Atualizado em 27/12/2020
Se você está visitando Palermo, sua viagem não será completa se você não visitar Monreale, ou melhor, a catedral de Monreale e seus magníficos mosaicos bizantinos.
Em julho de 2015 a Catedral de Monreale se tornou Patrimônio da Humanidade Unesco!
No ano 1072 os Normandos conquistaram o poder na Sicília, mandando embora os Árabes. Em 1174, o Rei Guilherme II ordenou a construção da Catedral de Monreale, dedicada à Virgem Maria. Há várias teorias sobre as intenções de Guilherme II ao fundar a Catedral de Monreale, mas uma coisa é certa: construindo uma igreja que representasse a dinastia normanda, ele queria limitar os poderes da classe eclesiástica nas terra do reino.
Havia uma grande rivalidade entre o Rei Guilherme II e o arcebispo de Palermo, Gualtiero Offamilio, e, consequentemente, muitos conflitos entre Estado e Igreja. As divergências entre os dois os levaram a competir na construção de monumentos. Para mostrar o tamanho de seu poder, Guilherme II manda erguer aquela que seria uma das maiores construções já feitas durante a Idade Média. Como resposta, o Arcebispo de Palermo manda expandir a catedral da cidade, algo que não podia nem se comparar com a obra colossal do rei. Para completar, Guilherme II convence o papa Lúcio III a fazer da Catedral de Monreale a sede do Arcebispado. Praticamente um tapa na cara do pobre Gualtiero Offamilio.
Um dos tantos mistérios é saber onde e como Guilherme II encontrou os recursos necessários para a construção da Catedral de Monreale. A obra foi concluída em pouco mais de 10 anos e, para isso, deve ter sido necessário empregar uma grande quantidade de operários, isso sem falar na imensa quantidade de ouro, mármores e outros materiais usados na realização dos mosaicos.
A Arquitetura
A parte externa da Catedral não revela nem um pouco a riqueza de seu interior. Sua fachada possui um pórtico colocado entre duas torres. O pórtico foi reconstruído no século XVIII e dá para notar a diferença de estilos. Na porta principal, de bronze, são ilustradas algumas passagens da Bíblia com as devidas explicações em latim vulgar. Na porta lateral, também de bronze, estão representadas imagens de santos.
Toda a magnificência da Catedral de Monreale está em seu interior. Os mosaicos bizantinos cobrem cerca de 6400 m² de superfície, superando aqueles de Ravenna e da Basílica de San Marco em Veneza. É a igreja com a maior superfície coberta por mosaicos em todo o mundo.
O altar principal é dominado pela imagem do “Cristo Pantocratore“, ou seja, o Criador de Todas as Coisas.
Os mosaicos da catedral são como páginas que contam diferentes histórias. Neles estão ilustrados três livros da Bíblia: Gênesis, os Evangelhos e o Apocalipse. Diferente também é o estilo entre as várias representações, o que indica a variedade de escolas artesãos provenientes do mundo bizantino. Era normal que uma obra gigantesca como essa, construída em somente 10 anos, tivesse empregado praticamente um batalhão de artistas.
O acesso ao interior da Catedral se dá pela porta lateral. Ali há uma pequena loja de souvenirs e uma plaquinha que indica que não é possível entrar na igreja vestindo roupas curtas.
Atenção para o horário de abertura:
– De Novembro à Março: De segunda à sábado, das 8h30 às 12h30 e das 15h30 às 17h. Domingos e Feriados, das 8h30 às 10h e das 15h30 às 17h.
– De Abril à Outubro: De segunda à sábado, das 8h30 às 12h30 e das 15h30 às 17h. Domingos e Feriados, das 8h30 às 10h e das 14h30 às 17h.
Site oficial da Catedral de Monreale: www.monrealeduomo.it
O Claustro
No lado direito da Catedral se encontra o Claustro dos Beneditinos (Chiotro dei Benedettini). Uma etapa imperdível para quem visita Monreale. Um claustro perfeitamente quadrado, contornado por pórticos e que foi construído contemporaneamente à catedral.
A influência árabe se nota nos arcos pontudos do claustro, suportados por bem 216 pares de colunas. Cada coluna é decorada com mosaicos coloridos e dourados.

As cores, os arcos, a posição das colunas, tudo dá ao claustro uma harmonia que não consigo explicar. O escritor francês Guy De Maupassant descreveu o claustro em modo impecável, como eu jamais poderia fazer:
“O maravilhoso claustro de Monreale transmite à mente uma sensação tal de graça que quase desejaria ficar lá para sempre. É imenso, perfeitamente quadrado, de uma elegância graciosa e delicada, quem não o viu não pode intuir o que seja a harmonia das colunas. As finas proporções, a incrível esbelteza de todas as colunas leves, em pares, colocadas lado a lado, todas diferentes, algumas revestidas de mosaicos. E outras nuas, algumas cobertas de esculturas de uma incomparável fineza, outras ainda decoradas com um simples desenho de pedra que as circunda, desenvolvendo-se como uma planta trepadeira, maravilham o olhar e, portanto o fascinam, o encantam, geram aquela alegria artística que as coisas de bom gosto fazem penetrar na alma através dos olhos (…)”.

O Claustro dos Beneditinos não pertence mais à Igreja, ele é administrado pelo Governo da Sicília. A entrada custa 6 euros. Funcionamento: Todos os dias, inclusive aos domingos e feriados, das 9 às 19h.
Como chegar a Monreale
De ônibus: Em Palermo, é necessário pegar o ônibus 389 que passa na Piazza Indipendenza e descer no fim de linha, que é a Piazza Vittorio Emanuele, em Monreale.
De carro: Monreale dista cerca de 5km do Viale Regione Siciliana, importante avenida de Palermo. Dali é preciso seguir pelo Corso Calatafimi e as indicações para o “Duomo di Monreale”. É preciso deixar o carro nos estacionamentos e faixas azuis localizados a alguns metros da catedral e ir caminhando até lá, pois em algumas ruas é proibido o trânsito de veículos.
Com um transfer particular: Você pode conhecer Monreale e várias outras atrações com o conforto de um transfer privativo! Clique AQUI e peça um orçamento.
Planeje sua viagem
- Dicas de hotéis em Palermo
- Alugue um carro para viajar para e pela Sicília.
- Conheça a Sicília com uma guia de turismo.
- Veja as opções de passeios na Sicília oferecidos pela Viator.
- Faça uma cotação do seu Seguro Viagem
- Chip de viagem para usar na Sicília
- Contrate os serviços de um transfer privativo.

Boa tarde Patricia!
Procurei um site da catedral e não encontrei….Você sabe se ela abrirá dia 25/12 ou dia 26/12?
Estarei em Palermo nestas datas e estou com problemas para descobrir o que eu posso fazer…
Muito grata
Lúcia
Olá Lúcia,
Eu cito o site da catedral no texto.
De qualquer forma, 25 e 26 é feriado, então vale o seguinte horário de funcionamento: das 8 às 9h30 e das 14h30 às 16h.
Um abraço,
Patricia
A catedral serviu de locação para a celebre cena do encontro de Francisco com o Papa Inocencio III no filme Irmão Sol, irmão lua de Franco Zefirelli em 1972.
Uau! Eu não sabia disso! Muito obrigada pela informação, Adriano!
Um abraço,
Patricia
Oi!
Estou voltando da Sicília.. fui a quase todos os lugares indicados em Catânia (amei a cidade), Suracusa ( comi o sandubão do Sr Andrea), Agrigento e Palermo ( uau!).., obrigada pelas dicas!!! Foram ótimas!
Oi Patricia!
Palermo suscita um imenso “uau”, não é? Que bom que gostou da Sicília e veio aqui me contar!
Um abraço,
Patricia
Oi Patrícia, era essa dúvida mesmo. Se seria necessário reservar com antecedência. Vi essa opção na página da Monreale. Mas se não precisa melhor. Você está me ajudando muito a organizar minha viagem. Muito obrigada mais uma vez, Bjos. Tatá.
Olá Patrícia,
tudo bem? Você acha que é necessário reservar a visita a Monreale? Estarei aí na primeira quinzena de junho. Obrigada. Tatá
Oi Tatá,
Não entendi exatamente o que você quer reservar. Se for a entrada na igreja, não precisa e, que eu saiba, nem tem como reservar!
Não perca a visita comigo,Raffaella a guia oficial de Palermo!
Entre em contato!
http://www.guidepalermo.com
nunca vi algo parecido antes.
uma grande imagem de jesus logo na frente, que lindo!
parece que ele nos convida e acolhe ao mesmo tempo.
um lindo convite aceito.
obrigada, amiga, por nos mostrar a beleza do mundo com seu trabalho.
Aninha, obrigada a você pelas palavras carinhosas!
Beijos!
impressionante!
nunca vi algo parecido.
uma imagem tão grande de jesus logo na entrada, muito lindo!