Castelvetrano

Anterior
Próximo

Castelvetrano – palavra de origem latina medieval que significa, derivada de Castellum Veteranum – é conhecida como a cidade das oliveiras e dos templos.

De fato, boa parte das plantações em Castelvetrano são dedicadas ao cultivo de azeitonas, sobretudo da espécie “nocellara del Belice”. Estas azeitonas dão origem a um azeite de alta qualidade, conhecido e apreciado tanto na Itália, quanto no exterior.

Além disso, é no município de Castelvetrano que se encontra o Parque Arqueológico de Selinunte, o qual, por si só, ja valeria uma viagem à Sicília. Selinunte era uma antiga colônia grega onde ainda estão preservados restos de templos e da acrópole voltada para o Mediterrâneo. Sem dúvida é um lugar de beleza única.

Por fim, a cidade de Castelvetrano nasceu em torno de uma fazenda ou castelo de fundação árabe, que passou aos normandos após a conquista da Sicília, realizada por Robert Guiscard e seu irmão Rogério de Altavilla (século XII), futuro rei da Sicília. Em 1299, após o domínio da Suábia e a passagem do poder aos aragoneses, a cidade conheceu um período de desenvolvimento até ao século XV.

Além do parque de Selinunte, outras atrações de Castelvetrano são a Igreja Matriz (1520-1579) que se encontra na Piazza Don Charles d´Aragona, a Fonte da Ninfa (1615) e a praia de Marinella di Selinunte.

Outras dicas

Onde fica Castelvetrano?

Castelvetrano é uma cidade italiana localizada na província de Trapani, no sudoeste da Sicília. Além disso, ela dista cerca de 100km de Palermo.

O aeroporto mais próximo de Castelvetrano, localizado a 60km de distância é o de Trapani-Birgi, porém é um aeroporto pequeno. Por outro lado, o Aeroporto Falcone e Borsellino, de Palermo, com muito mais opções de voos, dista cerca de 84km.

Deseja visitar Selinunte?

Tour em português ou transfer privativo

Faça um tour guiado particular em português com uma guia oficial da Sicília ou contrate um serviço de transfer privativo.