Certamente todo mundo conhece o panetone, doce natalino conhecido em muitos países. Mas e a colomba pascal? É o doce símbolo da Páscoa na Itália!
De fato, ela pode não ser nenhuma novidade para a maioria das pessoas, mas em muitas cidades brasileiras e portuguesas, ela é totalmente desconhecida. Por exemplo, eu mesma só vim conhecer a colomba pascal aqui na Itália.
Colomba Pascal: História e Significado
Colomba é uma palavra italiana que, em português, significa pomba. Portanto, como seu próprio nome indica, ela tem a forma de uma pomba e simboliza não só a paz, mas também a chegada da primavera.
A história conta que a colomba pascal teve origem no início da Idade Média. Em 572, Alboin, governante dos longobardos, atacou a cidade de Pavia. O cerco durou muitos meses e depois que a cidade finalmente caiu nas mãos de Alboin, ele pediu aos nobres da cidade que trouxessem presentes, incluindo ouro, pedras preciosas e doze meninas de 16 anos. Era o dia da Páscoa.
Segundo uma lenda, as meninas escolhidas aguardaram seu destino tremendo de medo, até que uma delas teve uma ideia. Ela juntou farinha de trigo, mel e frutas cristalizadas e fez um bolo em forma de pomba. Posteriormente, quando as virgens foram apresentadas a Alboin, elas lhe entregaram o bolo.
No entanto, Alboin não era bobo e pediu que uma das meninas provasse o bolo antes dele. Quando ela comeu um pedaço sem discutir, Alboin também comeu. Como passou meses comendo mal, ele logo ficou encantado com o doce sabor daquela guloseima. Como agradecimento e reconhecendo o bolo doce como um símbolo de paz, o rei libertou todas as meninas.
A receita original da colomba pascal foi escrita por Pellegrino Artusi no livro de receitas La scienza in cucina e l’arte di mangiar bene (A ciência na cozinha e a arte de comer bem), de 1891. É muito trabalhosa, pois a preparação não leva menos de quatro dias, uma vez que a massa tem que ser trabalhada várias vezes, após cada etapa de fermentação.

Uma colomba sabor cassata siciliana da marca Dais, que é siciliana.
A colomba pascal na Sicília
A massa da colomba pascal siciliana é a mesma do resto da Itália. No entanto, a diferença está no recheio e sabores escolhidos.
Por exemplo, um dos ingredientes mais usados nas colombas feitas na Sicília é o pistache. De fato, você verá centenas de opções de colombas com recheio de creme de pistache, cobertas com pistache. Além dele, usa-se também ricota (existem até colombas sabor cassata siciliana), limões, amêndoas, chocolate de Modica, enfim, os principais produtos gastronômicos da ilha.
As confeitarias sicilianas que produzem as mais renomadas colombas são as seguintes:
- Bonfissuto, de Canicattì, que todos os anos está entre as melhores colombas da Itália;
- Fiasconaro, de Castelbuono, o mais famoso produtor de colombas e panetones da Sicília;
- Peluso 1964, de Modica, que faz uma maravilhosa colomba de chocolate;
- Sciara Pistacchio, de Bronte, que como o nome já diz, é uma empresa especializada em produtos à base de pistache.

Degustação de colomba pascal com creme de avelã na confeitaria Fiasconaro, em Castelbuono
Onde comprar a colomba pascal
Quem mora na Itália encontra inúmeras marcas de colomba pascal em todo e qualquer supermercado. É realmente tão comum quanto o ovo de Páscoa. Além disso, as confeitarias costumam produzir colombas artesanais, que são as melhores!
Por outro lado, se você mora no Brasil, há bem menos variedades de marcas e sabores do que na Itália. No entanto, tem se tornado cada vez mais fácil encontrá-las, sobretudo nas cidades maiores.
Planeje sua viagem
Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.