As Catacumbas de Siracusa, estão entre as maiores e mais importantes catacumbas da Itália. E um lugar que deve absolutamente ser visto por quem ama a cultura antiga e a arqueologia é o complexo monumental que abrange as Catacumbas de San Giovanni, a Cripta de San Marciano e a Igreja de San Giovanni alle Catacombe.
Construídas entre os séculos IV e VI, sobre os restos de um antigo aqueduto grego, as catacumbas de San Giovanni se estendem por uma área de cerca 10.000m². Sem dúvida, é uma verdadeira cidade subterrânea dos mortos, como foi definida pelo arqueólogo Paolo Orsi. De fato, são galerias e mais galerias de tumbas escavadas nas paredes, uma ao lado da outra, totalizando cerca de 10.000 sepulturas.
Assim como as de San Gennaro, que visitei quando estive em Nápoles, nas Catacumbas de San Giovanni não há mais ossos das pessoas sepultadas ali, mas somente as estruturas dos túmulos, nichos e capelas.
A propósito de capelas, é interessante notar como foi aproveitada a estrutura do aqueduto: as antigas cisternas foram transformadas em grandes capelas privadas, que eram reservadas às famílias mais importantes, ao clero e aos patrícios romanos. Uma das capelas mais importantes é aquela onde se encontrava o corpo de uma senhora chamada Adelfia, esposa de Valerius, um famoso patrício romano.
Hoje em dia o sarcófago de Adelfia se encontra no Museu Paolo Orsi. É lindíssimo.
Mas eu não vou entrar em detalhes quanto a história das catacumbas, porque senão estrago a surpresa da visita!
A igreja de San Giovanni
Ao lado das catacumbas de Siracusa se encontra a bela e peculiar igreja de San Giovanni alle Catacombe, que foi a primeira Catedral de Siracusa. A peculiaridade desta igreja é que dela resta apenas as ruínas, visto que foi destruída por terremotos várias vezes. A igreja foi construída no século VI, por cima das catacumbas e sofreu muitas reformas ao longo dos séculos, de acordo com as diferentes dominações que passavam pela Sicília.
Da igreja restam em pé duas fachadas. Uma é de época normanda, localizada na parte esquerda e se caracteriza por uma bela rosácea. A segunda fachada,a principal, foi construída no século XIV, depois que os árabes destruíram parcialmente a igreja. Ela é caracterizada por um pórtico que antecede a porta de entrada. A igreja de San Giovanni é uma das poucas no mundo a ter duas fachadas.
O incrível da igreja de San Giovanni alle Catacombe é que, apesar de estar em ruínas, ela ainda é uma igreja consagrada e lá são celebradas cerimônias durante o verão. De fato, quando a visitei, ela estava sendo preparada para um casamento que aconteceria naquela noite. Imagino a atmosfera fantástica de um casamento ali.
A visita às Catacumbas de San Giovanni
Todas as visitas às catacumbas de San Giovanni são guiadas e não é possível visitá-las sozinho. Ao chegar lá, esperei cerca de 20 minutos até que começasse a próxima visita.
Alternando italiano e inglês, a guia logo anunciou que não seria possível de algum modo tirar fotos dentro das catacumbas, mas somente na parte externa. Por isso não pude ilustrar o texto com mais imagens das catacumbas. Entretanto, devo dizer que a insistência de algumas pessoas em desrespeitar essas regras marcou negativamente a visita, visto que a guia teve que interromper várias vezes as explicações para advertir os marmanjos mal educados. Um horror.
Por fim, quem administra as catacumbas é uma associação cultural chamada Kairos e os guias são muito competentes. Apesar dos estresses provocados pelas reclamações quanto às fotos, a visita foi boa e a guia estava sempre pronta a responder às perguntas dos visitantes.
- Valor do ingresso: 8 euros
- Horários: De novembro a fevereiro, aberta de segunda a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30. De março a outubro, todos os dias, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.
- As explicações são em italiano e em inglês.
Onde ficam as Catacumbas de Siracusa
As Catacumbas de San Giovanni distam quase 2km das pontes de Ortigia e ficam perto do Santuário Madonna delle Lacrime (aquela igreja em forma de cone). Por lá também passa o ônibus vermelho “hop on hop off”.
- Endereço: Largo San Marciano, 3.