Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » DICAS » Transportes » Como ir da Costa Amalfitana para a Sicília

Como ir da Costa Amalfitana para a Sicília


Veja como ir da Costa Amalfitana para a Sicília de carro, avião ou trem.

Algo que muitos fazem é planejar um roteiro na Costa Amalfitana e Sicília. Isso porque os dois lugares ficam no sul da Itália, são perfeitos para uma viagem de verão e têm paisagens incríveis.

E se você também quer fazer um roteiro desses, sabe como programar os deslocamentos? Sabe como ir da Costa Amalfitana para a Sicília ou vice-versa? Bem, se esta é a sua dúvida, aqui vão algumas dicas.

Como ir da Costa Amalfitana para a Sicília de carro

Talvez o carro seja o meio de transporte mais utilizado para viajar da Costa Amalfitana para a Sicília. De fato, é muito comum fazer um roteiro que inclua uma parada na Calábria, por exemplo. E isso só é viável de se fazer tendo um carro à disposição.

É claro que eu não aconselho dirigir na Costa Amalfitana. Entretanto, você pode optar por alugar um veículo em uma cidade próxima e então seguir a sua viagem. Por exemplo, há diversas locadoras no Aeroporto de Nápoles ou em Salerno.

Aluguéis de carro

Pesquise os valores, locadoras e reserve um veículo na Itália.

Enfim, para que você tenha uma ideia da distância, uma viagem de carro de Positano a Taormina dura em média 7h, incluindo o tempo de travessia do Estreito de Messina. Se, por outro lado, sua saída for de Salerno, a duração cai para 6h (sem paradas).

Uma dica para quem não gosta de dirigir por muitas horas consecutivas:

Você pode incluir uma parada na linda Tropea, na Calábria! É uma cidade litorânea, com ótima gastronomia e belas paisagens, onde vale a pena pernoitar (ou até ficar mais tempo).

Ir da Costa Amalfitana para a Sicília de avião

Se dirigir não é a sua praia, então eu lhe sugiro optar pelo avião. Neste caso, o aeroporto que você deve considerar é aquele de Nápoles. Há diversas opções de voos tanto para Palermo quanto para Catânia. A viagem dura cerca de 1h, portanto é muito prático.

Seja que você chegue pelo Aeroporto de Palermo ou de Catania, as companhias aéreas que ligam a Sicília a Nápoles são a Volotea, Ryanair, EasyJet.

Considere, entretanto, que essas companhias são low cost. Por isso, as regras com as bagagens são bem rígidas. Por outro lado, ao reservar com antecedência, você encontrará ótimas tarifas.

Transfers Privativos

Chegue ou saia do Aeroporto de Nápoles utilizando um serviço de transfer particular.

Como ir da Costa Amalfitana para a Sicília de ônibus

Viajar para a Sicília de ônibus requer muita disposição. E se a sua saída for de uma cidade da Costa Amalfitana, vai requerer mais ainda. Como não há ônibus direto de Positano, Amalfi ou nenhuma cidade da Costa Amalfitana para a Sicília, você vai ter que ir para Salerno ou para Nápoles.

As empresas de ônibus que opera nas rotas de Nápoles para a Sicília são a FlixBus e a Sais Trasporti. Para que tenha uma ideia, a viagem de Salerno a Catania dura em média 8h.

Como ir da Costa Amalfitana para a Sicília de trem

Certamente não é uma viagem rápida e nem confortável, mas há quem deseje viajar de trem para a Sicília. Além disso, muitas vezes essa pode ser a opção mais barata.

O problema é que, como  na Costa Amalfitana não há estação de trem, será necessário ir a Salerno. Então você terá que organizar com atenção o roteiro, pois é algo que vai requerer diversos deslocamentos. Consulte o site da Trenitalia para planejar sua viagem.

LEIA TAMBÉM:  Como ir de Nápoles para a Sicília

Ir para a Sicília de navio

Por último, mas não menos importante, há a possibilidade de viajar para a Sicília de navio. De fato, há linhas de navegação de Nápoles a Palermo e a Catânia, bem como de Salerno para Palermo e Messina.

Embora longa, você pode reservar uma cabine e viajar com um pouco mais de conforto. Além disso, como as viagens são noturnas, o que faz com que você não perca um dia de passeio.

Veja todos os detalhes sobre as linhas de navegação para a Sicília.

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!

Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

7 comentários em “Como ir da Costa Amalfitana para a Sicília”

  1. Patrícia, esqueceu de comentar a rota mais romântica que tem para ir à Sicilia. Sair de Napoles e ir para Palermo de ferry-boat. Peguei uma suite com minha esposa, fomos dormir às 9h e levantamos às 5h. Chegando em Palermo alugamos um carro e circulamos toda a Sicilia em uma semana.

    1. Olá Fernando!
      Você tem razão, esqueci de mencionar sobre o trajeto de navio. Vou adicionar essa opção. Muito obrigada pela dica!
      Mas, mas, mas… tenho que discordar de uma coisa: não acho uma viagem nada romântica rsrs. Talvez seja porque não gosto das cabines das linhas de navegação, ou porque gosto mais de viagens rápidas.

      Um abraço,

      Patricia

    1. Olá Conrado! As estradas da Costa Amalfitana são muito, muito estreitas mesmo, e cheia de curvas. Além disso, é proibido o trânsito de veículos particulares dentro das cidades e o estacionamento é caro e raro. Por isso eu recomendo usar o carro apenas para sair da Costa Amalfitana. Para passear pelas cidades, eu sugiro contratar um táxi ou transfer particular.

      Um abraço,

      Patricia

    1. Oi Loanda! Obrigada pelo carinho e por sempre deixar um comentário, mesmo depois de tanto tempo. Isso é muito importante para mim! :)
      Um abraço,
      Patricia

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!