Você sabe como é o café da manhã na Sicília ou o que deveria comer na sua primeira refeição do dia quando estiver por aqui? É disso que trata este artigo: o que os sicilianos comem no café da manhã!

Antes de mais nada, como a Sicília faz parte da Itália, o café da manhã siciliano em casa é como o do resto do país: café preto forte, com ou sem leite, com biscoitos ou fatias pão com manteiga e geléia. Mas o melhor do café da manhã na Sicília você irá encontrar nos bares e confeitarias, ou seja, o santuário dessa refeição sagrada.

 

Café da manhã na Sicília: vá a um bar ou confeitaria!

Chamá-los de cafés na Sicília seria um eufemismo. Os lugares onde se vai de manhã para realizar o ritual do café da manhã são verdadeiros templos da gastronomia. A variedade de doces e salgados é tão abundante que você pode ter dificuldade em escolher. 

No inverno, o café e o cappuccino são as bebidas mais populares. Para acompanhá-los, você pode escolher entre o clássico italiano cornetto (o croissant), ou então outras delícias tipicamente sicilianas, como a raviola, o íris e a treccia, apenas para mencionar alguns dos doces típicos sicilianos. Mas se você prefere salgados, de norte a sul, de leste a oeste, em toda a Sicília, você terá muitas opções em uma variedade virtualmente infinita de “rosticceria” ou “tavola calda”, o fast food siciliano por excelência.

No verão, por outro lado, a estrela do café da manhã siciliano, é a granita com um pãozinho brioche.

Caffé SIcilia em Noto

Um dos balcões de doce do Caffè Sicilia.

LEIA TAMBÉM:  Caffè Sicilia em Noto: a confeitaria do mestre Corrado Assenza

O que comer no café da manhã na Sicília

Antes de mais nada, se você tem intolerância à lactose, saiba que encontrar um doce adequado às suas exigências pode ser um problema. Isso porque a maior parte deles leva ricota de ovelha no recheio. E quando não é ricota, é creme. De fato, a ricota, sobretudo aquela fresca de ovelha, é um dos produtos mais consumidos na Sicília.

Enfim, veja algumas dicas de doces e salgados mais populares nas confeitarias e padarias da Sicília.

Granita e Brioche

Vamos começar com um clássico do café da manhã na Sicília no verão: brioche col tuppo (literalmente, brioche “com um coque”) e granita. Gulosa e refrescante ao mesmo tempo, esta combinação de um pãozinho macio com o típico sorvete siciliano é uma ótima pedida para começar o dia, especialmente nas tórridas manhãs do verão.

como é o café da manhã na Sicília

Na maior parte das confeitarias você poderá escolher entre inúmeros sabores, mas se quiser provar um clássico, peça amêndoas e café!

Iris

Esta iguaria frita é um dos doces que os sicilianos amam comer quando vão tomar café da manhã em um bar. O Iris lembra muito um sonho, tanto no aspecto quanto na consistência, mas é recheado com ricota doce e pedacinhos de chocolate. Em Catania você também encontra recheado com creme ou com chocolate. Enfim, algumas confeitarias também oferecem uma versão assada no forno, mas te garanto que não é a mesma coisa!

iris doce siciliano

Raviola alla ricotta

A Raviola é uma espécie de pastel frito recheado com ricota doce. É muito popular em Catania, mas também pode ser encontrada em outras cidades da ilha, algumas vezes com outro nome. Em Siracusa, por exemplo, chama-se “romana alla ricotta”. Já em Messina é panzerotto ou baló di ricotta.

Genovese

O Genovese é um doce típico da cidade de Erice, por isso é mais provável que você o encontre apenas no oeste da Sicília. Trata-se de um pastel feito com massa podre, recheado com creme e coberto de açúcar de confeiteiro.

o que comer no café da manhã na Sicília

A “genovese” da confeitaria da Dona Maria Grammatico, em Erice.

Em Erice e em muitas cidades da província de Trapani, o genovese é um doce tão popular que até substituem os clássicos brioches sicilianos no café da manhã como acompanhamento de granitas.

Cassatelle

As cassatelle são pastéis doces fritos, em forma de meia lua, recheados com ricota (não me diga! rsrs). São típicos do oeste da Sicília. Antigamente, eram preparados apenas no período entre o Carnaval e a Páscoa. Entretanto, hoje em dia não é mais assim. De fato, agora é possível encontrá-las praticamente o ano todo e até mesmo em outras áreas, talvez com um recheio diferente.

cassatella pastel siciliano

Cassatelle di Agira

Cassatelle di Agira é um outro tipo di cassatella, difundida em grande parte do leste da Sicília. Originárias da pequena e antiga cidade de Agira, perto de Enna, esses pastéis doces, feitos com uma espécie de massa quebrada, têm a mesma forma de meia lua da cassatella do oeste da Sicília, mas não a consistência e nem o recheio.

café da manhã na Sicília

O recheio da cassatella di Agira consiste, de fato, em um creme doce aromatizado com canela e limão, com a adição de amêndoas, grão de bico e chocolate, ingredientes que se misturam numa perfeita harmonia de sabores.

Sfinci

Uma especialidade de Palermo preparada originalmente para a festa de São José, mas que hoje em dia pode ser encontrada nas confeitarias durante todo o ano.

Sfincia di San Giuseppe

Em suma, trata-se de um bolinho macio recheado com um delicioso creme de ricota, tudo finalmente decorado com pistache picado e frutas cristalizadas.

LEIA TAMBÉM:  Sfincia di San Giuseppe: o doce típico do dias dos pais na Sicília

Trecce

Em síntese, as trecce (em português, tranças) são doces de massa folhada que podem ser encontrados em diversas cidades do sul da Itália. Geralmente elas são rechadas com creme e maçã, ou com nutella.

Cipollina

A cipollina é um grande clássico da gastronomia de Catania. Em suma, trata-se de um salgado de massa folhada, recheado com cebolas cozidas bem temperadas. Sem dúvida, é um modo de começar o dia de modo bem “forte”.

 

LEIA TAMBÉM:  Lanches para comer na Sicília

 

Pizzetta

Mini pizzas que você encontra em toda e qualquer confeitaria, padaria ou bar.

mini pizza italiana

Cartocciata

Trata-se de um calzone macio, muitas vezes recheado com queijo e presunto, mas também berinjela ou mesmo espinafre. É um salgado mais comum no leste da Sicília, sobretudo em Catania e arredores.

***

E então, qual dessas delícias você adoraria provar no café da manhã na Sicília? Você é do time das formiguinhas, que não resiste a um doce? Ou é daqueles que prefere comer algo salgado no desjejum?

 

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

Comente!