni, na Calábria, o trem faz uma manobra para que os vagões possam entrar na balsa. São feitos movimentos para frente e para trás, os vagões são conectados e colocados em modo paralelo. Quando o ferry parte, é possível sair do trem e subir até o deck.

Tirei esta foto da minha janela, já dentro da balsa. Observem os trilhos no chão que permitem que os vagões entrem na balsa e fiquem alinhados paralelamente.
Como eu estava com o computador, fiquei com receio de deixar a minha bagagem no vagão, mas tive que pedir à senhora que estava no meu compartimento para dar uma olhadinha nas minhas coisas. Precisava de qualquer maneira ir até a lanchonete do ferry, mas chegando lá ela simplesmente estava FECHADA!
Agora uma observação muito, mas muito importante: NÃO há vagão restaurante nos trens Intercity. Então, visto a duração da viagem, leve água e lanches.
Outros modos de ir de Nápoles para a Sicília
De navio
Uma terceira opção de transporte para ir de Nápoles para Palermo ou Catânia é o navio. É uma viagem ainda mais longa do que a de trem, não tão econômica, mas é uma boa opção para quem precisa atravessar para a Sicília de carro e quer evitar dirigir por muitas horas. As companhias de navegação que fazem esse trajeto são a Tirrenia e a GNV (Palermo) e a TTT Lines (Catania). Leia mais sobre as viagens de navio para a Sicília.
De ônibus
Também dá para viajar de ônibus de Nápoles para as principais cidades da Sicília, como Palermo, Messina, Catânia, Ragusa, Enna, Agrigento e Siracusa. É a opção que, na minha opinião, tem o menor custo benefício, uma vez que a viagem é mais longa do que a de trem e muitas vezes mais cara. Só seria interessante para quem precisa ir de Nápoles para uma cidade da Sicília não bem servida pelas linhas de trem, como poderia ser Ragusa, Agrigento, Noto, etc.
A empresa de ônibus que opera nas rotas de Nápoles para a Sicília é a Sais Trasporti.
Planeje sua viagem
Bom dia, Patrícia! Que blog maravilhoso!
Estou encantada com todas as informações completas que você nos fornece.
Patrícia, estarei na Sicília de 14 a 18 de outubro de 2018. Sei que é pouco tempo. Mas, com as suas dicas, procuraremos aproveitar o máximo possível. Surgiu-nos uma dúvida : vale
a pena irmos de trem de Taormina para Nápoles (iremos ,depois da Sicília, para Nápoles e
Costa Amalfitana). Sei que o trem para Nápoles vai pela costa, queria saber se a vista da pai-
sagem vale a pena a viagem. E outra pergunta: gostaríamos de visitar o Vesúvio, no Parque
Nacional; mas estaremos de carro com as nossas malas. É possível estacionar no Parque com
segurança?
Desde já, muito obrigada por todas as suas dicas.
Ah, resido em São Paulo. E amamos a Itália. Conhecemos várias cidades, inclusive Palermo.
Mas, não conhecemos mais nada na Sicília.
Muito obrigada.
Rosi.
Oi Rosimeire,
Depois da experiência que eu tive na minha viagem de trem da Sicília para Nápoles, não aconselho não. Em relação à paisagem, nem sempre dá para ver alguma coisa e nem sempre é bonita. Acho que não tem vista que pague a economia de tempo.
Em relação ao Vesúvio, infelizmente não posso responder as suas perguntas porque nunca fui lá. Então não sei te dizer se é seguro ou não. A minha recomendação, que vale para qualquer lugar da Itália, é jamais deixar bagagens ou objetos de valor à mostra no carro, quando estacionado. Porque acontece muito das pessoas deixarem bolsas, notebook, etc, e quando voltam encontram o vidro do carro quebrado. É melhor previnir do que remediar.
Um abraço,
Patricia
Muito obrigada, Patrícia! Sua resposta é muito importante para nós.
E o blog é sensacional!
Abraço.
Rosi
Olá Patrícia, primeiramente parabéns pelo blog, uma delícia viajar com vc antes de realmente acontecer. Muito obrigada pelas dicas e por tornar as escolhas tão fáceis.
Vou com minha mãe para Itália no final de agosto e como conhecemos o norte, dessa vez queremos explorar o Sul. Aí a minha primeira dúvida: vou descer em Roma e alugar um carro para Nápoles, onde penso em ficar três noites e depois descer até a Sicilia de carro, onde ficaremos 8 noites fazendo base em Palermo e Catânia (em princípio), o que você acha?
Vale mesmo a pena ficar de carro na ilha, é mais confortável?
Muitíssimo obrigada por todas as dicas.
Grande abraço!
Oi Patrícia! Parabéns pelo blog!
Sabe me dizer se tem como voar de Nápoles para Ilha de lampedusa? Caso não tenha voo direto, é melhor ir a palermo e de lá ir para lampedusa ou melhor outro destino antes?
Olá Analu,
Infelizmente não há voos diretos de Nápoles para Lampedusa. Primeiro você tem que ir a Palermo ou a Catania (é indiferente) e de lá pegar o voo para Lampedusa. Outra opção seria ir de Nápoles a Roma (mas o voo de Roma a Lampedusa só fica ativo de junho a setembro). Escrevi todos os modos de chegar a Lampedusa aqui> https://descobrindoasicilia.com/2016/12/como-ir-a-lampedusa/
Um abraço,
Patricia
Bom dia Patrícia, Inicialmente gostaria de parabenizá-la por sua iniciativa, o Descobrindo a Sicília é fantástico!
Partirei de Sorrento com destino à Sicília no dia 1º de Setembro e ficarei até o dia 9, pois tenho passagem reservada para o dia 10/09, às 17 hs, de volta para o Brasil.
Lendo as suas postagens, pensei em ficar três dias em Palermo, dois em Siracusa e dois em Taormina, não necessariamente nessa ordem. O que você acha dessa escolha?
Tenho a Intenção de chegar por Palermo e voltar por Catânia, ou vise versa.
Diante disso, a outra dúvida que tenho diz respeito a como chegar à Sicília, isso porque, partirei de Sorrento (Nápoles ou Salerno) de carro, para tanto, pretendo pegar um ferry boat. Entretanto, ao tentar reservar os bilhetes constatei que as empresas exigem o número de registro do veículo e somente terei essa informação, a partir do dia 26 de agosto, quando pegar o carro no aeroporto de Roma. Assim, gostaria de saber se corro o risco de não conseguir vaga para o transporte do veículo, nas referidas datas.
Agradecidamente,
Fernando
Olá Fernando,
Você escolheu lugares-chave para fazer de base aqui na Sicília, ótima escolha.
Quanto à reserva do ferry, não precisa se preocupar, pode fazê-la a partir do dia 26 mesmo. Há ferries a cada 40 minutos, 24h por dia, é praticamente impossível não achar vaga.
Um abraço,
Patricia
Bom dia Patrícia, agradeço muito sua informação, abraço.
Ola eu e minha esposa queremos passar uma semana na Sicilia, uns 03 dias em taormina e circundar toda a ilha pela costa, tem sugestão de cidades onde podemos dormir etc.
Olá Kadu,
Sinceramente acho pouco uma semana para circundar toda a Sicília. Seriam necessárias pelo menos duas semanas! Para um roteiro de uma semana, dá uma olhada nesta dica aqui, que contém as cidades mais importantes: Roteiro pela Sicília: a viagem de 8 dias de Cláudia e Walther
Um abraço,
Patricia
Patricia, vc é demais!
Obrigada!
Acabei de comprar pela Volotea, como vc me explicou, com malas de 20 kg e pude escolher o assento nr 1 ( não sei se isso é bom ou mal…rsrs), voo só de ida de Palermo a Napolis, para voltar da Sicília.
Estava muito caro o ida e volta, quando eu colocava Catania no percurso e as bagagens.
Pra sair de Napolis, estou pensando em carro, passando pela Costa Amalfitana e dormindo no caminho ou
navio de Napolis até Trapani( que parece ter um percurso de 07 horas) e alugar um carro lá.
Queremos conhecer, Trapani, Erice, Agrigento, Siracusa, Taormina com Etna e Palermo. Teremos 09 dias, será que da?
Patriciaaaaaa!
Muito obrigada!!
Valeu demais.
Agora estou vendo os voos, pensei em partir de Palermo para Nápoles, tentei o site da Violeta. Aí parei no meio do caminho, fala de umas promoções, combros para bagagem e check in expresso. Que me recomenda? Será que devo contratar estes serviços,? Fiquei com dúvida com relação ao peso permitido para as malas e se existe um padrão. Omo nos trens, que é de 23 kg dentro da Europa.
E esse avião, será que é de elice também? Ai que medo!!
Espero tua sugestão para comprar.
Quando chegar em Napolis, pretendemos ir até Salerno, deixar o carro lá e seguir para Catania. Será que existe navio turístico para isso ?
Na queríamos de ferrie.
No aguardo, muito obrigada!
Olá Sandra,
Os bilhetes aéreos da Volotea não compreendem a bagagem a ser embarcada. É necessário pagar à parte e cada mala de 20kg custa 15 euros. Veja bem que no caso desta companhia são 20kg e não 23kg. Eu dei uma olhadinha nos combos e vi que um deles inclui a mala + reserva do assento + possibilidade de troca das datas, tudo por 20 euros. Se você não precisar de nenhum desses serviços, é só clicar na parte de baixo, onde tem escrito “Senza combo”.
Eu nunca voei de Palermo para Nápoles, portanto não sei te dizer que avião é. Acho que não é de hélice não.
Você pode dar uma olhada no site da Alitalia também, para ver as tarifas. Algumas delas já incluem a bagagem de 23kg.
Não há navio de Salerno para Catania. É para Messina. Neste navio, que é da empresa Caronte & Tourist, há a possibilidade de reservar cabines. No entanto, o valor delas sai praticamente pelo mesmo preço das passagens aéreas. Por isso, veja se realmente vale a pena enfrentar essas 9h de navegação. Não há navios turísticos, eles embarcam tantos veículos quanto passageiros, mas como te falei, dá para resevar a cabine privativa.
Um abraço,
Patricia
Olá Patrícia!
Que maravilha pesquisar sobre a Sicilia aqui!
Parabens!
Consegui comprar as passagens, uhu!
Preciso montar a viagem e você está me ajudando muito.
Chegaremos em Nápoles dia 10/07 e retornaremos ao Brasil dia 22/07.
Gostaria de saber se tem algum ferry da Costa Amalfitana para A Sicilia, pois eu acho que ir de carro seria muito longe e pelo que vi, as cidades mais interessantes depois de Positano, estão na Sicilia, nosso foco é a Sicilia, eu e marido apenas.
Que acha de retornarmos de Palermo a Nápoles, por avião?
Ficaríamos de carro para rodar de Napolis até a costa Amalfitana, pegaríamos ferry para a Sicilia, ficaríamos de carro para rodar a ilha e retornaríamos de aviao. Que nos sugere?
Olá Sandra,
Que bom saber que o blog está sendo útil no planejamento da sua viagem!
Não tem ferry da Costa Amalfitana para Sicília, mas tem de Nápoles para Palermo e Catania e de Salerno para Messina. Na Costa Amalfitana não há portos grandes de onde possam salpar navios. Um leitor já viajou com o navio de Nápoles a Palermo e contou a experiência dele aqui: Roteiro pela Sicília: a viagem de 8 dias de Cláudia e Walther
Quanto a voltar de Palermo a Nápoles, realmente o avião é a melhor opção. Não custa muito e a viagem é rápida. Vale a pena!
Agora, dito isso, algo que eu te sugiro é colocar na ponta do lápis se vale mesmo a pena seguir de carro para a Sicília, pagando a travessia do veículo + a cabine para vocês. Veja se não convém mais devolver o carro em Nápoles mesmo, seguir para Catania (ou Palermo) de avião e lá alugar outro carro!
Se tiver mais dúvidas, pode me perguntar. Tenho o maior prazer em ajudar!
Um abraço,
Patricia
Olá, excelente post!
Pra ir de trem, há alguma cidade interessante entre Nápoles e Palermo?
Olá Andrea,
Existem inúmeras cidades interessantes entre Nápoles e Palermo: só na Sicília há Messina, Milazzo, Cefalù, etc. No entanto, visto que o bilhete e os horários dos trens não permitem que você “desça” para ir conhecer as cidades, o mais indicado é você organizar um bate e volta.
Um abraço,
Patricia
Olá Patricia, sairemos de Taormina dia 15 de outubro para Catânia, qual o melhor transporte? Ficaremos um dia somente e depois seguiremos para Roma de avião. E além do transporte o que tu sugeres de hotel, ficar perto do aeroporto ou no centro de Catânia?
Obrigada,
Mauri
Oi Mauri!
Dá para ir de Taormina a Catania tranquilamente tanto de ônibus quanto de trem. A vantagem do ônibus (empresa Interbus) é que ele sai do centro de Taormina, então você não teria que se deslocar até a estação, que fica afastada do centro.
Sobre o hotel em Catania, a minha resposta é: depende. Eu diria que vale a pena ficar no centro caso queira dar um passeio pela cidade, sair à noite. Caso seu voo de volta seja em um horário bom (nem muito cedo e nem muito tarde da noite), é super tranquilo ir do centro de Catania para o aeroporto, inclusive de ônibus.
Um abraço,
Patricia
oi patricia, fazendo esse trajeto de carro, tem alguma sugestao de parada no trecho Taormina para a Costa Almafitana.
Oi Luciana,
Poderia sugerir Tropea ou Scilla, na Calábria, mas no caso de Tropea o ideal seria dormir lá pelo menos uma noite. As praias são lindas!
Um abraço,
Patricia
Olá, estou organizando a minha viagem para a Itália com foco na Sicília e o seu blog está sendo providencial!
Parabéns!
Oi Aline!
Fico muito feliz que o blog esteja ajudando na montagem do seu roteiro!
Um abraço,
Patricia
Boa tarde Patrícia. Estamos planejando nossa viagem pela Costa Amalfitana e Sicília em setembro de 2019. Vamos ficar 5 dias em Maioria e de lá seguimos de carro até Catânia, onde faremos base para conhecer este lado da Sicília .Ficamos 5 dias na região e vamos para Roma de avião. Você acha que entre Maiori e Catânia devo parar em alguma cidade? É viável este trajeto direto de carro?
Na Sicília pretendemos ir à Siracusa, Taormina e ao Etna. O que acha deste roteiro? É apertado se pararmos no caminho entre a Costa e a Sicília ?
Desde ja obrigada pela ajuda