Atualizado em 30/08/2020
Um dos produtos mais importantes da Sicília é o Chocolate de Modica. E o que um chocolate pode ter de tão diferente?
Na Sicília não há somente lugares lindos e um imenso patrimônio artístico e cultural. Sua culinária é também um dos pontos fortes e seus pratos estão estritamente ligados à história, às dominações e à religião. A cozinha siciliana é tão rica e variada que cada cidade, por menor que seja ou até mesmo distante 1km uma da outra, tem seu prato e/ou produto típico. É impossível não visitar um lugar sem experimentar uma comidinha. Faz parte da viagem!
Leia também: Modica: Uma das Cidades Barrocas da Sicília
Como é feito o chocolate de Modica
A peculiaridade deste chocolate é o seu modo de produção, bem parecido com o modo utilizado pela civilização Asteca. Os grãos de cacau tostados e semi-moídos, mas sem ter manteiga extraída, são levemente aquecidos para que a massa se torne fluida.
Em seguida é adicionado açúcar e, se for o caso, especiarias, frutas secas, aromas, tudo depende do sabor a ser dado ao chocolate. Esta massa é mantida a uma temperatura que não derreta os cristais de açucar.
É este processo de produção, praticamente a frio (no máximo 40º), que faz com que o chocolate de Módica não perca suas características organolépticas e, por isso, é possível saborear completamente o puro cacau, já que não é adicionado nenhum tipo de gordura, como acontece com os chocolates tradicionais.

Além de Módica, somente no México é encontrado este tipo de chocolate. Foram justamente os espanhóis, no período do domínio espanhol na Sicília, que levaram à Módica (naquela época, o maior e mais rico Condado do Reino da Sicília) os grãos de cacau e o jeito asteca de produzir chocolate. Diferentemente de como ocorreu em toda a Europa, em Módica o processo de produção do chocolate jamais foi industrializado, mantendo a tradição de séculos e mais séculos de história.
Na primeira vez que experimentei o chocolate modicano fiquei muito surpresa. Esperava que fosse um chocolate tradicional um pouco mais granulado, mas a verdade é que o sabor também não é o mesmo. Não dá para fazer uma comparação, porque, para mim, não há um melhor que o outro, são duas coisas totalmente diferentes. Conheço pessoas que detestam o chocolate de Módica, mas eu o amo tanto quanto amo um bom chocolate tradicional. Aliás, o de Módica exalta muito mais os meus sentidos! É um produto que os bons apreciadores deveriam conhecer.

Em Módica há várias confeitarias que produzem seu próprio chocolate, mas as marcas mais famosas são a Antica Dolceria Bonajuto e a Antica Dolceria Rizza. Se a sua viagem pela Sicília não prevê um passeio em Módica, não se desespere: somente a produção do chocolate se limita àquela cidade, as barrinhas podem ser encontradas em várias lojas de produtos típicos nas cidades turísticas ou podem ser compradas pela internet.
Se, ao invés, você for dar um pulinho em Módica, aproveite para degustar tudo que tiver direito! Nas lojinhas e confeitarias que vendem o chocolate é possível provar gratuitamente todos os sabores, os biscoitinhos e doces variados. Eles vendem também outros produtos realizados com o chocolate de Módica, como macarrão, licores, entre outros.
Planeje sua viagem

estou aqui com água na boca de saudades…
realmente não dá para comparar um com o outro, são completamente diferentes e deliciosos.
uma óde à tradição, ao terroir e aos sentidos neste mundo onde até nossas sensações são pasteurizadas.
Amiga, seus comentarios sò trazem prestigio ao meu blog. Obrigada por tudo! E pode deixar que quando eu for a Salvador levo, entre outras coisas, umas barrinhas de chocolate modicano para voce!
Baci,
Pati
Adorei esse blog, isso vamos lá mostrar como nosso mundo é lindo e cheio de muita coisa boa! Vamos fazer matéria feliz, rs! bjus
Lilian Lima
http://bloglilianlima.blogspot.com.br
Oi Lilian,
Obrigada pelas suas palavras. Precisamos mesmo conhecer coisas boa, coisas que muitas vezes temos diante dos nossos olhos e nao nos damos conta!
Bjo!
Patricia
Adorei a sexta gastronomica, não sei quase nada da culinária Siciliana e acho o assunto interessantíssimo. Estou aqui acompanhando tudo! Obrigada por dividir com nós
bjs
Dani Bispo
Oi Dani,
Que bom que gostou! A sexta gastronômica fazia parte dos meus planos desde quando criei o blog, mas somente agora consegui publicar algo. Você sabe que a culinária italiana é tão rica que daria para publicar quilômetros e quilômetros de páginas.
Um beijao,
Patricia