Castiglione di Sicilia é uma das cidadezinhas das encostas do Etna mais interessantes, daquelas com aspecto medieval, ruas estreitas e um castelo no topo. É um daqueles lugares para quem quer respirar o ar puro das montanhas e ama a paz dos vilarejos.
Eu mencionei acima “ar puro” e “paz” porque Castiglione di Sicilia é uma cidade muito pacata, de apenas três mil habitantes, mas com uma particularidade: ela é considerada um dos vilarejos mais bonitos da Itália e faz parte da associação Borghi più Belli d’Italia, que tem o objetivo de preservar e revitalizar essas aldeias históricas, a maior delas parte fora dos centros turísticos. Além disso, recentemente começou a fazer parte do programa de venda de casas por 1 euro.
Castiglione, um lindo vilarejo do Etna
Aqui na Sicília são 19 os vilarejos membros da associação Borghi più Belli d’Italia. Alguns são realmente conhecidos, como Cefalù, Savoca, Castelmola, Gangi, Palazzolo Acreide e Milazzo, outos bem menos, como Castiglione di Sicilia, Salemi, Ferla, Novara da Sicília, Sperlinga, Sutera, Castroreale, Petralia Soprana, Sambuca di Sicilia, etc.
Castiglione di Sicilia, é habitada desde o tempo dos gregos, ou seja 404 a.C, e está localizada na província de Catania, entre a beleza natural da Vale do rio Alcantara e o Parque do Etna. Além de paisagens e vistas oferecidas pela natureza, Castiglione di Sicilia é também terra de vinhos, pois nos seus arredores ficam algumas das principais vinícolas que produzem os vinhos do Etna.
Incluindo Castiglione di Sicilia em um roteiro
Um dos passeios que fiz a Castiglione di Sicilia foi justamente antes de ir almoçar em uma vinícola. A cidade dista apenas 15km da vinícola Gambino, por isso decidi fazer um passeio antes da degustação que eu havia reservado. É este o roteiro que eu recomendo, inclusive porque não tem muito sentido ir a Castiglione e não aproveitar as delícias enogastronômicas que a cidade oferece.
Já sabendo que Castiglione di Sicilia era minúscula, calculei meu horário de chegada na cidade, mais uma duas horas de passeio, mais almoço na vinícola, de modo que tudo combinasse perfeitamente. Castiglione é mesmo pequena, e você não vai precisar de muito tempo para conhecê-la.
O castelo
Foi pelo Castelo de Lauria que comecei o meu passeio. Do castelo, também conhecido como castrum leonis, do qual deriva o nome da cidade (castrum leonis / Castiglione) é visível a parte superior do vale do rio Alcântara até Randazzo, além do lado norte do Etna.
Infelizmente do castelo restam apenas ruínas, mas é possível visitá-las gratuitamente. E foi justamente por lá que comecei o meu passeio.
Não se sabe ao certo quando foi construído o castelo, mas acredita-se que ele seja de época bizantina, tendo no século XII, durante o domínio dos normandos, atingido seu máximo esplendor. O castelo era uma verdadeira fortaleza escavada na rocha, uma fortificação que controlava e defendia a única via de acesso ao interior da Sicília.
O castelo era subdividido em vários setores, cada um com funções diferentes: a parte mais nobre era reservada ao governador do castelo, o chamado “castellano” e incluía também os estábulos, celeiros e a parte residencial. Em outro setor ficavam as prisões, dentro das quais, em celas de apenas 1m de altura e dois de largura eram encarcerados os desordeiros, opositores políticos e os criminosos. Enfim, em outro local, ficavam as cisternas para armazenar água da chuva, ou para esconder, durante as tentativas de invasões, as provisões e os objetos preciosos.
A igreja principal
Do castelo, uma estradinha leva até a Basílica da Madonna della Catena, construída sobre antigas ruínas bizantinas que ocupavam a rocha. Não consegui entrar, porque estava fechada, mas dentro da igreja há uma estátua da Madonna della Catena, em mármore branco, pesando cerca de sete toneladas, impressionante. Justamente em louvor de Nossa Senhora das Correntes, acontece todos os anos, no primeiro domingo de maio, uma grande festa.
Como acontece em qualquer cidadezinha, o coração de Castiglione di Sicilia é a sua praça principal, a Piazza Lauria. Nesta bela praça central, pavimentada com pedra lávica (por isso os paralelepípedos são escuros), ficam o Palácio Municipal e a igreja de Santo Antonio.
As ruelas da vila
Para apreciar as belezas de Castiglione di Sicilia, o ideal é vagar por suas ruas estreitas. Você não pode ajudar, mas se surpreender, encontrando, em cada canto, em um edifício, uma varanda, uma igreja que conta a história das pessoas que passaram por lá.
Da Piazza Lauria é possível seguir pela via San Marco, “o bairro mais medieval”, onde fica uma igreja de mesmo nome, agora desconsagrada. Outra alternativa é pegar então a rua principal, Via Regina Margherita, que é uma verdadeira sucessão de curvas e oferece vistas pitorescas do Etna.
Ainda a poucos metros da Piazza Lauria, fica a igreja dos Santos Pedro e Paulo, que ainda preserva como elemento principal de sua construção a torre poderosa de blocos de lava e arenito local.
Casas por 1 euro em Castiglione di Sicilia
O prefeito de Castiglione di Sicilia no mês de março de 2021 colocou à venda algumas casas pelo valor simbólico de 1 euro. De fato, ele é só mais um, pois são dezenas as vilas que tiveram essa iniciativa. É uma tática muito usada pelos prefeitos de pequenas comunidades rurais que aos poucos foram abandonadas por seus habitantes: oferecer casas abandonadas a um preço ridículo a quem quer se instalar ali definitivamente.
A cidade de Castiglione di Sicilia colocará à venda cerca de 900 casas. A maioria dos edifícios está em condições bem ruins, por isso serão vendidos pelo preço simbólico de um euro. As restantes moradias, com bom estado de conservação, têm preços mais altos, entre 4.000 e os 5.000 euros.
Uma oferta boa demais para ser verdade? Talvez… Na verdade, os compradores são obrigados a concluir as reformas em três anos. Além disso, terão que fazer um seguro com um banco no valor de € 4.000. Para obter mais informações, visite o site do projeto.
Outras dicas
- No território de Castiglione di Sicilia, não na aldeia em si, mas nos arredores, estão localizados alguns dos hotéis mais luxuosos da região do Etna, como o resort Villa Neri e o Il Picciolo;
- Lá também fica o lindo Hotel Vinícola Firriato Cavanera Resort & Wine;
- Há algumas excursões ao Etna que incluem Castiglione di Sicilia, como esta AQUI, feita com quadriciclos.
- Uma dica de passeio gastronômico a uma vinícola de Castiglione, com saída de Taormina, é este AQUI.
Como chegar a Castiglione di Sicilia
Se você quiser conhecer Castiglione di Sicilia e os arredores, ou ainda visitar uma vinícola ali perto, vai ter que estar de carro. O aeroporto mais próximo a Castiglione é aquele de Catânia. De lá leva-se cerca de 1h de carro.
- Clique AQUI e faça uma cotação de aluguel de carro. Você pode pagar em Reais e parcelado.
- Faça uma cotação para um transfer privativo.
Por fim, há um ônibus de Taormina e Giardini Naxos, mas não tem como ir e voltar no mesmo dia. Além disso, em Castiglione di Sicilia não tem estação de trens. Castiglione dista 57km de Catania e 38km de Taormina.
Ola, estou maravilhada pelo site…me dei de presente meu aniversario de 50 anos de volta a Italia, e desta vez pretendo incluir a Sicilia , terra dos meus bisavos, e estou com uma deliciosa duvida, rsrsrsrs, tenho no maximo 8 dias na Sicilia, e tenho que selecionar alguns lugares e deixar alguns para uma outra etapa. A minha familia é de Leonforte, Enna , então no meio do caminho entre Palermo e Catania, se montar base em Palermo e Catania consigo pincelar Cefalu e Trapani por Palermo, ou devo escolher uma das duas? E tendo Catania de base ou Taormina para explorar Etna, vinicola e Castiglione alem de Tormina? E o que me diz de chegar por um aeroporto e sair pelo outro?
Olá Silvia!
Que bom que gostou do site, e que presentão você vai se dar, heim!
Se você reservar 4 dias para Palermo e 4 para Catania, dá para visitar Trapani e Erice a partir da primeira e os outros lugares na segunda etapa.
Chegar por um aeroporto e sair pelo outro é o que eu sempre indico, é o único modo de otimizar o tempo. Outra dica que dou é que dê uma olhada neste roteiro aqui: https://descobrindoasicilia.com/2015/03/dica-de-roteiro-8-dias-na-sicilia/
É um roteiro de 8 dias e que inclui as principais atrações da Sicília, bem básico.
Um abraço,
Patricia
Obrigada. Vou olhar o roteiro sim. Mas tenho que pernoitar em Leonforte ainda no caminho das 2 . Vou ver como me arrumo. Obrigada