Castellammare del Golfo é uma das localidades mais renomadas do noroeste da Sicília, muitas vezes utilizadas como base para visitar Scopello e a Riserva dello Zingaro. Em suma, é uma cidadezinha pequena e graciosa, ideal para quem gosta de unir lugares tranquilos, praia e ótima gastronomia.
Eu visitei Castellammare del Golfo incluindo-a em um roteiro de verão entre San Vito Lo Capo e Favignana. A escolhi como meta de passeio, um lugar para um ótimo almoço à base de peixes e frutos do mar e para uma agradável caminhada pelo centrinho.
O que fazer em Castellammare del Golfo
Castellammare é uma cidade muito pequena, portanto não espere que haja milhões de coisas para ver. Suas principais atrações são mesmo as praias, especificamente Scopello e a Riserva dello Zingaro. Digo “especificamente” porque as praias do núcleo urbano da cidade não são assim tão bonitas. É muito melhor dedicar o tempo para as praias da Riserva dello Zingaro e para San Vito Lo Capo!
Um passeio no centro
Corso Garibaldi é a rua principal, repleta de lojas, bares e locais de entretenimento. Lá você não pode perder uma parada para degustar uma deliciosa granita siciliana, sobretudo se for um dia quente de verão. No final da rua fica a Igreja do Purgatório, pequena, mas não menos interessante, com seus cinco altares e obras de arte da época da dominação espanhola (século XVI).
Na Piazza Matrice, outra parada obrigatória, ergue-se a Igreja Matriz, construída em 1726 pelo príncipe de Aragona, e caracterizada por seu interior ricamente decorado e por sua estátua de cerâmica multicolorida representando Nossa Senhora do Socorro.
Visitar o Castelo
A parte mais pitoresca de Castellammare del Golfo é definitivamente o castelo e o calçadão do cais. O castelo, construído pelos árabes, mudou ao longo dos séculos e recorda o período dos normandos. Hoje em dia dentro do castelo funciona um pequeno museu com alguns achados arqueológicos e antigos objetos do cotidiano relacionados com as culturas agrícolas locais mais comuns. O museu funciona de terça a sábado, das 10h30 às 12h30 e das 16h30 às 18h30. A entrada é gratuita.
Passear à beira do cais
À noite é muito agradável para caminhar no calçadão e admirar a estrutura iluminada, repleta restaurantes típicos onde é possível desfrutar de excelentes pratos de peixe fresco acompanhados por uma taça de vinho.
Admirar a cidade do mirante de Castellammare
Na estrada que segue para a Riserva dello Zingaro / San Vito Lo Capo fica o mirante de Castellammare del Golfo, chamado belvedere, o ponto de onde são tiradas as clássicas fotos da cidade vista do alto (como a foto de abertura do post). De lá se tem uma vista incrível da costa e é um ponto de parada obrigatória para quem está de carro.
Você pode obter a localização exata do mirante clicando na imagem abaixo. De qualquer maneira, o local é bem sinalizado (tem várias placas indicando o belvedere).
As praias de Castellammare del Golfo
O litoral de Castellammare del Golfo é caracterizado por uma parte de praias de areia (a leste do centro) e uma costa rochosa a oeste.
La Playa é certamente a principal praia de Castellammare. A extensão de costa arenosa de cerca de 1km consiste em uma parte com beach clubs (os chamados lido) e praia gratuitas. É um local ideal para crianças, famílias e turistas.
Por outro lado, na parte oeste da cidade, a praia de areia dá lugar a uma costa rochosa com diferentes enseadas. E, de fato, ela é assim até chegar a Scopello, uma verdadeira jóia da Sicília. Por fim, uma das praias de pedrinhas mais famosas de Castellammare del Golfo é Guidaloca.

A praia de Guidaloca.
A praia de Scopello
Se existisse um ranking dos lugares mais fotografados da Sicília, sem dúvida Scopello e seus farelhões estariam no topo dele.
Juntamente com San Vito Lo Capo, Scopello é, certamente, o destino de verão mais famoso da costa noroeste da Sicília. O acesso ao mar é surpreendente, com os famosos “faraglioni” (enormes rochas no mar, a poucos metros da praia) que foram escolhidas como cenário para vários filmes, entre eles Doze Homens e Outro Segredo .
A famosa praia de Scopello, no entanto, se encontra dentro de uma propriedade privada. Para entrar, é necessário pagar um bilhete de 4,00 euros e há uma série de proibições. Não verdade não é uma praia convencional, mas o local onde atracavam os barcos que voltavam da pesca dos atuns, trazendo-os para a tonnara (da qual você ainda pode ver as estruturas). Eles disponibilizam espreguiçadeiras e guarda-sóis coletivos, mas não há muitos serviços, além de uma série de máquinas automáticas de sanduíche, água, sorvete e café.
Se você pretende ficar uns dias em Castellammare del Golfo e aproveitar para visitar Scopello, eu aconselho a optar por um passeio de barco (você pode pedir uma sugestão ao seu hotel, mas há alguns stands de empresas que oferecem passeios ao longo do cais de Castellammare). Sem dúvida é o modo melhor de aproveitar o maravilhoso mar de Scopello.
Outro lugar fantástico, imperdível para quem visita Castellammare durante o verão é a Riserva dello Zingaro.
Dica de restaurante em Castellammare del Golfo
Castellammare del Golfo é cheia de restaurantes de culinária siciliana tradicional. Obviamente a maioria oferece pratos à base de peixe. Entre todos os restaurantes (um ao lado do outro), entrei por acaso no almocei no restaurante La Cambusa. De cara gostei do ambiente climatizado e com uma grande vidraça ao redor.
Pedi uma “busiate com camarão e mexilhões” (busiate é um tipo de massa típica de Trapani), que estava muito boa. Mas o destaque para mim foi a sobremesa, uma cassatella recheada com ricota que derretia na boca. A cassatella é uma espécie de pastel doce frito, também típico da área. Os preços são médio-altos, mas justos para o tipo de restaurante.
Como chegar a Castellammare del Golfo
De ônibus. Há ônibus direto de Palermo a Castellammare del Golfo. A viagem dura cerca de 1h40min e é feita pela empresa Russo. Tem também linhas de ônibus saindo de Trapani com a AST.
De carro. Devido às poucas linhas de transporte público naquela área, o melhor modo de ir a Castellammare del Golfo é de carro. Entretanto, se você for se hospedar na cidade, verifique com o seu hotel onde deixar o carro, pois em alguns lugares não é a permitida a circulação de veículos. Por outro lado, se você está na cidade só de passagem, pode deixar o veículo na rua, nas faixas azuis (corso Garibaldi, via Roma e via Marconi), deixando o bilhete à vista no painel do carro. É possível adquirir os bilhetes nas máquinas próximas às faixas ou, se não houver nenhuma por perto, nos bares e tabacchi.
Com um transfer particular. Você pode viajar do aeroporto de Palermo ou do centro para Castellammare del Golfo com o conforto de um transfer particular. Peça uma cotação sem compromisso!
Planeje sua viagem
Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.
Olá, precisei saber a história de Castellammare del Golfo e aqui encontrei o que queria, a origem do nome. Parabéns pelo trabalho. Grande Abraço, daqui de Salvador, Bahia
Olá Ari,
Que bom que gostou e que meu texto foi útil na sua pesquisa!
Um abraço,
Patricia
Oi Patricia,
Seu blog é excelente, parabéns !
Te peço uma ajuda. Volto de favignana dia 25/07 e embarco de Palermo dia 28/07 de manhã. Então tenho 3 dias e 3 noites e estou na dúvida sobre qual a melhor base para visitar tanto Palermo, quanto a região de Castellammare del Golfo a San Vito de Lo Capo. Olhando pelo mapa estou na dúvida entre Palermo (não necessariamente no centro) e Castellammare. O que você acha ?
Olá Bechara,
Te diria de pensar com carinho se deseja mais conhecer Castellammare e San Vito ou Palermo. Isto porque só Palermo valeria esses três dias e ficaria complicado encaixar tudo em tão pouco tempo (no fim das contas você vai ter apenas dois dias inteiros).
Então se você preferir um roteiro de praias, escolha dedicar esses dois dias e meio somente a San Vito Lo Capo, Castellammare del Golfo e Riserva dello Zingaro.
Opte por Palermo se a sua intenção for fazer um roteiro de cunho mais cultural. Porém lembre-se que se você se hospedar fora do centro, vai ter que pegar sempre o carro para se locomover e isso em Palermo eu não aconselho, considerando que o trânsito da cidade é bastante complicado.
Espero ter ajudado!
Um abraço,
Patricia
Muito obrigado Patricia !
Vou pensar com carinho.
Continuando enlouquecidamente a minha pesquisa, qual o melhor lugar para base, Trapani ou Castellammare ?
Pensei em fazer assim :
Chegaremos por Roma dia 7/5, cedo.
7/5 Roma – Catânia -Taormina
7/5 a 10/5 – Taormina – O que conhecer nos arredores de Taormina ?
Pensando em fazer um bate e volta à Siracusa ou sair de Taormina e passar uma noite em Siracusa. Aí já seria 11/5. Dúvida !
12/5 – Agrigento . Nota : não pensamos em alugar carro. ou iremos de transporte público ou um transfer. – Conhecer o Vale dos Templos e Scala dei Turchi
13/5 a 19/5 – Trapani ou Caltellammare (dúvida) – fazer base para visitar Favignana, Reserva de lo Zingaro, San Vito Lo Capo e Scopello.
20/5 Embarcar para Roma de Trapani ou Palermo
21/5 Roma Brasil
Como eu disse antes, eu e meu marido não gostamos de fazer viagem corrida, de pinga-pinga. Quando falo em pinga-pinga, é ficar mudando de hotel o tempo todo.
Outra dúvida é se nessa segunda parte da viagem que foca mais em lugares de praia, dá pra curtir bem nessa época do ano.
Em quais desses trechos é possível fazer com transporte público ?
Enfim, tenho mais dúvidas do que certezas e estou preocupada pois maio já está chegando e pra definir hotéis preciso definir locais, dias…
Obrigada por sua paciência e pelas dicas maravilhosas.
Oi Rosa,
Vou tentar responder as suas perguntas e tirar suas dúvidas. Vamos por partes:
1) qual o melhor lugar para base, Trapani ou Castellammare ?
R: Depende do tipo de roteiro que vc vai fazer e quais atrações prefere. Trapani é uma boa base para conhecer Erice, Marsala, Segesta e a ilha de Favignana. Castellammare del Golfo fica mais afastada, seria ok para conhecer a riserva dello Zingaro, San Vito Lo Capo, Segesta.
2) Taormina – O que conhecer nos arredores de Taormina ?
R: Veja minhas dicas aqui: Dicas de cidades para fazer um bate e volta a partir de Taormina
3) Pensando em fazer um bate e volta à Siracusa ou sair de Taormina e passar uma noite em Siracusa. Aí já seria 11/5. Dúvida !
R: Dá tranquilamente para fazer um bate e volta. Quanto a dormir ou não, fica realmente a seu critério.
4) Nota : não pensamos em alugar carro. ou iremos de transporte público ou um transfer.
R: Isso eu não sabia quando escrevi acima sobre Castellammare del Golfo. Há pouquíssimas opções de transporte público, por isso NÃO aconselho a ficar em Castellammare ou outras cidades pequenas se não estiver de carro. Dê sempre preferência às cidades maiores, melhores servidas por transporte público.
5) Trapani ou Caltellammare (dúvida) – fazer base para visitar Favignana, Reserva de lo Zingaro, San Vito Lo Capo e Scopello
R: Veja minha resposta acima sobre a questão do transporte público. Eu realmente te aconselho a optar por Trapani, senão vocês vão depender muito de transfer e isso encarece bastante a viagem.
6) Outra dúvida é se nessa segunda parte da viagem que foca mais em lugares de praia, dá pra curtir bem nessa época do ano.
R: O tempo é bastante incerto em maio e pode ser que não faça calor suficiente para ficar na praia. Mesmo que faça 25ºC durante o dia, à noite esfria bastante e a água do mar ainda estará muito gelada.
Meu conselho: Concentre seu roteiro em cidades m aiores, não exatamente em praias, principalmente tendo que depender de transporte público. O que você pode fazer é um passeio de barco! Por exemplo, Favignana a partir de Trapani, Riserva dello Zingaro a partir de San Vito Lo Capo, ou ainda um passeio pelo litoral de Palermo.
Se você escrever seu roteiro definitivo aqui, fica mais fácil para dizer o que é possível e o que não é de transporte público.
No final de cada post sobre lugares eu escrevo um “como chegar”. Dá uma olhada neles também!
Um abraço,
Patricia
Boa tarde Patricia,
Viajarei para Sicilia em maio. Ainda estou montando o roteiro de 12 dias e estou um pouco perdida. Pensei em fazer a base em dois lugares mas sei que terei que cortar algum lugar/cidade pois nao gostamos de fazer viagem corrida. Preferimos algo mais devagar e curtir os lugares. O que vc sugere ?
Oi Rosa,
Em 12 dias você consegue ver as principais cidades da ilha tranquilamente! Escolha pelo menos duas ou três bases (uma cidade do leste, tipo Catania/Taormina/Siracusa e uma do norte, como Palermo). A partir dessas, você pode escolher quais passeios fazer, de acordo com seus gostos pessoais. Dá uma olhada nesses posts: https://descobrindoasicilia.com/tag/dicas-de-bate-e-volta/
Espero ter ajudado!
Um abraço,
Patricia
E se em vez de Palermo optar por Trapani para conhecer esse
lado da ilha ? Depois fazer uma parada em Agrigento, de 1 noite, e prosseguir para Siracusa ou Taormina ?
Olá Rosa,
Você pode até optar por Trapani também, mas Palermo é imperdível (pelo menos na minha opinião) e tem muita coisa para ver lá.
Um abraço,
Patricia
Olá, Patricia! Tudo bem? Parabéns pelo Blog! Muito legal! Eu gostaria de uma opinião. Eu vou chegar em Trapani dia 3/06 e ficarei em Favignana até dia 06/06. Dia 08/06 terei q ir embora de Palermo. Onde seriam os melhores lugares pra ficar do dia 06/06 para 07/06, 07/06 pra 08/06 e manhã do dia 08/06? Entre Castellemare Del Golfo, São vitto lo Capo e Cefalù? Pensei em ficar uma noite em São Vitto ou Castellemare e outra noite em Cefalu. Será q vale a pena ir até Cefalu ou seria melhor aproveitar os primeiros? Desde já agradeço!
Oi Marcia,
Super obrigada por comentar aqui. Logisticamente é melhor San Vito Lo Capo, que é também um lugar lindo com praia paradisíaca. Se você fosse ficar mais tempo em Palermo, valeria um bate e volta a Cefalù!
Um abraço,
Patricia
Olá Patrícia, tudo bem?
Vou para a Sicília agora em junho (12 ao 19) e passarei 4 dias na costa oeste. Pensei em fazer como base Castellammare del Golfo (para visitar Scopello, San Vito, Favignana). O que vc acha? Aproveito para parabeniza-lá pelo blog, de agradável leitura e dicas valiosas! Já estou anotando tudo;)
Abs, Thais
Oi Thais,
Castellammare é uma boa base para fazer esses passeios. Só Favignana que mereceria bem mais que um passeio de um dia :).
Um abraço,
Patricia
Olá Patricia, parabéns pelo blog! Está me ajudando muito na programação. Estou indo para a Sicilia em maio e termino a viagem em Palermo. Pensei em passar um dia na praia. Pelo que vi aqui das suas recomendações em Scopello ou San Vito. Você sabe se há algum hotel onde eu possa ficar em um esquema de day-use? Com um bom restaurante e esquema de cadeiras e chuveiro (pra voltar pro hotel) seria suficiente.
Patrícia, boa tarde. Antes de mais nada parabéns pelo blog!
Eu e meu namorado iremos para a Itália no início de junho. Na verdade eu ja conheço algumas cidades, por isso a ideia é passar uns dias em Roma e descer para a Sicília.
Nossa ideia é descansar e visitar praias deslumbrantes, por isso divido com você o roteiro abaixo para saber a sua opinião:
31/mai Quinta-feira São Paulo – Roma
01/jun Sexta-feira Roma
02/jun Sábado Roma
03/jun Domingo Roma
04/jun Segunda-feira Roma – Palermo – San Vito Lo Capo
05/jun Terça-feira San Vito Lo Capo
06/jun Quarta-feira San Vito Lo Capo – Trapani – Favgnana
07/jun Quinta-feira Favignana
08/jun Sexta-feira Favignana
09/jun Sábado Favignana
10/jun Domingo Favignana – Palermo – Lampedusa
11/jun Segunda-feira Lampedusa
12/jun Terça-feira Lampedusa
13/jun Quarta-feira Lampedusa
14/jun Quinta-feira Lampedusa – Palermo – Roma
15/jun Sexta-feira Roma – São Paulo
16/jun Sábado São Paulo
Também gostaria de saber de em relação a praia, aconselha Mondello ou San Vito para passar o dia na praia. Qual é mais bonita/tem melhores serviços?
Obrigado,
Renato.
Olá Renato!
Que bom que gosta do blog! 🙂
Seu roteiro está muito bem dividido, e a quantidade de dias nas ilhas está ótima, perfeita para aproveitar cada lugar.
Em relação à escolha entre Mondello ou San Vito Lo Capo, eu diria a segunda. É mais bonita e de lá você poderia fazer um passeio de barco (ou trekking) para a Riserva dello Zingaro. Vale muito a pena!
Um abraço,
Patricia
Patrícia, muito obrigado pelo rápido retorno.
Só mais uma dúvida, qual das oções abaixo você considera mais interessante para passar 2 dias inteiros:
Taormina,
Tropea ou
Catânia
Abraço,
Renato
Taormina, sem dúvida! Mas adicionando Taormina, te sugiro sair ou chegar pelo aeroporto de Catania.
Um abraço,
Patricia
Ficarei uma semana em São Vito Lo Capo com 3 crianças, os passeios de barco pela reserva del zíngaro e para Favignana são recomendados ?
Olá Ana Cristina,
Eu fiz o passeio de barco saindo de San Vito para a Reserva dello Zingaro e adorei. Inclusive tinha crianças no barco e imagino que elas tenham se divertido muito (eram crianças de cerca 7, 8 anos), pois há bóias, oculos de mergulha e outros brinquedos à disposição. Leia aqui sobre meu passeio> Riserva dello Zingaro e Scopello: um passeio pelas belezas naturais da Sicília
Aquele saindo de San Vito Lo Capo para Favignana é bastante longo, aí eu já não sei te falar se é adequado para crianças, mas se elas não enjoam, imagino que não haja grandes problemas.
Um abraço,
Patricia
Olá Patricia,
Ótimo post. Dicas anotadas.
Castellamare será uma de nossas bases em julho. Tá chegando!
Abraço.
Oi Luiz,
Falta pouco, heim?
Um abraço,
Patricia