Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » O QUE VER » Burgos e Vilarejos » Castelmola, o vilarejo “terraço” de Taormina

Castelmola, o vilarejo “terraço” de Taormina


Bem pertinho de Taormina, no alto de um penhasco, surge uma cidadezinha de pouco mais de 1000 habitantes que é considerada um dos burgos mais bonitos da Itália. Refiro-me a Castelmola.

Sem dúvida, este vilarejo é uma etapa imperdível durante a sua estadia em Taormina, da qual dista somente 5km. Além disso, a beleza da vista que se tem lá do alto da cidade, fez de Castelmola uma parada praticamente obrigatória para quem está nas redondezas.

Mas enfim, apesar do curto caminho, chegar lá exige passar uma série de curvas bem fechadas. Então, ao sairmos do carro, tudo o que a gente precisa é de ar puro. Ao chegar em Castelmola, deixamos o carro no pequeno estacionamento na entrada da cidade e continuamos a pé. E logo de cara a vista já é deslumbrante.

Castelmola

Escadas, muitas escadas…

Um pouco de “sebo nas canelas” e se começa a subir escadas, muitas delas. Lembre-se que a cidade está situada no alto de um monte rochoso, não é por nada plana.

A Piazza Sant’Antonio, com seu chão de mosaicos, possui a atmosfera das pracinhas sicilianas de antigamente. É possível sentar nos bancos e ficar ali, horas e horas, admirando o panorama. O Bar San Giorgio que se encontra ali foi construído no século XVIII e por ele passaram desde os primeiros turistas que visitavam Castelmola e que vinham de Taormina montados em burros até às divas do cinema, como Marlene Dietrich, Greta Garbo e Sofia Loren.

A piazza Sant’Antonio

Enfim, no ponto mais alto da cidade, encontram-se as ruínas do Castelo Normando. Foi por causa dele, e devido à forma da rocha sobre a qual se localiza – que lembraria a forma de uma mó, em italiano mola –  que a cidade passou a se chamar Castelmola (antigamente seu nome era Myle).

Infelizmente hoje resta bem pouco do castelo e só uma parte das ruínas pode ser visitada, mas o esforço da subida vale a pena diante do visual que temos lá de cima.

Descendo de volta para o centro, encontramos a rua principal da cidade, onde estão localizadas as lojinhas de souvenirs e de lindas rendas das bordadeiras de Castelmola.

Castelmola é aquele tipo de lugar para passear sem pressa, admirando cada cantinho!

Bar Turrisi de Castelmola

City Tour Taormina e Castelmola
Que tal fazer um passeio guiado privativo, em português, em Taormina e Castelmola? Clique AQUI para saber mais!

O Bar Turrisi

Outro lugar que chama a atenção e que é, digamos, no mínimo, esdruxulo, é o Bar Turrisi. Em síntese, é um local onde tudo, da maçaneta da porta ao cardápio, é em forma de órgão sexual masculino. Isso mesmo.

De fato, foi exatamente por este motivo que o Bar Turrisi virou um ponto turístico. E eu, por exemplo, adoro levar os amigos desavisados que vêm me visitar. Fico esperando a reação deles ao perceberem as “esculturas”. 

Bar Turrisi de Castelmola

Um abajour bem “exótico”

Bar Turrisi em Castelmola

LEIA TAMBÉM:  O Bar Turrisi de Castelmola

A propósito de vinho de amendôas, esta bebida é um produto típico de Castelmola. É um vinho licoroso que combina divinamente com um biscoitinho de amêndoas ou com uma torta de pistache. Pensando bem, vai muito bem até sozinho.

Nos muros de Castelmola há alguns azulejos com dizeres da sabedoria popular. Por exemplo, esse em cima da boca da verdade chamou minha atenção: “se todos os cornos carregassem um lampião, misericórdia que iluminação!” (risos)

Por fim, dizem por aí que Castelmola vive às custas do turismo de Taormina. E mesmo que isso seja verdade, por que não se aproveitar da vizinha rica? Na minha opinião, Castelmola tem um charme que é todo seu e que vale a pena conhecer.

Como chegar a Castelmola

De ônibus: A empresa Interbus liga Taormina a Castelmola e vice-versa. Como os horários mudam de acordo com a estação do ano, verifique antes no site da empresa ou nas plaquinhas localizadas nas paradas de ônibus. O bilhete de ida e volta custa 3 euros e só de ida 1,90.

De carro: A partir de Taormina, siga as indicações pela estrada SP 10. Castelmola dista cerca de 5km. A estrada é em subida e cheia de curvas fechadas.

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

16 comentários em “Castelmola, o vilarejo “terraço” de Taormina”

  1. Oi Patricia tudo bem? Estou amando suas dicas, queremos ir p Sicilia em julho e gostaria de saber a agenda do teatro grego , quais apresentações imperdíveis!
    Muito obrigada !

    1. Olá Mara,

      A programação do Teatro Grego ainda não saiu, está muito cedo. Ela só é divulgada por volta de abril, maio. Assim que sair, eu divulgo aqui.

      Um abraço,

      Patricia

  2. Oi Patrícia, boa tarde!
    Eu e meu namorado estamos em Palermo e vamos para Taormina no sábado e ficaremos até segunda! Vimos suas dicas e já anotei várias!! Mas queríamos dicas de restaurantes bons em Taormina, tipo terrazza ou outro que tenha ótima comida!!
    Espero q vc consiga ler e responder a tempo, pois só vi seus posts hoje!
    Grande abraço!
    Jeane

    1. Oi Jeane!!

      Te respondo imediatamente! 🙂

      Restaurantes bons em Taormina é o que não falta, aliás, é até difícil escolher. Vou sugerir alguns:

      – O Al Saraceno tem um terraço grande e uma vista incrivel. Fica lá na Madonna della Rocca (esse lugar aqui: https://descobrindoasicilia.com/2015/05/taormina-do-alto-santuario-madonna-della-rocca/).

      – A Osteria Rossodivino é um dos meus restaurantes preferidos. Fica no centro de Taormina, mas um pouco escondidinho. Não tem terraço, mas também é uma boa pedida.

      – Também gosto muito da Trattoria Don Ciccio, que tem preços mais baixo do que os dois acima. Não tem terraço, só uma varanda com vista para a pracinha. Veja aqui> https://www.tripadvisor.it/Restaurant_Review-g187892-d2306749-Reviews-Trattoria_Don_Ciccio-Taormina_Province_of_Messina_Sicily.html

      – Outra dica ainda é o Barcaiolo, mas esse fica na parte baixa de Taormina, na praia. Veja aqui: https://www.tripadvisor.it/Restaurant_Review-g187892-d1509852-Reviews-Il_Barcaiolo-Taormina_Province_of_Messina_Sicily.html

      Bem, você vai ver que quando chegar a Taormina vai encontrar também muitas outras opções! E se provar um desses que citei, depois me fala se gostou!

      Um abraço,

      Patricia

  3. Olá Patricia gostaria de ficar em algum lugar alternativo no entorno de taormina em virtude dos sltos preços da região será que vc me aconselha algum lugar, pousada, hotel ou algo do

    1. Olá Luis

      Realmente Taormina é caríssima e por isso muita gente prefere se hospedar em Catânia. É uma cidade grande, tem mais serviços, é central, apesar de ser um pouco caótica.
      Se você prefere ficar em cidade pequena, que seja nos arredores de Taormina, já tive leitores que se hospedaram em Riposto, em Fiumefreddo di Sicilia, em Giardini Naxos. O problema é que qualquer cidade litorânea da Sicília fica bem mais cara nos meses do verão, mas também não adianta ir muito para o interior se a sua ideia é fazer passeios de um dia para as outras principais cidades.

      Se a sua ideia é conhecer várias cidades da Sicília, eu te aconselho também a escolher mais de uma cidade-base. A Sicília é grande, então se você, por exemplo, pretende conhecer também Palermo e outras cidades do oeste da ilha, vai ter que dormir por lá. Leve em consideração que, de Catania a Palermo, por exemplo, são 2h30 de viagem e não dá para conhecer tudo em poucas horas.

      Dá uma olhada nos roteiros aqui no blog, de repente algum deles pode servir de inspiração ao seu! https://descobrindoasicilia.com/tag/roteiros-pela-sicilia/

      Um abraço,

      Patricia

    1. Oi Bruno,

      Você consegue conhecer Castelmola em umas 2 horas. Savoca é tão pequena que vi tudo em 1 hora, acredite. Obviamente tudo isso é relativo, não tô levando em consideração sentar em um café para beber um drink e admirar a paisagem.

  4. Patricia, subimos a pé de Taormina até Castemola!!! Quase morri 😛
    Mas chegando lá comi um brioche com gelato e recuperei a energia.
    Dicas maravilhosas as tuas (fomos até lá pois tinha lido aqui antes) muito obrigada mais uma vez.

  5. Patricia, obrigada por seus posts, estou indo pra Sicilia em 3 dias e ficaremos uma semana em Taormina e estou amando tudo o que você escreveu.
    Descobri seu blog somente agora e já estou com as malas quase prontas.
    Ainda não sei como são as tomadas aí na Italia, e me preocupo em não conseguir carregar meu celular (vou deixar a filha pequena no Brasil), você pode nos ajudar?

    1. Oi Marisa,

      Quem bom que você gostou do blog!
      Olha, as tomadas aqui são diferentes das do Brasil, possuem dois ou três pinos redondos e são 220V. Você precisa comprar um adaptador para tomadas europeias, que vc encontra em lojas de materiais eletricos aí no Brasil mesmo. Copiei o link da foto de uma tomada para você dar uma olhada (http://www.mistermario.it/blog/wp-content/uploads/2013/09/Presa.jpg)

      Espero ter ajudado e boa viagem!

      Patricia

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!