Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » DICAS » Festas Populares » Carnaval na Sicília: Acireale

Carnaval na Sicília: Acireale


O Carnaval de Acireale, conhecido como o “mais bonito da Sicília”, é um dos mais famosos e maiores carnavais da Itália. Não tem escola de samba nem trio elétrico, mas os desfiles de carros alegóricos atraem milhares de visitantes todos os anos.

Acireale, que dista cerca de 17km de Catânia, pode se gabar de ter um dos carnavais mais antigos da ilha. De fato, alguns documentos comprovam que na última década do século XVI já se realizava uma grande festa popular. A diferença era que, naquele período, o povo festejava lançando uns nos outros ovos podres, limões e laranjas. Posteriormente, no século XIX, a festa evoluiu para os desfiles de carroças, jogos populares, e ao invés de coisas podres, a multidão passou a jogar confetes e serpentinas.

LEIA TAMBÉM:  Curiosidades do Carnaval na Sicília

 

Como é o Carnaval de Acireale

Durante o Carnaval, o centro histórico de Acireale – todo em estilo barroco – é tomado por uma multidão que assiste ao desfile dos carros. Também não faltam grupos de pessoas fantasiadas, bandas e crianças se divertindo. Há ainda mostras e diversos espetáculos pelas ruas da cidade.

Carnaval de Acireale 2012
Carnaval de Acireale 2012 – Foto: Divulgação

Os carros que desfilam são de dois tipos: os alegóricos, feitos de papel machê e outros totalmente cobertos de flores.

Um dos carros floridos do Carnaval de Acireale - Foto: Wiki Commons
Um dos carros floridos do Carnaval de Acireale – Foto: Wiki Commons

Assim como nos carnavais do Rio e de São Paulo, a construção dos carros requer um ano de trabalho. Geralmente eles ilustram artistas e políticos do momento, ou uma cena que foi notícia nos últimos tempos.

Em suma, o Carnaval na Sicília é assim, um mero desfile de carros alegóricos. E por aqui, o que vejo, é que muito mais que os adultos, são as crianças que se divertem, exibindo orgulhosas suas fantasias.

carnaval de acireale

O Carnaval de Acireale 2022, por conta da pandemia, se dividirá em três etapas. A primeira vai de 23 de fevereiro a 1 de março com a exposição de carros alegóricos em miniatura e de máscaras. Depois, na primavera, acontecerá os desfiles dos 9 carros alegóricos. Os desfiles vão ser nos dias 22, 23, 24, 29 e 30 de abril, e 1, 6, 7 e 8 de maio. Por fim, no verão, acontecerá o “Carnaval do mar”, de 10 a 24 de julho, uma iniciativa inédita caracterizada também por uma vertente social, ligada à temática dos migrantes.

Veja mais informações sobre o Carnaval de Acireale 2022.

 

As Máscaras do Carnaval de Acireale

Sem dúvida, algumas máscaras importantes fizeram a história do Carnaval de Acireale. A primeira delas surgiu no século XVII, o Abbatazzu, ou Pueta Minutizzu. A pessoa fantasiada fazia conta de ler um enorme livro, recitando frases satíricas e irônicas sobre o clero.

Posteriormente, no século XVIII surgiram os Baruni (os barões), fantasias que lembravam uma roupa típica dos nobres da época. Os barões faziam uma sátira à burguesia. Enfim, outra máscara famosa eram os Manti, camadas e camadas de mantos com o objetivo de esconder o rosto de quem os vestia.

LEIA TAMBÉM:  O Carnaval de Sciacca

 

Comidas Típicas

Nos dias de carnaval, dezenas de barraquinhas de doces, de frutas secas torradas e caramelizadas, e, principalmente de linguiça assada na brasa ficam espalhadas ao longo do circuito. De fato, o sanduíche de linguiça é algo que não pode faltar durante a festa, um pouco como o chachorro-quente ou o espetinho de churrasco do carnaval brasileiro.

Além disso, há uma variedade de doces típicos do carnaval, e na Sicília os mesmos podem  mudar de cidade para cidade. Enfim, os maiores clássicos são os seguintes:

 

Chiacchiere di Carnevale

Uma massa parecida com aquela de pastel, frita e coberta de açúcar ou chocolate derretido. Já no fim de janeiro é fácil encontrar chiacchiere em qualquer padaria ou confeitaria. Veja a receita.

Foto: Wiki Commons

Pignolata

Umas bolinhas tipo profiteroles bem macios, cobertos de mel ou glacê de chocolate.

Pignolata de mel - Foto: Divulgação
Pignolata de mel – Foto: Divulgação

 

Como chegar a Acireale

De ônibus:

  • A partir de Catânia (centro) ou Taormina – empresa Interbus.
  • Somente de Catânia (centro/estação de trem) com a empresa AST

De trem

Da estação central de Catânia àquela de Acireale são somente 15 minutos de trem. Há uma saída a mais ou menos cada 1 hora. Por outro lado, a viagem desde Taormina dura de 30 a 40 minutos.

De carro

Para quem vem de Catânia, Acireale é a primeira saída da autoestrada Catania-Messina.

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

 

Marcações:

1 comentário em “Carnaval na Sicília: Acireale”

  1. Pingback: Carnaval em Milão - O Guia de Milão

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!