A Sicília e a Sardenha são, respectivamente, as duas maiores ilhas da Itália, ou melhor, da inteira área do Mediterrâneo, portanto visitá-las na mesma viagem pode não ser tão simples, visto que ambas requerem muito tempo. Mas, se mesmo assim você decide incluí-las em um mesmo roteiro, aqui vão as minhas dicas sobre como ir da Sicília para a Sardenha, ou vice-versa.
Ambas as ilhas, além das praias, claro, também têm uma parte interna extremamente interessante. Sendo assim, não adianta me perguntar quem é melhor, Sardenha ou Sicília, pois são dois lugares completamente diferentes e maravilhosos!
Enfim, eu sugiro que você pesquise um pouco melhor sobre cada uma das duas ilhas (e lógico que aqui no blog você encontra tudo sobre a Sicília) e veja qual melhor satisfaz seus desejos, em termos não só de praias. Além disso, as duas ilhas são muito grandes e oferecem opções extremamente variadas, inclusive em termos de turismo cultural e atividades.
A distância entre a Sicília e a Sardenha é de cerca 465km (em linha reta, de Palermo a Cagliari, a capital de cada ilha), portanto elas não são tão próximas assim. Além disso, não há exatamente muitas opções de transporte, por isso planeje bem o seu roteiro para se deslocar sem problemas de um ilha para a outra.
Como ir da Sicília para a Sardenha de avião
O melhor modo em absoluto de ir da Sicília para a Sardenha é por via aérea. Olbia é o aeroporto de referência para quem visitar a Costa Esmeralda e as maravilhosas praias do norte da Sardenha. Já Cagliari, a capital, fica no sul da ilha. Enfim, as linhas são as seguintes:
A partir de Catania:
- Catania – Cagliari com a companhia aérea Ryanair. A viagem dura cerca de 1h10min.
- Catania – Alghero, com a companhia Ryanair, duas vezes por semana, de abril a outubro.
- Catania – Olbia, com a companhia aérea Volotea, duas vezes por semana, apenas no verão.
A partir de Palermo:
- Palermo – Cagliari, com a companhia aérea Volotea. A viagem dura aproximadamente uma hora.
- Palermo – Olbia, com a companhia Volotea, somente de junho a outubro.
- Palermo – Alghero, com a companhia Ryanair, duas vezes por semana, de abril a outubro.
Note bem: uma outra possível solução, caso os dias e horários das companhias acima não satisfaçam as suas exigências, é voar da Sicília para a Sardenha com a ITA, fazendo conexão em Roma.
Como ir da Sicília para a Sardenha de ferry
Atualmente existe somente uma rota disponível entre a Sicília e a Sardenha, a qual é operada pela companhia de navegação Tirrenia. A rota Palermo-Cagliari é efetuada uma vez por semana (às sextas-feiras partindo de Cagliari e aos sábados partindo de Palermo) e a viagem dura cerca de 12h. Os navios partem de Palermo às 19h, portanto se passa a noite inteira em navegação.
Nos navios da Tirrenia que fazem a linha Palermo-Cagliari-Palermo há restaurante, lanchonetes, projeção de filmes e, no momento da reserva, há a opção de incluir uma cabine, coisa que eu aconselho, pois assim não se passa a noite nas cadeiras! Ah, não se trata de um navio estilo cruzeiro, eles embarcam também veículos e é tudo muito simples.
Planeje sua viagem
Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.
Olá Patrícia
Estou pesquisando a nossa próxima viagem pelas ilhas Corséga, Sardenha e Sicilia no segundo semestre de 2021
Descobri, após fazer de carro um tour pela Sicília , uma região e um hotel super calmos em Céfalu, o Blue Bay, perto de Palermo.
Agora pretendo ir com 4 casais de amigos.
Pensei fazer o tour das ilhas de navio mas estou indecisa porque quero alugar um carro para visitar as ilhas.
O que acha?
Leila Choairy
Oi Leila,
Te indico fazer um roteiro pelas ilhas de carro, não de navio.
Os cruzeiros param apenas algumas horas em Palermo, e basta. O mesmo na Sardenha. É um outro tipo de viagem, me parece diferente do que vc tem em mente. Eu te indico alugar um carro e explorar as três ilhas com calma.
Aconselho a dedicar pelo menos 7 dias ao seu roteiro na Sicília, que dá para ver apenas o básico.
Um abraço,
Patricia
Oi Patrícia!
Estou planejando uma viagem para Sardenha e Sicília a partir do fim de agosto e pensei em pegar o ferry de Cagliari para Palermo. Você sabe se é permitido embarcar com bagagem? Obrigada!
Oi Mariana!
É permitido, sim. Não é bem um ferry, mas um navio grande, então não há limite de quantidade e peso de bagagens.
Um abraço,
Patricia
Que lugares lindos!! Pretendo ir para a Itália algum dia. Att.