Chiaramonte Gulfi é uma cidadezinha de cerca 8000 habitantes nos montes Iblei. De fato, ela impressiona por sua magnífica localização, com uma vista panorâmica que vai do Etna ao Golfo de Gela. Não é por acaso que é justamente chamado de “A Varanda da Sicília”.
Foi Siracusa que fundou o primeiro assentamento da aldeia no século VI a.C. A cidade foi então colonizada por romanos e árabes, mas depois completamente destruída por um grande incêndio em 1299. Manfredi I Chiaramonte, conde de Modica, reconstruiu a cidade velha em um local mais seguro com muralhas fortificadas. Entretanto, ela foi novamente danificada após o terremoto de 1693. Reconstruída mais uma vez, adicionou-se Gulfi, ao nome em memória da cidade antiga.
Enfim, além das igrejas, dos palácios elegantes e das ruelas peculiares, em nenhuma outra cidade do Val di Noto é possível encontrar uma concentração tão grande de museus. De fato, há 8 galerias de arte e museus, todos concentrados no centro histórico de uma cidade tão pequena.

Textos relacionados a Chiaramonte Gulfi

Dicas de Wine Resorts e Hotéis em Vinícolas na Sicília
De Trapani ao Etna, conheça algumas vinícolas com hospedagem na Sicília, todas muito charmosas, para

Roteiro do leitor: 10 dias na Sicília com paradinha na Calábria
Por bastante tempo troquei e-mails com Eliana, uma cara leitora

Top 10 de comidas e bebidas na Sicília segundo O Viajante Comilão
Há tempos sigo o blog O Viajante Comilão nas redes

Dica de roteiro entre Ragusa e Modica
É muito comum que quem visita a parte leste da

As Estradas do Vinho da Sicília
Um modo bem diferente de conhecer a Sicília é através
Onde fica Chiaramonte Gulfi?
Chiaramonte Gulfi está localizado a 668m acima do nível do mar, a 18km de Ragusa, no sudeste da Sicília.
O aeroporto mais próximo de Chiaramonte Gulfi, localizado a 13km de distância é o Aeroporto de Comiso. Já o aeroporto internacional de Catania dista 90km.